sábado, 8 de outubro de 2011

Castlevania II : Simon's Quest



Introdução

Após o grande sucesso de lançamento de Castlevania em 1986 pela Konami, a empresa decidiu investir em uma sequência direta do primeiro episódio desta franquia. Castlevania II : Simon's Quest chegou ao mercado em 1988 para o Nintendo 8-Bits.
Castlevania II no olhar e no sentir, e principalmente no trabalho de áudio, é um verdadeiro reingresso à série.
Com uma premissa menos linear, esta segunda versão de Castlevania trouxe uma aventura menos restrita a lugares pequenos e fechados. Desta vez, o jogador irá se aventurar em várias regiões da Transylvania através de elementos de exploração e RPG.  O jogador poderá viajar por várias cidades, conversar com pessoas, comprar itens e armas a fim de moldar sua aventura.
Apesar dessa inclusão de novas idéias e conceitos, o game apresenta muitos problemas de mecânica. O excesso de problemas e confusões fazem de Castlevania II um dos games menos queridos da série.
Assim como seu antecessor, Castlevania II : Simon's Quest é um dos jogos mais complicados do Nintendo de se completar. O game não é auto explicativo e até jogadores experientes podem encontrar dificuldade em como seguir adiante. 
Para avançar, é preciso ter mais que bom senso e instinto de exploração. A todo momento o jogador precisa entender respostas abstratas para confusos enigmas e isto chega a ser frustante. Essa dificuldade, mesclada à falta de informação, é responsável por afastar grande parte dos jogadores.
Castlevania II : Simon's Quest é um título recomendável apenas para os fãs incondicionáveis da franquia, que mesmo assim podem se decepcionar com o jogo.




Gráficos e Sons 

Assim como seu antecessor e a maioria dos jogos do Nintendo (NES), Castlevania II possui gráficos bem simples. Simon's Quest se diferencia do primeiro episódio da série por uma melhoria gráfica substancial. Apesar da simplicidade da qualidade gráfica imposta pelas limitações do Nintendo, a série Castlevania chama atenção por possuir planos de frente e fundo bem desenhados.
Os cenários exibidos no game possuiam alto valor artístico no Nintendo. Apesar desse valor, os cenários são muito repetitivos e chegam a ficar entediantes com o tempo.
O design de personagens e inimigos estão bem mais trabalhados em relação ao primeiro Castlevania. O ótimo trabalho no design de personagens e inimigos logo tornou-se um fator marcante em todos os games da franquia.
A trilha sonora mais uma vez está impecável. Músicas excelentes moldam a nova aventura de Simon Belmont.
É neste segundo game da série que a música "Bloody Tears" aparece pela primeira vez. "Bloody Tears" é um tema clássico, aclamado pela crítica, e aparece em vários outros games da série em versões remixadas.
Além de "Bloody Tears", vários outros temas estão presentes nesse game. A série Castlevania é conhecida desde seus primeiros jogos por possuir trilhas musicais excelentes. Confira no final desta análise a trilha sonora de Castlevania II : Simon's Quest.
Os efeitos sonoros mantem o mesmo padrão do game anterior. Não tiveram melhorias significativas embora alguns novos efeitos surgiram, como o som de Simon caindo na água ou andando em pântanos.




Sinopse

Alguns anos após derrotar Dracula, Simon Belmont, descendente do lendário clã combatente dos vampiros, descobre que foi amaldiçoado pelo vampiro antes de sua morte. Se Simon não romper esta maldição em poucos dias ele perderá a vida.
Reunindo informações com os sábios de sua vila, Simon descobre que um antigo ritual pode trazer Dracula novamente à vida. Com este ritual, Simon terá a oportunidade de derrotá-lo novamente, colocando assim um fim na maldição.
Para realizar o ritual, Simon deverá percorrer a Transylvania e recuperar 5 partes do corpo de Dracula. Partes essas que estão sobre o cuidado de fiéis servos.
Dracula planejava que Simon morresse com a maldição em busca das partes de seu corpo. Com ele morto, o clã Belmont não teria mais decendentes e o caminho estaria livre para Dracula quando mais uma vez ressurgisse do inferno.




