quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Gauntlet Legends


Introdução

Gauntlet Legends é um game do gênero Hack and Slash  lançado para o Playstation em 1998 pela Midway Games. O título está relacionado aos jogos da mesma franquia, Gauntlet e Gauntlet II, lançados para o Arcade em  1985 e 1986, respectivamente,.
O game é alvo de muitas críticas e divide a opinião dos jogadores. A crítica conversadora defende a idéia de manter a clássica franquia intocável nos Arcades, pois não se adaptou à geração do Playstation. Por outro lado, jogadores que analisarem Gauntlet Legends como um simples jogo do gênero Hack and Slash, poderão desfrutar de muitas horas de diversão e exploração.
O Grande destaque do jogo é a opção de até quatro jogadores simultâneos imersos na aventura. Com esta opção, a diversão e desafio entre os jogadores são intensificados e garantem uma experiência gratificante para os mesmos.
Através de sua simpatia, Gauntlet Legends consegue esconder a maior parte de suas falhas técnicas e o nome da franquia que carrega.
Um título dedicado à exploração da função Multiplayer que irá render muitas horas de diversão e exploração de diversos cenários. Fãs do gênero Hack and Slash e de exploração de cenários não muito complexos irão apreciar uma vasta aventura repleta de muitos segredos e desafios.



Gráficos e Sons

O ponto de maior crítica do game é sua péssima qualidade gráfica. A tecnologia do Playstation era capaz de proporcionar gráficos melhores para o jogo. Seu potencial não foi bem aproveitado e fãs da série Gauntlet ficaram decepcionados com o descaso da produção técnica em relação à qualidade gráfica.
Os gráficos In-game, em sua maioria, são simples, borrados e/ou serrilhados. O design dos personagens e cenários não são dos melhores e podem afastar jogadores mais exigentes com a estética. Por outro lado, aqueles jogadores cujo divertimento e experiência vai além da qualidade gráfica de um jogo vão perceber que Gauntlet Legends trata-se de um dos melhores títulos do gênero Hack and Slash para o Playstation.
A parte sonora de Gauntlet Legends é padrão para jogos do gênero. O áudio é bem retratado na maioria dos cenários. A música de abertura inclui a música original Gauntlet e funciona como uma versão atualizada da mesma orquestra.
Diversas músicas estão presentes ao longo das inúmeras fases que o jogo oferece. Cada cenário possui seu tema específico incluindo muitos gêneros musicais. Em fases específicas, canções orquestradas tornam-se plano de fundo deixando a jogatina mais interessante. Muitas destas canções são uma reminescência de partituras de filmes de aventura.
Gauntlet Legends também exibe uma gama de efeitos sonoros. A maioria destes representam os sons de ataques ou uso de itens. Com o avanço do game, estes efeitos tornam-se repetitivos e podem incomodar os mais impacientes. 




Sinopse

Há séculos, um feiticeiro mal intencionado chamado Garm utilizou o poder das antigas Runestones para libertar do submundo o lendário demônio SkorneContudo, Skorne acaba matando Garm e em seguida aprisiona sua alma no submundo. 
Temendo ser mandado de volta para o submundo através das Runestones, Skorne resolve aprisioná-las em 4 reinos, impedindo assim que algum dia fossem usadas contra ele. 
Tempos depois, um novo feiticeiro chamado Sumner, que possui a habilidade de abrir os portais para os quatro reinos surge para recuperar as Runestones.
Neste contexto, o jogador assume o papel de algum dos guerreiros que acompanham Sumner em busca das Runestones. 



Jogabilidade

A jogabilidade básica de Gauntlet Legends consiste no arremesso de projéteis para derrotar inimigos, descobrir segredos e abrir caminho ao longo das fases. O jogo também inclui elementos de RPG, como o sistema de níveis e sistema de compra, venda e obtenção de itens.
Para começar, o jogador deve escolher o seu personagem. Inicialmente, quatro personagens de diferentes parâmetros estão dísponíveis para o jogador. Confira abaixo:

  • Warrior :  Seu principal parâmetro é a Strengh . A Strengh determina o dano que será causado, pelos projéteis, aos inimigos.

  • Valkyrie : Seu principal parâmetro é a Armor. A Armor determina o dano que sera recebido pelos ataques inimigos.

  • Archer : Seu principal parâmetro é o Speed . O Speed determina a velocidade que os projéteis são disparados bem como a velocidade dos movimentos do personagem.

  • Wizard : Seu principal parâmetro é o Magic.  A Magic determina a potência e eficacia do uso das poções mágicas. (Item necessário para derrotar o inimigo (Death).


Após a escolha do personagem, o jogador deve adentrar-se nas fases disponíveis e preparar-se para desvendar segredos e enfrentar hordas de inimigos.
Para enfrentar os diversos inimigos, o jogador pode encontrar, utilizar ou comprar itens de ataque e suporte. Estes são únicos e diversos e suas funções diferenciadas são essenciais para se ter um bom desempenho ao longo das diversas fases que o game disponibiliza.
Alguns destes itens se destacam dos demais por possuirem funções essenciais para o desenvolvimento do personagem com o game. Estes itens especiais são:


Keys (Chaves) :  Estas chaves ficam espalhadas pelos mais diversos cenários. Estas servem para abrir portões  e baús que contém itens. Cada personagem pode carregar no máximo nove chaves simultaneamente.


