quinta-feira, 24 de março de 2011

Top Gear




Introdução


Um dos primeiros jogos de corrida bem sucedidos da história dos videogames.
Top Gear (conhecido como Top Racer na Europa e Japão) foi lançado para o Super Nintendo no ano de 1992.  
Grandes jogos de corrida como Gran Turismo, Need for Speed e Burnouts, foram produzidos utilizando como base as técnicas de velocidade virtual de Top Gear.
Ainda nos dias de hoje, Top Gear é o game de corrida mais vendido na história. No Japão foram vendidos 1 milhão de cópias do game só na primeira semana.
Top Gear é outro clássico marcante do Super Nintendo. Ao iniciar o game pode-se perceber que se trata de um game peculiar, várias modalidades de jogo estão disponíveis. Apesar de possuir uma jogabilidade fácil e simples, o game possui uma longevidade razoável, são 32 circuitos diferentes ao redor do mundo. O número elevado de circuitos diferentes faz com que o game não fique enjoado ou repetitivo. 
Para a época de lançamento, os gráficos de Top Gear superaram os padões visto até então, mas nada de excepcional. Por ser um dos primeiros jogos a serem lançados para o Super Nintendo, os jogadores de consoles anteriores ao Snes ficaram surpresos com o potencial que o console poderia oferecer.
O ponto forte do game é a trilha sonora. Uma das melhores trilhas sonoras de games lançadas no ano de 1992. Trilha que até nos dias de hoje são temas de orquestras e inspirações para algumas bandas de rock.
O game não possui um enredo. O único objetivo do game é simples: participar e vencer todas as corridas e tornar-se campeão mundial. Além da modalidade solo, o jogador pode jogar com um amigo no modo cooperativo, deixando assim o game divertido.
Apesar de ser um jogo simples e sem inovação, Top Gear trouxe aos jogadores do Super Nintendo diversão e senso de competitividade. Este foi o principal fator que colocou Top Gear entre os games mais jogados do Snes, fazendo dele um clássico.






Gráficos e Sons

Para a data de lançamento, a qualidade gráfica estava em padrões normais. Era algo novo para os jogadores, Top Gear foi um dos primeiros games a ser lançado para o Snes. Fora da pista de corrida, os gráficos estão borrados ou serrilhados, mas tudo com um devido cuidado para não causar má imprensão ou desconforto ao jogador.
Como o número de circuitos do game é levado, é esperada uma variedade de ambientes e cenários. 
Cada cenário é trabalhado de acordo com as características geográficas da cidade ou país em que o jogador esta correndo. O game conta com duas fases aqui no Brasil: Rio de Janeiro e Rain Forest (Floresta Amazônica).
Outra atração do game são as fases noturnas. Estas fases são mais trabalhadas que as fases comuns.Possuem um jogo de iluminação impressionante. Por algum motivo são as fases preferidas da maioria dos jogadores de Top Gear. Em questão gráfica, o game pode parecer fraco se comparado com outros jogos de corrida de gerações posteriores, mas é preciso análisar seu contexto e época de seu lançamento.
A parte gráfica não é excepcional. Suprindo a falta dessa excepcionalidade, já a trilha sonora do game é um destaque.
É surpreendente a qualidade das músicas presentes neste game. Desde o tema de abertura (Mad Racer) até o tema de encerramento, as músicas são muito bem feitas, eram muito boas para a época em questão.
As músicas de Top Gear foram inspiradas em músicas do jogo Lotus Esprit Turbo Challenge, jogo do antigo computador Amiga.
As músicas chegam a ser emocionantes e conseguem transmitir a adrenalina que o jogador esta sentindo em uma pista de corrida, perfeitas para o clima do game. A trilha sonora de Top Gear se espalhou pelo mundo, tornando-se toques para celular e inspiração para bandas de Rock, como a banda britânica Muse.
Efeitos sonoros como derrapagens, freadas ou batidas também estão agradáveis, deixando assim todo conjunto sonoro em perfeito estado.





