terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tomb Raider II: The Dagger of Xian



Introdução

Geralmente quando uma continuação de game ou filme é lançada, apenas pelo ponto de vista comercial, é muito provável que esta continuação seja um fiasco, e perca completamente a idéia original. Com Tomb Raider II isto não se aplica: a continuação é perfeita, com inovações na medida certa e mantendo ainda a essência do game anterior.
Em 1997, a existência de uma protagonista feminina já havia deixado de ser um tabu. O sucesso de Lara Croft foi estrondoso e Tomb Raider II, um ano após o seu lançamento, ganhou o Origins Award por ser considerado o melhor jogo de ação lançado em 1997.
Com o avanço da tecnologia 3D, os cenários deste game foram complexamente construídos para ser palco de uma história intensa, com ação do início ao fim. Aliando-se a isto, temos a dificuldade intensificada, o que deixa os menos habilidosos sem conseguir avançar no game, pois, além de exigir uma jogabilidade razoável, será preciso um bom senso aguçado para conseguir resolver os enigmas, que também estão mais difíceis comparados à versão anterior do game.   
Todos estes fatores contribuíram para aumentar a longevidade do game. Ao todo são 16 fases muito bem elaboradas e que rendem muitas horas de jogo. Os jogos da série Tomb Raider são os mais longos do gênero de aventura e ação. Isso aumentou ainda mais o sucesso da franquia e tornou Lara Croft a arqueóloga mais conhecida do planeta. Um excelente jogo pra quem é fã de jogos de aventura, uma mistura perfeita de ação e puzzles.






Gráficos e Sons

Estamos analisando gráficos de um Playstation no ano de 1997. Para a época eram gráficos excelentes.
Comparando a versão anterior do game, Tomb Raider II sofreu mudanças nas texturas e correção de alguns bugs, até mesmo o visual da protagonista foi modificado para melhor. Agora Lara possui tranças no cabelo e curvas mais arredondadas, deixando assim o visual mais agradável.
As fases estão muito bem desenhadas, com destaque Veneza e Tibete. As animações exibidas foram muito bem construídas possibilitando entender a história perfeitamente.
A ausência de uma trilha sonora ainda continua presente, porém não tão intensa igual ao game anterior. Quem jogou o Tomb Raider anterior e, em seguida jogou este, com certeza notou alguma mudança: as músicas tocam poucas vezes e os movimentos de Lara fazem mais sons e são mais naturais. A pouca existência de sons durante o game é pouco notado, pois o jogo prende a atenção de uma maneira intensa com a qual grande parte dos jogadores não se importam.





Jogabilidade

Uma jogabilidade um pouco complexa para quem não esta habituado a utilizar vários botões simultaneamente, e mais complexa ainda para quem não consegue executar comandos rápidos em questão de segundos.
Lara possui uma grande quantidade de movimentos: todos simples de serem executados. A combinação destes movimentos são essenciais para sair de armadilhas, algumas vezes mortais. Para se familiarizar com os comandos, existe o Croft Manor, uma fase tutorial sem ligação com a história principal do game.
Todos os comandos do game anterior estão presentes aqui e alguns comandos novos foram adicionados. Agora Lara pode escalar escadas e paredes escaláveis, pode parecer pouco, mas este movimento aumentou de maneira incrível a acessibilidade das fases, tornando as mesmas enormes em questão de tamanho. Outro movimento possível é o giro de 180º durante o pulo e embaixo d'água. Estes movimentos são essenciais para escapar de tiroteios ou auxiliar uma fuga aquática.
Em geral as fases estão bem grandes e recheadas de armadilhas, tornando este Tomb Raider bem mais difícil que o anterior. Os segredos agora são miniaturas de dragões orientais ( característicos da cultura chinesa, visto que a trama se passa na China). Todas as fases, exceto a última e penúltima, possuem 3 segredos: Um dragão branco, um verde e outro amarelo. Junto a alguns destes dragões, ocasionalmente virá munição em abundância.
O sistema de savepoints ficou perfeito. Para salvar o game, basta acessar o inventário e ir até o livro vermelho e salvar o game onde e quando quiser. Em algumas fases será necessário salvar constantemente devido ao alto risco de morte.


