sábado, 29 de outubro de 2011

Harry Potter and Sorcerer's Stone



Introdução 

Harry Potter and the Sorcerer's Stone, conhecido como Harry Potter e a  Pedra Filosofal no Brasil e Harry Potter and the Philosopher's Stone na Europa, é um game de aventura multiplataforma lançado em 2001.
Aproveitando o sucesso do personagem, a Eletronic Arts viu a oportunidade de adaptar a história aos videogames.
O jogo foi uma tentativa de reproduzir o universo baseado na obra literária e no filme de J.K. Rowling.
Com maior objetivo de retratar o filme, lançado no mesmo ano, Harry Potter and the Sorcerer's Stone fez um ótimo trabalho em reproduzir a ambientação do filme de acordo com a capacidade do hardware do Playstation.
A produção do game conseguiu criar uma mecânica de exploração intensa e repleta de segredos ao longo de Hogwarts.
Inicialmente Harry Potter and the Sorcerer's Stone aparenta ser destinado ao publico infantil, mas pela simplicidade e mecânicas de interação o game revela-se um ótimo jogo de aventura para apreciadores do gênero.
O grande forte do game é a semelhança e adaptação do enredo do livro e filme à jogabilidade. É interessante e desafiador explorar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwartz ou poder participar de uma partida de Quidditch (Esporte popular no universo de Harry Potter).
Com um belo enredo, gráficos e trilhas sonoras adequados e uma jogabilidade mista de aventura e plataforma, Harry Potter e a Pedra Filosofal é um ótimo título indicado não só aos fãs da série mas também aos jogadores que apreciam o gênero de plataforma mesclado à aventura.
Apesar de receber críticas mistas, Harry Potter and the Sorcerer's Stone vendeu bem e recebeu várias indicações à prêmios pela  Academy of Interactive Arts & Sciences (Academia de Artes e Ciências Interativas) como : "Best Console Family Game" (Melhor Game de Console Família), "Best Original Music Composition" (Melhor Composição de Música Original).




Gráficos

A parte gráfica de Harry Potter and The Sorcerer's Stone é o alvo das críticas que o jogo recebe.
Infelizmente o hardware do Playstation não possuia capacidade suficiente para representar com satisfação o gigantesco universo criado por J. K. Rowling. 
Apesar do esforço dos responsáveis pelo design de Hogwartz e personagens, a textura dos polígonos ficou com características nitidamente irregulares. 
Apesar desta irregularidade o game surpota uma aceleração 3D e exibe um visual satisfatoriamente agradável. Jogadores mais detalhistas e exigentes com a qualidade gráfica podem ficar desapontados e encontrar várias falhas. Já aqueles que procuram diversão e aventura perceberão que os aspectos gráficos não chegam a comprometer em nada.
A câmera acompanha o personagem a 180º, podendo ser rotacionada no eixo ou visualizada em 1ª pessoa.
Os efeitos luminosos que o game exibe são ótimos. Os efeitos de luz sobre os ambientes merecem destaque por terem tons de cores intensas e um toque nítido de realidade. As magias e feitiços executados produzem efeitos de partículas impressionantes para um jogo de 32-Bits.
O design de personagens possui um toque de beleza decente, dando destaque para Harry e seus amigos.
Harry Potter and the Sorcerer's Stone para o Playstation é uma ótima iniciativa para os fãs da série visualisarem de um ângulo diferente os eventos do livro e filme com a possibilidade de conhecerem ainda eventos paralelos à estes.



