terça-feira, 17 de maio de 2011

Onimusha Warlords




Introdução

Onimusha Warlords, inicialmente planejado para ser lançado para o Playstation, é um game produzido pela Capcom em 2001. 
Nos últimos anos de vida do Playstation a Capcom chegou a anunciar Onimusha para o console. Porém com o rumo da produção do game ele deixou de ser lançado para o Playstation e foi anunciado para o Playstation 2, onde o game atingiria prorporções mais interessantes.
A Capcom decidiu desviar um pouco da linha de produção dos games da franquia Resident Evil e trabalhar em um novo game, com a mesma promissa, porém com um estilo oriental. 
O estilo oriental do game é baseado em elementos que construiram a história do Japão. O game conseguiu exibir elementos da história e cultura japonesa de forma excelente.
Misturar fatos reais com ficção é um técnica fantasiosa e envolvente, um fator que aumenta a credibilidade de um jogo deixando o enredo complexo e efetivo.
O personagem principal do game, foi modelado com base no ator Takeshi Kaneshiro. Essa modelagem torna o visual de Onimusha Warlords ainda mais interessante.
Intercalando diversão, desafio, bons gráficos, sons de primeira e um enredo cativante o game consegue deixar o jogador sempre com vontade de jogar mais.
O game é implementado de melhorias sobre a jogabilidade adaptada de Resident Evil, resolvendo alguns problemas e mantendo outros. Com certeza este game foi um impulsionador que trouxe várias possibilidades para os games de ação posteriormente lançados.
Onimusha foi um dos primeiros games a serem lançados para o Playstation 2. Apesar de não ter possuido uma campanha de marketing digna, o game vendeu bem. Foi o primeiro game do Playstation 2 a vender 1 milhão de cópias ao redor do mundo.
Personagens carismáticos, cenários nipónicos, sons a caráter, jogabilidade fluida e intensa fazem de Onimusha um game potencialmente adorado pelos jogadores que o conhecem.
Devido a falta de marketing Onimusha deixou de ser um game popular. Apesar disto ele é um dos game de ação mais recompensadores  e gratificantes do Playstation 2. Onimusha é um game de potencial. Só jogando para perceber a grandiosidade deste grande game da Capcom.


 
                          Takeshi Kaneshiro                                                        Samanosuke


 




Gráficos 

Para o ano de 2001 onde os primeiros jogos do Playstation 2 ganhavam vida, os gráficos de Onimusha Warlords surpreenderam.  
O jogo possui gráficos realmente lindos, anos depois do lançamento deste game os gráficos ainda tinham um look atual.
Seguindo o mesmo padrão de Resident Evil, o game utiliza de imagens pré renderizadas para moldar os cenários. Os cenários estão coloridos e com texturas fortes e sedosas. A ambientação esta em perfeita harmonia com o game.
Devido a gama de detalhes o game consegue passar para o jogador a sensação de estar no Japão Feudal em meados do século XVI.
Ao longo do game é possível perceber vários elementos de arquitetura, crenças e culturas características locais.
Um fato interessante são os cenários do game. Alguns deles são verídicos, por exemplo o Castelo de Nobunaga Oda em Kyoto. Este game é realmente interessante para aqueles quse interessam pelas grandes personalidades da história japonesa.
Novamente semelhante a Resident Evil, Dino Crisis e outros jogos do gênero, a câmera acompanha o personagem enquanto o mesmo se move em cenários estáticos. Esta semelhança é responsável por manter o clássico defeito do ponto cego. Ocasionalmente ao movimentar se pelo cenário durante algum combate, o jogador é sujeito a uma mudança repentina de ângulos das câmeras do game, o que pode atrapalhar um combate quando não se pode ver o personagem ou ver o inimigo.
As cenas computadorizadas do game estão longas, agradáveis e repletas de efeitos especiais. As melhores da época. Por serem as primeiras cenas computadorizadas exibidas pelo Playstation 2 elas serviram de modelo para outros games.
Sem sombra de dúvidas Onimusha foi um dos primeiros grandes games responsável pela evolução da qualidade gráfica nos jogos lançados entre 2001 e 2005.