Jogabilidade

Comparado ao game anterior, Castlevania II teve sua jogabilidade um pouco aprimorada mas mantendo ainda muitos defeitos.
A mecânica ainda é truncada e o antigo problema com o pulo ainda continua presente. Uma vez que se pula, é impossível mudar a direção do pulo no ar.
A arma principal utilizada por Simon ainda é um chicote. Diferentemente do primeiro jogo, onde o personagem aprimorava de forma rápida o poder do chicote através de itens especiais deixados por monstros ou itens destruídos, agora o jogador precisará de "Upgrades", comprados em vilas espalhadas ao longo do game, para fortalecer o armamento.
Enquanto no primeiro Castlevania os corações encontrados serviam para fortalecer armas secundárias, em Castlevania II estes corações servem como meio de compra de itens.
Além do chicote, o jogador poderá comprar ou encontrar armas secundárias para enfrentar os inimigos. Estas são essênciais para enfrentar os inimigos mais poderosos e avançar no game.
Estes corações são conseguidos eventualmente derrotando inimigos. É necessário um acúmulo desses para a compra de itens. Derrotando um certo número de inimigos distintos, a energia vital de Simon pode ser expandida. Essa é localizada no canto superior esquerdo por barras vermelhas. Quando todas estas barras vermelhas se tornarem brancas, devido a ataques de inimigos, o jogador perderá a vida. Para restaurar esta barra, basta conversar com padres dentro de igrejas encontradas ao longo da aventura.
O jogador conta inicialmente com 3 vidas. Perdendo todas é possível utilizar um Continue.
Como a maioria dos jogos de Snes, Castlevania II não possui Savepoints. É necessário a utilização de Passwords para retornar ao game depois de interrompê-lo. Confira no final desta análise os Passwords de Castlevania II : Simon's Quest.
Este sistema de evolução e compra de itens é um sistema novo na série e foi uma tentativa de inserir uma mecânica básica de RPG na franquia. Elementos de RPG são outras características marcantes da série Castlevania.



Um grande problema apresentado no game é a alternância entre dia e noite durante a aventura. O dia dura um minuto no relógio do jogo, após passado este tempo anoitece e somente depois de quatro minutos o dia retornará.
Durante o dia, o jogador pode conversar com inimigos, entrar em locais internos nas vilas e derrotar inimigos com facilidade. Ao anoitecer o acesso às vilas fica indisponível e os inimigos consideravelmente ficam mais fortes. 
Esta alternância é um problema frustante. Quando o jogador menos espera uma mensagem de texto congela a tela informando a mudança de período. Este talvez seja o problema que mais incomoda os jogadores em Castlevania II : Simon's Quest.
Outro grande problema é o fato de Castlevania II não ser um game auto explicativo. Não da para saber aonde ir e o que fazer em grande parte do enredo. O jogador deve conversar com os moradores da vilas e conseguir pistas do que fazer adiante.
Decifrar estas pistas abstratas de confusos enigmas é um tarefa complicada de ser realizada e tediosa se não completada em pouco tempo. Essa falta de informação foi responsável por espantar a maioria dos jogadores que possuem níveis de habilidade padrão.
Outro fator que atrapalha a jogabilidade são as falsas plataformas. Passando por elas o personagem cai e é obrigado a retornar ao caminho anterior. Para evitar estes falsos locais, o jogador deverá utilizar a Holy Water. A Holy Water quando jogada no chão é capaz de revelar se a plataforma é falsa ou não. É necessário joga-lá em cada nova parte de chão para ter certeza que este não é falso. Algumas destas plataformas falsas podem conter itens, portanto é importante localizá-las. Para consegui-lá, basta comprá-la de um vendedor na primeira vila. Ficar preocupado com plataformas falsas e ficar jogando Holy Water no chão constatemente é outro fator que deixa a jogabilidade entediante. Em outros games da série Castlevania, a Holy Water é conhecida como uma poderosa arma de ataque secundário, cuja função é frustrante em Simon's Quest.




O objetivo principal do game é encontrar as partes do corpo de Dracula e destruí-las. Estas estão localizadas em fortalezas especiais guardadas pelos servos do vampiro. Ao adentrar-se nestes locais, o jogador irá encontrar a parte do corpo de Dracula protegida por Orbs. Somente o item Oak Stake poderá destruir este Orb protetor. Para conseguí-lo, o jogador deverá procurar um personagem que está na fortaleza. Este personagem venderá o Oak Stake por 50 corações. Basta retornar até a localização do Orb e destruí-lo. O Oak Stake é único e se usado na hora errada o jogador terá de comprar outro.
Existem 13 pistas que são conseguidas conversando com personagens ao longo do game. Estas pistas são enigmas abstratos que servem para orientar o jogador sobre o que fazer em seguida. A maioria delas são adquiridas destruindo plataformas falsas com a Holy Water e conversando com os moradores de vilas espalhadas ao longo do game.
Confira a localização destas pistas e a informação que o jogador deve extrair de cada uma delas.


