terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Resident Evil



Introdução

Eis em 1996 que surge o primeiro Survivor Horror de respeito na história dos videogames. O único Survivor Horror bem conhecido até 1996 era o game Alone in the Dark lançado em 1992, porem ele não tinha a verdadeira essência que o gênero oferece.
Resident Evil é um game produzido pela Capcom que abusa do terror e um leve toque de violência com perspectiva em 3ª pessoa, onde o jogador controla o personagem enquanto eles se movem em cenários estáticos pré-renderizados, resolvendo puzzles e enfrentando inimigos afetados por um vírus produzido pela Umbrella Corporation. Com a câmera posicionada de tal maneira, o game passa ao jogador um ar assustador com imagens quase que cinematográficas.
O sucesso do lançamento do game era algo certeiro e não demorou nada para Resident Evil ser aclamado pelos fãs como o melhor Survivor Horror da época.
Resident Evil não foi o Survivor Horror pioneiro mas foi o responsável pela popularização do gênero, o que futuramente deu origem a vários games no estilo Resident Evil.

 


Gráficos e Sons

O game foi lançado em 1996, um ano após o lançamento do Playstation. A Capcom, para dar um visual e estilo exclusivo ao game, decidiu utilizar personagens em 3D, movimentando em gráficos pré-renderizados, porém com ângulos de câmera pré-estabelecidos, ou seja, o cenário so é visto apenas de um único ângulo. Quando o personagem chega ao limite da tela, outra tela seguinte aparece e com isso o game ganha um ar tenebroso onde o jogador fica ancioso e tenso para saber o que irá encontrar no próximo cenário.
Tal técnica foi muito bem aceita pelo público e foi utilizada em vários outros games de sucesso da Capcom, por exemplo Dino Crisis e Onimusha.
O game possui poucas cenas em CG (cenas em computação gráfica), os videos de abertura e encerramento são vídeos com atores reais e isso deu ao game um ar de filme, uma técnica interessante que é vista apenas neste game da série Resident Evil. Confira no final desta análise o video de abertura usando tal técnica.
Assim como a parte gráfica, a parte sonora também é excelente e trabalhada, porém nada marcante. 
A parte da dublagem está bem trabalhada, é possível entender e escutar os diálogos entre os personagens facilmente e compreender o enredo do game.
Os efeitos sonoros estão bem trabalhados e variados, sons de passos do seu personagem podem ser escutados, assim como passos que se aproximam de você, latidos e ruídos de portas e até a ausência de sons inegavelmente aumentam a atmosfera de terror do game e a tensão do jogador.
Já a trilha sonora é boa e mantém a todo momento o clima de terror e suspense do game, e por possuir essa característica não é uma trilha marcante.




Sinopse

A história do game gira em torno dos arredores de Arklay Mountains ao norte de Raccoon City, onde uma série de homicídios ocorreram, aparentemente por canibalismo. Afim de investigar e solucionar a razão disto, o departamento de polícia de Raccoon City decide resignar o grupo S.T.A.R.S, uma divisão especial da cidade para investigar tais homicídios.
O primeiro grupo enviado para tentar solucionar o caso chamava-se Bravo Team e era liderado por Enrico Marini. O Bravo Team perdeu contato com a base e desapareceu misteriosamente. Para resgatar o Bravo Team, o Alpha Team foi convocado e era composto pelo líder tático Albert Wesker, o atirador de elite Chris Redfield, o especialista em armas Barry Burton, a expert em arrombamentos Jill Valentine, o piloto Brad Vickers e Joseph Frost, um especialista em manutenção de veículos.
Ao chegarem  na floresta, eles encontram a carcaça do helicóptero do Bravo Team. Neste momento o Alpha Team é atacado por alguns Cerberus (nome científico dado aos cães afetados pelo T-VIRUS). Neste ataque, Joseph é morto e Brad, ao ver a cena, foje no helicóptero, abandonando seus companheiros à morte.
Neste contexto, Wesker, Barry, Chris e Jill vão parar em uma mansão aparentemente abandonada.
Dependendo de qual personagem você escolher para jogar, Chris ou Barry não conseguirá chegar à mansão e ficará desaparecido. A partir daí, inicia-se uma desesperada luta pela sobrevivência.



