sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mortal Kombat



Introdução

Este game é o primeiro título da  famosa série de games de luta Mortal Kombat. Inicialmente produzido pela Midway Games, foi lançado para os arcades (fliperamas) em 1992. Um ano depois, teve versões lançadas pelas Acclaim Entertainment para os consoles antigos: Master System, Mega Drive, Super Nintendo e Gameboy.
Ao estilo Pit Fighter, o game trazia gráficos totalmente digitalizados com atores reais, tornando os personagens mas realistas. A série é famosa por utilizar a técnica de sprites digitalizados (diferentes dos outros jogos da época, que utilizavam sprites desenhados à mão), e pela violência extrema, chamando atenção para os golpes especiais de assassinato: os Fatalities.
Sprite é uma técnica usada em jogos 2D, que tem como princípio colocar todas as ações de um personagem (movimentos) em uma só imagem.
Devido ao alto grau de violência contido no game, Mortal Kombat (MK) foi o responsável pela criação da Entertainment Software Rating Board (ESRB), orgão responsável pela classificação indicativa dos jogos de videogame.
MK foi criado para bater de frente com outro game de luta, outro sucesso do ano de 1993: Street Fighter II. O vencedor desta acirrada concorrência foi Mortal Kombat. Com tantas inovações, ele trouxe à sua jogabilidade algo divertido e nunca visto antes. A cada lançamento de uma continuação, essas inovações aumentavam ainda mais. Desta maneira, Street Fighter foi deixado de lado, e grande parte dos jogadores passaram a ter como jogo de luta preferido o Mortal Kombat.
É fato que Steet Fighter II é um bom jogo, e foi produzido antes de seu rival. Porém Mortal Kombat levou o espírito de luta dos jogadores a outras dimensões, mostrou ousadia e introduziu novos conceitos ao mundo dos games, o que realmente era preciso em 1993.





Gráficos e Sons 

Para a época, os gráficos estavam em padrões normais. Nada revolucionário ou chamativo. A única novidade foi a utilização de sprites digitalizados. Em geral, os personagens estão bem representados e se destacam do plano de fundo. Cenários de fundo possuem beleza relativamente simples, até mesmo os fundos que apresentam alguma animação não chegam a chamar muita atenção. Porém, em jogos de luta o que mais chama a atenção é a jogabilidade, deixando assim a qualidade gráfica em segundo plano, caso a mesma não seja grosseiramente terrível.
Da mesma maneira que a qualidade gráfica é razoável, a trilha sonora não incomoda, mas também não agrada. Não há presença de músicas marcantes e sim de músicas comuns, como em qualquer game de luta da geração passada. Não são ruins, mas poderiam ser melhores. 
Os efeitos sonoros já estão bons. Chutes, socos, pulos, gritos de dor e ataques especiais possuem seus sons característicos e não desapontam.  
De maneira geral, tanto a qualidade gráfica como a sonora estão em seus padrões normais. Não são o forte deste game, mas a diversão é garantida independente disto.





 Jogabilidade

A jogabilidade foi algo inovador. Até nos dias de hoje a série Mortal Kombat é conhecida por possuir uma sanguinolência característica. Infelizmente, a versão deste game para o Super Nintendo ficou em desvantagem em relação aos outros consoles para os quais MK foi lançado. A Nintendo não queria um game possuindo sangue e violência para os jogadores de Super Nintendo. Diferentemente de Street Figher II, Mortal Kombat trouxe uma proposta para um público mais adulto. A Nintendo acabou censurando a jogabilidade, removendo todo o sangue do jogo e deixando os Fatalities mais simples, tornando o game menos apelativo.
O Mega Drive possui um código de destravamento para liberar todo conteúdo censurado pela Nintendo no Snes, visto que são empresas diferentes.
Fora esta censura, Mortal Kombat é um bom jogo, mas esse detalhe realmente fora deixado para trás. 
Ao todo, o jogador pode escolher entre 7 personagens jogáveis : Jhonny Cage, Kano, Raiden, Liu Kang, Scorpion, Sub Zero e Sonya,
Inicialmente, o jogador deve enfrentar 7 batalhas simples e mais 3 batalhas duplas antes do subchefe Goro, seguido do feiticeiro Shang Tsung, encerrando o jogo. Após derrotar Shang Tsung, mostra-se um final em forma de texto sobre o personagem escolhido. O game também pode ser jogado com a opção Versus, onde o jogador pode enfrentar um amigo.
O jogador ao longo dessas batalhas pode conseguir pontos, aplicando Fatalities e ganhando a luta sem receber golpes (Flawless Victory), o jogador recebe ainda mais pontos.
A cada 5 batalhas, o jogador é direcionado para um mini game chamado Test Your Might (Teste sua força).
Este mini game consiste em apertar freneticamente os botões de ataque até que o jogador atinja um limite marcado em uma barra lateral da tela. Atingindo tal limite, o personagem quebra o material à sua frente, ganhando muitos pontos de uma só vez.  A cada material destruído mais difícil ficará para destruir o próximo. 