Jogabilidade

Como é comum em jogos de corrida, o jogador vai disputar um campeonato e deve conseguir pontos para elevar sua posição. O campeonato é dividido em 8 etapas, contendo 4 corridas cada. Cada corrida garante ao primeiro colocado 20 pontos, ao segundo 15, ao terceiro 12, ao quarto e quinto 10 e aos demais competidores 8 pontos.
A posição de largada é definida de acordo com a posição que o jogador terminou o circuito na corrida anterior, só que com um detalhe. São 20 posições ao todo. Caso o jogador termine um circuito em primeiro, na corrida seguinte ele irá largar em último. Da mesma maneira seguindo esta ordem, se ele terminar em segundo na próxima corrida ele irá largar em penúltimo.
Antes de começar a competição, é necessária a escolha de um carro. O game disponibiliza ao todo 4 modelos diferentes. Estes modelos se diferem em limite de velocidade, consumo de combustível e estabilidade em curvas.
Após a escolha do carro, ao gosto do jogador, inicia-se o campeonato. É possível jogar sozinho ou com um amigo no modo 2 Players. Uma novidade é que ao jogar sozinho, o próprio jogo encarrega de colocar na parte da tela inferior um veículo controlado automaticamente. Este veículo será uma espécie de rival do jogador. 
Dentre as 20 posições possíveis para concluir os circuitos é imprescindível que o jogador conclua no máximo na quarta ou quinta posição, caso contrário estará desclassificado. Além da tarefa de ultrapassar os outros veículos, o jogador deverá evitar alguns obstáculos presentes nos circuitos como poças d'água, pedras no meio do asfalto, pistas arenosas, placas na beira da estrada, entre outros.




Alguns circuitos são longos e tortuosos e eventualmente faltará combustível para finalizar a partida. No canto inferior direito de cada parte da tela dividida encontra-se a barra de combustível. Para reabastecer o combustível existem locais especiais espalhados no circuito: os Pit Stops. 
Os Pit Stops são fundamentais para se finalizar a corrida dependendo do circuito. O tempo de espera dentro do Pit Stop é definido pelo próprio jogador. Isto permite ao mesmo construir estratégias dependendo de sua atual posição na corrida. Assim que o jogador entra no Pit Stop, a barra de combustível de seu veículo começa a crescer, porém a corrida continua para os outros competidores, ou seja, você perde tempo ao entrar no Pit Stop e pode ser ultrapassado facilmente.
Ao começar a corrida, o jogador terá um estoque de 3 Nitros (Turbos). Os nitros podem ser usados a qualquer momento, eles funcionam como um impulsionador de velocidade. São de excelente uso para facilitar ultrapassagens, porém ao utilizá-los, o veículo passa a consumir combustível mais rapidamente, o que pode ser um ponto negativo em circuitos longos.
Como a maioria dos jogos de Snes, não existe a possibilidade de salvar o game em Top Gear. Ao final de cada etapa do campeonato, o jogador ganha acesso a um Password. Ao reiniciar o game basta inserir este Password para retornar onde parou.






Circuitos 

O game conta com 32 circuitos. Este número elevado de circuitos contêm níveis de dificuldades que variam: fácil, médio e difícil. O game não exige muito do jogador visto que basta  no mínimo a quinta posição para se classificar para o próximo circuito.
Confira abaixo os circuitos :



United States

•    Las Vegas
•    Los Angeles
•    New York
•    San Francisco
 

Latin America

•    Rio de Janeiro, Brazil

•    Machu Picchu, Peru

•    Chichén Itzá, Mexico

•    Rain Forest, Brazil


Japan

•    Tokyo
•    Hiroshima
•    Yokohama
•    Kyoto

Germany

•    Munich
•    Cologne
•    Black Forest
•    Franfurt

Scandinavia

•    Stockholm, Sweden
•    Copenhagen, Denmark
•    Helsinki, Finland
•    Oslo, Norway

France

•    Paris
•    Nice
•    Bordeaux
•    Monaco

Italy

•    Pisa
•    Rome
•    Silicy
•    Florence

United Kingdom

•    London
•    Sheffield
•    Loch Ness
•    Stonehenge


De modo geral, ao jogar na modalidade solo, o jogador irá sempre jogar contra um veículo de nível superior, neste caso, o veículo que divide a tela com o jogador. Dependendo do ritmo do game, ele chega a ficar super desafiador. Os outros carros só estão no circuito para preencher espaço e atrapalhar, não vão apresentar muito perigo. Após Top Gear, é raro ver um game de corrida possuir 20 carros em um circuito simultaneamente.
Em muitos momentos, é possível perceber que a jogabilidade é fraca e simples. Os carros não possuem controle e dinamismo, é realmente difícil ter controle sobre eles. Na época de lançamento, a jogabilidade precária foi pouco notada, mas se for jogado hoje a jogabilidade com certeza será um incômodo.





