quinta-feira, 21 de julho de 2011

The Lord of the Rings : The Fellowship of the Ring




Introdução

Após o grande sucesso de lançamento de The Lord of the Rings (O Senhor dos Anéis), foi de maneira natural que outras adaptações não oficiais além de livros e filmes foram lançadas.
Neste contexto, a Universal Interactive lançou o jogo oficial da primeira parte da trilogia de J.R.R Tolkien: The Fellowship of the Ring (A Sociedade do Anel).
Inicialmente planejado para o Xbox, o game teve versões lançadas para PC e Playstation 2 apenas pelo auge de lançamento do segundo filme da trilogia. 
Ao contrário do que muitos pensam, este game estabelece relações diretas com o livro e não possui quaisquer vínculos evidentes com o filme.
A maestria de Tolkien em criar um universo épico profundo exigiu, por parte dos jogadores, um alto padrão de qualidade semelhante ao livro e ao filme. Infelizmente, essa qualidade não passou nem perto da produção do game. Nem mesmo uma campanha dedicada de marketing foi o suficiente para fazer com que o game vendesse bem.
O Senhor dos Anéis : A Sociedade do Anel em muitos momentos é um game tedioso, frustante, enjoativo, ou qualquer combinação dos mesmos.
Jogadores que buscam um jogo de aventura simplório em terceira pessoa com elementos de RPG podem achar o game agradável.
Por outro lado, os fãs da trilogia original com certeza irão se decepcionar com o tamanho do despreparo na produção de um game que carrega nas costas o nome de uma franquia marco no cinema.
The Fellowship of the Ring não faz jus à sua lincença, mas se deixado de lado este fato, o jogo pode render várias horas de diversão aos jogadores mais puristas.





Gráficos e Sons

Graficamente, A Sociedade do Anel possui características medianas comparado ao lançamento de outros jogos da mesma época.
A contagem de polígonos para ambientes, cenários e personagens esta altamente elevada, mas a textura e palheta de cores gerais em sua maioria são barrentas e serrilhadas. Esta característica gráfica é a responsável por deixar o visual do game monótono em várias ocasiões.
A animação dos personagens merece destaque por possuir efeitos expressivos de boa qualidade.
O design de personagens e principalmente dos inimigos esta em boa aparência texturizada e modelada.
O game utiliza um engine 3D capaz de criar ambientes enormes e uma boa quantidade de paisagens detalhadas, apenas de perto. O game é totalmente em 3D e o jogador pode manipular a câmera de acordo com sua vontade.
Alguns efeitos visuais de magias, nebulização e água são muito bem feitos e podem ser observados com maior beleza nas fases Ancient Forest e Mines of Moria.
A sonorização do game foi bem aproveitada. As fases estão preenchidas com músicas que aproveitam os efeitos sonoros de cada ambiente.
Em sua maioria, as músicas são substanciais com características heróicas e dramáticas.O game consegue criar a sensação de tristeza e mau presságio de maneira apropriada.
Foneticamente, o game fez um trabalho razoavelmente considerável. Em grande maioria, as dublagens são boas e transitáveis.
Os efeitos sonoros presentes no game são muitos e variados e grande parte deles se únem para fazer parte da trilha sonora.
Ambos os quesitos, gráficos e sonoros, não são inovadores e são de padrão mediano que não utilizam todo o potencial proporcionado pelo Playstation 2.