Pista #1 - Localização: Berkely Mansion - " A symbol of evil will appear when you strike the stake " ( Esta informação diz ao jogador para utilizar o Oak Stake nas Orbs mágicas dentro das fortalezas de Dracula).

Pista #2 - Localização: Berkely Mansion - " Destroy the curse and you will rule Brahm's Mansion " ( Esta informação é inútil).

Pista #3 - Localização: Berkely Mansion - " A flame flickers inside the ring of fire " (Desta informação o jogador deve deduzir que o Mystic Flame esta em algum local em Dabi's Path).

Pista #4 - Localização: Aljiba Woods - " To replenish Earth, kneel by the lake with the blue crystal " ( Esta informação diz ao jogador para ajoelhar por 5 segundos, com o Blue Crystal selecionado, na beirada do rio intransponível".

Pista #5 - Localização: Rover Mansion - " Destroy the curse with Dracula's Heart " ( Esta informação diz para o jogador mostrar o Dracula's Heart para o Ferryman).

Pista #6 - Localização: Rover Mansion - " Garlic in the graveyard summons a strager " ( Esta informação diz para o jogador jogar o Garlic (Alho) entre as últimas sepulturas em Camilla Cemetery e Storigoi Graveyard para fazer com que personagens especiais apareçam. Estes personagens entregam para Simon a Silver Knife e Silk Bag reespectivamente).


Pista #7: - Localização: Brahm's Mansion - " Place the laurels in a Silk Bag to bring them to life " ( Esta informação diz que a Silk Bag é capaz de armazenar mais laurels para Simon).

Pista #8 - Localização: Brahm's Mansion - " Wait for a soul  with a Red Crystal in Deborah Cliff " ( Esta informação diz para o jogador se ajoelhar no final de Deborah Cliff com o Red Crystal e aguardar um espírito, neste caso o espírito é um tornado).


Pista #9 - Localização: Deborah Cliff: - " Dracula's Nail may solve the mistery" (Esta informação diz que o jogador precisará do Dracula's Nail para entrar em Castlevania).

Pista #10 - Localização: Bodley Mansion - " The curse has killed the Laurel Tree " (Esta informação apenas diz que Lauresl são itens raros).

Pista #11 - Localização: Debious Woods - " Dracula's evil knife blurs Camilla's vision " (Esta informação diz que a Golden Knife é capaz de ofuscar temporariamente a chefe Camilla).

Pista #12 - Localização: Town of Veros - " Clear a path at Berkely Mansion with a White Crystal " (Esta informação diz ao jogador para usar o White Crystal na entrada da Berkely Massion para revelar uma plataforma invisível).

Pista #13 - Localização: Town of Aljiba - " An old gipsy holds the Diamond in front of deborah Cliff  " ( Esta informação diz ao jogador que é possível comprar o Diamond (arma secundária) de um vendedor em Deborah Cliff ).

Para um bom desempenho do jogo, recomenda-se derrotar vários inimigos para conseguir vários Hearts (corações) para comprar novos itens, principalmente armas mais poderosas que serão essenciais para avançar no game. Conversar com os personagens presentes no game também é de grande valia para adquirir informações úteis.
Tratando-se de chefes, Castlevania II também deixa a desejar. São apenas 3 chefes, fáceis de serem derrotados, em toda a aventura de Simon. Esse pequeno número de chefes representa um enorme contraste com o primeiro game da série que possuia chefes bem dificeis de serem derrotados.
Castlevania II : Simon's Quest possui 3 finais diferentes que dependem do tempo que o jogador leva para terminar o game. Terminar o game 3 vezes para assistir os finais diferentes é uma seção tortura para muitos. Para se evitar isso, existem Passwords que permitem assistir estes finais.



Conclusão

Mesmo com inúmeros defeitos e não sendo o que a maioria dos fãs do primeiro game esperavam, Castlevania II : Simon's Quest teve uma pequena parcela de fãs. Infelizmente ele está longe de ser um dos jogos mais queridos da série.
Tecnicamente o game foi bem planejado, mas devido à grande parcela de defeitos de programação, muitos jogadores acabaram por deixar este título de lado.
Por ser o sucessor de um grande game, Castlevania II escapou de ser um fiasco em 1988. Hoje é visto como um clássico do Nintendo e tem seu valor histórico intensificado cada vez mais com o lançamento de novos games da franquia Castlevania.
Apesar dos defeitos, não se pode deixar de analisar a importância da inclusão de novos conceitos e inovações que Castlevania II introduziu na série. Em jogos comtemporâneos da série, é notório as semelhança com este game. Um game para ser terminado apenas uma única vez.
Castlevania II : Simon's Quest é um título obrigatório para os fãs incondicionais da série. Jogadores que não possuem esta característica devem evitá-lo.