Sons

Diferentemente da maioria dos Survivor Horrors, Onimusha Warlords possui uma trilha sonora digna.
Cada ambiente possui temas característicos, temas de batalhas contra inimigos comuns e chefes encaixam completamente no clima tenso do game.  Os temas dos personagens principais merecem destaque pois são considerado épicos e chegam a transimitir a emoção do momento em que entram em cena.
A trilha sonora é um dos principais fatores que chamam atenção da franquia Onimusha.
Confira no final desta análise parte da trilha sonora de Onimusha Warlords.
Por outro lado onde a trilha sonora é eficaz, a dublagem deixa muito a desejar.
A dublagem possui qualidade mas não tem sincronismo algum. A movimentação lábial nos diálogos é totalmente precária. Em alguns momentos pode chegar a incomodar caso o jogador preste atenção por muito tempo nas falas.
Nesta primeiro episódio da série Onimusha a Capcom não se preocupou com a dublagem, isto é fator que foi corrigido nas sequências lançadas anos depois.
Os efeitos sonoros estão ótimos. Eles incorporam de maneira exemplar os sons de água, vento, ranger de mandeiras, espadas entre outros.
Com excessão da dublagem a parte sonora deste game é ótima e serviu de exemplo para outros jogos do Playstation 2 .




Sinopse

O game se passa na época Sengoku, um período obscuro da história japonesa. Sengoku simboliza a busca do Japão pela unificação. A nação não possuía lider e o poder dos lordes feudais era medido pelo tamanho do exército.
Dentre estes lordes destacava-se um dos mais excepcionais e perversos líderes do Japão : Nobunaga Oda.
Devido ao seu talento e estratégia, Nobunaga e seu clã (Oda clan) fizeram fama pelo Japão e acabaram dominando grande parte do país. 
Após esmagar seus inimigos um a um com maestria , o maléfico Nobunaga iniciou a unificação do Japão.
Porém Nobunaga não conseguiu concluir a unificação, pois foi covardemente traído por um de seus vassalos: Mitsuhide Akechi.
Agora inicia-se a parte ficticia do game baseada em histórias japonesas.
Após sua morte Nobunaga fez um pacto com os demônios Yōkai (Classe de criaturas sobrenaturais no folclore japonês) para voltar à vida e trucidar seus traidores e a quem se opusesse a seus poderes.Nobunaga volta à vida com poderes sobrenaturais e controle sobre criaturas chamadas Genmas, iniciando assim a sua vingança.
Com o retorno de Nobunaga, novas batalhas ocorrem. Em Okehazama, onde o game se inicia, o clã Oda trava uma batalha contra o clã Imagawa.
Neste contexto surge Samanosuke Akechi, um nobre samurai. Com a missão de acabar com a tirania, Samonosuke parte para salvar a princesa Yuki do clã Imagawa, e também salvar o Japão dos ideais maléficos de Nobunaga.
Junto com a sua parceira Kaede, eles seguem em busca da princesa Yuki.
Ao encontrá-la, Samanosuke é atacado por estranhas criaturas e não consegue salvar a princesa. 
Enquanto estava inconciente, Samanosuke encontrou-se com uma entidade denominada "Oni Gods", composta por membros do antigo clã Oni que haviam sido derrotado pelo exército Genma de Nobunaga.
Com o intuito de verem a derrota de Nobunaga, eles entregam a Samanosuke a Oni Gauntlet, um artefato capaz de destruir os Genmas.
Com esta nova arma em mãos, Samanosuke retoma o seu objetivo inicial e parte à procura da princesa Yuki.