Jogabilidade

The Fellowship of the Ring é um típico game de aventura em 3ª pessoa com elementos de RPG.
O jogador irá assumir o papel de três membros da Sociedade Anel : Frodo, Aragorn e Gandalf.
Cada herói possui as mesmas opções básicas de controle e o uso de itens comuns.
Frodo pode passar despercebido pelos inimigos como os Hobbits são habituados a fazer; Aragorn além de sua espada possui um arco e flecha para variar as técnicas de combate; e Gandalf possui o controle de diversas magias.
Embora tenha todos os elementos familiares de games de aventura, The Felowship of the Ring está longe de ser um dos melhores nesta categoria.
Os objetivos principais do game são bem simplístas e muito previsíveis com o passar do tempo. Os combates são bastante desajeitados por não possuirem uma mecânica adequada. A parte mais legal dos combates talvez seja a parte em que se controla Gandalf e suas magias.
O jogador controlará na maior parte do tempo Frodo e Aragorn, personagens que são limitados por frustantes combates corpo a corpo. 
Com o personagem Frodo, o jogador terá acesso ao anel para escapar dos inimigos, porém se usado por muito tempo o anel matará o personagem. O anel deve ser usado para evitar as mais difíceis batalhas que o jogdor encontrar. Ao completar missões e avançar no game, o jogador poderá aumentar o limite de tempo que Frodo usa o anel. A barra no canto superior esquerdo indica o nível de perigo a que Frodo está exposto. Se completa o jogador morrerá.
Aragorn não utiliza o anel para combate. Utilizando técnicas de combate e diplomacia, Aragorn possui ataques com espada e arco e flecha, mas nada excitante como deveria ser.
O sistema de combate possui um rudimentar sistema de mira (Lock-On) que permite que o jogador circule o inimigo alvo para atacar. Porém, o Lock-On não funciona tão precisamente como deveria e atrapalha em grande parte dos combates.
Com Gandalf, o combate é um pouco mais divertido, podendo optar por combate corpo a corpo ou utilizando vários feitiços como Fiery Blast, Lightning, entre outros.
Para restaurar a energia vital e mágica perdida em combate, o jogador deverá usar alimentos como Mushrooms (Cogumelos), Elven Lembas, Mirovurs, encontrados ao longo do game.




Apesar de ser considerado um game linear, The Fellowship of the Ring conta com alguns elementos de RPG.
Várias missões são disponibilizadas  para o jogador.
As missões iniciais oferecem objetivos primários que geram uma lista de objetivos secundários opcionais.
Apesar de repetitivas, as missões chamam atenção por serem obra de Tolkien, e isto faz a diferença.
Se fosse um game genérico de aventura estas missões seriam extremamente tediosas.
O game se passa em 8 áreas que consistem em 24 sub-níveis. Confira abaixo as 8 principais áreas do game.


The Shire
The Old Forest
Bree
Weathertop
Rivendell
Moria
Lothlórien
Anduin


A mistura de ação e aventura é bem equilibrada. O mundo de Middle Earth (Local em que se passa a trama), foi muito bem criado e consegue passar a sensação de liberdade para se movimentar de acordo com a vontade do jogador. 
O sistema de savepoits também contribui com a liberdade do jogador: O game pode ser salvo a todo momento, de acordo com a necessidade do jogador.




Conclusão 

The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring é um game normal do gênero ação/aventura, apoiado em uma das maiores licenças de 2001. 
Este game realmente é para pessoas que são fãs da obra de J.R.R Tolkien ou fãs de jogos de aventura fácil.
Ter visto o filme provavelmente será prejudicial à diversão do jogador. Será difícil separar a imagem dos bons atores do filme da imagem dos personagens do game e isto pode ser frustante.
The Fellowship of the Ring tinha potencial para ser um grande jogo, mas este potencial foi infelizmente desperdiçado. É um tipo de game que foi preparado às pressas e foi lançado sem cuidado com os detalhes.
O enredo do game tem potencial para se assemelhar a um Final Fantasy menos profundo, só precisava ser desenvolvido.
No geral, apesar das falhas e aborrecimentos, é um game que pode ser considerado agradável.
Este é um game ideal para introduzir algumas crianças ao mundo dos RPG. De maneira bem simplória, o game consegue inserir alguns conceitos básicos do gênero.
O Senhor dos Anéis : A Sociedade do Anel é um jogo mediano em todos os conceitos e poderia ser muito mais desenvolvido em todos eles.


Nota Final : 5


Dicas

  • Moedas de ouro ilimitadas :  Na estrada a leste de Hobitoon ( logo após o local onde o lenhador troca sua adaga por uma erva de fumo), há uma casa. Entre nesta casa e prossiga até o local com um livro. Pressione o botão de ação e uma moeda de ouro aparecerá. Saia da casa e repita o procedimento quantas vezes achar necessário.
   

56 comentários:

  1. Bah bem legal teu blog, eu já joguei a maioria desses games aí. Estou seguindo teu blog dá uma passada lá no meu e segue também, se quiser comenta

    http://thecinefileblog.blogspot.com/

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu não sou muito fan desse tipo de jogo, apesar que a analise instiga muito leitor a jogar hehehe!

