domingo, 29 de maio de 2011

Super Bomberman




Introdução

Super Bomberman é um game de estratégia lançado para o Super Nintendo em 1993 pela Hudson Soft.
O game é uma Sub série da franquia original Bomberman lançado para os Arcades.
O objetivo deste game é incrivelmente simples: Diversão e desafio. Este game foi o primeiro jogo da história dos videogames a trazer a opção de jogabilidade para 4 jogadores simultaneamente.
Para jogar com mais de 2 jogadores, era necessário a utilização do Multitap, um aparelho que permite a conexão de 4 jogadores simultaneamente no Super Nintendo.
A franquia original em si já era premissora e mostrou aos jogadores uma idéia de jogabilidade totalmente diferente. 
Com a mudança do 8-Bits para o 16-Bits do Snes, a franquia se expandiu e adquiriu novos gráficos e adaptações, chegando aos dias de hoje com mais de 60 games distintos.
Contando com 2 modalidades principais de jogo, Super Bomberman consegue passar ao jogador diversão do início ao fim. É possível jogar na modalidade normal de maneira solo ou com cooperação de um amigo, ou na modalidade de batalha, em que se pode enfrentar um amigo e/ou outros adversários do game.
Tudo é muito simples: gráficos 2D comuns, trilha sonora cativante e jogabilidade intuitiva.
Apesar desta simplicidade, o game é excêntrico e o fator diversão unido ao desafio fez de Super Bomberman um game potencialmente conhecido.
Depois de vários anos após o lançamento da franquia, o game ainda continua atual, possuindo o mesmo clima de diversão da época de lançamento. O game não precisou de gráficos avançados para satisfazer os jogadores.
A série Super Bomberman deu início ao legado da franquia Bomberman no Super Nintendo. Nos dias de hoje, os games da mesma são lembrados como clássicos.





Gráficos e Sons

Totalmente em 2D, os gráficos de Super Bomberman são agradáveis. O game mantém o mesmo padrão gráfico visto na série original, porém desta vez com a tecnologia do Super Nintendo.
A câmera é novamente posicionada de cima, de modo a permitir a visão total do cenário. 
Tal técnica é conhecida como Sky Vision. A Sky Vision consegue exibir completamente o cenário, dando mais dinamismo a jogabilidade.
Os cenários são bem desenhados e todos bem detalhadamente coloridos. O jogo de cores da maneira correta faz a diferença quando o jogador fica presente no mesmo cenário por muito tempo, como é no caso deste game.
O design de personagens e inimigos robôs ficaram muito bem feitos. Os sprites digitalizados dos chefes merecem atenção. Outros games da série Super Bomberman não possuem sprites tão bem trabalhados como nesta primeira versão.
A qualidade sonora do jogo em si é totalmente agradável. A trilha sonora combina simultaneamente com a parte visual e a jogabilidade.
As músicas são diversas e sempre com tons alegres e divertidos para animar o game. Durante a batalha contra os chefes, essas músicas adquirem tons dramáticos para simbolizar o momento de tensão.
Os efeitos sonoros estão poucos, mas também estão agradáveis, dando destaque à sonoridade das explosões.





Jogabilidade

A jogabilidade de Super Bomberman baseia-se no estilo e padrão visto nos games anteriores.
Apesar de manter quantitativamente parte da jogabilidade dos games anteriores, este jogo trás muitas novidades significativas que contribuem para uma experiência mais profunda em termos de jogabilidade.
O personagem é controlado da mesma maneira comparado à série original. Ele pode se mover livremente pelo cenários, plantando bombas que explodem segundos depois de serem plantadas.
Inicialmente, as bombas possuem poder de fogo limitado.  Com o avançar do game, as bombas podem ser aprimoradas de várias maneiras através de uma gama de itens a serem coletados.
Estes itens podem permitir ao jogador plantar uma maior quantidade de bombas pelo cenário simultaneamente, chutar, socar e atravessar bombas, aumentar o poder de fogo e até mesmo controlar a detonação das mesmas, entre outros.
Além de aprimorar as bombas, o jogador também tem a opção de aprimorar o personagem que controla.  Vários itens concedem habilidades especiais ao personagem. Aceleração do movimento, empurrar bombas ao longo do cenário e atravessar objetos são algumas das possíveis habilidades que podem ser adquiridas durante o jogo.
Todo este conjunto de habilidades para as bombas e personagens são de extrema importância para lidar com vários desafios presentes no game. 
Além destes itens de aprimoramentos, existem também itens que prejudicam o jogador de diversas maneiras. Tais itens são simbolizados por uma caveira estampada. Ao coletar este item, o efeito é aleatório, podendo deixar o jogador mais lento ou mais rápido que o normal, diminuir drasticamente o poder de fogo das bombas, permitir o jogador colocar somente uma bomba, entre outros.
Para conseguir estes itens, o jogador deverá explodir objetos que bloqueiam a passagem e eventualmente algum item aparecerá no lugar deles. Outra maneira de consegui-los é derrotando inimigos que eventualmente podem deixar algum item para o jogador.