 



O enredo de Tomb Raider 2 gira em torno da Dagger of Xian, um artefato místico com poderes sobrenaturais usada pelos antigos imperadores da China para controlar seus exércitos. Quando cravada em um coração, a adaga transforma a pessoa ferida em um dragão.
O video de abertura mostra a última batalha da China, onde a adaga foi usada pelo imperador e no auge da batalha, os monges do Tibet removeram a adaga do dragão e trouxeram a derrota para o império da China. Após a batalha, a adaga foi devolvida a seu santuário na grande muralha da China e guardada por séculos.
Lara tem o objetivo de encontrar esta adaga, mas ela não é a única. Um milionário da máfia italiana, conhecido como Marco Bartoli, também esta atrás do artefato. E neste contexto, inicia-se uma corrida frenética para impedir o mal uso da adaga.
O enredo do game tem início na grande muralha da China, onde Lara procura o santuário da adaga. No entanto, a chave para a entrada do santuário está desaparecida e a procura desta chave leva Lara até Veneza, Mar Adriático e Tibet, numa aventura repleta de ação.




   Fases

    •    The Great Wall
    •    Venice
    •    Bartoli's Hideout
    •    Opera House
    •    Offshore Rig
    •    Diving Area
    •    40 Fathoms
    •    Wreck of the Maria Doria
    •    Living Quarters
    •    The Deck
    •    Tibetan Foothils
    •    Barkhang Monastery
    •    Catacombs of the Talion
    •    Ice Palace
    •    Temple of Xian
    •    Floating Islands
    •    The Dragon's Lair
    •    Home Sweet Home



    •    No total são 48 segredos escondidos pelas fases. Não há segredos somente em The Dragon's Lair e Home Sweet Home. Não há prêmios em coletar todos os segredos, exceto algumas munições que vem junto aos segredos

    •    Confira no final desta análise a localização de todos os segredos do game separados por fases.





    Conclusão

    Tomb Raider II é uma continuação que fez um tremendo sucesso, considerado por muitos o melhor game da série. O auge da franquia se deu com este game. Muitos foram seus pontos positivos e inovações, sendo o jogo diversificado e durável, difícil de enjoar.
    A mistura entre ação e puzzles ficou perfeita e super desafiadora. A dinâmica de exploração conseguiu ficar ainda melhor e grande parte do que faltava e/ou atrapalhava no game anterior, como o enredo, foi bem trabalhado em Tomb Raider II.
    Esta segunda versão da série chegou muito perto da perfeição. Apenas alguns poucos bugs e a dificuldade do game são alguns pontos negativos para quem não está acostumado, mas isso é irrelevante perto da grandiosidade do game. Tomb Raider II também é um clássico da década de 90 e tem seu valor registrado na memória de apreciadores de games de aventura, onde os games da franquia Tomb Raider são os melhores do gênero para o Playstation.




    Nota Final :  10

    Confira também a análise de:



    Dicas :

    • Os truques abaixo so funcionam na versão americana do game.
    • Pular de fase : Em terra firme pressione  , de um passo para , um passo para , outro para , um para  e um para , solte  e de três voltas 360º em qualquer direção e pule para frente apertando   no meio do pulo. Se você fizer tudo corretamente Lara ficará congelada no alto e a próxima fase será carregada.

    • Todas as armas : Em terra firme, pressione , de um passo para , um passo para , outro para , um para  e um para , solte  e de três voltas 360º em qualquer direção e pule para tras apertando no meio do pulo. Um som especial confirmará o truque.

    • Explodir Lara : Acenda um Flare e pressione  , de um passo para , um passo para, outro para , um para  ,um para , solte  e de três voltas 360º em qualquer direção e pule para frente apertando  no meio do pulo. 


    Segredos :

    Confira abaixo a localização dos segredos em Tomb Raider II: The Dagger of Xian


    •  The Great Wall

    • Venice

    • Bartoli's Hideout

    • Opera House

    •  Offshore Rig

    • Diving Area

    • 40 Fathoms

    • Wreck of the Maria Doria

    • Living Quarters


    • The Deck


    • Tibetan Foothils


    • Barkhang Monastery


    • Catacombs of the Talion

    • Ice Palace


    • Temple of Xian


    • Floating Islands
     

    24 comentários:

    1. Cara, é uma pena eu não gostar de Games!
      Mas mesmo assim gostei do seu blog, bem limpo, explicativo e bem estruturado.
      Parabéns!

