quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Haunting Ground


"Blood, Flesh Woman !"

Introdução

Haunting Ground, conhecido como Demento no Japão, é um game do gênero Survivor Horror lançado pela Capcom em 2005 para o Playstation 2. 
Após a consolidação da nova vertente do Survivor Horror, inaugurada por Silent Hill em 1999, o terror psicológico se expandiu tornando-se temas de diversos jogos da nova geração.
Dos mesmos produtores de Clock Tower, Haunting Ground chamou atenção por possuir um bom roteiro e uma jogabilidade funcional.
Em Haunting Ground, o jogador irá se envolver do inicío ao fim em um clima fantasmagórico e de intensa perseguição.
O jogador irá perceber que a melhor forma de sobrevivência é encontrar esconderijos de forma astuta.
Com uma jogabilidade inusitada, o jogador assume o papel de Fiona Belli, uma garota indefesa e incapaz de usar armas, e um cão auxiliar chamado Hewie. A interação entre os dois personagens agradou ao público. Juntos, eles devem resolver enigmas, enfrentar alguns desafios de forma inteligente e principalmente evitar encontros desagradáveis com os inimigos.
Com uma trama bem elaborada aliada à gráficos e sons bem trabalhados, e quatro finais diferentes, o jogador poderá aproveitar o jogo intensamente.
Mesmo não sendo uma franquia de impacto como Resident Evil e Silent Hill, Haunting Ground com certeza agrada qualquer amante do gênero.



Gráficos

Os gráficos vistos neste game são incríveis e inesperados. A tecnologia gráfica do Playstation 2 foi muito bem empregada.
O design dos personagens e dos cenários estão ausentes de falhas e bugs. Todas texturas estão bem codificadas e construidas, resultando em um excelente visual repleto de diversos detalhes.
A personagem Fiona possui um excelente visual, suas roupas e sua pele foram muito bem trabalhadas.
Ao longo do jogo, muitos efeitos visuais, como o vento batendo nas roupas de Fiona, podem ser observados. 
Haunting Ground possui uma das melhores simulações animal já vista no Playstation 2. O cão Hewie é representado tão próximo à realidade, de acordo com as limitações do console.
Todo cenário foi construído de maneira a aproximar o jogador da trama, deixando uma intensa atmosfera de perseguição. Todos esses são repletos de detalhes e reproduzem o ambiente medieval, no qual a trama se passa, com bastante definição. Ambientes luxuosos e sombrios, castelos elegantes e florestas são alguns dos magníficos cenários em que o jogador irá se aventurar.



Sons

Poucas músicas estão presentes em Haunting Ground. Porém, as poucas existentes transmitem a sensação de perigo em que os personagens se encontram. Em algumas ocasiões, tais músicas podem até assustar o jogador.
Momentos de silêncio muitas vezes podem significar diversas maneiras de sustos que estão por vir.
Muitos efeitos sonoros como, ventos, latidos, gritos e outros sons pertubantes, intensificam a atmosfera de terror que a jogabilidade deseja transmitir. O uso do Prologic II foi muito bem trabalhado neste game.
A dublagem dos personagens está agradável e possui sincronia labial mas não chamam atenção.
De maneira geral, a qualidade sonora de Haunting Ground é padrão e não inova e não impressiona em nada.



