terça-feira, 26 de abril de 2011

Goof Troop




Introdução

Goof Troop, conhecido como Turma do Pateta aqui no Brasil, é um game de aventura lançado pela Capcom, em 1993 para o Super Nintendo.
O game foi produzido por Shinji Mikami, produtor dos principais games da famosa série de terror Resident Evil. Este game foi o último sucesso de Mikami antes de iniciar a produção de Resident Evil.
Goof Troop é baseado na série de TV de mesmo nome. Assim como na TV, o game é protagonizado por Goofy ( Pateta ) e seu filho Max.
Além da possibilidade de jogar com Goofy ou Max, o game traz  modalidade Solo e a modalidade 2 Players em um modo cooperativo. A modalidade cooperativa merece destaque, pois possui um dos melhores sistemas de interação entre dois jogadores já vista no Super Nintendo.
O game não é muito longo, jogadores experientes conseguem terminá-lo em torno de 1h a 2h. Por ser um bom jogo, a sensação que fica é a de querer mais e não ter.
Infelizmente nenhuma sequência deste game jamais foi lançada, apesar de ser considerado um dos melhores games da época baseados em personagens da Disney.
O game exibe uma gama de quebra-cabeças para serem resolvidos, que forçam um pouco o cerébro do jogador. Jogando sozinho ou com um amigo, a diversão é garantida.
Devido a jogabilidade cativante e divertida, o game era um dos mais populares da época entre os jogadores de Super Nintendo. Este game hoje é lembrado como mais um clássico do Super Nintendo.




Gráficos e Sons

A câmera do jogo é vista por de cima, técnica conhecida como Sky Vision. Mesmo com gráficos medianos, a Sky Vision consegue prorporcionar beleza, dinamismo e diversão na medida certa. Apesar dos gráficos medianos, os cenários foram bem caprichados e desenhados baseados na série de TV de mesmo nome.
Apesar do pequeno tamanho do game e da quantidade de ambientes, os cenários estão simpáticos e sempre coloridos, dando destaque para o contraste do jogo de luzes.
Alguns elementos foram inseridos com a finalidade de dar mais vida aos cenários. Efeitos de ondas, peixes pulando na água são alguns desses elementos que não deixam o cenário estático e monótono.
O design dos personagens também merece destaque, principalmente análisando a face e roupas dos mesmos. Tudo bem desenhado ao estilo Cartoon com texturas na medida certa.
A trilha sonora do game, assim como outros games do Snes, é um show à parte. Músicas de fundo alegres, com um toque de ação, incrementam mais emoção e diversão ao game. Cada fase possui seu tema característico. Geralmente os games da Disney trazem músicas gostosas de escutar.
As músicas de Goof Troop estão entre as mais lembradas pelos jogadores de Super Nintendo nos dias de hoje.
Os efeitos sonoros do game também foram bem trabalhados. Todos os elementos do game possuem sonorização eficiente, exceto o grito dos personagens, que foram substituídos por outros sons bem agudos.
Todos os efeitos sonoros In Game estão perfeitamente sincronizados com as ações dos personagens, a maioria com sonoridade cômica.
Em Goof Troop, ambos os aspectos sonoro e gráfico estão bem trabalhados. Garantiram ao game um ar divertido e suave do início ao fim.






Jogabilidade


Desviando um pouco do estilo comum dos jogos de plataforma que praticamente dominou os jogos da Capcom e Disney nos anos 90, desta vez a Capcom decidiu apostar em um jogo onde se era possível andar livremente pelos cenários, sem depender de ficar pulando em plataformas.
Logo ao começar o game, o jogador tem a possibilidade de escolher com qual personagem jogar: Goofy ou Max.
Goofy consegue derrotar seus inimigos com mais facilidade em relação a Max. Porém Max é mais ligeiro e consegue esquivar e fugir de seus inimigos com facilidade.
Esta técnica de possibilidade de escolher entre 2 personagens deu certo e foi utilizada novamente em Resident Evil e Resident Evil 2 por Shinji Mikami.
Em Goof Troop a jogabilidade baseia-se em enfrentar ou desviar de inimigos, recolher objetos ao longo do caminho, resolver alguns Puzzles básicos e enfrentar um chefe no final de cada fase.
Para poder seguir pelas fases, é necessária a utilização de alguns itens disponibilizados ao longo do caminho.
Ao jogar na modalidade solo, o jogador poderá levar consigo até no máximo 2 itens simultaneamente. Já na modalidade 2 Players cada jogador poderá carregar apenas um único item, aumentando assim a noção de cooperação entre os dois jogadores.
Dos itens encontrados no game, o Hookshot é o mais comum de ser encontrado. Com ele é possível alcançar itens distantes, improvisar pontes de acesso, além de derrotar e afastar alguns inimigos. Sinos que chamam a atenção de inimigos, velas para iluminar caminhos escuros, tábuas para preencher um buraco e liberar um caminho e pás para escavar certos locais, são alguns dos itens que o jogador irá encontrar e utilizar durante a aventura no game.
Outros itens importantes são as chaves. As chaves prateadas são chaves comuns utilizadas para abrir caminhos ao longo da fase. Já a chave dourada é única e serve somente para abrir a porta que dá acesso ao chefe da fase. Na maioria das ocasiões, o jogador só conseguirá chaves resolvendo certos Puzzles.



