quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ICO



Introdução

ICO é um game do gênero Ação/Aventura lançado para Playstation 2 em 2001. Inicialmente, o game foi planejado para o Playstation, mas devido às limitações impostas pelo console seu desenvolvimento acabou transferido para o Playstation 2.

Em sua época de lançamento, causou uma enorme euforia entre os jogadores, quebrando paradigmas subversivos com jogos tradicionais da mesma época.
Esta agitação foi causada devido aos elementos de desenvolvimento do game. A ausência de explanação do enredo, a estética do design, e a sonorização que se resume aos efeitos do ambiente, resultam em uma maneira distinta de aventurar. Maneira esta que muitos jogadores consideram inexistente, e devido à grande diversidade de opiniões, o game não cativou a grande massa de jogadores que pretendia. Mesmo com esta diversidade, o game recebeu críticas positivas da totalidade dos formadores de opiniões relevantes do universo dos games.
ICO é um game básico, mas extremamente detalhista. O game se difere da maioria dos jogos eletrônicos e possui influência sobre o lado emocional do jogador, tornando assim imprevisível a apreciação pelo game.
Totalmente fora do padrão, ICO revela-se uma experiência onírica gratificante. Jogadores mais persistentes irão apreciar um dos games mais envolventes já produzidos da geração do Playstation 2.




Gráficos e Sons 

ICO é um jogo mágico e bastante envolvente. A estética do design é o principal fator responsável por esta característica. 
A ambientação chega a ser brilhante: o uso de efeitos e animações deixam os cenários cheio de detalhes.
Representando com perfeição ambientes medievais, ICO exibe belas e gigantescas estruturas de cair o queixo.
O Design dos personagens e dos cenários merecem ser observadas. A mistura destas qualidades gera uma experiência onírica para os jogadores.
A câmera utilizada pelo game é estática, semelhante a jogos como Resident Evil, Silent Hill e Dino Crisis. 
Porém, em ICO, a câmera pode ser rotacionada em ângulos específicos.
Este artíficio aumenta a intensidade da jogatina, na qual o jogador fica ancioso para saber o que encontrará no próximo cenário.
Utilizando com simplicidade a tecnologia inovadora proporcionada pelo Playstation 2, ICO garante uma das experiências gráficas mais interessantes do console.
O aúdio presente no game é limitado a efeitos sonoros presentes nos próprios ambientes. Ecos, sons de água, fogo e vento, canto de pássaros, são pequenos detalhes que resultam em surpreendentes efeitos de sons.
Este estilo sonoro faz o maravilhoso trabalho de guiar o jogador através de horas de jogo sem gerar incômodos.
ICO é um dos poucos games existentes em que a ausência de músicas e trilhas sonoras não interfere na qualidade do mesmo.







Jogabilidade

A jogabilidade de ICO é definida em perspectiva em terceira pessoa com elementos do gênero de aventura e plataforma tridimensional.
Esta jogabilidade é bastante simples, moldada apenas por poucos comandos e elementos de comunicação.
O game conta com poucos diálogos, e estes são em uma língua fictícia. Este fator torna o enredo vago.
Os comandos são poucos e básicos e estes consistem em : Pular, interagir com a personagem Yorda, interagir com o cenário, atacar e rotacionar a câmera.
Logo no início do jogo, ICO encontrará uma princesa aprisionada. Esta princesa chama-se Yorda e acompanhará ICO ao longo da trama. Sem ela, é impossível resolver Puzzles e seguir adiante no game. Proteger Yorda é um dos principais objetivos do jogador. A princesa compreende o personagem, mas não fala a mesma língua.
Em grande parte da jornada, criaturas das sombras irão aparecer para capturar a princesa através de portais no chão. Para impedir que isto aconteça, ICO conta apenas com um bastão de madeira para se defender.  ICO não pode ser ferido pelas criaturas, no entanto pode ficar atordoado por alguns segundos. Esta pequena fração de tempo pode ser suficiente para que Yorda seja capturada.
A interação entre ICO e Yorda é fundamental para o desempenho ideal. É possível chama-lá e dar as mãos para garantir sua segurança. Devido ao excesso de perigo, em muitas ocasiões proteger Yorda pode ser uma tarefa tediosa.
Além da importância na solução de Puzzles, Yorda também é a única capaz de abrir certas localidades dentro do castelo onde está aprisionada.




Os cenários percorridos por ICO e Yorda devem ser explorados ao máximo. Estes são gigantescos e repletos de detalhes. Os vastos cenários e gigantescos monumentos exibidos neste game são considerados um dos mais belos já vistos no Playstation 2.
Apesar de envolvente, a jogabilidade não está livre de falhas. A inteligência artificial é razoável, porém em muitos momentos pode desapontar o jogador. As piores falhas ocorrem quando Yorda recusa-se a obedecer os chamados de ICO, muitas vezes resultando na captura da princesa.
Grande parte das batalhas são difíceis e tediosas devido às possíveis falhas, destacando aquelas em que há a ocorrência de quatro ou mais inimigos na mesma tela. 
A ação presente no game é escassa. O jogador passará a maior parte do tempo andando com Yorda do que em combates. Os amantes de pura ação podem ficar desapontados. Por outro lado, os apreciadores de Puzzles (quebra-cabeças) serão contemplados com ótimos desafios.
A longevidade de ICO é ideal, podendo ser terminado na faixa de 6 a 8 horas.
Os savepoints são sofás prateados espalhados em locais específicos do game. Para salvar o progresso e gerar um checkpoint no local basta sentar no sofá e aguardar.