Sinopse

Após sofrer um grave acidente de carro, Fiona Belli, protagonista do game, acorda  nua e enjaulada em um porão sanguináreo de um castelo. Com parte de sua memória afetada, ela consegue lembrar-se apenas do acidente que sofreu. Ao perceber que a sua jaula estava destrancada, Fiona pega um pedaço de pano para se cobrir e segue para a parte superior do castelo. No caminho, ela se assusta com um cachorro branco e segue com mais pressa ainda.
Já nos aposentos, ela conhece a misteriosa e fria empregada Daniella, que lhe dá novas vestimentas e decide preparar o jantar.
Com parte de suas lembranças retornando à mente, Fiona busca respostas e uma saída do castelo.
Em meio a esta procura, ela acaba se encontrando com enorme Debilitas, um doente mental, que por sua vez acaba confundindo Fiona com uma de suas pequenas bonecas.
Debilitas, então, a persegue ferozmente pelo castelo, e no meio da fuga, Fiona se vê ajudando o cachorro branco que ficou preso em armadilhas para animais. Após salvar o animal, ela decide nomear o cão de Hewie. 
Ao perceber o perigo que Fiona estava correndo, Hewie acaba avançando e mordendo várias vezes Debilitas que, temporariamente, recua. A partir deste momento, Hewie e Fiona se relacionam amigavelmente, aumentando um pouco as chances de sobrevivência.
Ao perceber que as presenças no castelo são ameaçadoras, principalmente a de Debilitas e a de Daniella, Fiona e Hewie continuam a busca pela sobrevivência.




Jogabilidade

A jogabilidade de Haunting Ground segue o mesmo padrão de outros jogos do gênero Survivor Horror.
Um diferencial deste game é que a personagem principal, Fiona Belli, não utiliza nenhuma espécie de arma para enfrentar seus inimigos. 
O grande enfoque do game é testar a habilidade dos jogadores de resolver enigmas, ao mesmo tempo sendo perseguido por inimigos. Não podendo enfrentá-los diretamente, o jogador deve usar sua inteligência e perícia para encontrar os melhores e mais adequados esconderijos a fim de evitar confrontos diretos.
Esta parte da jogabilidade é semelhante aos jogos da série Clock Tower. Este estilo força o jogador a utilizar o racicínio lógico e não enfrentar os inimigos diretamente.
Uma inovação no gênero é o estado da personagem principal. Fiona não possui nenhuma barra de energia vital. Para notar se está próxima da morte, o jogador deve perceber o estado de saúde da mesma. Semelhante a Clock Tower 3, Fiona se assusta ao encontrar-se com  inimigos e outras coisas aterrorizantes. Dependendo da intensidade do medo, o estado de saúde da mesma piora, podendo chegar a iniciar uma intensa crise de pânico. Se esta crise não parar, Fiona morrerá.
Quanto mais aterrorizada a personagem ficar, mais a tela da tv adquire tons turvos. 
Com a crise de pânico, Fiona terá dificuldade de se movimentar e de respirar, seus batimentos cardíacos aumentarão e, consequentemente, o controle da personagem ficará comprometido, bastando apenas um único ataque para mata-lá.
Para diminuir a crise de pânico, será necessário se esconder ou utilizar alguns itens calmantes como Lavender (Lavanda) e Chamomile (Camomila).




Durante a trama, Fiona encontrará um cachorro chamado Hewie. Este será o companheiro que irá auxiliá-la.
A interação entre Hewie e Fiona agradou ao publico por ser algo inovador no gênero Survivor Horror.
Uma série de comandos podem ser dados a Hewie: sentar, atacar, ficar quieto para receber carinho ou repreensão, entre outros. O modo que Fiona irá tratar o cachorro influenciará diretamente no comportamento e obidiência do mesmo. Se bem tratado, recebendo carinhos, elogios e comida, Hewie irá encontrar passagens alternativas e também defenderá Fiona ferozmente. Por outro lado, se mal tratado, irá deixá-la sem proteção e em muitas ocasiões irá mordê-la. 
Em Haunting Ground, existem quatro diferentes opções para finalizar o game. Algumas destas possibilidades 
só podem ser executadas de acordo com o envolvimento entre os dois personagens.
Juntos, Fiona e Hewie devem resolver diversos enigmas inteligentes para seguirem adiante. Durante 
estes momentos, alguns inimigos, que fazem parte da trama, irão perseguir incansavelmente os personagens, tornando esta tarefa mais complicada de ser executada.
Os personagens Debilitas, Daniella, Riccardo e Lorenzo são os inimigos que exigirão do jogador capacidade de fugir e de procurar locais para se esconder, ganhando, assim, tempo de sobrevivência para resolver enigmas e avançar no game.
Como não podem ser derrotados diretamente, o jogador deverá seguir até o ponto da história em que estes inimigos morrerão.
Uma possível falha a ser apontada em Haunting Ground é a escassez de esconderijos. A inteligência artificial dos perseguidores é alta. Se eles encontrarem o jogador em um esconderijo prévio, este será o primeiro local em que eles irão checar em caso de uma nova perseguição no mesmo local.
Em muitas ocasiões, por não existir local para se esconder, o jogador terá que ficar correndo pelos cenários até conseguir distrair o perseguidor. Correr pelos cenários por longos períodos de tempo pode desagradar jogadores impacientes.