Conclusão

Um dos primeiros jogos do Super Nintendo a serem lançados. Um de seus primeiros grandes clássicos. Top Gear foi o game responsável pela popularização dos games de corrida das gerações posteriores aos anos 90. 
Conseguiu inserir o verdadeiro conceito de velocidade virtual no mundo dos videogames. Top Gear também foi o pioneiro a inaugurar o sistema de turbos em veículos e o sistema de combustível. Apesar de serem simples, estes sistemas foram essenciais para a produção de jogos atuais como Need for Speed e Burnouts.
Além da jogabilidade ineficaz, Top Gear também peca em não conter Upgrades no sistema de veículos. O jogador tem de seguir com o mesmo carro até o final do campeonato e isto pode ser desgastante.
Apesar destes pontos negativos, Top Gear marcou época. Foi um game divertido e desafiador. A trilha sonora contagiante serviu ainda mais para atrair jogadores.
Com certeza é um game que deve ser jogado e admirado. Sem suas bases técnicas e suas introduções de novos conceitos, provavelmente os atuais games de corrida não seriam tão bons quanto são hoje.



Nota Final : 8.3





Passwords

  • Passwords da dificuldade Amateur

Na tela principal selecione Skill Level e Amateur. Depois selecione Country e entre com um dos passwords abaixo:

Latin America - MOONBATH
Japan - GEARBOX
Germany - CAR PARK
Scandinavia - ROAD HOG
France - EMULATOR
Italy - ANALYSER
United Kingdom - HORIZONS


  • Passwords da dificuldade Championship

Na tela principal selecione Skill Level e Championship. Depois selecione Country e entre com um dos passwords abaixo:

Latin America - EDUCATED
Japan - OILCLOTH
Germany - WRECKAGE
Scandinavia - CARACOLE
France - EPYLLION
Italy - GLUCAGON
United Kingdom - KEELSON

  • Passwords da dificuldade Professional

Na tela de titulo selecione Skill Level e Professional. Depois selecione Country e entre com um dos passwords abaixo:

Latin America - FOUR MEG
Japan - LEGEND
Germany - THEWORLD
Scandinavia - LETSRACE
France - ALCHEMY
Italy - A LOOPER
United Kingdom - SEASONAL




Trilha Sonora


  •   Las Vegas

  • Bordeaux
  • Frankfurt

69 comentários:

  1. joguei muito esse jogo na minha infância...e muito bom...

    ResponderExcluir
  2. eita bons tempos!!muito bom!O 2 é melhor!
    http://juventudeinformada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Show de bola o blog.
    Acessa o meu http://droidzz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Me deu saudades, joguei muito esse jogo, bons tempos!

    Leandro
    www.emquestao.org

    ResponderExcluir
  5. Ótimo blog!!!
    Velhos tempos...rsrsrs
    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu joguei muito esse jogo, mas foi no Mega Drive.


    Aliás véi, já tem uma analise do Road Rash do mega drive? (to perguntando sem ter procurado ainda).

    Tem uma trilhas sonoras muito boas naquele jogo, além do jogo que era muito bom.

    Meu blog: http://matocomcachorro.blogspot.com/

    abs

    ResponderExcluir
  7. Cara...
    Com certeza o melhor jogo de snes.

    ResponderExcluir
  8. as musiquinhas eram otimas, mas nao superavam rock'n'roll racing :B

    saudades do meu snes, ja nao fazem jojos como antigamente...

    ResponderExcluir
  9. Num curto muito games... mas seu blog é bem completo, parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Top Gear? OMG, eu era viciado. Gostei da analise, só achei que o game merecia um reconhecimento maior na hora da nota. Mais enfim, parabéns e sucesso

    ResponderExcluir
  11. uhauhsa, nem tenho muito o que comentar,não jogo games do tipo rs.. mais mesmo assim parabens pelo blog, e por sinal eu adorei o layout :D

    ResponderExcluir
  12. esse jogo era super demais, adorava!



