sexta-feira, 23 de março de 2012

Dante's Inferno



Introdução 

Dante's Inferno é um jogo do gênero Hack and Slash, lançado em 2010 pela Eletronic Arts, para o Playstation 3.
Baseado no primeiro episódio da Divina Comédia de Dante Alighieri, o enredo do game explora a concepção do inferno ocidental em um contexto medieval. 
Com a expansão de jogos do gênero, é possível perceber em Dante's Inferno notáveis influências de jogos como Bayonetta, Darksiders e jogos da série God of War. Uma das críticas negativas apontadas para o jogo é a falta de inovação. 
Totalmente sem censura, o game exibe cenas que envolvem temas como religião, sexo e violência.
Aventurando-se nos 9 círculos do inferno, o jogador poderá vislumbrar uma ótima representação do ambiente, habitantes e história do local.
Mesclando elementos de exploração, plataforma, combate, utilizando o sistema de troféus e conteúdo para download, através da Playstation Network, Dante's Inferno revela-se um game desafiador.  
Infelizmente, a falta de originalidade impediu o game de fazer a sua própria marca.
Apesar da inevitável comparação a jogos do gênero, Dante's Inferno é considerado um jogo agradável e pode render algumas horas de entretenimento para o jogador.




Gráficos 

Inicialmente, o jogador é apresentado à trama através de desenhos animados e cenas em CG. Em ambos os casos, a parte gráfica mantém um ótimo padrão de qualidade.
Apesar de grande parte do visual dos 9 círculos ser considerado bizarro e medonho, é possível perceber o cuidado da produção de arte em exibir esculturas e estruturas perturbadoras e de impacto.
Cada círculo apresentado para o jogador exibe a representação dos pecados carnais e pecados cometidos contra o próprio ser humano. Em cada círculo, o jogador poderá presenciar como cada pecado é retratado com fidelidade à obra de Dante Alighieri.
A câmera que acompanha o jogador é fixa, permitindo assim pouca mobilidade para os combates. Em muitos cenários, o ponto cego existente irá impedir a execução de um combate perfeito. Para um combate eficaz, será necessário explorar todo o ambiente e moldar estratégias de fuga e ataque.
As mais diversas combinações de ataques geram intensos efeitos luminosos e, dependendo da maturidade do jogador, estes efeitos podem incomodar ou deixar o combate mais belo e divertido.
O design dos personagens e inimigos merece crédito por possuir uma bela moldagem detalhada juntamente a um jogo adequado de cores. O visual exibido pelos mesmos são de beleza incrível, dando maior destaque para o protagonista Dante.
Apesar de ficar atrás de alguns títulos do mesmo gênero, Dante's Inferno demonstra ser uma produção competente em qualidade gráfica.




Sons 

A trilha sonora de Dante's Inferno foi produzida por Garry Schyman e Paul Gorman. Ambos tiveram trabalhos de destaque na produção sonoplástica de jogos como Bioshock e Nerverwinter Nights, respectivamente.
Mesmo com grandes nomes por trás da trilha sonora, esta ainda deixa a desejar por não possuir uma característica marcante. 
Através dos sons emitidos por batidas eletrônicas, principalmente violinos, as faixas musicais encaixam-se com esmero nos ambientes exibidos nos 9 círculos do inferno.
A dublagem dos personagens está um primor. A atuação dos dubladores mesclada à sincronia labial dos personagens em Dante's Inferno é convincente. Em diversos momentos de diálogos, o jogador poderá perceber o tamanho cuidado dos atores em executar um ótimo trabalho sonoro.
Os efeitos sonoros gerados pelos combates e pelos cenários são diversos. Gritos de desespero, gemidos de dor e prazer e outros efeitos não deixarão o silêncio reinar nas profundezas do inferno.