Como é típico em games do gênero, o jogador irá encontrar diversos itens de suporte e outros para solucionar enigmas. 
Em Haunting Ground, existe a possibilidade de criação de itens para auxilio dos personagens. Estes podem ser criados na sala de síntese. Ao longo do game, o jogador irá encontrar os itens especiais conhecidos como Medalions. Inicialmente, estes não servirão para nada. Mas ao encontrar as salas de síntese, os Medalions podem ser refinados e dar origem a novos itens. O processo de refinaria se dá através de uma máquina ao estilo caça níqueis, consequentemente, dependendo da sorte para o sucesso. Jogadores que não contam com a sorte podem ficar desapontados com este sistema de criação.
Fiona e Hewie possuem acesso a diversos itens equipaveis.  Para encontrá-los, será necessária a exploração com cuidado dos cenários. O jogador deverá fazer uso deles para fortalecer ambos os personagens.
Para facilitar um pouco o reconhecimento dos cenários, o jogador terá acesso a um mapa pouco funcional. Em casos de dificuldade de localização, o jogador deverá utilizá-lo.
Em Haunting Ground, os savepoints são relógios verticais espalhados em determinadas localidades no game.
Devido à extensão do game, recomenda-se fazer uso deles sempre que possível.






Longevidade e diversão

Haunting Ground possui uma longevidade considerável. O game consegue render horas consideráveis de divertimento da primeira vez que se joga.
Ao terminar o jogo pela primeira vez, o jogador terá acesso a diversos conteúdos extras.
Dentre eles estão quatro diferentes finais a serem realizados. Realizar todos eles requer dedicação, pois será necessário terminar o game no mínimio quatro vezes. Confira no final desta análise como realizar cada final diferente em Haunting Ground.
Durante a tentativa de liberar novos itens e realizar os diferentes finais, Haunting Ground consegue render dezenas de horas de diversão. Cada nova partida iniciada irá exigir do jogador comportamentos e decisões diferentes da partida anterior. Desta maneira, o jogador não ficará entediado por iniciar novas partidas.






Conclusão 

Haunting Ground foi uma tentativa da Capcom em inovar a jogabilidade típica do Survivor Horror.
A temática "garota indefeza e um cachorro valente" foi inovadora para o gênero e cativou o público.
A franquia não pode ser comparada aos grandes clássicos do Surivior Horror, mas mesmo assim surpreendeu pela qualidade apresentada.
As qualidades superam os poucos defeitos existentes no game. Um título que deve ser conferido por qualquer amante do terror psicológico.
Infelizmente, a Capcom anunciou em 2011 que nenhuma sequência para Haunting Ground será produzida, deixando os fãs do game decepcionados.


Nota Final : 8.9






Finais


Finais Diferentes: Haunting Ground conta com quatros diferentes finais A, B, C e D. Confira abaixo como realizar cada um deles.



Final A ( Fortes Fortuna Juvat ) : Quando for enfrentar Debilitas na capela, utilize o lustre para derrotá-lo. Hewie e Fiona devem ter uma boa relação até o término do game. Exagere nos carinhos, elogios e comida para Hewie.