 Castelo de Nobunaga em Kyoto

Jogabilidade 

Como na maioria dos Survivors Horrors, em Onimusha Warlords o jogador irá controlar o personagem principal movendo-se por cenários pré renderezados com câmeras fixas. A mecânica de jogo é novamente semelhante a franquia  Resident Evil. Um diferencial deste game é o uso de armas brancas no lugar de armas de fogo para enfrentar os inimigos. 
Apesar da jogabilidade característica de um Survivor Horror, o game da ênfase nos combates de curta distância, dando pouco destaque ao terror.
Todos os comandos são basicamente simples. Os combates se baseiam em atacar e defender. Apesar de simples é necessário preparo e técnicas de combate, principalmente quando o número de inimigos é grande.
A variedade de inimigos ao longo do game é visível. A combinação de vários inimigos com abilidades diferentes é algo ameaçador para jogadores mais despreparados.
Os combates são de curta distãncia, ao estilo de lutas entre samurais. Em alguns momentos os combates com espadas são alternados por combates com arco e flecha dando mais dinamismo ao game.
Ao serem derrotados, os inimigos liberam Souls de várias cores. As Souls são as energias do inimigos derrotados que ficam vagando pelo cenário até desaparecerem naturalmente.Ao decorrer do enredo do game, Samanosuke, o personagem principal, adquire a Oni Gauntlet, uma luva capaz de absorver as Souls e garantir ao seu dono novos poderes.
Para absorver as Souls basta pressionar o botão .
As Souls absorvidas são essenciais para a evolução de Samanosuke e suas armas ao decorrer do jogo. 
Confira abaixo as principais Souls e suas respectivas funções.


Yellow Souls : São as Souls amarelas. Quando absorvidas restauram a energia vital do personagem. Quanto maior o tamanho da Yellow Soul maior será o fator de recuperação.
O limite máximo da energia vital pode ser parcialmente expandido ao usar o item Power Jewel.


Blue Souls : São as Souls azuis. Quando absorvidas restauram a energia mágica das armas de Samanosuke. Quanto maior o tamanho da Blue Soul maior será o fator de recuperação.
O limite máximo da energia mágica pode ser parcialmente expandido ao usar o item Magic Jewel.


Red Souls : São as Souls vermelhas, as mais comuns de serem adquiridas. Elas servem para evoluir e aumentar o nível das armas de Samanosuke. Quanto maior o tamanho da Red Soul maior será a quantidade de Red Souls que o jogador terá para evoluir as armas.

 



No canto superior esquerdo da tela existe um desenho de três barras coloridas e 5 esferas.
A barra amarela simboliza a energia vital do personagem enquanto a azul simboliza a energia mágica da arma utilizada.
A barra vermelha simboliza as Red Souls coletadas ao longo do game. Ao utilizar as Red Souls para fortalecer as armas esta barra voltará a seu estado inicial.
Samanosuke começa o game com uma simples Katana para enfrentar seus inimigos. Porém com o avanço do game ele conseguirá a Oni Gauntlet e novas armas para auxiliá-lo em combate.
Cada nova arma possui um ataque elemental único com efeitos específicos em cada inimigo. Ao utilizar um ataque elemental da arma a energia mágica será consumida.
Cada arma adquiria por Samanosuke possui uma Orb mágica elemental que é colocada dentro da Oni Gauntlet.
Red Souls coletadas ao longo da aventura podem ser usadas nos Savepoints para fortalecer as armas e evoluir as Orbs mágicas das mesmas. Além de evoluir as armas e suas Orbs o jogador também poderá fortalecer itens de suporte como Herbs, Arrows e Bullet.
Ao fortalecer as armas elas mudam de forma e adquirem ataques mais poderosos. Já as Orbs fortalecidas servem para romper barreiras em algumas portas do game que exigem que as Orbs estejam fortalecidas. 




Durante o game o jogador controlará na maior parte do tempo o personagem Samanosuke, e para auxiliá-lo em algumas ocasiões o jogador também controlará a Kunoichi (Ninja do sexo feminino) Kaede.
A alternancia entre os dois personagens deixa o game muito interessante.
Kaede não possui a Oni Gauntlet o que implica que ela não pode absorver as Souls. Kaede é mais sensível que Samanosuke porém é mais agil e possui uma variabilidade de ataques maior.Por ser uma Kunoichi, Kaede possui os melhores e mais estilosos movimentos do game.
O mais interessante de jogar com Kaede é o fato de somente ela ter acesso a locais inacessíveis anteriormente no game por Samanosuke.
Um fato interessante no combate de Samanosuke e  Kaede é o chamado Critical Attack. Este ataque é realizado no momento em que o jogador ataca no mesmo instante em que o inimigo planeja o ataque. O jogador deve desviar rapidamente e atacar. Se feito corretamente um flash de luz acompanhará o rastro do ataque. Ao se executar o ataque crítico uma vez, o jogador pode repetir este ataque mais algumas vezes. Logo após o primeiro flash, basta desviar e apertar novamente o botão de ataque e derrotar os inimigos presentes na tela.
Com o ataque crítico o jogador derrota o inimigo com um único golpe e como recompensa os inimigos mortos desta maneira liberam uma maior quantidade de Souls.
Onimusha Warlords não é focado apenas no combate. O elemento de exploração é apreciado e valorizado neste game.