Os inimigos deste game, em sua maioria, são predominantemente piratas. Ao longo do game, eles vão adquirindo novas roupas, colorações e novas habillidades aumentando gradativamente a dificuldade do game.
Para derrotar os inimigos, o jogador contará com objetos espalhados nos cenários.
Vasos, barris, bombas, pedras, entre outros, podem ser carregados e jogados contra os inimigos. Caso o jogador lance o objeto e erre, ele poderá ficar sem objetos no cenário para derrotar os inimigos remanescentes.
Vale ressaltar que ao carregar algum objeto, a agilidade de Max é reduzida, pelo fato do peso do objeto.
O jogador conta com um determinado número de vidas para terminar o game. Ao longo do game, existem itens espalhados que, quando coletados, garantem ao jogador vidas extras.
A energia vital dos personagens é simbolizada por corações vermelhos em frente ao rosto do personagem na parte superior da tela. A cada 7 corações reunidos, o jogador ganha uma vida extra. A cada ataque recebido, o número de corações volta a 0. Se o jogador for atingido quando não possuir corações, ele perderá uma vida.
Para conseguir corações o jogador deverá coletar cachos de bananas e cerejas espalhadas pelo game. Um cacho de bananas garante ao personagem dois corações extras, já a cereja garante apenas um.
Além do cacho de bananas e das cerejas, existem dois outros itens importantes: os diamantes vermelhos e verdes.
Os diamantes vermelhos garantem ao personagem uma vida extra diretamente. Já o diamante verde garante ao jogador um "Continue". Caso o jogador perca todas as vidas ele poderá contar com o "Continue" para retornar à fase em que parou.
Não existe um meio de salvar o progresso adquirido no game. Desta maneira o jogador conta com a utilização de Passwords. Sempre ao derrotar um chefe e terminar uma fase, uma tela de Password será exibida.
Confira no final desta análise os Passwords de Goof Troop.





Os Puzzles deste game são relativamente simples para aqueles que possuem um raciocínio lógico mediano.
Eles consistem em mover blocos ao longo do cenário de maneira a posicioná-los em locais específicos.
Nada difícil. Caso o jogador não consiga resolver o Puzzle e estes blocos já estiverem em locais que não podem ser removidos, basta o jogador voltar à tela anterior e retornar ao local do Puzzle para tentar resolvê-lo novamente. Os blocos também servem para derrotar os inimigos. Cabe ao jogador decidir como utlizar os blocos a fim de resolver os Puzzles e derrotar alguns inimigos como necessário.
O game é ligeiramente pequeno. Semelhante a Sonic The Hedgehog (Master System), ao iniciar cada fase, um mapa exibe a localização dos personagens na ilha. São apenas 5 fases, porém algumas de tamanho considerável.
O enredo do game é sempre exibido no início ou término de cada fase. Um enredo simples como a maioria dos games de Super Nintendo.
Em Spoonerville, Goofy e Max saem para pescar. Durante a pescaria, eles observam Pete (conhecido como Bafo no Brasil) e seu filho P J (Pete Junior) serem sequestrados por piratas. Estes piratas confundiram Pete com seu antigo capitão que havia sido engolido por uma baleia e acabam levando-o. Goofy e Max vão atrás do navio porém não conseguem alcançá-lo. O jogo começa com Goofy e Max em uma praia procurando por Pete e P J.
Confira abaixo as 5 fases que o game oferece.