Final B ( Ignis Aurum Probat ) : Quando for enfrentar Debilitas na capela, não utilize o lustre para derrotá-lo.
Hewie e Fiona devem ter uma boa relação até o término do game. Exagere nos carinhos, elogios e comida para Hewie.


Final C ( Dona Nobis Pacem ) : Para realizar este final, é necessário terminar o jogo pelo menos uma vez. 
Derrote Debilitas usando o lustre na capela. Em seguida, siga até a cabana de Debilitas e pegue a chave.
Use esta chave na Castle Restroom e pegue a Castle Key. Use esta última no portão do castelo para realizar o final.


Final D ( Tu Fui , Ego Eris ) : Para realizar este final, a relação entre Hewie e Fiona deve ser a pior possível. Exagere na repreensão, nos chutes, alimente-o com alho e cebola. Quando chegar nas florestas, siga adiante e não vá procurar por Hewie.




Extras

  • Roupas alternativas para Fiona : Termine o game realizando o Final A ou B.
  • Habilite outro cachorro : Termine o game uma vez.
  • Hard Mode : Termine o game uma vez.
  • Secret Room (Menu Principal) : Termine o game uma vez.
  • Roupas alternativas para os inimigos : Termine o game na dificuldade Hard.
  • Roupa Cowboy : Termina o game realizando o Final A.
  • Roupa Sapo : Termine o game realizando o Final C.
  • Roupa alternativa para Hewie : Termine o game na dificuldade Hard.



Plate Keys : Plate Keys são placas em que o jogador poderá escrever algum nome a fim de desvendar enigmas e truques. Após terminar o game uma vez, vá até a Alchemy Room (Sala que atravessa um buraco). Na máquina desta sala, use as Plate Keys com as palavras abaixo para receber prêmios.


PALAVRA


PRÊMIO

FUNÇÃO

ADAMAS

Diamond Chocker
Aumenta a regeneração da saúde de Fiona, diminuindo assim as crises de pânico.

MORGAN


Fairy Earrings
Ao ficar parada por quatro segundos, Fiona ficará invisível para os inimigos.

POWDER


Burst Shoes
Os chutes que Fiona der em seus inimigos terão o dobro de força.

ALCHYMIA


Alchemist Earrings
As crises de pânicos acontecerão em poucas ocasiões.


•    Obsidian Chocker : Logo no início do game, ao encontrar a primeira Plate Key, escreva a palavra "EMETH" e não "METH". Utilize a Plate Key no Golem e colete o Obsidian Chocker. Este item fará com que Fiona passe despercebidamente pelos inimigos Luminessants.

•    Dancing Golem : Perto da metade do game, ao chegar no Mausoleum (Mausoléu), escreva a palavra SALTATIO na Plate Key e utilize-a no Golem.

39 comentários:

  1. Muito bom...seguindo e recomendando...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. fantástico este game , já zerei várias vezes adorei , maravilhosa análise parabéns amigo

    ResponderExcluir
  3. Que beleza duas postagens no mesmo mês =D
    tem que ter uma terceira com chave de ouro postando um classico como Chrono trigger,zelda,algum ff etc

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse jogo , gostei das dicas....valew!!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse jogo parece ser muito bom...

    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. embora não tenha jogado o game, gostei da Fiona. e ainda bem que não vai haver continuação..a garota passa por horrores naquele castelo maldito. e como o jogo não ficou tão famoso,o pessoal da CAPCOM preferiram se focar em Residents.

    ResponderExcluir
  7. não conhecia esse jogo não, mas parece ser bom

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. ja conhecia esse jogo mas nunca encontrei pra comprar, mesmo assim vlw pelas dicas.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser interessante. Talvez eu compre :)

    ResponderExcluir
  10. Acho legal jogos com temática de terror psicológico.