A exploração compõe grande parte do game. O jogo não é linear e o jogador tem de ficar esperto para explorar todas as localidades em buscas de itens.
Como uma espécie de desafio, existem espalhados pelo game, certos baús especiais. Estes baús só podem ser abertos caso o jogador solucione um enigma matemático ou literal. Geralmente o prêmio pela solução destes enigmas são itens como as Powers e Magic Jewels. Itens responsáveis pela expansão do limite máximo da energia vital e mágica respeectivamente.
Em especial chama-se a atenção para itens de importancia relevante : As Power Jewels, as Magic Jewels e as Fluorites.
As Fluorites são itens especiais espalhadas pelo game. São 20 no total. Coletando-se todas, após o final do game o jogador tem acesso ao mini game Oni Spirits.
Ao longo do game, o jogador irá encontrar Files (arquivos, documentos, memos etc...). Muitos destes Files contêm informações óbvias ou implícitas sobre como solucionar um Puzzle, portanto o jogador deve sempre ler o conteúdo destes Files para ter uma base lógica.
De maneira geral a jogabilidade de Onimusha Warlors é simples. Mescla combates, desafios e Puzzles na medida certa.







Conclusão

Um dos primeiros grandes games do Playstation 2. A sua influência foi de grande alcance. O manuseio do cenário em 3D passou a ter uma abordagem mais técnica e pode ser vista em outros games como Devil May Cry (2001) e Ninja Gaiden (2004).
Para os jogadores interessados em mudanças do tradicional Resident Evil, este game é uma execelente pedida.
Capaz de render umas 15 horas de jogo da primeira vez que se joga, Onimusha Warlords possui muitos aspectos de um jogo para ser adorado pelo público.
 Jogabilidade fluída, gráficos que simbolizam a transição do Playstation para o Playstation 2, trilha sonora a condizer e enredo envolvente, fazem de Onimusha um ótimo game para ser aproveitado ao máximo.
O game conta com conteúdos extras que desafiam os jogadores, alguns deles podem ser liberados na primeira vez em que se joga.
Confira ainda como liberar todos os extras deste excelente game da Capcom.

 Nota Final : 9


  
Dicas

  • Confira a localização de todas as Powers e Magics Jewels
 
video


  • Confira a localização das 20 Fluorites

video


Extras

•    Roupa alternativa para Samanosuke : Termine o game coletando no mínimo 10 Fluorites. Salve o jogo e ao iniciar uma nova partida selecione a opção "Extra Samanosuke" no menu Special Features na tela de título. Aperte  para tirar o capuz da roupa durante o game.

•    Roupa alternativa para Kaede : Termine o game com um Ranking "S". Salve o jogo e ao iniciar uma nova partida selecione a opção "Extra Kaede" no menu Special Features na tela de título.

•    Mini Game Oni Spirits : Termine o game coletando todas as 20 fluorites. Salve o jogo e selecione a opção Oni Spirits no menu Special Features na tela de título. 

•    Trailer Especial : Termine o game uma vez e salve. A opção Special Trailer estará disponível no menu Special Features na tela de título. 


•    Ultimate Mode : Termine o Oni Spirits e salve o jogo. A opção Ultimate Mode estará disponível ao selecionar a opção New Game.