      ResponderExcluir
    2. Muito bom o post! Adoooro Tomb Raider assim como vc gosta de Fatal Frame xD
      Já joguei esse, mas não cheguei a virar.
      Tomb Raider é um dos meus jogos preferidos :D

      http://saltoaltosa.blogspot.com/2010/11/semana-cinematografica.html

      ResponderExcluir
    3. Já zerei esse Tomb Raider umas cinco vezes e digo com toda a certeza: É A ANÁLISE MAIS FIEL AO JOGO!!! E é, em particular, o melhor jogo de toda a série! Legal, bem feito, história "bem contada", difícil, inovador... maravilhoso! Bem que podiam fazer um remake desse Tomb Raider para o Play 2 ou o Play 3.

      ResponderExcluir
    4. Confesso que não entendo bolhufas de games...
      Mas, achei seu blog excelente ara os fãs!
      As analises bem fundamentadas, a nota... tudo a favor do contexto do blog...

      Parabéns!

      ;D

      ResponderExcluir
    5. Cara! Vc deve ser o mestre de jogos! Po, uma big pesquisa dessa merece credibilidade!
      Eu amo esse jogo

      ResponderExcluir
    6. Depois disso acho até que vou jogar ayehgheuheuaehauheha

      ResponderExcluir
    7. Quem me dera ter acesso a tantas dicas, quando eu jogava vídeo game. Sempre achei o máximo jogos de fases.

      Parabéns pelo post!

      ResponderExcluir
    8. Gosto de games, mais não conhecia este.
      Parece ser legal.
      Bia concordo contigo

      ResponderExcluir
    9. Não jogo video game, mas com tantas dicas, acho que agora posso tentar!
      Parabéns pelo blog ;)

      ResponderExcluir
    10. Bela postagem, parabéns.
      Lembro bem quando eu passava horas jogando Tomb Raider no PS1.

      http://www.adolescentepensa.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    11. Cara bateu uma nostalgia total. Muito bom esse jogo. Nunca consegui passar da fase "Bartoli's Hideout" kkkkkkkkkkkkkk
      Seguindo o seu blog!!!
      http://cidadeonirica.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Kkk eu tbm nunk consegui passar essa fase (fui ver o blog so em 2016 mas ajudou igual)

        Excluir
    12. Cara, o melhor desse Tomb Raider é dirigir o barco! OIDSAPOSDJAPSOADJSDA

      http://desinformaticaa.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    13. éer mo pena eu não mim amarro em games.
      mais seu BLOG e show.

      ResponderExcluir
    14. Toomb Raider o game mais divertido que já joguei, não só jogabilidade, mas também os gráficos em todas as versões eram magnificos, contudo cada versão tinha gráficos de cada época, mas sendo no playstation ou via pc sempre foi um grande game...

      ResponderExcluir
    15. essedaí marcou minha infância! fiquei até com vontade de jogar novamente agora rs

      abraços

      ResponderExcluir
    16. ja joguei esse jogo é bem legal



      http://planetahuumor.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    17. Mas um jogo que sempre tive curiosidade em jogar, mas fui perdendo interesse com o tempo... hoje em dia prefiro um Metal Gear Solid :)

      ResponderExcluir
    18. TR2 é meu favorito, na verdade todos da série são *-*
      E adorei esse post, mais uma vez eu parabenizo o site =)

      caso queiram ver o meu blog, está aí:
      http://leticiacroftblogsite.blogspot.com

      lá tem pouca coisa ainda, mais irei disponibilizar mais coisas com o tempo.

      E tenho um site de humor TR:
      http://comediaraider.blogspot.com

      Também não está muito completo com imagens, mas os artigos são bem engraçados!
      E fala muito dos outros personagens de toda a saga tombraideriana *-*

      até mais amigos e espero que gostem dos meus sites =D

      ResponderExcluir
    19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
    20. Queria saber quem poderia me vender todos os jogos antigos de Tomb Raider , incluindo o TR2 que é muito bom.

      ResponderExcluir
    21. TR 2 é épico,mas o TR 1 de 96 é o melhor da série na minha opinião.

      ResponderExcluir
    22. Esse jogo é foda!!!!
      Meu tomb raider favorito de todos os tempos...AS fases de veneza, do navio naufragado e do tibet sao muito nostalgicos...

      ResponderExcluir