O game em si foca em raciocínio. Na modalidade normal, o jogador deverá seguir ao longo de fases até chegar ao último estágio e derrotar um chefe para prosseguir para a localidade seguinte.
Para concluir cada fase, o jogador deverá derrotar todos os inimigos e explodir objetos à procura de um portal. Este portal é o acesso para o cenário seguinte, porém o acesso por ele so será possível se todos os inimigos dos cenários forem derrotados.
Caso este portal seja atingido pelas chamas de alguma bomba, ele transporta de volta para o cenário algum inimigo que já tenha sido derrotado, forçando o jogador derrotar o inimigo novamente.
Durante o game, o jogador poderá perder a vida das seguintes formas: quando exposto à explosão de alguma bomba, quando em contato com o inimigo ou quando o tempo limite para completar o cenário se estingue. 
O tempo para completar cada cenário é exibido na parte superior da tela. Quando todos os quadrados brancos se tornarem negros, o tempo limite se extingue e o jogador perderá a vida.
Vidas extras podem ser adquiridas encontrando itens que garantem vida extra ou obtendo uma quantidade de pontos específicos.
Sempre ao derrotar inimigos e ao coletar itens, o jogador conseguirá pontos acumulativos indicados na parte superior esquerda da tela. Sempre ao adquirir uma vida extra através de uma pontuação específica, a vida extra seguinte a ser adquirida exigirá uma maior quantia destes pontos. 
De maneira geral, as fases estão bem variadas e proporcionam uma variedade de desafios devido à disposição dos cenários e comportamento dos inimigos, que variam de cenário para cenário.
A variedade de inimigos é grande: eles possuem diversas formas e comportamentos diferentes, exigindo do jogador a capacidade de pensar na melhor maneira de derrotá-los.



O game é dividido em cenários. Cada cenário contém 8 fases básicas, sendo que na oitava fase de cada cenário o jogador enfrentará um chefe. Derrotando o chefe, o jogador prossegue para o cenário seguinte.  No total são 6 cenários distintos.
Como a maioria dos jogos de Super Nintendo, não é possível salvar o progresso do jogo. Para voltar próximo de onde parou, o jogador contará com a utilização de Passwords que são exibidos quando o jogador perde todas as vidas.
Confira no final desta análise os Passwords de Super Bomberman.
Além da modalidade comum, existe o Battle Mode. O Battle Mode, como o próprio nome diz, é uma modalidade de batalha entre os jogadores.  Este modo chega a ser muito divertido devido à tensão e ao desafio proporcionado pelo mesmo.  É possível jogar no modo Single ou Tag. No Single, o jogador deve derrotar todos os outros personagens sozinhos, enquanto no modo Tag, existe a possibilidade de se formar times. 



Conclusão 

Super Bomberman simboliza a introdução da série Bomberman no Super Nintendo.
Adaptar a série original à tecnologia do console permitiu gráficos e sons toleráveis ao game, além de uma jogabilidade muito divertida e agradável.  
Um game excelente para jogar com amigos na modalidade normal, cooperativa ou no Battle Mode.
Super Bomberman é um dos jogos que continua divertido com o passar dos anos. Em quesito diversão e desafio, este game é uma ótima opção.


Nota Final : 8.0


Passwords

Confira abaixo todos os Passwords das fases de Super Bombeman .

Cenário 1: 

PARTE 1: 5555
PARTE 2: 7503
PARTE 3: 5543
PARTE 4: 0513
PARTE 5: 5522
PARTE 6: 7564
PARTE 7: 3535

Cenário 2: 


PARTE 1: 0055
PARTE 2: 4005
PARTE 3: 0043
PARTE 4: 5012
PARTE 5: 7024
PARTE 6: 5064
PARTE 7: 0034

Cenário 3:


PARTE 1: 5453
PARTE 2: 7402
PARTE 3: 3444
PARTE 4: 0412
PARTE 5: 2423
PARTE 6: 0464
PARTE 7: 4434

Cenário 4:


PARTE 1: 6154
PARTE 2: 4103
PARTE 3: 7144
PARTE 4: 5114
PARTE 5: 1122
PARTE 6: 4164
PARTE 7: 0135
 

Cenário 5:

PARTE 1: 5252
PARTE 2: 7204
PARTE 3: 5244
PARTE 4: 6213
PARTE 5: 4224
PARTE 6: 1264
PARTE 7: 3232

Cenário 6:


PARTE 1: 0652
PARTE 2: 3605
PARTE 3: 7645
PARTE 4: 5615
PARTE 5: 7623
PARTE 6: 4665
PARTE 7: 1635





 
 

38 comentários:

  1. Olha, o Blog é muito bom, é algo que realmente vale a pena dar uma olhada, mas não estou conseguindo te seguir... Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Cara seu blog é muito maneiro. Adorei a post.
    O BOMBER MAN é o cara, eu nunca pensei que ele fosse tão velinho...
    Parabéns pelo blog (y'

    ResponderExcluir
  3. Não curto jogos, mas o blog tá massa!
    Se der passa lá:
    http://odiariodemariana.blogspot.com/2011/05/embriaguez-do-sexo.html

    ResponderExcluir
  4. Poxa, venho aqui só para comentar e me deparo com esta super resenha deste que é um dos melhores games de todos os tempos! Um verdadeiro clássico!
    Deu até vontade de ir correndo jogar e relembrar os velhos tempos!

