quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Congo's Caper



Introdução

Congo's Caper é um game de plataforma e aventura lançado para o SNES em 1993.
Nesta época, jogos de plataformas estavam em ascensão e muitos títulos marcantes ficaram na memória dos jogadores.
Congo's Caper se encaixa neste perfil e é lembrado como um divertido e desafiante game de aventura que rivalizou-se com outros jogos da época.
Explorando com qualidade os 16-Bits do SNES, o game revela uma beleza característica. Gráficos diferentes da maioria dos jogos do console, trilha sonora agradável e uma jogabilidade relativamente difícil comparada aos demais games fazem de Congo's Caper um jogo com um nível de desafio bem aplicado e diversão na medida certa.
Mesmo sendo um ótimo game de plataforma, grande parte dos jogadores da época tiveram a atenção direcionada para outros ótimos games como Mega Man X, Goof Troop, Super Bomberman, entre outros, lançados no mesmo ano.
De maneira geral, não passa de mais um simples game de plataforma, sem inovações a acrescentar.
Considerado um game alternativo, Congo's Caper é um título altamente recomendável para apreciadores do gênero.



Gráficos e Sons

A qualidade gráfica de Congo's Caper foi algo notório para sua data de lançamento. Gráficos bem desenhados e com tons fortes rivalizavam com outros games da geração.
O jogo de cores do game é excelente, tratando-se de um jogo para o Super Nintendo. Todos os detalhes coloridos chamam detalhes para os cenários de frente e fundo. 
O design de inimigos também mantem o mesmo padrão de qualidade. Apesar de poucos modelos, o design é agradável e possue estilo caricato, mantendo sempre um conforto visual.  
A parte sonora não inova em nada. As músicas e efeitos sonoros são limitados a poucas faixas.
As poucas faixas de aúdio existentes são agradáveis, porém ao longo das fases ficam repetitivas. Tecnicamente, o fator sonoro poderia ser mais explorado, garantindo temas marcantes para cada estágio diferente no game.
Os efeitos sonoros também são limitados e muitos deles chegam a ser irritantes de acordo com o avanço no game. O excesso destes em muitas ocasiões gera muito desconforto para jogador. A maioria deles é dispensável.
Em Congo's Caper, tanto a qualidade gráfica quanto a sonora são toleráveis, mas possuiam potencial para mais qualidade, principalmente tratando-se de áudio.



Jogabilidade

Como um típico jogo de plataforma de 1993, a jogabilidade é simples: poucos comandos moldam a aventura. 
O game é dividido em fases e estágios com um nível de desafio aplicado de maneira mais intensa comparada a outros jogos de plataforma do Super Nintendo.
A energia vital do personagem é localizada no canto superior esquerdo. Se atingido uma vez, o personagem principal se transforma em um macaco perdendo parte da sua força, consequentemente, ficando mais vulnerável à ataques inimigos. Se atingido enquanto estiver transformado em macaco o personagem morrerá. 
O grande número de inimigos e de armadilhas e a pequena quantidade de energia vital tornam o avanço ao longo das fases uma tarefa desafiadora e gratificante. Congo conta apenas com um bastão para atacar diretamente seus inimigos.
Ao longo dos estágios, o jogador irá encontrar vários itens. O mais importante deles é o Ruby. Estes são esferas vermelhas que garantem energia extra para Congo. Os Rubys também garantem a Congo transformações especiais. Se transformado em macaco, basta coletar um Ruby para transformar Congo em humano. Coletando-se 3 Rubys durante a forma humana, o personagem se transformará em Super Congo, uma tranformação que garante ao personagem um super pulo e um prolongamento da energia vital. Para ser derrotado durante a transformação em Super Congo, é preciso receber três ataques, consequentemente o personagem irá se transformar novamente em macaco. 




Congo pode interagir com os inimigos que encontra ao longo das fases. É possível pular sobre eles, utilizando-os como apoio ou arremessá-los contra objetos ou outros inimigos. Esta interação é necessária para fazer com que Congo alcance locais que não consegue alcançar normalmente. 
Na parte superior, exitem 3 quadrados brancos que servem como roletas de cassino. Para preenchê-los, basta coletar quadrados azuis espalhados nas fases. Cada quadrado azul preencherá um quadrado branco com algum símbolo. Juntando 3 símbolos iguais, Congo será presenteado com o item representado pela roleta. Este artifício depende da sorte, logo não é aconselhável que o jogador conte muito com ele para se dar bem durante as fases.
No canto superior direito, existe a contagem de pontos que Congo adquire, coletando itens ou derrotando inimigos, e há também a quantidade de diamantes adquiridos.
A cada 100 diamantes coletados, uma vida é acrescentada para Congo. Para conseguir coletar uma grande quantidade de diamantes, é aconselhável ter acesso aos Bonus Stages.
Para ter acesso a eles, basta resgatar o dinossauro rosa voador que fica localizado em locais específicos em cada fase.
Inicialmente, o game conta com quatro fases iniciais. Após terminar a última e vencer o respectivo chefe, o jogador poderá escolher entre quatro outros cenários para aventurar-se. 
Em alguns estágios, o jogador irá enfrentar chefes. Estes chefes possuem grande quantidade de energia vital. A batalha contra eles é bastante difícil e requer bastante habilidade por parte do jogador. 
Como a maioria dos jogos de Super Nintendo, será necessária a utilização de Passwords para retornar a certos pontos da aventura. Confira no final desta análise todos os Passwords de Congo's Caper.