 
Sons  

Musicalmente Harry Potter and the Sorcerer's Stone chama muito a atenção. A criação de temas e trilhas sonoras elaboradas foi responsável por garantir ao game o prêmio "Best Original Music Composition" (Melhor Composição de Música Original).
Trilhas sonoras bem elaboradas garantiram ao game características cinematográficas semelhante à grandes composições de produções de cinema. Devido à esta característica é possível sentir-se realmente dentro do universo de Harry Potter, a sensação é ótima.
Cada local e personagem possui um tema característico resultando assim em uma gama de sinfonias diferentes.
O departamento de dublagens está execelente por ser tratar de um game do Playstation. Logo de início o jogador pode selecionar idiomas diferentes para começar o game. Para os brasileiros que não compreendem o inglês existe a opção do português de Portugal assim como o Espanhol para idiomas alternativos.
A dublagem em inglês é surpreendente e felizmente a produção do game utilizou atores britânicos para esta função, aproximando assim o game da realidade dos atores do filme.
Vários participantes, entre eles crianças e adultos, realizaram a construção do áudio. Um trabalho muito bem feito e merece admiração pela qualidade.
Os eventos principais do game são narrados através da leitura de um livro. Deste modo o jogador pode aproximar-se mais do enredo real da literatura original.




Jogabilidade  

Harry Potter and the Sorcerer's Stone é um game com perspectiva em 3ª pessoa que mistura elementos de plataforma e aventura.
O jogador irá controlar Harry Potter ao longo dos eventos exibidos no livro e filme de mesmo nome.
Basicamente o game se subdivide em explorar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwartz e jogar partidas de Quidditch (Conhecido como Quadribol no Brasil).
Os comando básicos executados por Harry são poucos e simplórios, estes comandos são básicos de jogabilidade de plataforma. Não existe a presença de um comando específico para pulo, para saltar o jogador deve chegar a beirada de uma plataforma e seguir adiante. Ao desenrrolar da trama a jogabilidade fica mais incrementada e interessante.
A ambientação em Hogwartz é fiél ao livro e bem retrata. Ainda em Hogwartz Harry deve assistir aulas, e a partir destas são iniciadas as primeiras missões.
O objetivo principal do game é finalizá-lo com 100%, para isto é necessário completar vários objetivos diferentes até o término da trama.
Em Hogwartz existem quatro equipes que concorrem à taça anual : Gryffindor (Grifinória), Ravenclaw (Corvinal), Hufflepuff (Lufa Lufa) e Slytherin (Sonserina). A equipe com mais pontos até o final do game ganha a taça.
Harry pertence à Gryffindor e precisa garantir pontos para sua equipe. Para isto é necessário completar vários desafios e evitar quebrar as regras impostas pela escola. 
A competição entre as equipes é acirrada e para vencer é preciso adquirir o máximo de pontos possível e não perder pontos em nenhuma hipótese. Para atingir a porcentagem máxima é preciso adquirir a taça anual. 




Em Hogwartz o jogador irá vários Bertie Bott's Every Flavor Beans (Conhecido como Feijõezinhos de Todos os Sabores aqui no Brasil). 
Para coletá-los o jogador é forçado a utlizar seu senso de exploração ao longo dos extensos cenários do game.
Os irmãos gêmeos Fred e Jorge estão interessados nestes feijões e oferecem Passwords para Harry em troca de certas quantia dos mesmos. Os Passwords são senhas oferecidas pelos irmãos garantem acesso à passagens secretas. Estas passagens são bloqueadas por retratos antigos e estes só liberam a passagem se escutarem a senha. Ao entrar por estes locais o jogador encontrará itens especiais que auxiliarão na aventura, confira abaixo.


Depois de coletar a quantia adequada de feijõezinhos de todos os sabores procure por Fred e Jorge nas depedências do castelo para conseguir as senhas para os retratos e conseguir itens valiosos.

Nimbus 2000 - Colete 50 feijõezinhos amarelos, consiga a senha e vá para o retrato localizado no Foyer (Vestíbulo).

Albus Dumbledore Wizard Card - Colete 70 feijõezinhos roxos, consiga a senha e vá para o retrato localizado em Castle Grounds.

Quidditch Armour - Colete 80 feijõezinhos verdes, consiga a senha e vá para o retrato localizado nas masmorras (Dungeons).

Flipendo Duo - Colete 100 feijõezinhos vermelhos, consiga a senha e vá para o retrato localizado no 3º andar de Hogwartz.

Para estimular ainda mais o fator exploração o game exibe os Famous Witches and Wizards Cards (Conhecido como Cromos de Bruxas e Magos famosos no Brasil). Estes cromos exibem informações históricas sobre bruxas e magos reais e fictícios. São 17 cromos espalhados por todo o game. Alguns são fáceis de serem encontrados, mas outros vão exigir que o jogador fique atento às diversas passagens secretas. Hogwartz esconde vários segredos. Confira no final desta análise a localização de cada Cromo.