Jogabilidade

A jogabilidade chama atenção por ser algo quase que inédito na época, sendo utilizada por muitos outros games que seriam posteriormente lançados.
A jogabilidade é muito simples e consiste apenas em andar ou correr e atirar quando necessário. O diferencial é como e com qual rapidez o jogador faz isso. Apesar de ser relativamente simples, é uma jogabilidade difícil de ser executada sem preparo, e a tensão no game dificulta isto ainda mais.
O jogador deve sobreviver enfrentando ou evitando diversos mortos vivos que rondam a mansão, e para avançar no game será preciso resolver alguns enigmas. Nada difícil, mas requer atenção e um pouco de maldade.
Os personagens possuem um espaço limitado para carregar itens e armas, o que torna essencial carregar apenas o necessário afim de ter espaço para carregar novos itens. Em certas localidades do game, existem baús para armazenar itens e armas para uso posterior no game.
O sistema de savepoints é limitado, o jogador pode salvar o game em máquinas de escrever espalhadas durante o game, porem serão necessários os Ink Ribbons (tintas para as máquinas), que são limitados, ou seja, o jogador deve pensar bem com que frequência salvar o jogo.
O nível de saúde do personagem é medido através de um eletrocardiograma, indicando que seu personagem está bem pela cor verde e à beira da morte pela cor vermelha. Para restaurar a saúde, deve-se utilizar o Spray de primeiros socorros (F.Aid Spray) ou ervas coloridas espalhadas pelo game.
Existem 3 tipos de ervas que podem ser combinadas entre si acumulando seus respectivos efeitos. A erva de cor verde recupera uma pequena quantidade da energia vital instantaneamente; a erva de cor azul recupera a energia vital, caso o seu personagem seja envenenado; já a erva vermelha não tem utilidade, se usada sozinha. Ela precisa ser combinada com uma erva verde ou azul para triplicar o efeito da ação. As ervas de mesma cor também podem ser combinadas entre si para intensificar o efeito.
Ao longo do game, o jogador irá encontrar Files (arquivos, documentos, memos etc...). Muitos destes Files contêm informações óbvias ou implícitas sobre como solucionar um Puzzle, portanto o jogador deve sempre ler o conteúdo destes Files para ter uma base lógica

 


Logo no início, o game traz algo interessante: a possibilidade de jogar com Chris Redfield e Jill Valentine. Cada um possui suas particularidades e uma participação exclusiva no enredo do game, resultando em uma sensação única com cada personagem. Chris é mais resistente ao ataque dos inimigos, porém possui 2 espaços a menos no inventário, enquanto Jill possui 2 a mais, porém é mais sensível.
Este modelo de escolha de jogar com um personagem do sexo masculino e outro do sexo feminino agradou aos fãs e foi utilizado em vários games sucessores da franquia Resident Evil.
Resident Evil traz alguns finais diferentes para cada um dos personagens, além de alguns extras como munições infinitas e uma chave especial para ser usada em uma sala da mansão para trocar as roupas tanto de Chris e Jill. Estes conteúdos extras tornam o game mais gratificante e, já que é necessário terminar o game pelo menos uma vez para ter acesso a eles.

  • Confira o conteúdo extra abaixo : 

  • Special Key :  Termine o game com Chris ou Jill e após passar a tela de créditos e a tela de ranking, outra tela aparecerá mostrando a Special Key e a sala onde ela deverá ser usada. Você terá a opção de salvar o game, salve. Comece uma nova partida usando este save e você irá notar que a Special Key estará em seu inventário. A sala onde você irá usar a chave é a Wardrobe Room, localizada no primeiro andar da mansão no saguão principal. Para encontrá-la você deve entrar pela porta ao lado da porta dupla azul, porém para abrir essa sala você precisará primeiro da Massion Key. Então siga jogando até o ponto onde se pega a Massion Key e depois vá abrir está porta.
  • Rocket Launcher Unlimited Ammo : Para conseguir a Rocket Launcher com munição infinita, termine o game com Chris ou Jill em menos de 3 horas e salve seu progresso após o termino do jogo. Inicie uma nova partida e carregue este save. Ao começar o game, a Rocket Launcher estará em seu inventário.