Jogabilidade 

Em Dante's Inferno, o jogador irá controlar o personagem Dante ao longo dos 9 círculos do inferno a fim de salvar a sua amada Beatrice.
Após cruzar o primeiro círculo, chamado Limbo, os 4 primeiros círculos retratam os pecados dos prazeres carnais : Lust (Luxúria), Gluttony (Gula), Greed (Ganância) e Anger (Ira). Os 4 finais representam os pecados cometidos contra o próprio homem : Heresy (Heresia), Violence (Violência), Fraud (Fraude) e Treachery (Traição).
Ao longo deste caminho, o jogador deverá utilizar elementos de plataforma e de combate para seguir adiante. 
Sem Puzzles inteligentes, o foco de Dante's Inferno é o combate intenso. Centenas dos mais variados inimigos vão exigir do jogador horas de combate para a sobrevivência.
Dante pode seguir dois caminhos distintos de evolução : Holy e Unholy. Estes dois caminhos são exibidos através de uma Skill Tree (Árvore de habilidades), onde o jogador poderá liberar novas habilidades.
Derrotando inimigos, o personagem ganhará Souls. As Souls são essenciais para a evolução destes dois caminhos. Será com elas que o jogador irá destravar habilidades para Dante. Confira abaixo as Souls e suas funções.

  • Gold Souls (Douradas) : Estas Souls aparecem sempre ao derrotar inimigos normalmente. Com elas é possível comprar novas habilidades dos caminhos Holy e Unholy. 
  • Red Souls (Vermelhas) e Blue Souls (Azuis) : Estas Souls aparecem ao derrotar os inimigos de maneira especial. Basta agarrar o inimigo com o botão . Ao fazer isto, duas opções serão exibidas : Punish, botão  e Absolve, botão . A opção Punish garantirá Red Souls e a opção Absolve garantirá Blue Souls. As Red Souls são responsáveis por garantir novos níveis de habilidade do caminho Unholy. Por outro lado, as Blue Souls garantem novos níveis de habilidades do caminho Holy.  Outra maneira de conseguir estas Souls é encontrando os Shades of Inferno. Estes são sombras de pessoas que morreram e se encontram perdidos no Inferno. O jogador, ao encontrá-los, poderá escolher entre as opções Punish e Absolve para ganhar Red Souls e Blue Souls, respectivamente.
  • Purple Souls (Roxas) : Estas Souls servem para restaurar a barra de energia mágica localizada no canto superior esquerdo da tela.
  • Green Souls (Verdes) : Estas Souls servem para restaurar a barra de energia vital localizada no canto superior esquerdo da tela.


Será necessário adquirir muitas Purple e Blue Souls para liberar novos níveis de habilidades na Skill Tree.
Outra maneira de conseguir Souls (Gold, Green e Purple) é encontrando as fontes de Souls. Basta chegar até elas e pressionar o botão . Fazendo isto, o jogador conseguirá uma limitada quantidade destas Souls.
Não é possível maximizar os dois caminhos da primeira vez que se termina o jogo. O jogador deverá retornar à história após terminar o game uma vez, e adquirir as Souls restantes para maximizar a Skill Tree.
Para visualisar a quantidade destas Souls coletadas, basta conferir o ícone no canto superior esquerdo ou acesar o menu principal do game.
Os Shades of Inferno, necessários para as conseguir Red e Blue Souls, fazem referência a grandes nomes de pessoas reais que viveram na mesma época em que Dante. Confira no fim desta análise a localização dos Shades of Inferno.




