quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sonic The Hedgehog



Mesmo com o grande sucesso de Sonic Mega Drive, a SEGA em 1991 resolveu presentear os fãs do Master System com Sonic the Hedgehog. Quase não foi notado aqui no Brasil, mas o Master System nunca conseguiu ser um sucesso. Apenas no Brasil e poucos países da Europa o Master System vendia bem.O lançamento de Sonic no console 8-bits foi uma tentativa de aumentar a moral do mesmo, seguindo o exemplo, outros jogos que já eram sucesso no Mega Drive foram lançados em uma versão mais simples no Master System.O jogo possui muitas semelhanças com o Sonic do Mega Drive: o roteiro continua o mesmo mas algumas poucas inovações surgem neste game, por exemplo, um mapa que detalha em qual parte da ilha Sonic se encontra.Com  mudança do 16-bits do Mega Drive para o 8-bits do Master System, houve mudanças no design, incluindo redução de velocidade e ausência de loops e rampas. Tais mudanças não fazem deste Sonic tão rápido.Os gráficos deste Sonic são bons, cenários e inimigos bem trabalhados de acordo com a capacidade 8-bits do console. A trilha sonora continua excelente, mesmo com as limitações do Master System. Músicas marcantes são características em jogos de plataforma. A música de Green Hill Zone é a mesma do Mega Drive, a diferença é a tecnologia do áudio dos consoles.





Este também é um jogo de plataforma e com uma jogabilidade simples, mais simples ainda comparada ao Mega Drive. Nesta adaptação para o Master System, Sonic não consegue recuperar as moedas se atingido por um inimigo, o que torna sua chance de sobrevivência bem menor. Consequentemente é um jogo que requer um pouco mais de habilidade do jogador.As fases continuam divididas em 3 atos: o último ato consiste apenas em enfrentar o Eggman. Este game é considerado mais difícil comparado à sua versão no Mega Drive. Continua não havendo a presença de savepoints e passwords. O jogador é forçado começar tudo de novo, caso perca todas as vidas e continues. Durante as fases, deve-se coletar moedas douradas. A cada 100 moedas adquiridas, ganha-se uma vida extra, e terminando uma fase com uma quantidade superior a 50 moedas, ganha-se acesso a uma fase bônus. Nesta fase bonus, você deve procurar por monitores de continue. Os Bonus Stages servem apenas para conseguir vidas e continues.As Chaos Emeralds agora não estão mais nas Bonus Stage. Elas estão espalhadas entre as fases no primeiro ou segundo ato. Cada parte da ilha contém uma de um total de 6. (Confira no final um video com a localização das Chaos Emeralds).





                                                                        
  
   Fases

•    Green Hill
•    Bridge
•    Jungle
•    Labyrinth
•    Scrap Brain
•    Sky Base


•    Bonus Stage : Nestes estágios você deve coletar o máximo de moedas, vidas e continues e chegar no final do estágio antes que o tempo acabe. Para te impedir, o cenário estará cheio de bumpers (objetos de colisão) que podem te arremessar infinitamente se você não possuir controle sobre eles. Caso não chegue no fim antes do time up você não conseguirá nada, perde tudo o que pegou no bonus stage.
     
     
O Sonic The Hedgehog 8-bits não fez o mesmo sucesso do 16-bits, mas ainda assim é um bom jogo. A melhor atuação de Sonic no Master System.
Green Hill, Labyrith e Scrap Brain são cenários quase que idênticos aos de mesmo nome no Mega Drive. Bridge Jungle e Sky Base são cenários novos que aparecem apenas neste game.
A exploração dos cenários, que era um forte no Mega Drive, foi reduzido aqui no Master System devido à pouca capacidade do console. Enquanto no Mega Drive as fases possuíam de duas a três rotas diferentes, nesta versão 8-bits só há um caminho a seguir. Apenas em Labyrinth há dois caminhos há seguir.
Apesar dessas limitações impostas, Sonic 8-bits é um jogo que ainda continua na memória dos fãs e ainda agradam muitos jogadores. Para os fãs de Sonic, este é um game indispensável.








Nota Final : 8

Confira também a análise de:  

•  Sonic The Hedgehog (Mega Drive)
•  Sonic The Hedgehog 2 (Mega Drive)
•  Sonic The Hedgehog 3 (Mega Drive)
 





Chaos Emeralds


•    Confira abaixo a localização de cada Chaos Emeralds :




    Trilha Sonora

    •    Confira um pouco também da trilha sonora

    •     Jungle



    •    Bridge




    8 comentários:

    1. Esse jogo vinha na memória do video game, demorei meses para zerar, mas consegui.

      :D

      ResponderExcluir
    2. Cara, me trasportei para a infância. Eu adorava o sonic.
      Valeu, gostei do Blog, bem direcionado e lúcido.

      ResponderExcluir
    3. Saudades de um jogo tão bom.

      http://boomnaweb.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    4. esse Sonic marcou minha infância e foi o PRIMEIRO game que joguei na vida e me fez entrar no mundo Gamemaníaco.

      ResponderExcluir
    5. Nostalgia vendo essa postagem. Parabéns pela dedicação.

      Seguiria meu blog?
      http://jollyroger80s.blogspot.com/

      Escrevo textos sobre História focando em política internacional e Indústria cultural principalmente. O espaço também engloba ilustrações, fotografia, montagens, humor e cultura pop em geral.

      ResponderExcluir
    6. ameiiiiiiiii morrro de saudades desse jogo,sinto ate a sensação quando eu era criança.mas nao consigo achar na net pra jogar.valeu!

      ResponderExcluir
    7. EU, sinceramente acho a trilha sonora da versão do Master System a MELHOR !!! Músicas muito mais legais do que a versão de Mega Drive!

      Acho a SCRAP BRAIN ZONE a melhor música do jogo, juntamente com a LABYRINTH ZONE !

      ResponderExcluir
    8. Como eu joguei mais o Master do que o Mega então esse fica na minha memória até hoje..classico!

      ResponderExcluir