    O blog tá ótimo!
    Abraços!
    =))

    ResponderExcluir
  5. já passei por aqui outras vezes, sempre atualizado e legal o blog!

    ResponderExcluir
  6. POUTZ que saudades desse jogo maldito que eu morria muito SAHSAUHSAUASH, otimo post como sempre

    ResponderExcluir
  7. joogos, hmm, eu era viciada HUASHUASH,

    adorei o post *-*

    passa lá ? http://lannenascimento.blogspot.com/

    tô te seguindo *-*

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esse jogo marcou minha infância, e como você mesmo disse, até hoje o jogo diverte!

    Certeza que é um clássico, assim como a maioria dos jogos de Sness!

    ResponderExcluir
  9. nossa, eu adorava esse jogo, vez parte da minha infância hahah adorei aqui, seguindo!

    http://asgarotasdoseculo21.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Que demais, também amava esse jogo!
    Mas, em comparação com os de hoje, parece até os jogos de telemóvel, rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  11. Nooossa eu adorava esse jogo *----*
    depois do mário, esse era um dos meus preferidos *-*
    Mas joguei tanto que enjoei ;x
    Parabéns pelo blog e pelo texto!

    ResponderExcluir
  12. Adorava este jogo!!! Ainda tenho o nintendo acredita?!??!! Mais o tenho mario kart,world e uns outras aqui!!!
    vlwwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  13. Poxa, esse é clássico!
    Até hoje passo horas e horas jogando. É um jogo antigo, e os gráficos não são lá essas coisas, mas convenhamos, é divertidíssimo!

    Excelente post!

    ResponderExcluir
  14. Todo o game tem a sua influência... alguns são marcos, como este.

    Sem falar que é bem divertido, neh?!

    Ótimo post!

    ;D

    ResponderExcluir
  15. Classico
    http://uniaodosblogueirosdiversos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Boa analise para um classico esse é um otimo 2D

    http://molezanabeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. mentira vey!tu tem o link dele para zsns?por favor!meu pai ama esse jogo!!awm resenha nenhuma!
    se tiver me envia lá no comentários do meu blog!
    -------------------------------------------------------------
    zoeirasanimada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Poxa... mais uma bela post aí parceiro!
    Jogo é dez.

    ResponderExcluir
  19. blog muito maneiro... parabéns!!
    estou seguindo, gostei de mais!!
    se puder me seguir tbm,
    http://descemaisumarodada.blogspot.com/
    abraço

    ResponderExcluir
  20. Não sou muito conhecedor de games, mas gosto de ler e gostei de como vc explica tudo sobre esse game. Depois dessa aula que vc deu, já posso até debater sobre o jogo...hehehehehehe


    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu amava esse jogo! acho que tenho ele em um cd de jogos de supernintendo pra jogar no ps2, será que tem como usar esses passwords?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  22. Esses jogos mais antigos eram muito bons!!!

    ResponderExcluir
  23. Não sou muito chegada à jogos, mas o site ta muito bom!

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a analise de um clássico que quem é amante de game, com certeza era um viciado!!!

    Nos visita e retribui: http://arrancandodotube.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Eiiiita desenterrou do Báu hein!? Esse é um dos clássicos que sempre curti jogar é muito bom.

    Nota: 9.0

    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Classicoooo, Jogo até hj mt fooooda

    ResponderExcluir
  27. Esse é o melhor jogo, sou fã incondicional desse game. Sempre que entro no pc jogo o modo batalha.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Eu me lembro desse!!! Adorava jogar.

    Pra quem não conhece, vale a pena!

    ResponderExcluir
  29. Eu realmente curti a ideia do seu blog, mas tenho um certo trauma de jogos, pois quando eu era pequena meus primos não me deixavam jogar haha

    ResponderExcluir
  30. ja joguei muito esse bomberman. :D

    ResponderExcluir
  31. Oie...vim conhecer seu blog...saudade de quando eu jogava...faz tempo que não faço. :)

    ResponderExcluir
  32. Pra mim o Bomberman é um dos melhores jogos já criados, minha infância foi marcada por ele..

    Curti seu blog mano, tudo bem feito =)

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho 95 anos e a minha infância foi marcada pelo bomberman até hoje eu e minha esposa nos divertimos muito com ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem 95 anos... Menos 80, né, seu cabaço?!
      Baita mongol! Se o 1º Bomberman não deve nem ter 30 anos!
      Retardado!

      Excluir
  34. Ótimo site! Já joguei muito Bomberman, era muito bom reunir os amigos no domingo pra jogar umas partidas.

    ResponderExcluir