    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
    visita o meu blog? me dá esse prazer vai ;)

    ResponderExcluir
  13. Bateu aquela nostalgia agora T_T, vou baixar a rom e jogar de novo e.e

    ResponderExcluir
  14. Que postagem completa! Eu me lembro que eu era viciado nesse jogo.Parabens pelo blog!!

    http://kdoido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Jogos de carros são muito massa!
    Um dos pocos que gosto!
    Boom blog!
    http://farofanordestina.blogspot.com/
    Visiita ae!

    ResponderExcluir
  16. Andei comentando já por aqui..
    Mas, impossível não passar de novo!
    Sucesso!

    ;D

    ResponderExcluir
  17. haha' Eu quero voltar aos anos 90 caramba. Joguei muito. Parabéns pelo post.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Nossa lembro-me bem desse jogo, ia pra casa do meu primo jogar,
    velhos tempos em que o carro ficava parado e o cenaario se movia...
    rrsrssrsrsrs
    os jogos de Play 1,2,3 x box entre outros podem ser bons,
    mas os de snes vão ser sempre os mais divertidos Ever...
    abrços, parabéns pelo post
    se quiser retribuir:
    http://ipirados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Ótimo post sobre o Tpo Gear. Memorável na vida de muitos moleques, heheh.
    O que vc achou do meu post no http://diariodeplantao.blogspot.com/

    Estou esperando seu comentário por lá!!!
    Leandro Andrade

    ResponderExcluir
  20. confesso que games não é minha praia,mas seu blog é muito organizado,parabéns,se puder passa no Meu:http://thaynadamascena.blogspot.com/
    retribuo os comentários e se seguir tbm,bjs :*

    ResponderExcluir
  21. Apesar de estudar na mesma faculdade que os futuros designers de games eu não entendo nada kkkk mas achei muito interessante a postagem meio comprida mas interessante :)
    bjs

    www.agbcinderela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. É clássico.
    Essa época ainda me arriscava a jogar jogos de corrida.
    Os games evoluíram tanto, que hoje não chego nem em quinto (muitas funções, o que é bom para quem é bom)

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  23. Realmente, esse jogo é um clássico...
    Não sou fã de jogos de corrida, mas eu joguei muito disso quando era menor...
    Uma curiosidade... Já jogou um guitar hero hack onde a música mais difícil é a theme song de Top Gear? É extremamente difícil!

    ResponderExcluir
  24. Clássicooo, Mt Boom e quem nunca jogou né kk
    Apesar de os jogos de hj estarem mt evoluidos
    em graficos e tal, ainda me amarro em Jogar ele =D

    ResponderExcluir
  25. Já joguei sim e muito difícil mesmo tem que ter muita técnia para conseguir terminar a música hehe

    ResponderExcluir
  26. Adoro esse tipo de jogo. Mas apesar de gostar muito, sempre perco!
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. to seguindo teu blog da uma força ai
    http://hardmetal13.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Top Gear haha Nooossa, joguei muito Top Gear no super nintendo. Só eu de menina jogando com aquele monte de meninos! Que saudaaade haha Jogávamos bastante bomber man também e mario kart, sonic... haha

    ResponderExcluir
  30. esse jogo fez história
    nao tem essa pessoa que nunca jogou Top Gear ;D
    realmente demais o blog

    ResponderExcluir
  31. Míííííítico esse jogo huahua

    cara, seu blog é muito caprichado e bem elaborado.
    Mandou benzão, continue deixando a gente saudosista =]

    tô seguindo

    abraço

    http://monologoscomdeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Minha infância... *-*
    Adorava esse jogo.
    tallysween.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo blog!!
    Joguei mto S.Nitendo adorava
    pena q minha irmã morria d ciumes
    pq era dela =/

    http://tentandosimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Boom, to boiando totalmente IUHSAIUHSAUHSAUI
    Até pq não sou mt atualizada em jogos e nem nada.
    Mas seu blog ta mt legal e é mt bom pra quem
    gosta de games, HAHAHAHA ;)
    Passa? http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Muito bom a analise,parabéns ai.Video game sempre foi um bom passatempo.

    ResponderExcluir
  36. Nossa esse jogo já preencheu muitas tardes de diversão, chega até me dar saudade daqueles tempos.

    A trilha sonora então chega a dar lágrima

    abraços e otima analise.

    ResponderExcluir
  37. Esse jogo é uma lenda cara..

    *-*'

    Maio, Sonic.. Top ..

    lendas!