O processo de apredizagem dos feitiços se da através de aulas que o jogador deverá assistir.
Para aprender e começar a utilizar algum feitiço o jogador deve executar uma sequência de comandos mostrada na tela pelo professor da matéria. Dominando a sequência o feitiço estará disponível.
Após adquiridos, os feitiços não precisam ser selecionados para serem utilizados, basta apenas encontrar um cursor luminoso indicando onde o feitiço deverá ser utilizado. Cada feitiço é usado em um momento específico e o jogador deve fazer uso deles para explorar Hogwartz ao máximo para atingir a porcentagem máxima.

Feitiços:

  • Wingardium Leviosa : Feitiço para levitar objetos e inimigos.
  • Incendio : Feitiço para incendiar objetos e inimigos.
  • Verdimillious : Feitiço para revelar plataformas invisíveis.
  • Avifors : Feitiço para transformar gárgulas em pássaros.
  • Flipendo : Feitiço de ataque, serve também para impulsionar objetos.

Além das aulas para a aprendizagem dos feitiços existe a aula de voo. Estas aulas exibem tutoriais de como se portar nas partidas de Quidditch (Quadribol). De acordo com a peformance nestas aulas o jogador será
premiado com troféus de ouro, prata ou bronze. Para a porcentagem máxima é necessário adquirir todos os troféus de ouro.
O objetivo destas aulas é simples: Basta dominar os comandos da vassoura e seguir através dos alvos determinados pelo pomo dourado. Assim que passar por todos dentro do tempo imposto é só capturar o pomo dourado. É preciso o domínio sobre os comandos da vassoura para vencer as partidas de Quidditch, visto que é obrigatório vencer o campeonato para conseguir atingir 100%.




    Durante os eventos do game Harry irá enfrentar muitos inimigos e eventualmente será atingido por eles.
    A sua energia vital é representada pelo raio dourado no canto superior esquerdo da tela. Para restaurar a energia perdida basta encontrar os sapos de chocolates espalhados na escola. Estes restauram parcialmente a energia vital.
    O sistema de Savepoints é básico. Existem livros vermelhos espalhados em determinados locais no game, estes servem para salvar o game e conferir a atual porcentagem que o jogador adquiriu até o momento.
    De maneira geral o game não apresenta dificuldades mas atingir a porcetagem máxima pode ser um desafio para muitos. Para ter sucesso neste desafio o jogador deve ficar atento principalmente à passagens secretas em Hogwartz. Estas escondem muitos segredos, além de conter Cromos de Burxas e Magos Famosos e Feijõezinhos de Todos os Sabores. Deve-se ficar atento ao horário de início das aulas, chegar atrasado implica em perda de pontos para Gryffindor, consequentemente a perda da taça anual. É preciso ficar atento à estes detalhes para não perder a oportunidade de atingir a porcentagem máxima.



    Conclusão

    Com o grande sucesso da literatura e filme, o jogo de marketing da franquia foi responsável pela criação de Harry Potter and the Sorcerer's Stone, um jogo para todos os públicos.
    Um game simples porém cativante em seu todo. Retratando com respeito e mantendo os principais elementos do enredo, além de acrescentar novos que apenas os jogadores podem conferir, Harry Potter and the Sorcerer's Stone é um dos melhores games que retratam obras já existentes.
    Fãs da obra podem desfrutar mais do título em relação à outros jogadores que não conhecem a série.
    Este primeiro título foi muito bem recepcionado e sua jogabilidade serviu de molde para remakes e sequências do mesmo.
    Um game que pode render horas de aventura e exploração para os jogadores mais aptos a conseguir a porcentagem máxima.
    Sobretudo é um game indicado para todos os públicos que certamente poderão explorar ótimos momentos de jogabilidade de exploração e plataforma em 3D.