Gold (Ouro) :  Desempenham um papel importante para a obtenção de vários itens.  O ouro adquirido pelo personagem serve para comprar diversos itens no local de seleção das fases. Na opção Multiplayer, o ouro adquirido não é conjunto. 


Potion (Poção) :  A função primária das Potions é derrotar o inimigo Death. Este inimigo drena a energia vital do personagem e só pode ser derrotado através do uso das mesmas. Existem poções de varias cores. Cada cor simboliza um ataque diferenciado. Poções também servem para derrotar inimigos comuns.


Food (Alimentos) : A energia vital dos personagens é estabelecida por números. Estes números são exibidos no menu de informações ao lado do coração vermelho. Quando o determinado número chegar a 0, o personagem morrerá. Para aumentar este número, restaurando a energia vital, o jogador deverá coletar alimentos. Existem alimentos diverso. Cada um restaura uma quantia determinada de números. O jogador deverá tomar cuidado pois existem também alimentos envenenados, o que resultará em perda de energia vital.


Scrolls : Documentos espalhados pelos cenários que contêm informações úteis para solucionar enigmas.


Além destes principais itens, o jogador pode contar com uma gama de outros itens auxiliares de combates.
Estes incluem multiplicadores de projéteis, aumento da velocidade dos projéteis e de movimento, invisibilidade, invencibilidade, entre outros. Para descobrir a localização de muitos itens, é necessária a exploração completa dos cenários.
Ao começar a jogatina, o jogador preceberá um menu localizado na parte inferior da tela. Este menu exibe todas as informações sobre os personagens necessária para o jogador. Este menu também exibe a barra de ataques especiais que podem ser executados pelos personagens. Esta barra possui 3 cores: verde, amarelo e vermelho. Cada ataque pode ser usado pressionando-se os botões  enquanto a barra está preenchida pelas cores. Quanto mais cheia esta barra, mais poderoso será o ataque. O jogador deve fazer uso destes ataques para derrotar hordas de inimigos de uma só vez.






Fases

  • Mountain Kingdom

Mountain Valley (Obelisk)
Mountain Peak (Obelisk e Runestone)
Mountain Cliff  (Obelisk e Bonus Stage)
Mountain Cave (Runestone)
Mountain Cavern (Runestone)
Dragon

  • Valkyrie's Castle

Castle Courtyard (Obelisk e Runestone)
Castle Dungeon (Obelisk e Runestone)
Castle Armory (Runestone)
Castle Treasury (Bonus Stage)
Chimera

  • Town

Town Poisoned Fields (Obelisk e Bonus Stage)
Town Haunted Cemetery (Obelisk e Runestone)
Town Venomous Spire (Runestone)
Town Toxic Airship (Runestone)
Plague Fiend

  • Ice

Ice Docks (Runestone)
Ice Camp (Runestone e Bonus Stage)
Ice Mine (Runestone)
Ice Fissure
Yeti's Cavern

  • Cathedral

Desecrated Temple
Altar of Skorne

  • Gates of the Underworld

Underworld Gates
World of Skorne

  • Battle

Battle Trenches (Bonus Stages)
Battle Towers
Battle Fortress

  • Extra

Mountain Summit
Castle Barracks
Desert Tomb
Forest Village


O principal  objetivo do jogador nas fases é encontrar os Obelisks (Obeliscos) e as Runestones. 
Os Obeliscos são necessários para abrir fases subsequentes, e as Runestones, 13 no total, juntas servem para reabrir o portal para o submundo de Skorne.
Obeliscos são fáceis de encontrar devido ao tamanho dos mesmos. As Runestones estão sempre escondidas e vão exigir que o jogador explore o cenário ao máximo. O jogador deve ficar atento à paredes falsas e a botões localizados no chão, pois muitos enigmas podem ser resolvidos através destes. 
Após completar as fases de determinados cenários, o jogador enfrentará um chefe. Cada chefe possui fraqueza a determinados itens espalhados em certas fases. Enfrentando o chefe com o item correto, a energia vital do mesma será reduzida consideravelmente, facilitando assim a batalha. Confira abaixo:


Ice Axe of Untar : Item eficaz contra o chefe Dragon. Pode ser encontrado na fase Castle Treasury.
Scimitar of Rasha : Item eficaz contra o chefe Chimera. Pode ser encontrado na fase Mountain Cavern.
Flame of Tarkana : Item eficaz contra o chefe Yeti. Pode ser encontrado na fase Town Venomous Spire.
Marker's Javelin : Item eficaz contra o chefe Plague Fiend. Pode ser encontrado na fase Ice Fissure.
Holy Savior : Item eficaz contra o chefe Skorne na sua segunda forma. Pode ser encontrado na fase Battle Towers.