  • Beach
  • Village
  • Ghost Castle
  • Cavern
  • Pirate Ship





Conclusão

Goof Troop está entre os games mais populares da Disney na época do Super Nintendo.
Apesar de ser um game curto e relativamente fácil, é um game que vale a pena jogar devido à diversão que ele prorpociona aos jogadores.
Um game interessante  para os apreciadores de jogos de aventura com uma dose de Puzzles. A diversão é garantida, e jogando com um amigo, o game força um senso de cooperação entre os dois jogadores, deixando assim o game mais desafiador.
Um dos poucos jogos do Super Nintendo com uma mecânica de cooperação excelente para dois jogadores.
Assim como Super Mario, Donkey Kong Country e outros, Goof Troop é um dos games mais conhecidos da era Super Nintendo. Hoje é lembrado como um clássico.




.
Nota Final : 8.3






Passwords

  • Village : Cacho de bananas, diamante vermelho, cerejas, cacho de bananas, cerejas.
  • Ghost Castle : Cerejas, diamante vermelho, diamante verde, cerejas, cacho de bananas.
  • Cavern : Diamante vermelho, cerejas, diamante verde, diamante verde, diamante vermelho.
  • Pirate Ship : Cacho de bananas, cerejas, diamante verde, diamante vermelho, cacho de bananas.

 



 Detonado

Confira o detonado de Goof Troop abaixo.

  • Beach


 
  • Village


  • Ghost Castle


  • Cavern



  • Pirate Ship - Parte 1

  • Pirate Ship - Parte 2

51 comentários:

  1. Goof Troop está entre os games mais populares da Disney na época do Super Nintendo.
    Apesar de ser um game curto e relativamente

    (FÁCIL) (EU NÃO ACHAVA FÁCIL PELA MINHA IDADE QUANDO EU JOGAVA ERA DESAFIADOR)

    se fosse para eu dar uma nota daria 9,5

    ResponderExcluir
  2. Oh Lord sahusahsuhas' vey eu joguei muito isso dai sahusauhas'
    http://diariodealunos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bah cara eu cresci jogando esse joguinho ele é muito legal , sera que tem para PC? eu pasava noites jogando esse joguinho ( ele é ou era viciante)

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo como comentário à cima!!! Daria nota 9,5 porque... aiiiiiiiiiiiiiii esse jogo lembra dias de infância na frente da tv =) hfsduhsdfuhsdfuh!!!

    _____________
    http://geleiah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Capcom, Nitendo, Game...
    Nossa, essas palavras me causam grande nostalgia,
    isso foi minha infância, típico de alguém que
    tem três irmãos machos, que nunca me incentivaram a brincar de boneca... bons tempos, eu amava esse jogo apesar de não conseguir chegar muito longe. Gostava tambéms de Bomber man, D. Kong, Mario e Mickey e Donald...

    ResponderExcluir
  6. Olá nós do blog Madness agradecemos sua visita, já estamos te seguindo.

    Os jogos de antigamente eram tão divertidos e bem mais facéis rsrs.

    ResponderExcluir
  7. CARA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    joguei esse na fita mesma e zerei demorei um pouco antes do bafo que tem aquele "enigma"

    muito bom o blog e o jogo =D

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adoreeeei o blog! E senti uma super nostalgia ao ler sobre esse jogo, lembro dele na minha infância!

    Muito legal, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Ah *-*
    Sempre gostei do Pateta, e esse jogo é um clássico!

    ResponderExcluir
  10. Gostei desse!
    Traz um pouco de nostalgia mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal sua descrição do jogo faz muito tempo que não o jogo

    ResponderExcluir
  12. ahhhhh
    mto legalll!
    eu ja joguei! adoravaaa!
    pow, desenterrou hein! rsrs
    mto legal a postagem!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. eu adoro esses joguinhos..
    eh bem melhor do que aqueles violentos..
    http://thalita-gloss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Saudade de games assim! Nostalgia total e, provavelmente, vai pra nova seção do OzMose!

    Ótimo Blog, ótima análise!

    TClassic - Ozmose
    http://ozmosecerebral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. kkkkkk
    Como é bom lembrar do passado parceirão!
    Boa analise cara...


    Abraçs.
    @levelgamed

    ResponderExcluir
  16. Já comentei por aqui...
    Mas, adorei este post!

