terça-feira, 19 de abril de 2011

Fatal Frame



Introdução

Fatal Frame, conhecido como Project Zero na Austrália, Europa e Japão, é um game do gênero Survivor Horror lançado para o Playstation 2 em 2001.
Quando Fatal Frame chegou, entrou em silêncio no mundo já povoado do Survivor Horror e acabou dando um grande susto na concorrência.
O game trouxe uma jogabilidade inovadora e criativa, diferentemente de seus rivais Resident Evil e Silent Hill.
O que voltou a atenção para este game em sua época de lançamento foi o fato de a protagonista utilizar uma máquina fotográfica para enfrentar seus inimigos. Inicialmente, apesar da excentricidade, o tema fotográfico agradou e encaixou-se perfeitamente com o enredo do game, que envolve maldições e dramas familiares.
Fatal Frame agrada qualquer amante do terror devido ao seu estilo sombrio japonês. O game abusa do terror psicológico. A todo momento do game é fácil ficar tenso e ansioso, qualquer quebra de silêncio pode simbolizar algo.
Outro detalhe que deu credibilidade a este game foi o fato de ter sido exibido na capa uma informação dizendo que o game foi  baseado em fatos reais e sobrenaturais.
A excelência técnica de Fatal Frame é notória: Ótima qualidade gráfica, trilha sonora de respeito, longevidade considerável e uma jogabilidade que foge da monotonia da maioria dos games ao estilo Survivor Horror.
Totalmente original, este game explora o verdadeiro significado do terror. Poucos games conseguiram essa proeza. Fatal Frame é um game digno de respeito e mostrou o verdadeiro potencial que o Survivor Horror pode oferecer.
A sensação que se tem neste game é a de estar dentro de um filme de terror japonês. É impossível não se assustar. Afinal o game foi produzido com esta finalidade.




Gráficos

Fatal Frame possuia gráficos superiores em relação aos outros games do mesmo gênero lançados até 2001.
Como é clássico nos jogos de terror, a câmera acompanha o personagem enquanto ele se move em cenários completamente em 3D.
Diferentemente da franquia Resident Evil, em Fatal Frame os cenários são totalmente integrados. Não existem intervalos entre eles. Enquanto em Resident Evil a cada porta aberta o jogador precisava esperar alguns segundos para o próximo cenário ser exibido, em Fatal Frame os cenários são interligados. O jogador percorre longas distâncias sem um único intervalo de espera entre eles. Tal técnica de anular o tempo de espera entre os cenários, possibilitada pela tecnologia do Playstation 2, permitiu o dinamismo do jogo e a expansão dos cenários.
O jogador irá se aventurar em vastos ambientes sem se preocupar em esperar para ver o que vem em seguida.
Os ambientes são visivelmente assustadores com um toque oriental. Inúmeros objetos característicos da cultura japonesa resultam em uma grande variedade de cenários e uma verossimilhança impressionante.
De maneira geral, os cenários foram trabalhados principalmente analisando a luminosidade. O jogo de sombras e escuridão é excelente, tornando o clima do game mais realista. A pouca luminosidade do game provém de uma singela lanterna utilizada pela personagem.




Sons

Da mesma maneira que a qualidade gráfica, a sonorização segue o mesmo estilo oriental.
Para manter um clima de suspense, vultos, ruídos e vários outros sons desagradáveis estarão presentes em todo momento.
O susto é algo inevitável neste game. Principalmente quando se é pego de surpresa.
Os efeitos sonoros foram todos projetados para assustar o jogador. Mesmo em situações clichês, o game consegue deixar o jogador tenso.
Durantes longos trechos do game, a ausência de sons acompanhará o jogador, e até esta ausência contribui para dar mais realismo ao game.
Apesar de todas estas características a trilha sonora não é nada memorável ou marcante. Ela apenas se encaixa com perfeição neste game mas não possui destaque algum.