    Finais
            
    Chris Redfield

    • Final Completo : Salve Rebecca em todos os momentos em que escutá-la gritando e garanta que ela fique viva até o final do game. Resgate também Jill no final do game. Para resgatá-la será necessário ter os 3 MO Disks. Use-os nas 3 Scanners no laboratóro para conseguir os códigos para ter acesso à cela de Jill.
    • Final Incompleto I : Salve Rebecca em todos os momentos em que escutá-la gritando e garanta que ela fique viva até o final do game, e não resgate Jill.
    • Final Incompleto II : Não salve Rebecca nos momentos em que ela gritar pedindo ajuda, e deixe-a morrer. Resgate Jill no fnal do game.
    • Final Incompleto III : Não salve Rebecca, deixe-a morrer. Também não resgate Jill. 

    Jill Valentine

    • Final Completo : Termine o game com Barry vivo e resgate Chris no final do game. Para resgatá-lo será necessário ter os 3 MO Disks. Use-os nas 3 Scanners no laboratóro para conseguir os códigos para ter acesso à cela de Chris.
    • Final Incompleto I : Deixe Barry morrer e resgate Chris no final do game.
    • Final Incompleto II : Termine o jogo com Barry e não resgate Chris.
    • Final Incompleto III : Deixe Barry morrer e não resgate Chris. 



    Conclusão

    Com certeza Resident Evil foi um dos melhores jogos de terror do Playstation e o principal responsável pela grande variedade de games no estilo Survivor Horror que existem atualmente. 
    Muitos jogadores deixam de jogar este Resident Evil pelo fato dele ser considerado um game difícil, e de fato é um game complicado pois, além do quesito exploração, o jogador tem outro problema: manter-se vivo.
    Um título altamente recomendável para os fãs de jogos de terror, que encontrarão neste game muitos inimigos e quebra cabeças desafiadores, além, obviamente, do terror característico, que com certeza garantirá diversos sustos.


     
     Nota Final : 8


    • Confira o vídeo de abertura do game com atores reais (apenas neste Resident Evil a abertura é feita como se fosse realmente um filme de terror trash).



            55 comentários:

            1. Um dos games mais dificeis que joguei, terminar cada um destes detonados/finais é um desafio exacerbadamente complexo, adorei a matéria sobre o melhor game de terror que tive o prazer de curtir em meu play 1 quando o tinha...

              ResponderExcluir
            2. Realmente esse é um dos melhores games que ja joguei.
              Parabéns pelo blog....
              Se quiser passe pelo meu
              http://www.caoticosdeodin.blogspot.com

              ResponderExcluir
            3. Resident Evil é ralmente um ótimo jogo!

              Dica: divulgue seu blog http://bloglistas.wordpress.com/

              ResponderExcluir
            4. Junto com o 3° acho o melhor da série para PS1, era viciado nesse jogão!

              ResponderExcluir
            5. gostei do seu blog cara mas como ele tem 2400 acessos com só 9postagens e 9seguidores?

              piadasemcheio.blogspot.com

              ResponderExcluir
            6. Joguei muito esse jogo e concordo com boa parte do que vc fala!!Eu só daria um 8.5 aushaushaus!

              Abraço!

              http://wwwoqueeufalo.blogspot.com/

              ResponderExcluir
            7. Poxa cara!! A análise é perfeita!!
              Parabéns aí...
              tenho um blog que também analisa os games, mais pelo meio de videos comentados,gameplays, noticias e etc.
              da uma passada, ve se gosta, e se gostar vamos fechar parceria!

              www.levelgamed.com

              ResponderExcluir
            8. NUNCA tive a oportunidade de jogar, puta sacanagem, porque joguei o 3, 4 e 5 e são FODAS. A parte da mansão joguei só no Lost in nightmares do 5, mas nao é o jogo inteiro..