Infelizmente, os combates de Dante's Inferno são tediosos. A limitada possibilidade de ataques para um game que dáfoco em combates foi o principal fator apontado pela crítica. É uma questão de tempo até que o jogador se entedie a cada novo combate. Os inimigos são muitos e não exigem atenção especial e muitos deles morrem com poucos ataques. Diferentemente da maioria dos jogos do gênero, Dante's Inferno não estimula o jogador a ser mais preciso e eficaz nos combates. O game pode ser caracterizado com um Smash Button (Esmaga Botões) mediano.
Sempre ao atacar inimgos, a barra Redemption, localizada no canto inferior esquerdo da tela, irá encher. Ao utilizá-la com os botões  + , Dante irá ficar invencível e com ataques mais velozes. O jogador deve fazer uso da barra Redemption principalmente em batalhas contra chefes.
Disfarçando um pouco o combate através de armas, o jogador também pode utilizar ataques mágicos e relíquias com funções de suporte, são encontradas ao longo dos cenários. A utilização destas relíquias pode ser fundamental para garantir a sobrevivência de jogadores iniciantes.
O elemento exploração também está presente em Dante's Inferno e, além de encontrar todas as relíquias, o jogador deve ficar atento a encontrar as Judas Coins e as Beatrice Stone. 
Coletando 3 Beatrice Stones, o jogador adquire a possibilidade de auto absolver os Shades of Inferno e ganhar 600 Blue Souls. Encontrando as Judas Coins, 30 no total, Dante conseguirá uma maior quantidade de Souls para serem absorvidas. Confira no final desta análise a localização das Beatrice Stones, Judas Coins, e todas as relíquias de Dante's Inferno. Além da importância natural destes itens, é preciso lembrar que o jogador precisa coletar todos eles para adquirir os troféus relacionados.
Além destes itens colecionáveis, o jogador deverá ficar atento também ao poeta Virgil, guia de Dante no Inferno. Virgil é o responsável por informar Dante a respeito de sua jornada. É preciso encontrá-lo em todas as localidades para conseguir o trófeu relacionado. Confira no final desta análise todas as localizações do poeta Virgil em Dante's Inferno.




Conteúdo para Download 

Em Dante's Inferno, existem dois conteúdos extras principais para download: Trials of  St. Lucia e Dark Forest. Ambos podem ser adquiridos na Playstation Network Americana por U$ 4.99 cada.
Somente com a conclusão e adquirindo todos os troféus presentes nestes DLC's o jogador irá atingir 100%

  • Trials of St. Lucia
Santa Lucia é também uma figura citada na obra de Alighieri, e em sua homenagem o DLC recebe seu nome.
Em Trials of  St. Lucia, o jogador poderá usufruir de uma experiência Multiplayer. A personagem em destaque é St. Lucia. Esta personagem possui movimentos e ataques básicos similares ao personagem Dante. Não será preciso uma nova adaptação aos comandos básicos.
Nesta versão, o jogador deverá se aventurar em desafios publicados por outros jogadores e pela produção da Eletronic Arts. Várias modalidades de desafios Solo ou Co-op estão presentes para testar intensamente a modalidade do jogador.
Cada desafio, dependendo da dificuldade, renderá ao jogador prêmios (Medals) de Bronze (Bronze), Silver (Prata), Gold (Ouro) e Platinum (Platina).
Reunindo as Medals e acumulando pontos, os jogadores participam de um ranking, aumentando assim a competitividade.
Além desta opção principal, o jogador poderá tambem criar seu próprio desafio e publicar para que outros jogadores possam se divertir.
É em Trials of St. Lucia que o jogador irá encontrar dificuldades para conseguir os troféus necessários. Muitos destes trófeus dependem da habilidade do jogador mesclada à habilidade de outros. Em muitas ocasiões, será necessário ter paciência e encontrar soluções para lidar com seu parceiro.


  • Dark Forest
Dark Forest é uma simples expansão para Dante's Inferno. Com pouco menos de 20 minutos, essa pequena expansão se resume a uma fase paralela, momentos antes dos acontecimentos da história principal. Sem grandes novidades, o personagem terá acesso apenas a roupas alternativas e algumas novas relíquias.
Decepcionante, este DLC foi muito menos do que o esperado pelos jogadores. Infelizmente, não vale o preço de custo, mas como é necessário para a porcentagem máxima do jogo, jogadores mais exigentes irão adquirí-la.  




Além destas duas DLC's principais, Dante's Inferno conta com outros conteúdos adicionais. O jogador poderá comprar pela Playstation Network Americana roupas alternativas para o personagem Dante, relíquias especiais, ataques mágicos especiais e Souls extras. Cada item possui um preço específico. Existe também a opção de compra do Dante's Inferno Super Bundle em promoção. Este Bundle (Pacote), contém o Trials of St. Lucia Pack, Dark Forest Pack, todas as roupas alternativas para Dante, todas relíquias e ataques mágicos especiais, e um Soul Pack de 9000 Gold Souls. Todo este conjunto pode ser adquirido por U$14,99 na Playstation Network Americana.
Para os jogadores que não utilizam a Playstation Network, outra opção para adquirir estes conteúdos é comprar as edições especiais do jogo. Dante's Inferno: Divine Edition e Dante's Inferno: Death Edition.




