sábado, 7 de maio de 2011

Metal Gear Solid



Introdução

Metal Gear Solid (MGS) é uma game de espionagem tática e ação, lançado para o Playstation em 1999. 
Produzido por Hideo Kojima, um nome de impacto no universo dos games, Metal Gear Solid é o terceiro episódio da série Metal Gear, lançada inicialmente para os microcomputadores MSX e para o antigo Nintendo 8-Bits.
Um dos talentos de Hideo Kojima é a habilidade de lidar com a linguagem cinematográfica dos games.
Com seus artifícios, Kojima foi responsável por fazer de Metal Gear Solid um sucesso mundialmente conhecido, chegando ao topo de vendas no Reino Unido no final da década de 90.
Juntamente com Final Fantasy VII, Metal Gear Solid foi uma das primeiras super produções da história dos videogames. Jogos estes que exigiram um orçamento considerável para suas produções que eram produções de estilo para a época. Tal trabalho garantiu a MGS características complexas e realistas.
Metal Gear Solid foi um dos games que mudou a visão da indústria dos games. Após o seu lançamento, os games posteriores evoluiram tecnologicamente e grande parte deles passaram a ser super produções e não foram lançados apenas pelo ponto de vista comercial.
Dos vários elementos desta super produção, destaca-se a jogabilidade e o enredo. Tão plausível, o enredo chega a ser próximo à realidade. Ao mesmo tempo que um jogo, o game é considerado um filme devido às cenas de grande duração e enredo complexo.
A jogabilidade interessante, mesclada com gráficos e sons de respeito, é toltalmente cativante e consegue prender o jogador na frente da TV por horas de bom entretenimento.
O game ganhou vários prêmios como "Melhor jogo Ação/Aventura do ano", "Prêmio de excelência (Excelence Award)" na categoria de arte interativa, entre outros. Em 2005, ainda se manteve na lista dos Top 100 Games.
Metal Gear Solid é um dos títulos mais maduros e apelativos que foram lançados para o Playstation. Este game foi o responsável pela expansão do gênero Stealth/Espionagem. E serviu de inspiração explícita para games como Splinter Cell, Hitman e até Manhunt.
Em suma, este game é um dos games mais complexos lançados para o Playstation. Todo jogador que se tenha o respeito precisa já ter jogado ou no mínimo ouvido falar deste game. Metal Gear Solid é uma obra de mestre que ainda nos dias de hoje vive e ainda promete muito entretenimento para seu público alvo.




Gráficos

Hoje, em 2011, os gráficos deste game são totalmente ultrapassados, mas para a época de lançamento eram gráficos ótimos que deixavam os jogadores impressionados devido à qualidade no desenvolvimento do design. 
Um destaque gráfico é o Desing dos personagens, chamando atenção para a roupa do personagem principal. Um fato interessante é também o Design dos inimigos. A técnica de deixá-los encapuzados permitiu a produção não se preocupar em fazer vários modelos de rostos diferentes, artifício quase impossível devido às limitações tecnológicas do Playstation.
O jogador vê o cenário através de um conjunto de câmeras que acompanham o personagem por cima. 
Além deste conjunto de câmeras, existem a possibilidade de visão em primeira pessoa e a visão ao encostar-se contra uma parede. Com tantos ângulos de visão, o jogador consegue sentir um certo conforto ao se movimentar pelos cenários existentes no game.
Grande parte do game se passa em locais fechados. Em termos de ambientação, isso pode tornar-se algo repetitivo ou enjoativo. Fora destes cenários, o jogador estará em topo de edifícios ou em cenários em meio à neve visto que o game se passa no Alasca.
Todos os cenários estão bem trabalhados e detalhados com um toque de cinematografia espetacular para o Playstation.
Eventualmente, o game utiliza de Cut-Scenes para narrar e complementar o enredo. Elas são partes ou sequências de um vídeo, utilizadas com a finalidade de incrementar o enredo com informações audio-visuais.  As Cut-Scenes estão recheadas de técnicas cinematográficas, dando uma experiencia rica ao game, com muita ação e história.