Sinopse

Mafuyu Hinakasi, irmão de Miku Hinakasi (protagonista do game), está desaparecido a 9 dias.
No mês anterior, a mídia divulgou que o novelista Junsei Takamine havia desaparecido durante seu trabalho para construir uma novela. 
Mafuyu movido por seu instinto de jornalista percebeu que havia algo errado. Ele decide investigar e procurar por Junsei por conta própria. Suas descobertas acabam levando-o a uma antiga mansão abandonada. A mansão Himuro.
Diz a lenda que a mansão Himuro pertencia a um rico latifundiário que possuía total controle sobre a área.
Porém nos dias de hoje, o local não passa de uma mansão degradada pelo tempo.
Ao iniciar a busca na mansão, Mafuyu encontra vários registros feitos por Junsei e sua equipe. Estes registros informavam ao leitor informações sobre antigos e estranhos acontecimentos na mansão.
Com a convicção de encontrar Junsei, Mafuyu vai se adentrando cada vez mais na mansão até perceber que não está mais sozinho.
Sem muitas informações, Miku vai a procura de seu irmão e também acaba chegando a entrada da mansão.
O entrar de Miku na mansão Himuro dá início aos eventos de Fatal Frame.

O enredo do game se passa em 4 grandes noites. Confira : 


  • Intro - Himuro
  • 1st Night - Strangling Ritual
  • 2nd Night - Demon Tag
  • 3rd Night - The Calamity
  • Final Night - Kirie




Jogabilidade

Como na maioria dos jogos do mesmo estilo, em Fatal Frame o jogador irá controlar a personagem ao longo de grandes cenários enfrentando ou evitando inimigos e resolvendo Puzzles.
A movimentação da personagem é um pouco lenta e esta lentidão pode incomodar aqueles que gostam de dinamismo.
Para enfrentar os inimigos, o jogador utilizará a Obscura Camera. A Obscura Camera foi desenvolvida para capturar fenômenos sobrenaturais que não podem ser vistos a olho nu. Inicialmente ela foi desenvolvida para fotografar entidades espirituais e eventos passados. Porém ela ainda é um protótipo e possui funções desconhecidas.
Todos os comandos são muitos simples. No canto inferior direito da tela existe um sensor da Obscura Camera. Dependendo da cor adquirida por este sensor o jogador saberá o que fazer em seguida.
Se este sensor ficar azul ele indica que algum local ou objeto pode ser fotografado. 
A cor azul pode também indicar a presença de entidades espirituais que podem ser fotografadas no local.
Isto funciona como uma espécie de desafio, pois é necessário poucos segundos para estes espíritos desaparecerem. No inventário existe uma lista de todos os espíritos fotografados pelo jogador. Nesta lista todos os nomes ficam como incógnitas, e após serem fotografados, uma breve descrição sobre o espírito fotografado é exibida.
No total são 108 para serem fotografados. Uma tarefa árdua. Poucos jogadores são capazes de fotografar todos eles na primeira vez que se joga, pois é impossível prever onde e quando eles vão aparecer e, na maioria dos casos, o jogador tem pouquíssimos segundos para se posicionar e bater a foto.







Por outro lado, se o sensor adquirir a cor vermelha, ele indica que algum espírito hostil está por perto e irá atacar. Sempre que o jogador for atacado por algum inimigo e perder energia vital, ele pode contar com itens de cura como Herbal Medicines, Sacred Waters e Stone Mirror. Este último serve como um revival (revive a personagem caso a energia vital se esgote).
Para derrotar os inimigos, o jogador deverá utilizar a função de exorcismo da Obscura Camera. Para derrotá-los basta fotografá-los. 
O jogador pode causar mais dano aos inimigos dependendo da distância, do ângulo e do enquadramento da fotografia.
Como é comum em máquinas fotográficas antigas, o jogador precisará de filmes para bater as fotos. Em Fatal Frame existem 4 tipos de filmes que podem ser utilizados pelo jogador: o Tipo 14, o Tipo 37, o Tipo 74 e o Tipo 90. Quanto maior o fator do filme, maior será o dano que ele causará no inimigo.
Sempre ao fotografar, o jogador receberá pontos de acordo com a foto batida.
Com os pontos adquiridos, o jogador poderá evoluir algumas funções básica da Obscura Camera como alcance da foto, velocidade entre fotografias e novos poderes místicos para a Camera.
Os poderes místicos abilitam para a Obscura Camera a utilização de novas funções, as Bonus Functions.
Para a utilização das Bonus Functions, o jogador precisará de itens especiais conhecidos como Spirits Stones.
As Spirits Stones são itens especiais que são coletados ao longo do game normalmente. Com elas o jogador poderá liberar as Bonus Functions abaixo :



  • Pressure : Afasta os inimigos da personagem.
  • Slow : Diminui a movimentação dos inimigos por 10 segundos
  • See : Faz com que todos os inimigos fiquem visíveis por 10 segundos.
  • Paralyze : Paralisa o espírito por 3 segundos.
  • Search : Automaticamente foca o espírito no ângulo da Obscura Camera