Longevidade e Diversão 

Dante's Inferno não possui uma longevidade considerável. O game pode ser concluído em torno de 8 a 10 horas. Terminado uma vez, o game não oferecerá conteúdo extra. O jogador poderá somente recomeçar a história principal para maximizar o status do personagem e/ou coletar os troféus relacionados.
Além da opção New Game, existe a opção Gates of Hell Arena, onde o jogador precisará derrotar diversas ondas de inimigos para conseguir um troféu.
Tratando-se de diversão e desafio, o game possui destaque somente na DLC Trials of St. Lucia. Somente através dos desafios proporcionados pela comunidade e Eletronic Arts, o jogador poderá perceber a exigência e o nível de dificuldade imposta.
Coletar todos os troféus e realizar 100% é uma tarefa fácil. Somente o troféu "It's in the Trial" possui um nível de dificuldade elevado e irá exigir muito do jogador capacidade para trabalhar sozinho ou em equipe. Em muitas ocasiões será necessário jogar para 2 pessoas mesmo com um parceiro incluso na jogatina.


Conclusão 

Apesar das incontáveis críticas recebidas, Dante's Inferno pode agradar fãs de jogos do gênero.
Infelizmente, o game não inova em nada mas com alguns incrementos na jogabilidade típica do gênero, o jogador poderá desfrutar de algumas horas de diversão. 
A imprensão que o game passa é de que foi preparado às pressas para ser lançado antes de God of War III e não competir com a mega franquia.
O enredo exibido pela Divina Comédia poderia ser mais aproveitado pela franquia, pois aqueles que conhecem a obra podem ficar desapontados.
Apesar de mediano, Dante's Inferno é um título recomendável por conseguir render algumas horas de diversão e possuir um número considerável de troféus.
Somente através do conteúdo disponível para download, o jogador poderá aproveitar de maneira mais intensa o que o game tem a oferecer.
Os Trophy Hunters (Caçadores de Troféus) podem ver em Dante's Inferno uma excelente oportunidade para adquirir vários troféus com facilidade.

Nota Final : 6



Dicas 

  • Confira abaixo a localização das Beatrice Stones

video

  • Confira abaixo a localização das Judas Coins
video

  • Confira abaixo a localização dos Shades of Inferno
video
  • Confira abaixo a localização de todas as Relíquias
video



Troféus

  • Confira abaixo os trófeus de Dante's Inferno



 NOME


TROFÉU

DESCRIÇÃO


Master of the Inferno




Destrave todos os troféus. Não é preciso destravar os troféus dos conteúdos para download.


Lucifer’s Match




Derrote Lucifer.
Troféu relacionado à história principal.


Poetry in Motion




Execute um combo de 666 Hits de ataque.


Gates of Hell




Termine a modalidade Gates of Hell Arena.


Brotherhood





Derrote Francesco


Bitter Sweet





Salve Beatrice.


Power of the Cross





Encontre todas as 3 Beatrice Stones.


Well done, Judas





Encontre todas as 30 Judas Coins.


Light Relics





Encontre todas as Holy Relics.


Dark Relics





Encontre todas as Unholy Relics.


Forbidden Love




Encontre e absolva Francesca da Polenta e Paolo Malatesta.


The Damned




Encontre todos os 27 Shades of Inferno e selecione a opção Punish ou Absolve.


The Guide




Encontre e converse com o poeta Virgil até ele desaperecer. É necessário encontrá-lo em todas as localidades em que ele aparece.


Soul Reaper





Colete 60.000 Souls.


Masterpiece




Execute um combo de 200 Hits de ataque.


Holy Man




Maximize o caminho Holy na Skill Tree (Árvore de Habilidades).