Segredos

  • Dark Realm

O Dark Realm funciona como uma espécie de Survival Mode. O jogador deve seguir derrotando os inimigos até o fim. Existem 2 localidades onde é possível acessá-lo durante o game. Ambas localidades levam ao mesmo Dark Realm.
Para acessá-lo basta encontrar um ser que fica dependurado de cabeça para baixo no teto e conversar com ele. Ele levará Samanosuke até o Dark Realm.
O Dark Realm possui 20 níveis. A dificuldade de cada nível aumenta gradativamente quanto mais próximo do fim. Ao longo do caminho o jogador encontrará itens para ser coletados. No último nível o jogador conseguirá o item Bishamon Ocarina, item necessário para conseguir a poderosa espada do deus guerreiro das lendas japonesas: A Bishamon Sword.

  • Bishamon Sword
Termine os 20 níveis do Dark Realm e consiga a Bishamon Ocarina. Na área seguinte ao enfrentar o chefe Marcellus pela segunda vez, use a Bishamon Ocarina na porta com ossos. Entre por esta porta e adquira a Bishamon Sword. Uma espada poderosa que derrota todos os inimigos (exceto chefes) com um único golpe e possui uso ilimitado de poder mágico.


Trilha Sonora



  • Samanosuke Theme

video
  
  • Kaede Theme

video

 

    43 comentários:

    1. Parecer ser muito bom o jogo.... Da muita vontade de jogar....
      www.centralmbc.blogspot.com
      adoro jogos de lutar...

      ResponderExcluir
    2. Parece que o Jogo é bommm

      Daora o blog ja tinha passado aqui antes

      se quiser entrar no meu
      http://www.briefmarketing.com.br/

      abçss

      ResponderExcluir
    3. Deu vontade de jogar esse jogo kkk
      andarilhochifrudo.blogspot.com

      ResponderExcluir
    4. o jogo parece ser bom...gostei...

      ResponderExcluir
    5. Esse jogo é um dos melhores que já joguei...e as trucas e dicas do blog estão perfeitas, quem acompanhar como o Dhiego postou...vai adorar jogar este incrível jogo....Mais uma vez este blog está de parabéns, é um dos melhores relacionados a games do país...e pq não, do mundo dos games!!! :)

      ResponderExcluir
    6. Eu não lembro qual foi, mas lembro que joguei Onimusha no PS2 e era muito bom!

      Tenho que comprar outro PS3 urgente... num sei porque fui vender o meu!

      TClassic
      www.ozmosecerebral.com.br

      ResponderExcluir
    7. Uia, o jogo parece ser bom ;D
      .

      http://www.marilovers.co.cc

      ResponderExcluir
    8. Infelizmente não cheguei a jogar muito desse jogo na plataforma PS2, me falta tempo, trabalho e faculdade é complicado. Sabe me dizer se tem esse jogo disponível para Xbox 360?

      Parabéns pelo blog!
      Seguindo!

      http://sad-buttrue.blogspot.com

      ResponderExcluir
    9. Não tem disponivel para Xbox não.
      A série Onimusha é exclusiva do Playstation 2

      ResponderExcluir
    10. gostei da descrição, bem detalhada

      http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    11. Produzido em 2001?
      Caramba, 10 anos. E parece bem atual...
      Bem, não sou muito ligado em jogos, mas meu genro e minha filha são fanáticos.
      Estarei passando para eles a dica, mas acredito que já conheçam o jogo.
      Abraço

      ResponderExcluir
    12. nao sei se gostei muito desse jogo ao faz muito meu estilo.. =D ia ser bem legal se fizesse uma postagem sobre maplestory =D
      se por acaso fizer mi avisa =D

      comenta lah tbm
      http://lilithcarpediem.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    13. Cara, eu ja joguei a maioria dos jogos daqui tambem, e suas notas sao bem imparciais, parabens pelo trabalho.
      abraço

      ResponderExcluir
    14. Gostaria de te convidar para Participar do Top Parceiro.
      "TOP PARCEIRO" é um sistema de ranking MENSAL, no qual os sites ou blogs participantes são classificados pelo sistema de votação.
      Os sites mais votados pelos usuários durante o mês recebem prêmios em dinheiro!
      Cadastre-se grátis:
      www.topparceiro.com

      ResponderExcluir
    15. Muito boa tua análise. Parece um bom jogo. Depois vou procurar saber mais.