Sons

A qualidade sonora de Metal Gear Solid é fantástica! A melhor do Playstation em questão de dublagem.
O game é 100% dublado. Nos dias de hoje, um game ser 100% dublado é muito comum, mas na década de 90 era algo raríssimo de se ver. 
As vozes dos dubladores encaixaram com perfeição no papel dos personagens, dando destaque para David Hayter, que dubla o personagem principal, Snake. As dublagens ficaram tão perfeitas que os mesmos dubladores foram usados nas versões do game posteriormente lançadas. As vozes e diálogos são os melhores feitos até a época do lançamento de MGS e alguns anos depois. É impossível não notar a qualidade. Hideo Kojima faz questão de exibir o nome dos dubladores na ordem de aparição dos personagens, com o intuito de divulgar o excelente trabalho feito por eles.
Os efeitos sonoros como tiros, explosões, impactos e outros sons de alertas estão muito realistas e coerente com o jogo.
A trilha sonora do game está excelente, com alternância de músicas calmas e agitadas de acordo com a ocasião em que o jogador se encontra. Com características semelhantes a trilhas sonoras de games do gênero Survivor Horror, a trilha sonora de Metal Gear é agradável, porém nada marcante ou memorável.
O uso da manete (Joystick) Dual Shock foi muito bem aproveitado neste game, e a vibração proveniente do mesmo é um impulsionador que permite o jogador ficar mais próximo do clima do jogo. 





Sinopse

O enredo de Metal Gear Solid se passa alguns anos após o game Metal Gear 2 : Solid Snake, e dois anos antes de Metal Gear Solid 2 : Sons of Liberty ( Lançado para o Playstation 2 em 2005). 
Uma unidade de forças especiais denominada de FOXHOUND, é responsável por uma revolução nuclear em uma ilha do Alasca conhecida como Fox Island. Esta ilha de codenome "Shadow Moses" é um depósito de armamentos nucleares. 
A FOXHOUND possui em sua posse uma arma nuclear de enorme poder de destruição : O Metal Gear REX.
A FOXHOUND ameaça os Estados Unidos da América com um ataque nuclear caso eles não entreguem os restos mortais do lendário mercenário Big Boss em menos de 24 horas.
Big Boss é o codenome do mercenário criador da United States Army Special Forces Unit, a FOXHOUND.
Ao início do game, Solid Snake, um lendário soldado de infiltração e espionagem, é encarregado para infiltrar-se nas instalações terroritas e neutralizar a ameaça aos Estados Unidos.
Snake é encarregado desta missão a pedido de Roy Campbell, um ex-oficial em comando. Campbell auxilia Snake com táticas e conselhos através do Codec: Sistema de comuniação codificado via satélite.
Além da missão principal, Snake também deverá resgatar alguns reféns de importância social. 
O antagonista principal do game é Liquid Snake, lider da FOXHOUND e irmão gêmeo genético de Snake.
Após infiltrar-se na instalação, Snake vê Liquid deixando o local em um grande helicóptero de ataque.
Snake recebe um chamado através do Codec de Master Miller, seu suposto ex-treinador. Miller dá a Snake algumas dicas de infiltrações e desliga.
Após relembrar os conceitos básicos, Snake da ínício à infiltração na parte interna da instalação. Contando sempre com a ajuda do suporte técnico de Campbell e outros, Snake vai em busca de neutralizar a ameaça.