    ResponderExcluir
  11. Esse jogo pareceu-me muito interessante.
    Sou péssimo em salvar jogos. por isso nem me aventuro.

    ResponderExcluir
  12. Parece bom!

    ***
    Escrevo pro: http://cafedefita.blogspot.com/
    (Patrícia Araújo - Colaboradora)

    ResponderExcluir
  13. Me interessei muito em jogar esse jogo por causa do post. Muito bom

    ResponderExcluir
  14. Parece um bom game, e pelos prints os gráficos são excelentes =O

    ResponderExcluir
  15. Eu acho bem legal jogos do estilo terror.
    Me lembra dos velhos (bem velhos) tempos com Clock Tower do PS1. rs

    curti o blog

    Já te sigo ^^ Retribui com comentário?
    www.luliskd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Vou apresentar seu blog ao outro dono do blog Ricardo.
    Ele tem video game e vai saber conversar com vc melhor do q eu kkkkk
    Venha nos visitar
    abraços
    Renata
    http://uaimeu10.blogspot.com/2012/02/coisas-que-passaram-pela-cabeca-de.html

    ResponderExcluir
  17. Esse jogo parece-me bastante interessante apesar de ser complexo

    bibliotecamedieval.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Seguindo ; D http://meeninamulheer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Meu primo passa horas jogando , eu nunca joguei mas ele disse que é ótimo


    beijo
    http://helenthaiis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. rapaz eu gostei da sua análise e o jogo parece ser muito bem realmente, só q não tenho play 2! engraçado é q comentava outro dia mesmo como sentia falta de jogar algo desse gênero!

    ResponderExcluir
  21. bem eu não entendo muito de games, só de the sims coisa que a maioria de jogadore online desprezam, mas gostei do blog porque explica detalhadamente sobre o jogo. Parabéns

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela visita e elogio ao meu blog.
    Volte outras vezes.
    Retribuo sempre.

    ResponderExcluir
  23. esse game é um sucesso no mundo todo

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. amo games sem comentarios o seu7 blog é show muito maneiro show parabéns
    seguindo também siga o meu
    xirolder.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Incrível análise!
    Fiz os quatro finais e o D foi o pior para mim já que tenho um coração bom quando se fala em jogos. Odeio machucar os personagens, EHUEHUE.
    Li bastante em outras análises mas não achei nenhuma nota tão justa como esta! Fantástico, análise bem instruída!
    O endereço para entrar em contato se te sobrar tempo, é este: fantasmanomundo.blogspot.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. "You lure the man into your filthy body again and again, and you are allowed to do this because you are a princess, precious little princess."

    É por aí não é?

    ResponderExcluir
  28. cara eu queria saber o nome de um jogo que eu vi ha muito tempo do PS1. No joguinho la, o personagem lançava bolas de fogo verde que saia das mãos. O heroi parece que usava roupas folgadas tipo jeans. Alguem saberia o nome? Respondam wesleydemoraes@outlook.com

    ResponderExcluir
  29. Não consigo me livrar da estatua no final... Lourenzo sempre me pega!!! O q eu faço??? Socorro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesta hora aperte repetidamente L1 e R1 juntos!! e saia correndo em direção a próxima porta a frente tomando cuidado com o terremoto!!

      Excluir
  30. Nao consigo me livrar da estatua... O lourenzo em chamas sempre me pega... Ajude me...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida este vídeo abaixo pode te ajudar
      http://www.youtube.com/watch?v=osHEfrrw4wo

      Qualquer dúvida não deixe de perguntar.

      Excluir
  31. A matéria ficou muito boa, mas só para acrescentar o gênero survivor horror nasceu em alone in the dark, depois tomou popularidade com Resident Evil e depois sim veio o silent hill.

    ResponderExcluir
  32. Considero um ótimo jogo, um dos melhores do gênero.

    ResponderExcluir