Além das Bonus Functions, existem as Special Functions, que são funções especiais liberadas após o término do game. (Confira no final desta análise todos os extras de Fatal Frame.)
De maneira geral a jogabilidade é fácil e simples, porém diferente da maioria dos outros games do gênero Survivor Horror. Apesar da maioria dos Puzzles neste game envolverem lógicas matemáticas, as soluções de alguns Puzzles específicos podem parecer complicadas por envolver elementos da cultura japonesa, por exemplo a escrita. Recomenda-se ler todos os Files (arquivos, memos, lembretes etc), pois eles contêm explicitamente ou implicitamente a solução ou o princípio básico de resolução de cada Puzzle.





Conclusão

Com certeza um dos melhores games do gênero Survivor Horror existentes no universo dos videogames.
Fatal Frame foi inovador e explorou o clima de terror e suspense de forma única e estupenda. Foi bem recebido pelo público e pela crítica, garantindo ao game, futuramente, outras sequências de respeito. 
Um jogo perfeito para os jogadores que buscam sentir medo ao jogar. É impossível não se assustar com este game, mesmo que o jogador esteja preparado, é algo inevitável.
Além de possuir esta atmosfera sombria, o game ainda proporciona desafio de sobra. Além do desafio de fotografar todos os espíritos, o game conta com um vasto contéudo extra, incluindo um final alternativo, tornando o game mais durável.
Fatal Frame é uma das melhores experiências para os amantes de games do gênero Survivor Horror que estão entediados com a mesmisse da maioria dos games do gênero. Com certeza este game vai surpreender quem o jogar.


Nota Final : 9



Extras 

O game conta com um vasto conteúdo extra, deixando assim o game mais longo para os que gostam de terminar o game por completo. Confira abaixo o que fazer para destravar todo este conteúdo.


  • Final Alternativo
Para conferir o verdadeiro final, termine o game na dificuldade Nightmare. É necessário começar o jogo desde o começo. O jogador não deve utilizar a opção Chapter Select para começar o jogo. 

  • Roupa Alternativa
Termine o game uma vez.
                            
  • Battle Mode
Termine o game uma vez.

  • Sound Test
Termine o game uma vez.

  • Funções especiais para a Obscura Camera
Termine o game uma vez. 

  • Ghost List
Termine o game uma vez.

  • Nightmare Mode
Termine o Battle Mode uma vez.

  • Chapter Selection
Termine o game no modo Nightmare

  • Função Zoom para a Obscura Camera
Termine o game na dificuldade Normal.

  • Função Sense para a Obscura Camera
Complete o Battle Mode.

  • Função Zero para a Obscura Camera
Termine o game uma vez para liberar a Ghost List. Após isto, fotografe todos os 108 espíritos e complete a lista.

  • Função Chase para a Obscura Camera
Complete cada missão do Battle mode com Ranking S

  • Função None para a Obscura Camera
Termine o game no modo Nightmare em menos de 4 horas.

  • Roupa Especial 2 
Complete o game no modo Nightmare.

  • Roupa Especial 3
Complete o modo Nightmare em menos de 4 horas.



 

58 comentários:

  1. Huuum parece ser bom, adoro jogos assim *o*, ótimo blog.

    da uma passadinha no meu e comenta também *-* por favor http://cantinhodrikasanttos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom infelsimente não entendo muito de games...
    Mais fica ai uma bela dica, voltarei mais vezes ai assim me informo mais :D
    http://marifriend.blogspot.com/2011/04/saudade.html

    ResponderExcluir
  3. Não jogo, mas já indiquei seu blog para meus amigos viciados em games

    ResponderExcluir
  4. a primeira vista parece meio bobinho... qq dia baixo pra jogar e confiro se vale o esforço

    visite-nos e comente tmbm

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de jogar esse jogo. Muita gente fala super bem sobre os gráficos, história. Bom post! ^^

    Aguardo a sua visita.
    Beijos e boa noite :D

    ResponderExcluir
  6. nossa q loko

    http://humornico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. parece ter um grafico maneiro
    deve ser bom !

    ResponderExcluir
  8. estou lendo =P quando acabar comento de novo
    http://xhdgamersx.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Esse jogo é ótimo.
    Já me arrisquei a jogar algumas vezes, mas sempre perco a paciência quando vou tirar as fotos. Além de ficar nervosa eu fico com medo (sim, com medo) AHUAHUAHUAHUAHHAUHA Mas os gráficos são ótimos. Só acho que deveria ser um pouquinho mais fácil pra jogar, afinal de contas, a gente sempre procura se distrair com esses jogos, não passar raiva. HAUHAUHUAH
    Enfim ;) ótima postagen.