Jogabilidade


Um dos fatores que tornam Metal Gear Solid diferente dos demais games é a sua jogabilidade.
Mesmo com a transição gráfica do Nintendo 8-Bits para o Playstation, os princípios básicos da jogabilidade continuam os mesmos.
O jogador deve controlar o personagem, conhecido pelo codenome Snake, de maneira a não ser visto pelos inimigos. É necessária a espionagem pura para se sair bem no jogo.
A inteligência artificial dos inimigos é impressionante. A melhor do Playstation. Eles são capazes de investigar sons estranhos, pegadas na neve, objetos estranhos movendo nos cenários, entre outros.
No canto superior direito da tela existe um radar. Este radar exibe todo o cenário em que o jogador se encontra em tempo real. O radar exibe também o raio de visão dos inimigos e de câmeras de vigilância.
Uma vez que o jogador estiver no raio de visão de um destes ele será descoberto, alertando assim todos os outros inimigos do local. 
O raio de visão de cor branca indica que o inimigo está agindo normalmente. O raio de visão de cor amarela indica que o inimigo está desconfiado e procura entender o que está acontecendo. Já o de cor vermelha indica que o jogador foi descoberto e os inimigos atacarão.
Caso o jogador seja descoberto, o radar desaparece e uma contagem regressiva de cor vermelha é exibida. O jogador só estará seguro quando se esconder e esta contagem chegar ao 0 (zero). Cada vez que algum inimigo surpreender o jogador, a contagem retornará ao 100. Não importa se o jogador derrota os inimigos que os surpreenderam, pois até a contagem zerar outros inimigos aparecerão.
Ao se esconder dos inimigos, a contagem adquire uma coloração amarela, isto significa que os inimigos estão à procura do jogador. Caso eles não encontrem o jogador até esta nova contagem zerar, eles desistem e voltam às suas posições táticas como se nada tivesse ocorrido. Vale relembrar que a inteligência artificial dos inimigos é alta e o jogador tem de estar preparado.




Escondendo-se fora do campo de visão dos inimigos sempre que possível, o jogador deverá seguir rumo a algum objetivo, evitando ao máximo chamar atenção. Às vezes será necessário neutralizar algum inimigo rumo a este objetivo.  O jogador deve prestar bastante atenção aos inimigos. Acima da cabeça deles aparecem eventualmente simbolos como "?" ,"!" e "Zzzz" que expressam o estado deles naquele dado instante. Eventualmente, eles podem estar dormindo, curiosos, atentos, entre outros.
Durante o game, o jogador contará com um vasto arsenal de armamentos adquiridos gradativamente ao decorrer do jogo. O jogador também encontrará itens como chaves de acesso, granadas para embassar câmeras de vigilancia, binóculos, entre outros itens de disfarce e distração, que auxiliarão o jogador a evitar os inimigos.
O game não conta com um inventário onde o jogador poderia manusear os itens adquiridos. No entanto um mostruário em tempo real  exibe os itens que o jogador tem acesso. Ao apertar o botão , uma lista ao lado direito da tela irá exibir todo o arsenal de armas que o jogador possui. Por outro lado, se apertar o botão ,   ao lado esquerdo da tela serão exibidos todos os itens de suporte tático que o jogador possui, incluindo os itens de recuperação.
A energia vital de Snake é exibida no canto superior esquerdo da tela. Para restaurá-la, o jogador conta com itens de cura, os mais comuns são os Rations. Se exposto por muito tempo em ambientes gelados, por exemplo cenários expostos à neve, Snake pode se resfriar e o jogador deverá usar itens para tratar este resfriado ou a energia vital será reduzida gradativamente.
O game dá ênfase no Stealth garantindo assim uma jogabilidade com menor grau de violência.
Intercalado com o avanço do jogador, estão as conversas pelo sistema de comuniação codificado via satélite, o Codec.
Inicialmente com o Codec, o jogador adquire suporte básico pela equipe que apoia o personagem principal do game. O Codec possui um canal de frequência, semelhante a rádios, específico para cada contato. Além de contribuir como um tutorial para comandos, ele é utilizado para expor o enredo através do ponto de vista de outros personagens do game. Para entender o enredo do game, é obrigatório ler e prestar atenção aos diálogos fornecidos pelo Codec.
Para Salvar o game, o jogador também deverá utilizá-lo. Acionando a frequência 140.96,  a personagem Mei Ling habilitará a opção de salvar o jogo para Snake. 
Confira abaixo as frequências do Codec e seus respectivos contatos. Algumas frequências só ficam disponíveis com o decorrer dos eventos do game, sendo impossíveis acessá-las antes do momento correto.