    Nota Final : 9






    Detonado

    Confira abaixo o detonado incluindo a localização dos Cromos de Bruxas e Magos Famosos (Wizard Cards). O detonado revela apenas a localização de 14 dos 17 Cromos. Para conseguir os 3 restantes é necessário coletar exatamente todos os tesouros das 3 passagens no banco Gringotts.

    • Parte 1
    • Parte 2
    • Parte3
    • Parte 4
    • Parte 5
    • Parte 6
    • Parte 7
    • Parte 8
    • Parte 9
    • Parte 10
    • Parte 11
    • Parte 12
    • Parte 13
    • Parte 14
    • Parte 15
    • Parte 16
    • Parte 17
    • Parte 18
    • Parte 19
    • Parte 20
    • Parte 21
    • Parte 22
    • Parte 23
    • Parte 24

    41 comentários:

    1. Um dos melhores games do Ps1, eu passava horas jogando, bateu até saudades depois dessa sahashsahshhsahassa
      muito bom o seu blog ^^


      entra ai
      http://geekdamadruga.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. Parabéns pelo blog, tudo bem organizado e interessante, to seguindo, e espero você no meu de humor *-*
      http://peidinhomudo.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. Cara seu blog é um dos mais legais que já vi na net,você topa fazer uma parceria comigo?Se aceitar,me manda um e mail para vi.ni.tricolor@hotmail.com
      vlw

      ResponderExcluir
    4. Muito bem organizado seu blog; e tudo muito bem explicado, o que faz toda diferença. Estou te seguindo...

      ResponderExcluir
    5. Que massa, estou seguindo teu blog viu querido. encontrei atraves de uma comunidade do orkut.
      bjos e te espero no meu:
      http://maniasdadiva.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    6. jogava direto Harry Potter, apesar desse jogo ser de qualidade duvidosa.

      ResponderExcluir
    7. Parceria? Seu banner ja foi adicionado, aguardo resposta! http://www.games-push.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    8. Adorei o seu blog, muito organizado, diferente de outros blogs de games!
      Seguindo :D

      ResponderExcluir
    9. joguei mto esse aí... esse e a camara secreta tbm!

      ResponderExcluir
    10. Kurti a escrita, o desenvolver as sugestões... só n curti o jogo odeio harry foder!


      http://blogdocharque.com/

      ResponderExcluir
    11. OWN, harry, harry, depois de 3 meses ainda está vivo dentro de mim! eu quero esse jogo O.o!
      kkkk, amei o seu post, se puder vai em http://oicarolina.wordpress.com/2011/10/31/fim-o-tao-e-esperado-fim/#comments

      ResponderExcluir
    12. Muito legal*-*
      Estou seguindo o blog! Me segue?
      http://jessyautorias.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    13. Nuss, faz muito tempo!
      joguei no pc, pq na epoca eu nao tinha consoles(nem prescisava, eu tinha uns 6 anos)
      bateu uma saudade!
      obrigado por me fazer lembrar.

      ResponderExcluir
    14. Karol... que idiotice vc falou agora, serio mesmo!
      "depois de 3 meses ainda está vivo dentro de mim!"

      que tipo de fãn retardada é vc?!
      Fãn que é fãn não precisa ficar... "aii Harry, amo ele e sempre vou amar..." ¬¬

      tbm sou fãn, mas não sou desses idiots que ficam falando... "a magia nunca vai morrer... Harry sempre estará em nossos corações..."

      isso tem cara de poser pra mim!

      ResponderExcluir
    15. como baixo esse jogo pra pc completo e gratis

      ResponderExcluir
    16. Caramba, conheci o blog hoje.

      Possui as melhores analises de jogos, estao de parabens ...

      ResponderExcluir
    17. Nunca joguei esse,,mais parece ser bom, faz uma analise de silent hill!!..haha..ali e jogo heim...muito boas as analises dos jogos!!..

      o Blog ta atualizado..da uma passadinha lá quando puder..Abraço..sucesso

      www.ipinformundo.blogspot.com

      ResponderExcluir
    18. Jogos não são lá meu forte, porém achei muito coerente o modo com que você avaliou esse jogo.

      Parabém pelo blog querido!