 Nota Final : 4.7



Confira também a análise de: 



Passwords

Confira os Passwords de Castlevania II : Simon's Quest abaixo:


PasswordEfeito
UGKD N3BV W2VL SDYVComece o jogo com todos os itens e armas e derrote Dracula para assistir o Best Ending (Melhor Final).
MLIT WVCW T3KU SFZCComece o jogo com todos os itens e armas.
ZQ35 T1HK FW0B AMXSComece o jogo com o Chain Whip.
OBKQ EPY1 UHBC R3YJComece o jogo com o "Morning Star" Whip.
WZSY MLAD 4PY0 ZEEEComece o jogo com o Flame Whip.
R1G7 NVFX E45V 07BTComece o jogo com todos os itens e armas e derrote Dracula para assistir o Worst Ending. (Pior Final).
C1DF 026D L1KN SWJKComece o jogo com todos os itens e armas e derrote Dracula para assistir o Normal Ending. (Final Normal).





Detonado


Confira o detonado de Castlevania II : Simon's Quest abaixo:



  • Parte 1

video


  • Parte 2
video


  • Parte 3

video

  • Parte 4

video

  • Parte 5
video

  • Parte 6
video

  • Parte 7
video
  • Parte 8
video


  • Parte 9
video

  • Parte 10
video
  • Parte 11

video
  • Parte 12
video

  • Parte 13


video


21 comentários:

  1. nossa joguei muito muito

    http://universovonserran.blogspot.com
    blog premiado - conto editado
    sigo e comento quem seguir e comentar

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que as empresas investem em jogos cada dia mais sofisticados. Estão certas.

    passa lá?
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. NOSSA!!!
    sou retro gamer de coração e NUNCA( sim, vocês leram NUNCA) vi uma análise tão boa como essa!!!!
    :O sério mutio boa mesmo!!!!


    http://gamesrevolutionbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. vIAJO NO 4.7 CRESCI JOGANDO ESSA JOÇA É MUITO BOM

    ResponderExcluir
  5. Castlevania é um cláaaassico como diria o Roberto do MRG. Agora, o nome Simon Belmont; seia homenagem a um personagem clássico do terror que não me recordo agora ou posteriormente esse nome foi aproveitado a partir de Castlevania? porque eu associo esse nome a alguma obra de terror além de Castlevania. Me resta lembrar qual é.

    ResponderExcluir
  6. Bah esses blog é o melhor que eu já vi.
    As análises são super completas.
    vlw

    ResponderExcluir
  7. jogava no gameboy pocket saca aquele preto e branco da hora relembrar belo blog o meu é

    http://ogordosacaneia.blogspot.com/

    post aqui suas atualizações para divulgar

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=118870183

    ResponderExcluir
  8. Blog de games é bem específico, parabéns pelo detalhamento mas não tenho muito mais a acrescentar. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Haham adorei o post. MUITO bem explicado. Primeira vez aqui e achei ótimo!

    Espero você no meu blog heinn
    http://amigoperigo.blogspot.com

    abraço :)

    ResponderExcluir
  10. Porra, castlevania é mto foda, sou um fã de carteirinha, eu joguei mto o symphony of the night para PS1

    http://escritoscomvidapropria.blogspot.com/
    se tiver tempo passe por lá

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do seu blog. Que saudade da época que passava horas na frente do nintendinho, sem poder desligar porque não existia saves heheheh. Parabéns pelo material.

    ResponderExcluir
  12. sou muito fã desse jogo
    adorei
    viciada

    ResponderExcluir
  13. caramba, eu tinha esse, e nunca tinha jogado o primeiro na época. nunca zerei este game

    ResponderExcluir
  14. Quase 1 post por semana, conteúdo super completo, adorei o blog, além de ter comentado, vou seguir! rs"

    ResponderExcluir
  15. Mt legal seu blog, os meninos adoram esse mundo de games! http://nacaoesmaltada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. haha..castlevania e loko d+..joguei muitos..tava jogando o ultimo..mo dificil..parabens pela analise..otimo jogo..

    Blog ta atualizado..da uma passadinha lá se nao for pedir muito...Abraço..sucesso

    www.ipinformundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. bem legal o blog parabéns
    http://comphetes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Eita porra!!!! To ficando Velho... Adorava esse jogo!!!

    ResponderExcluir