    ;D

    ResponderExcluir
  17. Hoje o jogo está meio simples ,mas é bom para quem gosta desse estilo de jogo

    ResponderExcluir
  18. Caaara como assim eu amo esse joguinho passei horas e horas da minha infancia tentando zerar esse joguinho e nunca consegui. #FatoTriste Nossa muito bom seu blog, muito completo, realmente gostei muito. Parabens.
    http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. oi! mto bom teu blog... vou te falar q adoro jogos de pc e play2 (n tenho o 3 ainda)...
    gostei pq vc fala sobre esses games das antigas, tipo esse do pateta! eu n conhecia esse...
    parabéns
    bjão
    www.blogdatruzzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. ai, que saudades de jogar vídeo game! haha
    seu blog é ótimo! ;)

    ResponderExcluir
  21. ô...adorei esse, fiquei com vontade de jogar..rs

    ResponderExcluir
  22. Confesso que nunca vi esse jogo, mas me interessei
    Estou ajudando uma amiga na divulgação do blog, se puder comentar e ajudar...Abraço
    http://gihcamp.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. caraca, eu amava esse. ahuehae
    adorei o blog, está de parabéns.

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha visto
    Parece ser legal e antigo tbm'
    ^^

    ResponderExcluir
  25. eu amo esses joguinhos antigos!

    ResponderExcluir
  26. kkk esse era bom vi.-->menino vai estudar,espera ai mãe decha acabar o jogo, e nunca acabava<--- kkkkkkk

    seguindo me segue lá, abraços.

    http://souzatuning.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Todo mundo ja deve ter jogado rs
    Gostei do blog seguindo aqi

    http://siqueiramichelle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Este é fino hein! Confesso que já fui mais antenado no mundo dos games.
    Belo blog, belo trabalho! Seguindo por aqui

    ResponderExcluir
  29. Seguindo teu blog. Muito legal!!

    Quando puder segue lá também: www.interessediario.blogspot.com

    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  30. legal.... já tinha visto esse post aqui.....

    ResponderExcluir
  31. Acho digno! Muito boa a publicaçao, a equipe esta de parabens!

    ResponderExcluir
  32. Aah, que nostalgia! Joguei tanto este game com o meu irmão... nossa, acertava a cabeça dele direto com os barris.. até jogávamos vôlei com as bombas e tudo o mais que pudéssemos carregar... ainda adoro, porque o SNES faz parte - e sempre fará - da lista dos meus videogames preferidos!

    Grande post!

    ResponderExcluir
  33. LEGAL TEU BLOG... TO SEGUINDO... SIGA-NOS

    DIVULGUE NOSSO BANNER EM SEU BLOG
    E LUCRE COMISSÕES, AO PARTICIPAR
    SEU BLOG É DIVULGADO GRÁTIS.

    www.psdesigner.com.br/entretenimentos

    OBRIGADO!
    Marcos Roberto

    ResponderExcluir
  34. Eu jogava muito! Amei o post, muito bom.
    espero retribuição!
    http://lollyoliver.wordpress.com/2011/05/04/meu-pai/

    ResponderExcluir
  35. Esse jogo era muito difícil mais era muito fodaa minha infancial muito bom o blog parabéns

    http://zumbibanguelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. misêrê!me fez lembrar de quando eu era bem molequinho mesmo que jogava esse jogo e ainda chamava toda a galera de la da rua pra jogar tbm!!!

    ---------------------------------------
    APROVEITA E VISITA O MEU BLOG TAMBÉM DE TIRTINHAS QUE EU MESMO DESENHO E CRIO AS HISTÓRIAS E OS PERSONAGENS!!

    ACREDITO QUE VC IRÁ GOSTAR!
    LINK->
    http://zoeirasanimada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Euu joguei euu joguei ! kkkkk
    Adooorava (:

    ResponderExcluir
  38. adooro jogos disney!
    muuuuuuuito show o blog , adorei tuudo aqui
    seguindo, passa lá

    www.sabrinnagomes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Excelente análise! puxa! de 93 esse jogo? faz tempo
    Saudoso Snes...
    Repito
    Parabéns pela análise bem elaborada!
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. kkkkkkk Dvertidíssimo, tenho o cartucho original.

    ResponderExcluir
  41. Cara, gostei mto do seu blog e to seguindo.
    kkkkkk cada jogo old school que eu jogava quando era ciança, mto bom cara!
    se quiser da uma passado no meu tbm
    http://darkvermilion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. Cara teu blog é muito massa!!!
    Adorei mesmo . gosto muito. demais de vários jogos que tem por aqui!
    Se tiver afim de uma parceria me procura! Eu quero!
    http://mutchomachotche.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Cara minha infância! Me lembrei de minha infância.
    Mas confesso q zerei ele estes dias!
    è não tinha nada pra fazer kkk

    ResponderExcluir
  44. Jogava com meu irmao e ele resolvia os puzzles...nunca fui bom nessas coisas he he

    ResponderExcluir