O sistema de desenvolvimento dos personagens é básico. Este é determinado pelo ganho de níveis. 
Derrotando inimigos, o personagem adquire determinados pontos de experiência para cada inimigo em questão. Adquirindo determinada quantia destes pontos, o personagem ganha um nível. Ganhando níveis, o personagem aumenta seus atributos básicos como Strengh, Armor, Magic, Speed, energia vital., velovidade de movimento, entre outros.
Consequentemente o ganho de níveis é essencial para fortalecer o personagem ao longo do game.
Ao conseguir determinados níveis o personagem adquire um familiar (Guardião auxiliar em combates) e Upgrades em suas armas básicas.


Bonus Stages

Além dos 4 personagens básicos liberados inicialmente, Gauntlet Legends oferece mais cinco personagens secretos que são liberados através dos Bonus Stages.
Os Bonus Stages são portais secretos localizados em determinadas fases. Tais portais direcionam o personagem para outra fase. Nesta fase, o jogador deve coletar uma certa quantidade de moedas antes que o tempo limite termine. Coletando-se todas dentro do tempo estimado, um novo personagem torna-se disponível para jogar. Confira abaixo:


Personagem Minotaur : Bonus Stage localizado na fase Mountain Cliff.
Personagem Falconess : Bonus Stage localizado na fase Castle Treasury.
Personagem Jackal : Bonus Stage localizado na fase Ice Camps.
Personagem Tigress : Bonus Stage localizado na fase Town Poisoned Fields.
Personagem Sumner : Bonus Stage localizado na fase Battle Trenches.




Longevidade e Diversão 

Gauntlet Legends é um título que proporcionará ao jogador bastante conteúdo para exploração e desenvolvimento de seu personagem. Todo este conteúdo deve ser aproveitado na primeira vez que o jogador inicia sua partida. Recomeçar Gauntlet Legends após terminá-lo uma vez, pode ser frustante e tedioso devido a sua longevidade considerável e nenhum conteúdo extra adicional.
Para ser aproveitado de maneira excepcional, o jogador deve jogar com outros amigos simultaneamente. Deste modo, a diversão entre os jogadores será garantida ao longo das diversas fases disponibilizadas pelo game. Juntos, os jogadores poderão competir pelos mais diversos itens e desta maneira moldar os personagens da melhor maneira. 






Conclusão

Gauntlet Legends foi uma tentativa de adaptação da franquia Gauntlet, dos Arcades para o Playstation.
Apesar de dividir opiniões conservadoras e inovadoras, o jogo conseguiu mostrar-se eficaz nos quesitos competitividade, exploração e diversão. 
Mesmo com muitos defeitos gráficos e técnicos, jogadores mais persistentes poderão usufruir de muitas horas de entertenimento.
Um título altamente recomendado para fãs de jogos com a opção Multiplayer e fãs do gênero Hack and Slash com elementos de exploração e RPG. 


Nota Final : 6.6






Truques

Confira abaixo alguns truques para Gauntlet Legends.

  • Cheat Mode : Entre MESSIAH como nome de seu personagem.
  • Seleção de fases : Entre LOCK UP como nome de seu personagem.
  • Personagens no nível 99 : Entre GASAWAY como nome de seu personagem.
  • Bonus Stages : Entre CRAZY como nome de seu personagem.
 

18 comentários:

  1. Nunca achei análises tão boas de jogos em sites Brasileiros,uma pena atualizar o blog tão poucas vezes.

    ResponderExcluir
  2. muito completa a analise, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. fazia tempo q num tinha vindo aqui...sempre muito bom seus comentarios sobre os jogos
    sempre de parabens!!

    Blog Arte com Deus
    http://ministerioartecomdeus.blogspot.com/2012/01/cia-abner.html

    ResponderExcluir
  4. Não curti muito o jogo, ams gostei bastante dos dados completos sobre ele!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não entendo muito de games, mas achei tua analise muito interessante, assim como todo o blog!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar nesse jogo, apesar de tudo até me interessou, se ainda tivesse um playstation procuraria pra jogar, mas detesto jogar os jogos de playstation em emulador no pc...

    Tiago GUillen

    ResponderExcluir
  7. Parece legal mano... Vou tentar encontrar ele por aqui.

    Abraços do Cabeça de Formiga

    ResponderExcluir
  8. GTostei do teu blog.E achei muito interessante esse jogo.

    ResponderExcluir
  9. Blog detalhadíssimo. Parabéns.

    Mas sou fã mesmo do Atari, Master e Super Nintendo. rs

    Seguiria meu blog?
    http://jollyroger80s.blogspot.com/

    Escrevo textos sobre História focando em política internacional e Indústria cultural principalmente. O espaço também engloba ilustrações, fotografia, montagens, humor e cultura pop em geral.

    ResponderExcluir
  10. Parece bom, vou dar uma conferida depois =D

    ResponderExcluir
  11. Olá! Que legal, parabéns pelo o blog.

    ResponderExcluir
  12. Lembro muito bem do Gauntlet bem antigo , era bem bom .

    ResponderExcluir
  13. parece ser legal

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. parabens o conteudo esta bem distribuido, o blog ta bem organizado!

    ResponderExcluir