    Cara, adicionei o Analisando Games aos meus parceiros, o que acha de uma troca de links?

    http://arquivosdowoo.blogspot.com/

    Excelente analise, grande abraço ;)

    ResponderExcluir
  3. Apenas passando para dizer que gostei muito do seu blog, já estou linkando no meu!

    A matéria do Sonic 3 ficou muito boa, meus parabéns!

    À propósito, meu blog é o
    http://www.shugames.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. achei um pouco fraco os graficos, mas deve ser bom por se tratar de senhor dos aneis

    um abraço do http://www.risogarantido.com.br

    ResponderExcluir
  5. achei os graficos meio sem graça...mais o jogo deve ser bom..ja vi muitos piores..

    ResponderExcluir
  6. 5 é o que eu daria tambem para esse game, pela camera. o mesmo acontece em The hobbit.

    mas é um jogo que gosto ?P

    ResponderExcluir
  7. Pois é.
    Um jogo que carrega nas costas parte da trilogia do Senhor dos Anéis poderia ser muito, mas muito melhor.

    ResponderExcluir
  8. Suas analises sobre os jogos são muito boas!
    E o blog tá incrível. Pra quem gosta de jogos, isso aqui é o paraíso das informações e novidades! hahaha
    Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Quem sabe um dia mais pra frente eu não jogue uma treta dessas pra saber se é bão mesmo...

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante tudo por aqui! Já estou lhe seguindo. Se puder dá uma passada lá no meu? Sucesso!


    http://verboviver.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Poh Nota 5? Eu gostei ate do jogo daria uma nota 7 mas realmente os graficos são ruins

    ResponderExcluir
  12. Análise interessante, mas não gosto do gênero do jogo.

    ResponderExcluir
  13. Bela análise!
    http://rwsart.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Cara teu Blog, já falei algumas vezes é show. Não jogo muito games, mas de fato tua análise é muito bem fundamentada e verdadeira.

    Grande Abraço.

    http://www.bloginoportuno.blogspot.com/

    Bons Ventos!!

    ResponderExcluir
  15. Cara gostei muito dessa ideia do seu blog!
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  16. Jogos assim parecem ser muito boons
    Análise completa né
    PARABÉNS
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Muito legal teu blog^^
    estou seguindo...

    http://angelmartinss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. cara...gostei d+
    gosto muito de jogos
    parabens pelo Blog


    http://ministerioartecomdeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Curti geral.
    Imensa vontade de ter tempo para jogar novamente!
    =]

    ResponderExcluir
  20. Interessante, eu não sabia sobre o jogo, tb sou meio desatualizada pra esse assunto, mas meu filho vai amar saber.
    Parabéns pelo blog e pelas informações claras e atrativas.

    ResponderExcluir
  21. gosto muito dos filmes e dos livros dos senhor dos aneis, mas nao sabia desse jogo, eu gostei

    ResponderExcluir
  22. não sou mto desse tipo de jogo
    e também achei o gráficos fracos
    mas é vc quem entende ne kkk

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber se está afim de fazer troca de banners..Caso esteja afim, mande um comentario no post mais recente.
    ^^

    http://ministerioartecomdeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Nem sabia que esse jogo existia o.o Mas adorei a analise do jogo. Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Nunca joguei 1 game baseado em filme. Tenho curiosidade e acho até que a experiência possa ser boa. Vou pensar, rs...

    Até mais.

    ResponderExcluir
  26. esses jogos sao o maximo, pena q eu nao sou tao astuta e persistente pra jogar por mto tempo

    ResponderExcluir
  27. Bela dica, super bem explicado, boas observações. Até eu que nem sou fã de games, fiquei interessada.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  28. jOGAR ESTE JOGO É UMA VIAJEM HEIN, AINDA NÃO JOGUEI MAIS VOU QUERER JOGAR =)
    VALEU(:

    ResponderExcluir
  29. Eu sou super fã dos Senhor dos Aneis, mas nunca tive vontade de jogar um jogo sobre o filme. O único que eu gostei foi de HP, e só os 3 primeiros jogos é que são bons =D

    ResponderExcluir
  30. Eu ainda não jogueioesse apesar de gostar muto da trilogia senhor dos anéis . seguindo seu blog , passa no meu
    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Este é um game do que se espera muito, mas o resultado não condiz!