  • 140.85 - Colonel Campbell / Naomi
  • 140.96 - Mei Ling (Save Point)
  • 141.80 - Master Miller
  • 140.15 - Meryl Silverburgh
  • 141.52 - Natasha Romaneko
  • 141.12 - Otacon
  • 140.18 - Deepthroat





Além da modalidade normal de jogo, existe o modo VR Training e a opção Briefing na tela de título para serem escolhidos.
O VR Training é um mini game em que o jogador deve completar 10 desafios. O princípio básico desta modalidade é chegar em um determinado local sem ser visto por nenhum inimigo. Após completar os 10 desafios, outras novas modalidades serão acrescentadas no VR Training de modo a intensificar o desafio ainda mais.
O Briefing é um modo em que o jogador assiste fitas gravadas que cobrem cada aspecto da missão principal de Snake, indispensável para aqueles que buscam entender a essência do game por completo. Novas gravações serão abertas assim que o jogador assistir completamente uma fita anterior. Existem dois videos secreto: "Iditarod" e "Snake's Haircut".
O "Iditarod" é habilitado se o jogador entrar no Briefing Mode e sair logo em seguida. Já o "Snake's Haircut" é habilitado após assistir todas as gravações.




Conclusão

Metal Gear é mais um dos excelentes games que marcaram época no bom e antigo Playstation.
Responsável pela divulgação do gênero Stealth/Espionagem, MGS entrou para o livro dos recordes por possuir o controle mais inovador dos videogames ( Most Innovative Use of a Video Game Controller ).
Sem sombra de dúvidas é um clássico que representou um trabalho de uma super produção de mega sucesso liderada por Hideo Kojima. 
Além das opções comuns, o game ainda conta com um extenso conteúdo extra. De tal maneira, os jogadores mais experientes podem terminar o game mais de uma vez e serem recompensados por isso.
Divertido, apelativo e maduro, esta franquia é um dos pilares que sustenta a história dos videogames. 


Nota Final : 10


Extras

  • Otacon's Ending : Na parte do game em que Snake é torturado por Ocelot, não resista à tortura. Renda-se. Ao terminar o game, o jogador realizará o final em que Meryl morre e Snake foje com Otacon.

  • Meryl's Ending :  Na parte do game em que Snake é torturado por Ocelot, resista à tortura. Desta maneira Meryl sobreviverá. Ao terminar o game, o jogador realizará o final em que Otacon sobrevive e Snake foje com Meryl.

  • Infinite Ammo : Realize o final com Meryl (Meryl's Ending). Ao terminar o game Meryl entregará a Snake uma Bandanna. Dê um Load Game no save em que você adquiriu a Bandanna e equipe-a para utilizar armas de fogo sem gastar munições.

  • Stealth : Realize o final com Otacon (Otacon's Ending). Ao terminar o game Otacon entregará a Snake a sua Stealth Camoflauge. Dê um Load Game no save em que você adquiriu a Stealth Camoflauge e equipe-a para ficar invisível. Inimigos comuns não poderão ver o jogador, mas os lobos conseguem perceber pelo olfato a localização do personagem.

  • Tuxedo : Termine o game duas vezes. Realizando uma vez o Otacon's Ending e a outra Meryl Ending. A ordem dos finais é irrelevante. Salve o game no mesmo Slot no Memory Card. Ao iniciar o game pela terceira vez, ao chegar nas docas, Snake estará usando um Smoking.

  • Extreme Mode : Termine o game uma vez.

  • Time Attack Mode : Termine a modalidade Training no VR Training.