    ResponderExcluir
  10. massa a postagem mas prefiro o a postagem anterior sobre Dino Crisis, o jogo é massa o dois então nem se fala!!

    ótimo blog cara, seguindo!

    vê lá o meu
    http://vqmassa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, nunca tinha visto os games por um angulo tão completo. Parabéns. vou indicar o blog pra alguns dos meus amigos viciados em video game haha'
    estou te seguindo. me segue de volta se puder http://diaryoadolescente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante. Suas análises são bem completas. Já estou seguindo!

    http://artcrows.blogspot.com/ Segue ae!

    ResponderExcluir
  13. Independemente do meu gosto por games da gosto de ler um texto tão bem escrito

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou chegada em jogos, mas independente disso, o jogo parece ser muito bom (:
    E vc escreve muito bem tbm, envolvente.

    ResponderExcluir
  15. MUITO FODA! Tem uma coisa estilo Silent Hill, né?!
    Sensacional! Deu até vontade de jogar!

    http://apartamentob.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu joguei e adorei

    Recomendo.

    Achei muito bem feito *-*

    Beijo

    Misunderstood

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog,tema legal. Eu acho que esses novos games que estão criando agora não podem ser melhores,eles ficam cada vez mais parecidos com a vida real e é fascinante.

    ResponderExcluir
  18. olha os graficos de jogo...esse jogo...deve ser muito legal jogar,,,

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar do jogo mas nunca comprei. Tenho um amigo que não consegue jogar nem de dia Q.
    Gosto desse gênero de jogo, já zerei alguns resident evil e silent hill (o 2 é maravilhoso), depois de ler o seu posto fique com vontade de jogar... e__e

    ResponderExcluir
  20. curti o teu blog
    to seguindo segue tambem

    http://alex-jogosdepc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Gostei do jogo!! Parece ser daqueles de prender o jogador na frente da tela!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa que legal eu ter encontrado o seu blog, sou viciada em video game, tenho um play 2 e um PSP e adoro me inteirar das novidades e é ótimo saber tudo a respeito do jogo antes de começar e ficar perdidassa.
    Fatal Frame eu nao vou jogar porque confesso que morro de medo!!! O mais horror que joguei foi resident 4 e area 51, e foi terrrrrrrrrrrrivel, cada vibração do controle meu coração quase pulava da boca.
    Meu lance sao os Ratchet da vida e os jogos da sony.
    Abraços
    estou seguindo o blog
    me visite

    ResponderExcluir
  23. Eu joguei uma vez o resident evil, e um outro tb com as mesmas caracteristicas. Geralmente não gosto muito desse estilo de jogo, mas esse parece ser muito bom! =)

    ResponderExcluir
  24. Cara, esse foi um dos games que mais gostei do genero horror/survival ! ANALISE COMPLETÍSSIMA! parabéns ai parceiro.


    @levelgamed

    ResponderExcluir
  25. Caramba vc entende bastante de games heon?
    Parabéns pelo blog.
    Estou seguindo, retribui blz?

    http://villacosmetica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Ontem mesmo estava conversando com uns amigos que não sou muito de games mas que preciso reconhecer que a qualidade de alguns é fantástica, desde o visual, tecnologia, as histórias.

    Vou passar seu blog para eles!

    Abraços
    http://ceucaindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Nossaaaaaaaaaaaa que jogo irado o.o
    Seu blog é muito legal =) tem um conteúdo bem diferente e interessante ^^

    -------------------------
    http://geleiah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Quando se diz "baseado em fatos reais", o sucesso é quase certo!
    Parece ser interessante.

    ResponderExcluir
  29. Muito bacana, ainda não joguei mas fiquei interessado, principalmente pela mecânica diferente do jogo, lembro que a série Alone in The Dark também usou um conceito similar, alguns inimigos eram avessos à luz, então para afugentá-los bastava iluminá-los com uma lanterna, outro que usava uma câmera era Bioshock, quanto mais e melhore as fotos que você tirava dos inimigos mais eficiente você ficava contra eles.