      Beijos.

      Misunderstood

      ResponderExcluir
    16. Parece ser bom o jogo, mais não tenho paciencia pra jogo assim não, nada de sangue e guerra rsrs..mais pra quem gosta é uma boa opção baixar pelo que diz o texto..


      Retribui? http://cantinhodrikasanttos.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    17. Eta jogo bom da poxa. Quando eu catar um play 2 ja sei q jogo jogar primeiro e onde ir pegar as dicas!
      Vlw por comentar no meu, geralmente eu n retribuo comentario quando o pessoal põe o link mas quando eu vi que era esse o site sabia que valia a pena xD

      ResponderExcluir
    18. Cara o jogo parece ser muito louco ,a história é muito interessante.E pelos gráficos parece ser bem real.
      http://uaimeu10.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    19. Que massa !!!
      Ainda não conheci esse :]

      ResponderExcluir
    20. caraca mano agora vc me fez lembrar dos tempos que eu jogava shinobi no mega-drive mas ae esse jogo parece ser mutio fo..

      ResponderExcluir
    21. caraaa, vc escreve bem, mas meeo
      texto mtto grande, rs
      a linguagem de web tem q ser menor, mas está bem explicado o post!

      ResponderExcluir
    22. Nossa, eu nunca vi uma análise tão profunda sobre um jogo, vc manja mesmo hein!
      Blog pra ser indicado!
      ____________________________________
      http://www.alteregodonuti.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    23. Nunca fui muito fan de jogos de luta maas o blog como sempre com um conteudo impressionante e completamente completo em relação ao assunto. Parabens.
      http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    24. cara, eu tenho esse jogo, na verdade não é bem esse, é onimusha 3. mais é um jogo mega legal, otima dica :)
      se der passa la no meu.
      http://mr-sn.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    25. Ow tenho certeza que ia adorar jogar esse jogo , tenho ate um aqui que parece meio com esse

      ResponderExcluir
    26. Olá!

      Parabéns pelos detalhes. Pelo esmero. Pelas escolhas. Pelo critério. Com certeza, como nerd orgulhosa que sou, este estará em minha coleção em breve! Muito bom!

      Abraços!

      ResponderExcluir
    27. vendo os gráficos me parece que pode ser um bom jogo

      ResponderExcluir
    28. Me conquistou com o Takeshi!!!
      hehehehe
      Bem interessante o game!

      ;D

      ResponderExcluir
    29. Esse parece ser ótemooooo!!!
      Deu vontade de jogar.

      A trilha é show.

      Como sempre, o post tá ótimo.
      Vou nessa,
      Abraços!
      http://cafeeagua.blogspot.com
      http://redutonegativo.blogspot.com

      ResponderExcluir
    30. Legal!
      Estou te seguindo...
      o meu blog é:
      www.bolachachocha.blogspot.com

      ResponderExcluir
    31. Nunca joguei :/
      ta bonito aqui hein

      Guilherme. http://saosomaispalavras.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    32. Nossa parece ser muito massa Quero ele ó

      ResponderExcluir
    33. Poxa, o gráfico parece muito bom
      e a história tbm.

      Bjo ;)

      ResponderExcluir
    34. Você escreve muito bem! Continue assim, você tem futuro!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nossa... Pra escrever "bem", ainda falta muuuuito! rsrsr

        Excluir
    35. Eu já jogue é mt bom kkk, faz mt tempo que não vejo esse jogo, vc colocou de uma forma mt legal deu vontade de jogar de novo kkk, para a época era um jogão xD.


      http://tvwhitefox.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    36. caraco vc esmiuçou o game hein! Legal, vc deve ser viciadinho nisso, hahahahahaha.

      ResponderExcluir
    37. noooooooos... esse design tá maravilhoso sério mesmo, me add no msn =) hugo_kakizinhoo@hotmail.com =)

      ResponderExcluir
    38. Apesar de não ser muito fã de jogos assim, o gráfico é impressionante.

      ResponderExcluir
    39. Um incrivel game! Pena que depois de Onimusha 4 não se falou mais sobre a franquia.

      ResponderExcluir