    :P

    ResponderExcluir
  32. o JOGO aparenta ser muito bom...Quero encontra-lo logo, logo

    ResponderExcluir
  33. gostei muito do seu blog e da análise, ainda mais que tem uma nota condizente com o que penso sobre esse jogo. para mim uma oportunidade jogada fora, se tivesse mais elementos de rpg, esse jogo seria mais legal! no mais um dos piores jogos sobre senhor dos aneis, ainda que não seja um desastre completo!

    ResponderExcluir
  34. Bacana,acho que os graficos pecaram um pouco!

    ResponderExcluir
  35. O jogo é bonzinho até.
    mas não é dos meus preferidos.
    já fui muito viciado em games tmb, e adoro os clássico do PS1 :P

    to te seguindo, se puder segue de volta e comenta :D

    www.luliskd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. cara muito massa !!
    gostei do seu blog
    adoro esses joguinhos, eu jogava pw, mas ficou enjuado então agora so jogo fifa online!!
    muito show!!
    flw
    www.naoclico.com

    ResponderExcluir
  37. Beim legaal o Blog.. *-* Gosteei :DD

    Dá uma passadinha lá tbm.. Teenho certeza de qe vaai adoraar!!!
    http://echidellanima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Cara nunca joguei mas não sou muito fã de jogos de rpg não mas são bons, cara eu sou fã de Senhor dos Anéis. Vou procura para tira minhas conclusões.


    http://tokubetsunaotaku.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Nota 5? Eu ainda não tive oportunidade de jogá-lo.
    Qual nota você deu ou dá para o Diablo III ?
    http://divademontalban.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pelo blog e excelente matéria aqui apresentada :D

    S.Rïver
    http://saimonrio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Mais um ótimo post!
    Já andei comentando neste daqui...

    Sucesso!

    ;D

    ResponderExcluir
  42. Lord of rings é muito show. Você fez uma alise impecavel, não tenho nada a acrescentar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. jogo parece ser bom...da pra passar varias horas...jogando...

    ResponderExcluir
  44. nao me causou nenhum impacto esse game nao achei meio fraco

    ResponderExcluir
  45. Parceiro. Excelente blog. Faltam bons blogs na net, assim como o seu, que falem de jogos. Tow te seguindo.

    Dá uma sacada no meu blog: http://andersonsantos-recife.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  46. Se eu fosse jogar algo,
    seria um jogo assim,
    baseado em obras de fantasia.
    Ou talvez baseado em
    obras de terror.

    ResponderExcluir
  47. Eu gosto daquele jogo do Lord of the rings que é tipo warcraft \o/ esse dai nao curti muito não

    ResponderExcluir
  48. Post bem completo
    blog bonito e muito legal
    parabens

    ResponderExcluir
  49. espaço bacana, parabéns! Tô seguindo :**

    http://cuidademim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  50. Hum... sei que são mídias diferentes, mas é irresistível comparar: não curti muito o visual do jogo, fica bastante aquém do filme. Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  51. Não concordei com a sua análise. Óbvio que não dá pra comparar com os jogos de hoje, mas pra época em que foi feito, é muito bem feito. Arrisco a dizer que esse é melhor e mais profundo do que o hack n' slash "Lord of the Rings - Return of the King", baseado no filme de mesmo nome. Pelo menos quem curte um jogo mais de exploração e aventura, certamente vai preferir o primeiro.
    Comprei esse LOTR: Fellowship of the Ring na época de lançamento e destrinchei o jogo até o final, pena que ele não roda no meu PC atual, senão seria capaz até de zerar de novo. É um excelente jogo de aventura. Não deve ser relacionado ao filme, pois foi feito baseado no livro... Por isso não há muita semelhança física entre os personagens, além da presença de outros que estão no livro e não aparecem no filme, como Tom Bombardil.
    Enfim, gosto é gosto. Eu gostei bastante dele e recomendo.

    ResponderExcluir
  52. Jorge obrigado pela sua opinião.
    Somente discordo quando você disse que o jogo é muito bem feito para sua época de lançamento. Grandes nomes da crítica também relatam os defeitos deste game.
    O jogo foi lançado em 2002 nesta época já existia jogos, do mesmo gênero, com gráficos, jogabilidade e mecânicas com menos falhas do que The Lord of the Rings : The Fellowship of the Ring. Isso é um fato não tem como negar.

    ResponderExcluir