Man of Evil




Maximize o caminho Unholy na Skill Tree (Árvore de Habilidades).


Slaughter of Acre




Derrote o prisioneiro em Acre. Troféu relacionado à história principal.


Abandon all Hope




Chegue até a entrada do inferno  (Gates of Hell). Troféu relacionado à história principal.


Setence the Judge




Derrote King Minos. Troféu relacionado à história principal.


Lovers Torns Asunder




Derrote Marc Antony. Troféu relacionado à história principal.


The Great Worm




Derrote Cerberus. Troféu relacionado à história principal.


Like Father Like Son




Derrote Alighiero. Troféu relacionado à história principal.


Gates of Dis




Entre para os círculos mais profundos do inferno. Troféu relacionado à história principal.


The Harrowing




Termine o círculo da Heresia. Troféu relacionado à história principal.


Precious





Encontre uma Beatrice Stone.


Footsteps of a Traitor





Encontre 10 Judas Coins.


Betrayed with a
Kiss





Encontra 20 Judas Coins.


Relic Hunter





Encontre uma relíquia.


Old Friend




Encontre e absolva Brunetto Latini.


Burning Eyes




Arranque a cabeça de Charon e jogue-a de volta para as profundezas do inferno.


Warming Up




Execute um combo com 50 Hits de ataque.


Holy Warrior





Derrote 30 Minions.


Demon Slayer





Derrote 30 Demons.


Bad Nanny





Derrote 20 Unbaptized Babies.


Indigestion





Derrote 5 Gluttons.


Confessional





Derrote 5 Heretics.


Countermeasures




Derrote 20 inimigos usando um contraataque. Basta defender um ataque no momento exato em que iria ser atingido e em seguida pressionar o botão de ataque.



Superstition





Derrote 5 inimigos usando Magics.


Give me Strengh




 Abra 20 Fontes de energia vital (Green Souls).


Sorcerer’s Apprentice




Abra 20 Fontes de energia mágica. (Purple Souls).


Light in the Dark




Alcance o nível 7 do caminho Holy na Skill Tree (Árvore de Habilidades).


Death’s Apprentice




Alcance o nível 7 do caminho Unholy na Skill Tree (Árvore de Habilidades).











  • Confira abaixo os troféus de Trials of St. Lucia, conteúdo adicional para Dante's Inferno




NOME


TROFÉU



DESCRIÇÃO


Play Me !




Ganhe 100 Bronze Medals e 75 Silvers Medals jogandos desafios propostos pela comunidade.


Well Played




Ganhe 50 Gold Medals e 25 Platinum Medals jogando desafios propostos pela comunidade.


You're the Best Around !




Consiga uma pontuação de 250.000 jogando quaisquer desafios propostos.


Creationism




Crie e publique um desafio de um jogador (Dante). Este desafio deve ser do valor de uma Gold Medal (Entre 5000 a 7499 pontos).


Lucy I'm Home





Crie e publique um desafio de dois jogadores (Dante e Lucia). Este desafio deve ser do valor de uma Platinum Medal (Acima de 7499 pontos).



A Star is Born




Receba um voto de no mínimo 4 estrelas para algum desafio por você publicado.


The Critic




Avalie 100 diferentes desafios.


Do me a Favor




Adicione 10 desafios para a sua seção favoritos.


It's in the Trial






Termine 25 desafios da modalidade solo e 15 desafios da modalidade 2 jogadores publicados pela EA (Eletronic Arts).



You're the Player




Consiga uma pontuação de 100.000 jogando quaisquer desafios propostos.












  • Confira abaixo so troféus de Dark Forest, conteúdo adicional para Dante's Inferno.




NOME


TROFÉU



DESCRIÇÃO


Dark Forest




Termine a Dark Forest em qualquer dificuldade.


Clear Path Not Lost




Termine a Dark Forest sem se perder nenhuma vez.