    *-*

    e eu ainda jogo ;p'

    www.novaquahog.com

    ResponderExcluir
  38. Não sei bem se me lembro desse jogo até porque sempre fui fã de jogos de luta do tipo Street Fighter, inclusive do antigão que tinha aquela abertura do dois caras lutando, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  39. Cara, se eu te falar que bateu um sentimento forte de nostalgia tu acredita? hehehehehehe

    Nem lembrava desse jogo mais... jogava ele toda hora junto com o superstar soccer... :)

    ResponderExcluir
  40. Top guear fez parte da minha infância, é minha paixão das antigas!

    ResponderExcluir
  41. Nosssa joguei mto esse jogo ! Saudade dele!

    parabéns peo blog.. estou precisando exatamente de dicas de jogo! rs!

    mto boa a ideia! o/

    ResponderExcluir
  42. Cara, joguei muito isso!

    Shooowww...hehehehehehehe

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. boons teempos :]
    acho qe todo mundo já jogoou *-* realmente mt bom ;]
    beeijos ;*

    ResponderExcluir
  44. Bons tempos , esse era um dos melhores jogos que eu jogava no snes , achei beem legal esse lance que vocee faz da analise cara ,parabens
    ________________________________
    http://blog-do-binao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  45. Cara eu amava o top gear, só corria com o branco por causa da gasosa. Muito show, lembrei dos bons tempos da minha infãncia...

    Grande Abraço.

    www.bloginoportuno.blogspot.com

    Bons Ventos!! Vrummmm

    ResponderExcluir
  46. Sabe onde tem pra baixa não ?
    já procurei mais não acho =/

    ResponderExcluir
  47. Sei sim esse site aqui tem o emulador e a ROM
    http://roxdownload.net/rm/snes/

    ResponderExcluir
  48. OOOOOW, ótimos tempos! Análise perfeita. ;D

    _____________________________________
    O blog do cafajeste moderno!
    http://agendavenusiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. esse jogo é um clássico kkkkk', a musiquinha é massa.

    ResponderExcluir
  50. Muito bom esse jogo, gostava de jogar muito, chegava a ganhar varias competições, muito bom mesmo. Parabéns pelo blog!!

    se puder segue o meu e comenta lá:

    http://comentariocriticoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. eu falo um dos melhores jogos que ja joguei não tem igual as pessoas se perguntam nossa gt5 e muito melhor que isso e claro mais este e o jogo da época que era criança e nada me faz mudar minha opinião

    ResponderExcluir
  53. caramba eu vi meus amigos jogando top gear eu ficava só olhando era pequeno eles nao deixavam eu jogar kkkkkkk com ctz é um clássico dos games o que seria dos jogos de corrida do playstation3,xbox etc... se nao fosse top gear???sensacional recordação
    Obrigado por comentar no meu blog
    abraço

    ResponderExcluir
  54. Melhor jogo de corrida que já joguei na minha opinião. Não consigo gostar de outros mais modernos do jeito que curto Top Gear, pra mim os que mais chegam perto dele são Super Mario Kart, Daytona USA, Virtua Racing, Need for speed 1, e o restante da ´serie Top Gear. Excellente jogo, marcante, jogo ele sempre que posso. Merecia melhor nota, pois é muito marcante pra quem teve ou jogou Snes.

    ResponderExcluir
  55. Nossa, Top Gear é muito bom, pra mim é o segundo melhor jogo de corrida que já joguei (e olha que já vi muita coisa), mas o primeiro é o Imortal Rock 'n Roll Racing. pqp essa game é muito afu, conheço muitas pessoas que jogam até hoje, como se fossem crianças com seus video games novos.
    Só acho que devia ser criada uma modalidade online pro Top Gear, já joguei o RRR no modo online, deixa o jogo ainda melhor.
    VLW

    ResponderExcluir
  56. Cara Top Gear era show de bola!!! Não sei se vc fazia, mas na hora de cruzar a linha de chegada, se vc batesse no poste, o carrinho voltava e ae vc ficava em 1º e em 2º, ganhava os pontos dos dois lugares!! Fiz muito isso , hehehe, valew pela analise, muito boa!!

    ResponderExcluir
  57. Jogaço, lembra muito minha infancia, em pensar que ele é baseado num história real, ate achei um video que fala disso https://www.youtube.com/watch?v=NDAFw4GmC_4

    ResponderExcluir
  58. Helinux: Bons tempos, valeu!!!!

    ResponderExcluir