              Fera sua review, aí sim!

              ResponderExcluir
              Respostas
              1. E nem é a mesma mansão. É outra, essa do Lost in nightmares.

                Excluir
            9. mt legal cara hehe,velhos tempos....

              vou te seguir !

              trollagemvirtual.blogspot.com

              ResponderExcluir
            10. Olá, Parabéns pelo blog! O site do meu blog contendo as minhas mensagens (textos e reflexões) é http://intelectu.wordpress.com Espero que goste de lê-las. Até mais

              ResponderExcluir
            11. Bom, nunca gostei muito desses jogos estilo Resident Evil, CS, etc etc etc. Sou mais joguinhos de aventura mesmo. aerihaeiorar
              Hoje estou viciada em um jogo chamado Angry Birds, é muito legaal! xDDDD

              ResponderExcluir
            12. Por incrível que pareça nunca gostei de games '-'
              Por isso não participava das conversas em grupos :P
              rsrsrsrrs
              O assunto era isso...
              Vou indicar o blog aos amigos que gostam
              faloows

              ResponderExcluir
            13. Não sou muito fa desse jogo, eu começo a jogar e vou ficando paranoica pq não consigo matar todos e isso vai me dando aflição... kkkk... é engraçado... Visite o Change Feelings

              ResponderExcluir
            14. Super completa análise!
              Eu nunca joguei... mas já ouvi muitos elogios a ele.

              ;D

              ResponderExcluir
            15. Muito boa a análise que você fez!
              Eu nunca joguei resident evil, então não tem como eu concordar ou discordar de vc.
              Mas já joguei um pouquinhozinho de resident evil 4 e posso dizer que dá medo! kkkkkk

              xD inté

              ResponderExcluir
            16. A malhor franquia de Horro Survivel, independente de qualquer outros jogos posteriores que surgiram e que vão surgir.

              RE e RE2 são jogos que te deixam tenso do inicio ao fim, com direitos a sustos do nada. De fato, o único jogo que já me fez pular da cadeira foi o segundo game da franquia.

              Eu era meio que a favor de refazerem os 2 primeiros jogos da série, dando uma melhorada apenas nos gráficos e no lay-out do que continuar levando a franquia do Horro Survival à apenas jogos de tiro... por que, sincera e infelizmente, depois de RE3 é isto que estão fazendo com a série.

              ResponderExcluir
            17. uia é massa em, sempre to jogando, la no meu site tem pra baixar o novo para pc
              hehe vicita ae se quiser

              http://downloadsdonick.blogspot.com/

              ResponderExcluir
            18. Quando comprei meu Play 2 fui logo comprando esse jogo! Fala que é mtoo bom.. Mais poxa , muitoo dificil! iauoiauioauiaoa

              ResponderExcluir
            19. Sua análise foi muito boa, sou fanático por game, porenquanto estou apenas no play 2. Posta mais aí!
              o seguindo!

              _______
              http://algunsfilmes.blogspot.com/

              ResponderExcluir
            20. Verdade uns dos melhores jogos '
              comecei jogando no play um ate hj nunca parei '

              vaai lá http://elarretado.blogspot.com/

              ResponderExcluir
            21. Olá Keesley,
              Tem selo pra vc no meu blog, se for do seu interesse, passa lá!

              _________
              http://algunsfilmes.blogspot.com/

              ResponderExcluir
            22. Fiquei curiosa com o jogo, e com muita vontade de jogar.

              ResponderExcluir
            23. Queria saber mais sobre Resident Evil, seu post chegou na hora certa! hehehe Gostei muito! =)

              Grande abraço!

              http://nwbgaido.blogspot.com/

              ResponderExcluir
            24. Parabens pelo blog!
              Bem completo para quem curte games!

