sábado, 6 de novembro de 2010

Sonic The Hedgehog 3





Depois de pelo menos duas aventuras lançadas no Mega Drive, o sucesso autêntico levou Sonic às luzes da fama, tornando-o um dos mais famosos ícones dos anos 90. Desta maneira foi mais que  natural que nos primeiros meses do longínquo ano de 1994 Sonic regressasse para uma nova aventura.


Finalmente em 1994 é lançada a sequência do mega sucesso Sonic the Hedgehog 2. Neste ano a indústria de games estava diferente do ano de 1992, quando Sonic 2 marcou época. Neste mesmo ano com Sonic 2, a SEGA desbancou a Nintendo que tinha Super Mario como seu representante principal. Já em 1994, a Nintendo conseguiu uma boa vantagem no mercado de games com o lançamento de Donkey Kong Country e Final Fantasy IV. 
Ainda em 1994, houve também uma brusca queda na venda de jogos com repercussão mundial. Foi uma época em que somente jogos que causaram impacto foram bem vendidos, como foi o caso de Donkey Kong Country e Final Fantasy IV.Neste contexto Sonic 3 não vendeu bem e foi pouco notado, mas foi muito bem recebido por fãs e críticos da década de 90.
Sonic The Hedgehog 3 é um protótipo do game Sonic 3 & Knuckles, que seria lançado posteriormente, o que o torna um game relativamente pequeno. Já em Sonic 3, surge o personagem Knuckles, um equidna, porém ele não é um personagem jogável nesta versão. Em Sonic 3, por outro lado, é possível controlar apenas Sonic ou Tails.
Este Sonic trouxe uma novidade na série: junto ao cartucho vinha acoplado uma bateria, que possibilitava ao jogador salvar o progresso do game, sendo o jogo salvo automaticamente ao fim de cada zona, e cada Chaos Emerald recuperada
 



Quase que explorando o limite dos 16-bits, Sonic The Hedgehog 3 dá um show no visual gráfico, cenários de frente e fundo se mesclam com harmonia. Pode-se afirmar que este game, em questão gráfica, supera seus antecessores. Tal melhoria deu maior riqueza aos detalhes de cada fase, possibilitando fases maiores e completas, além de novas interações com os cenários.
Mais uma vez a trilha sonora de Sonic continua impecável, porém o número de compositores foi um pouco maior, incluindo o rei do pop Michael Jackson e seu produtor Brad Buxer. Devido à curta duração deste game, a trilha sonora consequentemente tambem é curta, porém belíssima no seu todo. Em algumas músicas é possível notar o estilo musical de Michael Jackson como em Carnival Night Zone que se assemelha a música "Jam" do álbum Dangerous, e o tema de Ice Cap Zone seria uma versão acelerada de "Who is it", do mesmo álbum.
Tamanha é a influência do rei do pop em Sonic The Hedgehog 3, que a música dos créditos é a mesma música "Stranger in Moscow", que só foi lançada por Michael um ano após o lançamento do game.







A jogabilidade continua a mesma dos games anteriores, anexada à novas habilidades que podem ser executadas por Sonic e Tails, confira:

Habilidades de Sonic: Sonic pode somente usar suas habilidades caso aperte o botão de pulo durante um pulo.

•    Sem escudo - Sonic controla melhor o pulo.
•    Escudo Água - Sonic se joga no chão para aumentar o alcance do pulo. Com este escudo ainda é possível ficar embaixo d'água sem precisar de oxigênio
•    Escudo Relâmpago - Dobra o alcance do pulo. Este escudo ainda atrai moedas para Sonic
•    Escudo Fogo - Sonic se transforma numa bola de fogo para atacar inimigos. Este escudo ainda protege Sonic de armadilhas de fogo.


Habilidades de Tails

•    Voar - aperte continuamente o botão de pulo para iniciar voo. Utilize desta habilidade para explorar as alturas dos cenários. Tails se cansa rapidamente portanto não demore a pousar. A cauda de Tails também serve como ataque durante o vôo.
•    Nado - Dentro d'água a habilidade de voar se transforma em nado e os ataques das caudas não funcionam.




    Sonic 3 começa exatamente após o fim de Sonic 2 onde o Death Egg cai em uma ilha. Enquanto Eggman tenta recuperar o que sobrou do Death Egg ele conhece Knuckles, último membro da antiga civilização dos equidnas. Como último membro da sua tribo, ele tem a missão de proteger a Master Emerald, que é a fonte de energia que faz com que a Ilha Flutue.
    Usando artimanhas para enganar o equidna, Eggman o convence que Sonic e Tails são uma ameaça para Master Emerald, deste modo, o caminho estaria livre para Eggman usar a Master Emerald para reconstruir o Death Egg.
    As fases estão enormes com vários caminhos a se seguir, chega a ser quase impossível memorizar uma rota. Os cenários ficaram interativos onde, por exemplo, pode-se utilizar uma tirolesa para coletar moedas. O esquema das moedas ocorreu uma mudança: colete 100 para ganhar uma vida extra e agora com 50 moedas encoste em um marcador de checkpoint para ser levado ao Bonus Stage.O Bonus Stage tambem sofreu uma mudança: não serve mais para conseguir as Chaos Emeralds. Agora serve para conseguir itens de suporte como moedas, escudos ou até mesmo vidas extras.Para se conseguir as Chaos Emeralds, você deve entrar nos Specials Stages, que são moedas gigantes, escondidos nas fases. Assim que encontrar uma, pule nela e você começará o desafio do Special Stage.
    O enredo deste game ficou um pouco curto até o lançamento de Sonic & Knuckles: apenas 6 zonas com 2 atos cada. Confira abaixo :