      ResponderExcluir
    19. Muito bom o seu Blog, parabéns!
      Já estou seguindo!

      http://futeblog-blogmaster.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    20. mano sou viciado em jogos adorei vou seguir segue ae tbm

      Voltamos com tudo em 2012

      http://www.cuchila.blogspot.com/


      parcerias MSN : selmopacheco420@hotmail.com

      ResponderExcluir
    21. Eu como nunca gosteei desse harry potter sou indiferente , mais muito bom seu blog e a postagem tb estou te seguindo tá
      me segue tb ?

      http://meeninasmulheres.blogspot.com/2011/11/oracao-das-mulheres-resolvidas.html

      ResponderExcluir
    22. Fiquei impressionado com as análises disponíveis no Blog. É tudo muito detalhado, feito com paixão e profissionalismo. Fiquei preso nessa postagem e não consegui abandonar a leitura antes do fim.
      Em um blog tão dedicado eu não poderia deixar de fazer o meu comentário com dedicação. Parabéns!


      www.blogdojinho.blogspot.com

      ResponderExcluir
    23. Para mim Harry Potter é a melhor história de todos os tempos. Muito show!


      http://vivaiona.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    24. bons tempos do ps1 ^^
      parabens pelo blog seguindo!!!

      http://ptc-granananet.blogspot.com/

      valeu obrigado pela visita ;D

      ResponderExcluir
    25. sem duvida um dos melhores da franquia HP

      post bem detalhado, muito bom.


      se possível, visite meu blog

      www.semente-terra.blogspot.com

      ResponderExcluir
    26. Boa... foi o primeiro jogo do Harry que joguei, depois só joguei um de Quadribol... e foi o bastante :)

      ResponderExcluir
    27. esse jogo parece ser meio infantil

      http://rocknrollpost.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    28. Que irado. Quero jogar *-*

      Participe do sorteio de três livros no blog http://thebookofmydreams.blogspot.com/2011/11/promocao.html

      ResponderExcluir
    29. puts, adoro esse jogo, n digo q foi minha infância pq naci na época do snes, mas fez parte dela. Acho q era o jogo q eu era melhor no playstation, eram tão viciado q zerei varias vezes e peguei todos os cardes de bruxos. XD
      Lembro q os meus colegas de escola me achavam um deus só pq eu era um dos poucos que tinha passado da faze da aula com a vassoura. XD
      vlw pela nostalgia. Adorei relembrar esse jogo ^^

      ResponderExcluir
    30. Olá :)

      Ahhh, me lembro desse jogo!
      Meu irmão ganhou junto com o video... Mas infelizmente nunca conseguimos terminar, jah que sempre travava numa das ultimas fases, hehehe

      Beijinhos

      ---
      www.jehjeh.com

      ResponderExcluir
    31. Vi que ta meio que abandonado o post, mais queria saber cadê os 3 cromos de bruxos famosos que eu nao vi tu pegando até o final do video? Pra mim falta só 3 cromos, mais não sei onde estão :(

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Os três cromos como disse lá na postagem estão no banco de Gringontes.
        É precisso pegar todos os tesouros em todas as três corridas.
        A cada corrida que você pegar todo os tesouros você ganhará um Cromo.

        Excluir
    32. Eu tenho que além de pegar as plumas, não sei como que era o nome dos negocios lá pra pegar os ingredientes para Edwiges, eu tenho que voltar lá e ir denovo pra pegar os cromos? ou dar pra pega tudo na mesma hora?

      Não me lembro bem, mais acho que ficou faltando uns 2 ou 3 pra mim completar só que dai acabei desanimando porque nao encontrava, talvez seja esses ai do banco de Gringontes que ficaram me faltando..

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah acho que talvez ja sei oque é mano... ao invés das moedas que eu pego nas corridas, eu teria que pegar uma quantia de diamantes que tem também lá para ganhar os cromos? e quantos diamantes seriam ao todo? Será que agora estou certo?

        Excluir
    33. Depois que pega os 17 cromos eu vou pra onde, pq quando eu precioso pause, aparece um ícone de cromo apagado, mas na parte superior os 17.
      Sabes dizer?

      ResponderExcluir