              ResponderExcluir
            25. Nao sei JOoogar -qqq
              sou ruim pra crl ;x
              meeeeu irmao ate q e bounzin kkk
              joga demais *----*
              pra deixar marcado... ele adorou ler sobre isto.
              ee eu tbein.
              parabens *-*

              ResponderExcluir
            26. esse jogo é show,já joguei muito ele...e sua analise está perfeita..... parabéns.

              ResponderExcluir
            27. É um jogo muito interessante mesmo!

              Parabéns pelo Blog!

              ResponderExcluir
            28. Como amantede games e diversão tecnologica, achei bem interessante e util suas dicas... Abraços!!!

              ResponderExcluir
            29. Jogava todos os jogos de resident, mas parei no 4 do play 2.. Ótima postagem, super completa!!.. abraço

              ResponderExcluir
            30. Faltou os games da 3º geração. Mas o blog está massa. Continue assim.

              Blog de notícias do sudoeste baiano, em especial jânio qadros.
              http://janioquadrosnoticias.blogspot.com

              ResponderExcluir
            31. Boa Análise, Gostava muito do Residente Evil 2.

              ResponderExcluir
            32. Já comentei em outros posts :)

              Confesso que nunca joguei o início da série, comecei mesmo do clássico Nemesis. Mesmo assim não consegui passar na época (muito medo). Porém entre os jogos de horror, prefiro o original, Alone In The Dark = FODA.

              ResponderExcluir
            33. Adorei.. Sempre joguei Resident desde o início.
              http://lollyoliver.wordpress.com/

              ResponderExcluir
            34. MTo, mto, mto bom salvei todos até o 5, mais o melhor foi o 4, mais todos saum mto bons....
              startte.blogspot.com

              ResponderExcluir
            35. mto foda resident evil é o melhor jogo de todos.
              o melhor é o 2. jogo até hoje

              ResponderExcluir
            36. haha, como não esquecer do primeiro zumbi?
              Quase todos os resident evils, desde Resident Evil Gaiden até Resident Evil 5, foram jogos que me cativaram bastante!

              ResponderExcluir
            37. Um dos melhores jogos de todos O resdident evil conseguiu fazer uma grade imensa de jogadores, e´ate´hj tem lançamentos muito bacana....

              ResponderExcluir
            38. Este comentário foi removido pelo autor.

              ResponderExcluir
            39. Primeira vez que visito o blog, não pude deixar de conferir esse post! Resident Evil foi um ótimo jogo na época embora acho que o segundo tenha sido mais popular e reconhecido. Só acho que tem uns diálogos meio bobos principalmente no começo XD, mas tirando isso é excelente e dá para levar uns bons sustos com os zumbis tontos! Enfim adoro a série!
              Ótimo post!
              Bjs =*

              ResponderExcluir
            40. Resident Evil é o típico jogo que eu nunca consegui jogar...
              Essa versão para Play 1 eu nunca joguei na verdade, mas o 4 de Play 2, sempre que aparecia algum zumbi minha mão balançava com impulso e não conseguia fazer porra nenhuma.
              Mas é um jogo que marcou época, apesar de eu gostar mais de Zelda, Shadow Off Colossus, Prince Off Persian e jogos do gênero.
              É uma bela análise. E o vídeo é super bacana, meio “bonecos”, mas incrível para a época.

              ResponderExcluir
            41. Nossa qtos comentários rs, sua análise é perfeita, destrincha o jogo, não sou muito fã de games, mas lendo seu artigo faz eu gostar um pouco.
              http://pitadadecinema.blogspot.com.br/

              ResponderExcluir
            42. Nota Injusta !!! pela influência e qualidade merecia 10 !!!

              ResponderExcluir
              Respostas
              1. Não é injusta. Se a nota fosse 10 como se compararia Resident Evil à Resident Evil 2, que é um game visivelmente de maior qualidade produtiva que seu antecessor ?

                Excluir
            43. Tão bom essa franquia que voltou a toda no Ps4

              ResponderExcluir