Conclusão

Congo's Caper é mais um dos games de plataforma em que a dificuldade intensa só não é maior do que a persistência dos melhores jogadores.
A campanha de marketing não foi digna e muitos jogadores da época deixaram de conhecer este título. Inevitavelmente, o game não pode competir com outros jogos de grandes nomes da época como Donkey Kong Country, Super Mario Bros, entre outros.
Hoje, Congo's Caper não é lembrado como um clássico do Super Nintendo, como a maioria do jogos de plataforma, e sim como um game alternativo ou nostálgico. 
Um título recomendável para apreciadores de jogos de plataforma em 2D, com um nível de dificuldade mais
intenso do que o comum.


Nota Final : 7.5



Passwords 

Confira abaixo os Passwords de Congo's Caper. 

  • Water World - Completo :  Coroa / Macaco / Fuzzy / Macaco
  • Volcano World - Completo : Fuzzy / Congo / Estrela / Fuzzy
  • Castle World - Completo : Macaco / Coroa / Congo / Estrela
  • Final Stage : Fuzzy / Coroa / Estrela / Macaco
  • Stage Select : Macaco / Estrela / Coroa / Congo

 

23 comentários:

  1. Há qto tempo q eu não via esse jogo! :) Pura diversão na infância!!!!

    ResponderExcluir
  2. nunca joguei, mas é uma boa dica!!

    http://meioparaiso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. awn, que fofinho! *-*

    fotografiasalinemarques.blogspot.com Um blog de fotografia para amantes, amadores e profissionais.

    ResponderExcluir
  4. Nunca Ouvi falar mas deve ser legal jogos antigos são sempre muito bons]]

    Fuck You Restart

    ResponderExcluir
  5. blz... to seguindo,seu blog é bem interessante
    Me visita tbm...deixa comentários,
    me siga q eu te sigo
    http://maismilhoestododia.blogspot.com/
    Novo design, novas postagens

    ResponderExcluir
  6. Um ótimo blog, que traz as informações exatas para o público deste segmento! Espero uma visita no meu... http://empatiapoetica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. esse é um clássico

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog! Eu gosto de joguinhos assim!
    xoxo
    fashionmaniacbrazil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O joguinho parece ser muito legal. Nunca joguei, mas adoro esses tipos de jogos. :)

    http://albumdesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá galera, quer participar de uma comunidade do orkut onde vc pode divulgar sem receber calotes?!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=120466800



    Sempre Lesstack
    http://semprelesstack.blogspot.com/2011/12/nem-sempre-eu-fui-assim.html

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu nem lembrava mais desse jogo, jogava muito ele no meu super nintendo, na minha infância e olha que eu não sou tao velho assim, tenho 17 anos.

    http://estacaodosjogos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Bem, eu não sou mt chegada em games, mas vou passar seu blog pro meu irmão, que tbm curte jogos!

    Abraços

    www.jujubalubafacts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. bah que legal!
    adoro blogs assim!
    me dá algumas dicas e lembranças de qndo eu jogava vários games!
    parabéns!
    http://etcmodaetal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Estes joguinhos são muito divertidos.
    Retribui?

    ResponderExcluir
  15. Ja estou seguindo Deixe seu comentário e
    Curtir no Facebook ou google+1 que retribuo

    Obrigado

    http://ganhosonline-k.blogspot.com/ Responda a Enquete se possivel
    http://seo-k.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Dá uma saudade desses jogos antigos. Não se tinha uma dimensão do que se tornariam os videogames. Era tudo tão simples, mas era uma diversão só. Sou alucinada por video game, adorei seu blog ;D

    ResponderExcluir
  17. aushauhs. Esse jogo acabou me lembrando da época que eu jogava Donkey kong(axo que se escreve assim) aashaush. Bons tempos!
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Esse eu vou mostrar para o meu filho, o que eu jogava quando era mais novo, heheheeh. Ele vai rir muito, vive me zoando. Com o seu post vou poder mostrar que na minha época também existia manha, heheheh


    www.heitor-falcao.com

    ResponderExcluir
  19. Você faz parceria ??? Olha lá meu blog (theclassicsgames.blogspot.com) e responda lá, pois gostei muito do seu site. Obrigado pelo seu tempo.

    Veja alguns posts
    Detonado Donkey Kong Country
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/01/detonado-donkey-kong-country.html

    Análise N.O.V.A
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/analise-nova-near-orbit-vanguard.html

    Análise World of Illusion
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/analise-para-o-meme-o-que-joguei-em.html

    Análise Rock N' Roll Racing
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/analise-rock-n-roll-racing.html

    Análise Split/Second: Velocity (Celular)
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/analise-splitsecond-velocity-celular.html

    Vamos Jogar: Sonic 3 & Knuckles
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/vamos-jogar-sonic-3-knuckles-mega.html

    Detonado Resident Evil 5
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2011/12/detonadoresident-evil-5.html

    ResponderExcluir
  20. É muito legal mesmo esse jogo ...

    ResponderExcluir