Conclusão

ICO é um game único, destinado a um grupo seleto de jogadores que buscam jogos inteligentes. Esta talvez seja uma das razões pela qual o game não fez muito sucesso no ocidente.
O enredo de ICO é envolvente e contado em poucas palavras. A jogabilidade simples e intuitiva mesclada a Puzzles dignos garantem aos jogadores uma experiência contemplativa.
Recebendo vários elogios da crítica, o universo criado pelo game é capaz de provocar uma experiência emocional no jogador. Uma experiência indescritível.
Mesmo sendo um jogo eletrônico, ICO pode ser considerado um exemplo de arte contemporânea.
A expansividade dos detalhes gráficos, sonoros, técnicos e mecânicos fazem de ICO um grande sucesso, tornando-se um dos melhores games Cult do Playstation 2.
Um clássico obrigatório para jogadores que procuram jogos com conteúdo a acrescentar. 


Nota Final : 9






Extras

  • Habilitar 2 Players (Não funciona na versão americana do jogo) : 
Termine o game uma vez. Salve o progresso e inicie uma nova partida. Prossiga normalmente até a parte em que ICO abre a gaiola onde Yorda esta aprisionada. Após derrotar a primeira criatura nesta área, pause o game e entre no menu Options. Uma nova opção estará disponível : "Players (1/2)". O segundo controle passa a ser o de Yorda, que possui um salto menor em comparação à ICO e a lentidão habitual ao subir escadas e escalar rochas. 
Não deixa de ser uma opção interessante para se proteger das criaturas da sombras.

  •  Habilitar Películas (Não funciona na versão amerciana do jogo) :
Após terminar o game e reiniciá-lo utilizando o save, pause e entre no menu Options. Uma nova opção estará na lista e proporcionará quatro novos tipos de películas para a tela do jogo, emulando efeito de gravação de vídeo com equipamentos arcaicos. Isto pode deixar o jogo lento em algumas partes.

  • Tradução das falas de Yorda e da rainha (Não funciona na versão americana do jogo) :
Após terminar o jogo, todas as falas escritas no idioma falado por Yorda e a rainha estarão em inglês. Apesar da tradução o enredo do game continua vago, sendo composto majoritariamente de suposições entre os jogadores.

  • Espada de Luz (Não funciona na versão americana do jogo) :
Termine o game uma vez e inicie uma nova partida. Na segunda jogada, prossiga normalmente até a área com a cachoeira. Faça a sidequest para conseguir a maça. Desta vez o prêmio será a espada de luz. Esta arma é a mais forte que ICO consegue antes de conseguir a espada no fim do game.
Mantenha-se segurando a mão de Yorda e a espada ganhará um alcance maior, de aproximadamente três vezes o tamanho da espada convencional.

  • Final Alternativo (Não funciona na versão americana do jogo) :
Ao chegar no final do game pela segunda vez que jogar, na parte em que ICO caminha só por uma praia, procure por algumas melancias perto de grandes rochas enquanto segue ao encontro de Yorda. Carregue uma até ela para que a cutscene final seja alterada.




24 comentários:

  1. muito interessante, é otimo ver como o avanço tecnico dos jogos por anos, e mesmo ICO sendo um jogo de 10 anos atraz ainda proporciona muitas horas de divertimento...


    se puder da uma passadinha no meu blog e deixa um comentario...

    http://www.game-overload.com
    http://www.game-overload.com
    http://www.game-overload.com

    Abraços
    xD

    ResponderExcluir
  2. parece ser bom

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Interessante
    O nome do jogo é o meu apelido de infância

    ResponderExcluir
  4. analise boa, jogo ruim.
    pelo menos pra mim, sao poucos jogos desse genero que me agradam.
    vlw

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bem legal o jogo.

    Participe do sorteio de três livros no blog http://thebookofmydreams.blogspot.com/2011/11/promocao.html

    ResponderExcluir
  6. meu irmão mais novo curtiu mto na época...

    ResponderExcluir
  7. Parece uma realidade né?
    abraços
    Renata

    ResponderExcluir
  8. Ico é da pasada... mas seu irmão mais novo SOTC é que dá aquele prazer imenso denunca parar de jogar!

    ResponderExcluir
  9. Bela análise! Ico é um game único, extremamente bem feito, trás uma experiência diferente daquele que a maior parte dos jogos trazem! É um dos meus games preferidos do Ps2, seu parente mais próximo (SOTC) também é ótimo mas não me trouxe a mesma sensação que tive ao jogar Ico.

    ResponderExcluir
  10. Gostei demais desse site.
    Poste mais análises!

    ResponderExcluir
  11. Nao conhecia não. Mas parece ser mto bom. Ótima dica

    ResponderExcluir
  12. o jogo parece ser bom...vale a pena conferir...

    ResponderExcluir
  13. Eu não tinah ouvido falara indadesse jogo. Vc fez uma boa decsrição dele.

    ResponderExcluir
  14. Pra quem gosta parece ser bom, mas prefiro outro tipo de jogo. Se puder passa lá!

    www.tecknews.co.cc

    ResponderExcluir
  15. ...parece ser um jogo bem lúdico, vou procurar jogar!

    ResponderExcluir
  16. Parece ser bem legal ;)

    fotografiasalinemarques.blogspot.com Um blog de fotografia para amantes, amadores e profissionais.

    ResponderExcluir
  17. Voltei só pra dizer que joguei ele e gostei muito!

    ResponderExcluir
  18. como faço para passar da primeira fase do jogo ico

    ResponderExcluir
  19. com o faço para passar da primeira fase do jogo ico no ps2?

    ResponderExcluir
  20. como faço para saber se meu nome está sujo no spc ou na cerasa

    ResponderExcluir
  21. Ico é poesia nos games: http://coisaslegais.net/2013/09/ico/

    ResponderExcluir
  22. Classico do Ps2 (isso antes de Shadow of Colossus)

    ResponderExcluir