        FASES

    •    Angel Island Zone
    •    Hydrocity Zone
    •    Marble Garden Zone
    •    Carnival Night Zone
    •    Ice Cap Zone
    •    Launch Base Zone
     

    •    Special Stages: o objetivo aqui é pegar as bolas azuis e desviar das vermelhas. As bolas cinzas servem como objetos de colisão. Se as azuis vierem em sequências onde é possível circular ao redor delas, todas se transformarão em moedas. Caso encoste em uma bola vermelha, você deixará o Bonus Stage. Coletando o número de bolas azuis exigido, você consegue a Chaos Emerald.
    •    Lembrando que coletando todas as 7 Chaos Emeralds, Sonic pode se transformar em Super Sonic. Caso pegue 50 moedas, dê um pulo duplo para ocorrer a transformação.

    •    Muitos jogadores ficam presos na fase Carnival Night Zone - Act 2. Quando encontrar um barril giratório que sobe e desce impedindo sua passagem, não se desespere! É realmente super simples passar desta parte. Basta apenas pular nesse barril e quando ele subir, pressione o direcional para cima, e quando ele descer, pressione o direcional para baixo. Deste modo o barril irá liberar a passagem.





      Sonic The Hedgehog 3 inovou bastante em gráficos e jogabilidade, porém o enredo deixou a desejar: além de ser bem curto, o jogo acaba de forma inesperada, e o final é muito vago não dando muitos detalhes. Somente 7 meses depois do lançamento de Sonic The Hedgehog 3, foi lançado Sonic & Knuckles com a tecnologia revolucionária lock-on, uma abertura na parte superior do cartucho.
      Com o lock-on era possível tra¬zer novidades a jogos lançados anteriormente. A lock-on era apenas uma estratégia de marketing, tendo sido usado apenas nesse título. Foi uma maneira de resgatar os fãs de Sonic 3 e dar uma continuidade á historia deste game. 
      Portanto, jogar Sonic 3 requer obrigatoriamente jogar Sonic 3 & Knuckles para entender a história e finalizar o game 100%.




      Nota Final : 8.8


      Confira também a análise de:


        Bonus Stages

        • Confira a localização dos Specials Stages :

        •  Angel Island Zone - Atos 1 e 2


        • Hydrocity Zone - Atos 1 e 2


        • Marble Garden Zone - Ato 1


        • Marble Garden Zone - Ato 2


        • Carnival Night Zone - Atos 1 e 2



        • Ice Cap Zone - Atos 1 e 2



        • Launch Base Zone - Atos 1 e 2



        Trilha Sonora

        • Confira parte da trilha sonora :
        • Hydrocity Zone - Ato 2 

        • Marble Garden Zone - Ato 2


            11 comentários:

            1. Nooossa cara, um estudo do sonic...
              vc falow tudo e mais um pouco n tem mais o q ser dito...
              eu prefiro o classico Mario bros.

              ResponderExcluir
            2. vc falou muito bem, do Sonic; Eu gosto muito desse jogo de vez em quando sempre jogo, Parabéns pelo blog. sucessos.

              ResponderExcluir
            3. Jogo que me dá ótimas lembranças, perfeito post

              ResponderExcluir
            4. é quase engraçado ler "show no visual gráfico" e "trilha sonora [...] impecável" em uma análise sobre um jogo lançado em 1994. quero dizer, hoje em dia 16 bits não é absolutamente nada no mundo dos games e, naquela época, era questão de última tecnologia.
              de qualquer forma, marcou minha vida pra sempre.Sonic e Mario, Sega e Nintendo. ;)

              ResponderExcluir
            5. Sonic é simplismente um dos melhores jogos ... muito foda!
              http://mundodosamuka.blogspot.com/

              ResponderExcluir
            6. Esse lance de encaixar uma fita na outra era mt maneiro... Eu lembro que alugava sonic e knuckles direto pra fazer a ''fusão''... ahahah perdi um dinheiro pra locadora.. era mais facil ter comprado a fita...
              o sonic 3 eu tinha piratao.. aehoaeohaohe

              Camilo de veracidadesocultas.blogspot.com

              ResponderExcluir
            7. Cara legal mesmo seu blog. Apesar de eu não jogar meus filhos vão se amarrar nas suas dicas.
              seguindo

              ResponderExcluir
            8. Melhor matéria que já li em versão remake e histriográfica deste titulo exclusivo da franquia SONIC...

              ResponderExcluir
            9. Sou um dos fan's N1 do sonic sabe,TA TUDO CORRETO GENTE VOCE É BOM NISSO,parabens pelo blog,abraços!

              ResponderExcluir
            10. Na análise você menciona que o jogo é curto, mas eu acho o Sonic 2 bem mais fácil e rápido de chegar ao final que este. Sonic 3 tem menos fases, mas as fases são bem maiores, mais complexas e demoram bem mais para passar e o nível do desafio é bem maior, na minha opinião este jogo leva nota 10. Eu adoro todos os jogos do Sonic lançados pra Mega Drive (exceto Sonic Spinball),Sonic 3 juntamente com Sonic & Knuckles, são os meus dois preferidos, separados ou juntos como um jogo só; Parabéns pelo blog. Excelente!!!

              ResponderExcluir