15 comentários:

  1. parabéns pela análise, em vista de outros blogs de games que estive a visitar, o seu post é nota 1000.

    adorei o gráfico do jogo e fiquei com vontade de jogar.

    http://seenovidadeeuquero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo, curti de boa divolts a análise deste game. Eu o joguei uma vez para PSP, mas não cheguei a zerar porque travava. '-'
    Ah, como você começa a analisar um jogo? Estou interessado em fazer Reviews para postar no YOUTUBE e em um Blog. Além disso, faço curso na Seven Game (conhece?), então, me profissionalizarei nisto e a sua ajuda seria muito útil.

    Bom trabalho! Valeu! :D

    ResponderExcluir
  3. Pôo cara post maneiro!
    Extremamente bem detalhado, curti brother.

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Cara, fazia tempo que eu não via uma análise bem detalhada! Muito boa, mas eu acho que um 6 foi injusto...mas varia de pessoa pra pessoa né, eu joguei muito esse jogo, não peguei as DLCs, e pouco me estressei com o jogo. Eu daria um 8.

    Anyway, parabéns cara! =)

    ResponderExcluir
  5. ainda não joguei esse jogo, mas quero testar! parabéns pelo blog, bem detalhada as dicas e etc! estou seguindo, se possivel segue o meu!? é sobre games também..

    www.Tec-Gamesbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É, acho que vou dar uma chance a esse...
    Muito bom o blog!

    ResponderExcluir
  7. O melhor são tuas análisess.
    Você tinha que ser critico de games.

    ResponderExcluir
  8. gostei de toda a sua analise do jogo, me deu vontade de ter esse jogo, eu gosto muito desse gênero de jogo.


    http://mundostreze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse blog é ótimo, também gosto muito do Playstation 2 Eterno.

    ResponderExcluir
  10. Cara impressionante o seu senso crítico até vontade de bater eu tive. kkkkkkkkkkkk
    Dante's Inferno é bem isso mesmo, eu sou fanboy, cheguei jogar no psp, muitas horas de diversão e a clássica história me consome. Mas é isso mesmo, foi mais um hack n slash. Mas também, qual Hack n Slash só não é mais um Hack n Slash? ehehehe Você se aprofundou muito nos detalhes, fiquei pasmo. Já estou aqui pensando em te chamar de Zangado do blogspot. (zangado é um gamer famoso no youtube por analises completas.) É isso aí, me amarrei no teu blog. Da uma visitada no meu, tbm tenho foque em games. www.casadoghost.blogspot.com
    Ah, e tenho uma comunidade no orkut para divulgação de blogs. É moderada, começando agora também com uns amigos. A gente pretende montar um circulo social bem forte. Onde as pessoas realmente passam pelos blogs e comentam e também são retribuídas. http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=122157650
    Ficarei feliz em tê-lo conosco. Entre lá, veja se está de acordo com as regras e todo o idealismo. É isso, abraço!

    ResponderExcluir
  11. What is an open world games? Wikipedia defines it as a type of videogame level design where the player can freely roam through the world and is given considerable freedom to interact with objectives and the like.
    I decided against including the likes of Deus Ex and the Thief series, which despite the freedom they offer to the player, are strictly linear titles—at least in terms of exploration.
    Rather, the showcase you see before you is a collection of the best open world experiences in which you, the player, can explore freely and to your heart's content while engaging in a myriad of activities unrelated to the "main story", if there is one.

    ResponderExcluir
  12. Alguém pode me ajudar? Estou jogando no PSP 3001, mas estou com dificuldades, não consigo arrastar as caixas, pois preciso arrastar uma caixa para subir em uma salinha, e não sei nenhum comando para arrastar, já tentei de tudo e nada! Por favor me ajudem...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala, no Playstation 3 o comando para arrastar as caixas é o botão R1. Deve ser o mesmo comando de puxar alavancas.
      Caso você tentar e não for estes comandos, você não deve ter que arrastar as caixas e sim outra coisa para avançar no jogo.

      Excluir
    2. Meu grande problema foi ter jogado God of War antes de Dante's Inferno. Aliás joguei antes de Prince of Pérsia também então comparações são inevitáveis e GoW ganha em todos os quesitos

      Excluir