  • Gun Shooting Mode : Termine a modalidade Time Attack no VR Training.

  • Survivor Mode : Termine a modalidade Gun Shooting Mode no VR Training.

  • Technical Demostration Mode : Termine todas as modalidade do Vr Training.

  • Demo Theater Mode : Termine o game duas vezes realizando os dois finais diferentes.

  • Camera : Termine o game realizando o Otacon's Ending e inicie uma nova partida. A Camera estará disponível para ser utilizada.





Uma vez que o jogador possuir a Camera, após terminar o game realizando o final com Otacon, o jogador poderá fotografar livremente os cenários.
Algumas fotos secretas dos membros da produção interna do game podem ser tiradas em determinadas localidades. Existem 42 fotos a serem tiradas e elas podem ser acessadas através da opção "Album" do menu "Special" na tela de título. Estas fotografias são secretas e jogadores comuns possuem muita dificuldade na localização das mesmas, visto que não há nada indicando a localização destas fotos.
As fotos da produção interna do game possuem um ar fantasmagórico. Devido a esta característica, a lista destas fotos é conhecida como Ghost List (Lista Fantasma). Lembrando que estas fotos nada acrescentam no game. Elas servem apenas como um desafio para os jogadores mais experientes. Muitos até desconhecem esta lista, mas para os que conhecem e buscam encontrar todas as fotografias, disponibilizo a localização delas abaixo.
Confira como adquirir todas as 42 fotos secretas da Ghost List abaixo.

  • Ghost List - Parte 1




  • Ghost List - Parte 2




  • Ghost List - Parte 3






    40 comentários:

    1. adorei esse desingne do blog e o post tbm é legal pena que eu nau curto muito jogos rs
      mais garanto que vai ajudar muitas pessoas com as dicas ^^

      ResponderExcluir
    2. excelente jogo. já gastei várias horas nele.

      ResponderExcluir
    3. Não entendo muito de jogos, mas esse parece ser mais um grande jogo, as imagens mostram!

      ResponderExcluir
    4. MGS é muito loko

      bem legal esta seu blog

      estou seguindo

      comenta e segue o meu;

      http://wwwgamesedownloads.blogspot.com

      ResponderExcluir
    5. Deve ser muuuuito tri esse jogo *-*
      Beijos

      http://sonhosdequalqueradolescente.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    6. Nossa, jogaço, vou baixar o emulador e jogar ele jaja.
      Pow seu blog é um dos melhores, que mais informa sobre o jogo e ainda dá dicas, poutz mt bom mesmo
      vou passar aqui sempre

      visita o meu?

      http://zumbisco.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    7. Muito boa a proposta do blog...
      A apresentação é tão perfeira que dá de vontade de jogar...

      www.criticahiperativa.blogspot.com

      ResponderExcluir
    8. otimo jogo em tdos os sentidos
      uma das melhores series q joguei
      Siga/Comente
      http://entre-gatos.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    9. Corrigindo...

      A apresentação é tão PERFEITA*

      ResponderExcluir
    10. Não curto muito jogos assim desse tipo mas sempre que posso experimento um pouco para ver se realmente vale a pena. Gostei da análise do jogo, bem completa.

      ResponderExcluir
    11. Lendo como vc descreve o game, dá até vontade de jogar...hehehehehehe


      http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    12. esse daí já joguei e zerei é muito massa!,
      mas fiquei sabendo de umas coisas que num sabia sobre ele

      ResponderExcluir
    13. Olá,
      Não entendo nada de games (por enquanto - tenho um filho de 2 anos - logo logo devo ser dominada por jogos ao meu redor...rss)
      Mas pelo que li e vi do seu blog ele é mto bom e interessante.
      Parabéns!