    ResponderExcluir
  30. muita boa sua analise.... gostamos

    Porco Preto Blog de humor

    [b]http://porcopreto-oficial.blogspot.com/[/b]

    ResponderExcluir
  31. Até deu vontade de conhecer o jogo...rs
    Seu blog é muito bom.
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Nossa... a penúltima imagem me deu medo. Eu nunca joguei esse tipo de jogo, mas tenho curiosidade de conhecer. Bj

    ResponderExcluir
  33. bom o jogo parece ser bom ,mas não gosto de terror da medo suhasuhuhashsahushuuhass

    ResponderExcluir
  34. Já joguei muito resident Evil mas esse eu nunca joguei parecer ser bom demais.
    Valeu pela dica.
    Se puder comenta no meu blog abraço
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Muito legal o objetivo do seu blog.
    http://azizefashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. É sempre bom ter blogs que falam de game pq assimn álém de pegar dicas a gente conhece jogos novos.

    Parabéns.

    www.comdestaque.blogspot.com
    www.sarau2eteres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Poxa, analise super hiper completa do jogo... Seu blog como sempre muito bom parabens..
    http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. seu blog esta muitol egal
    seguindo...
    abraços
    se puder faça-me uma visita..
    http://papiando-adoidado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Sinistro...a melhor resenha de Fatal Frame que eu já vi!!! Só um porém: O verdadeiro final não é o do modo nightmare, e sim o final normal do jogo, ok? Valeu, bom trabalho, gostei mt!!!!

    ResponderExcluir
  40. já joguei varias vezes, eu pessoalmente adoro esse jogo uaheuh

    ResponderExcluir
  41. Não sou tão fascinadas em games como vc, mas depois de ler tuas análises tive vontade de conhecer e jogar!


    http://compartilhandosentidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. Gosto do seu blog, sempre com informações interessantes.



    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Já gostei muito de videogames, mas não sou chegado aos jogos atuais.
    Na verdade acredito que o lançamento dos jogos 128 bits acabou com a magia dos games.
    Bons tempos eram os de Mario para Nintendo, Sonic, street fighter II e por aí vai.

    ResponderExcluir
  44. Dá pra eu indicar pra um sobrinho meu que é muito invocado nessas coisas...

    ResponderExcluir
  45. Parabéns pelo blog.
    está show..
    Abraços.
    http://santhyago06.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Não enteendo nadiinha de jogos, mas confesso que tenho uma grande queda por jogos de terror. E Fatal Frame (I,II, III) me conquistou mais que todos.
    E pelo o que eu li, eu q sempre achei q sabia bastante coisa, não sabia nem 1/3 do que é realmente. Poderia por detonados paraa ajudar?

    Kisses Agatha

    ResponderExcluir
  47. Nossa veei Fatal Frame assusta muitoooo naun joguei o 1 e nem o 2 mais o 3 eu joguei e recomendo naun jogue esse jogo de madrugada tudo apagada e com som alto é pedir pra toma susto é mt boooom excelente, antes eu acho resident evil 4 ou silent hill 4 terror, mas esse supera o requisito terror tu tem q ser rapido pra tirar as fotos se naun tchau neeh.. EU RECOMENDO JOGAREM ESSE JOGO pra quem é FÂ EM SURVIVAL HORROR !!!!

    ResponderExcluir
  48. Fatal Frame jogo de primeira perfeito recomendo.
    Parabens pelo blog ficou show mesmo , beijos!!

    ;*

    ResponderExcluir
  49. HAAAAA viciei so de ler >< quero muito jogar!!
    so falta arrumar o jogo e o ps2 ¬¬ pooo

    ResponderExcluir
  50. muito lega e assustador ja fechei o 1,2 e o 3

    ResponderExcluir
  51. eu tb sou fan deci jogo amo di paixao amo joga ele
    o hum o dois o tres i uk eu mais gosto e o tres nunca consegui zera ele mais acho ki agora to perto

    ResponderExcluir
  52. alguem ai tem alguma dica para pegar filmes para a camera no primeiro fatal frame??? estou sem filme e morrendo muito

    ResponderExcluir
  53. Olá! Encontrei seu blog por acidente enquanto procurava infos sobre Fatal FRAME.
    Conheci o jogo recentemente e embora não seja uma jogadora de games, gosto muito de observar. E quando me deparei com isso..caramba! Me deixou arrepiada! É um game profundo, sinistro e silencioso...e esse silêncio com vultos rapidos de espiritos que aparecem por segundos deixa tudo muito perturbador.
    Enfim..estou seguindo seu blog. Se puder, me segue!

    abs

    ResponderExcluir
  54. Esses japoneses sabem como fazer games com terror pscológico

    ResponderExcluir