      ResponderExcluir
    14. cara, eu realmente gosto de jogos, apesar de ser uma garota, mais cada um com seu gosto ne ? já tinha ouvido falar do metal gear, mais nunca joguei, valeu pela dica :)
      se der da uma passada no meu blog:
      http://mr-sn.blogspot.com/

      E eu também falo de game, em outro blog, nos morangos azedos, dá pra acessar por esse meu, valeu?

      ResponderExcluir
    15. Cara..
      Ja tô baixando ele pra jogar no pc mesmo0
      O blog e \/iciante.

      http://purainvencao.blogspot.com

      ResponderExcluir
    16. cara lembrei dos meus 14 anos agora otimo jogoooo xD

      ResponderExcluir
    17. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    18. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    19. Metal Gear é um clássico sem sombra de dúvida. Lembro alguns anos atrás os pivete tudo inveterado na locadora aqui vizinha... bons tempos em que ninguém tinha dinheiro pra ter console caro e ia jogar lá... ai, ai!

      Aproveitem e dêem uma passada no meu blog, que to falando de game também nesse post:

      http://ultimateblackexpression.wordpress.com/2011/05/09/estreia-fatality/

      Outro classicão. Valeu!

      ResponderExcluir
    20. Gosto de jogos de aventura, mas sou melhor no futebol mesmo, gostei do seu blog, seguindo já, segue o meu :

      http://comentariocriticoo.blogspot.com

      ResponderExcluir
    21. Muito bom o seu blog e pra que curte games acho que é excelente. Ta de parabéns. Eu estou seguindo o seu blog.Me segue?

      ResponderExcluir
    22. Nossa! vc sabe msm td sobre jogos... Esse deve ser massa, gostei do post, bem detalhado

      bjs ;*

      http://pedacos-de-pensamentos.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    23. Não viciada em jogos
      mas o seu post deu vontade de jogar.

      Bjo ;)

      ResponderExcluir
    24. Cara belo blog... demorei pra comentar pq estava lendo os outros post
      Metal Gear é mto loko... vou acompanhar aquiii o seu blog maninho

      Parabenss


      Se quiser dar uma passada no meu
      http://briefmarketing.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    25. Gosto muito desse tipo de jogo e pelo gráfico parece ser muito bom .
      Seu post é bem detalhado o que da mais vontade ainda de jogar
      http://uaimeu10.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    26. esse blog é só nostalgia rss
      nem lembrava mais desse game
      legal o post

      visite-nos e comente tmbm
      http://mikaelmoraes.blogspot.com

      ResponderExcluir
    27. iiiiiiiiiiiih! sou do tempo do nintendo e play 1, adorava jogar crash e cia..

      segue lá!

      http://currentbeauty.blogspot.com

      ResponderExcluir
    28. EU gosto muito de jogos de tiro.

      http://homoforensis.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    29. Não entendo nada de games, mas deu pra perceber que vc manja tudo. Vou tentar aprender alguma coisa por aqui. Abçs.

      ResponderExcluir
    30. Joguei recentemente o Metal Gear Solid 4. Que gráficos aquele jogo tem!

      A série inteira é muito boa, mas o 4 surpreendeu demais!

      TClassic
      www.ozmosecerebral.com.br

      ResponderExcluir
    31. Me lembro que tinha esse jogo de ps1 rsrs kdoido.blogspot.com

      ResponderExcluir
    32. Quem não gosta ou não sonhou em participar de uma espionagem, neh?!
      Parece muito bom!

      ;D

      ResponderExcluir
    33. Esse game marcou a história do Playstation cara! E o metal gear solid 3 então ? Pura emoção... Sem falar que pra época, esse jogo foi e ainda é muito foda.

      Ps: Ja estava te seguindo ;D

      ResponderExcluir
    34. como eu pensei nota 10 hausdhsa
      http://xhdgamersx.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    35. twm como visualizar esses vídeos da ghost lis no youtube? qual são os links?

      ResponderExcluir
    36. Metal Gear Solid 3 concerteza é o melhor da franquia. XD

      ResponderExcluir