Estes materiais são : 

  • Wood (madeira) -  100.000 pontos
  • Stone (pedra) - 200.000 pontos
  • Steel (ferro) - 500.000 pontos
  • Ruby (rubi) - 1.000.000 pontos
  • Diamond (diamante) - 2.000.000 pontos

 




Golpes e Fatalities


Comandos Básicos :
  
HP = Soco alto
HK = Chute alto
LP = Soco baixo
LK = Chute baixo
BK = Defesa  

Quando aparecer "," entre os comandos significa: Depois
Quando aparecer "+" entre os comandos significa: Ao mesmo tempo

  • Johnny Cage
Green Bolt: , , LP
Shadow Kick:  ,, LK

Ball Breaker:  BK+ LP
Fatality: Fique próximo ao seu oponente e aperte ,,, HP

  • Kano
Knife Throw: Pressione BK,

Spin Attack: Afaste-se de seu oponente e de 360º em direção do mesmo.
Fatality: Fique próximo ao seu oponente e aperte , , , LP


  • Raiden
Teleport:   , 
Lightning: , LP
Torpedo:  ,,
Fatality: Próximo ao seu oponente aperte ,,,, HP 

  • Liu Kang
Fireball:  ,,  HP
Flying Kick:  ,,  HK

Fatality: Segura BK e rotacione o direcional 360º em direção ao seu oponente.


  • Scorpion 
Spear:  ,, LP
Teleport: Rotacione o direcional no sentido horário começando em  até , HP
Fatality: A maios ou menos 3 passos de distância, segure BK e aperte ,


  • Sub Zero 
Freeze:  ,, LP
Slide: Segure   + LP + LK + BK .
Fatality: A mais ou menos 3 passos de distância, aperte ,  HP
 

  • Sonya  
Energy Rings:  ,, LP

Leg Grab: Segure BK e aperte LP + LK
Square Wavle Flight:  ,, LP
Fatality:  ,, , BK




Conclusão

Mortal Kombat chegou ao ano de 1993 introduzindo novas tendências e conceitos no mundo dos games. Tornou-se outro clássico do Super Nintendo.
Com um ar mais violento, acabou conquistando muitos fãs. Devido a censura, editada pela Nintendo, este MK não atingiu seu verdadeiro potencial. Não pode-se esquecer que foi a partir deste game que outros games de luta direcionados ao público adulto surgiram. 
Mortal Kombat também foi levemente criticado por não haver diferença no estilo de luta dos personagens,força e velocidade dos personagens. Fator que só foi levado em consideração em games posteriormente lançados.
A diversão é garantida, principalmente quando se conhece todos os golpes e fatalities. Apesar dos pesares vale a pena jogar e tentar terminar o game com cada um dos personagens.
Aos que desejam aproveitar todo o potencial que este primeiro título da série Mortal Kombat tem a oferecer, aconselha-se a jogar a versão do Mega Drive onde um código secreto pode ser inserido para remover todo conteúdo censurado nesta versão.


Nota Final : 6


Segredos

  •  Lute contra Reptile
No cenário "The Pit" (O cenário com a ponte de espinhos e o fundo de um luar), derrote seu oponente as duas vezes sem perder energia (Flawless Victory), e no último Round aplique um Fatality. Ao fazer isto, após o Fatality, Reptile irá te desafiar na parte embaixo do cenário "The Pit".


  • Lute contra o Goro prateado 
Escolha o personagem Rayden para jogar no estágio Endurance 3. Vencendo as duas batalhas, aplique o fatality dele. Logo em seguida quando for enfrentar Goro, ele aparecerá totalmente prateado.


59 comentários:

  1. Nossa!!
    To impressionado com suas análises.
    Elas são completíssimas!!
    Muito bom mesmo,
    Parabéns!!

    Mortal Kombat é um clássico, e sua análise faz jus a esse nome, parabéns mais uma vez

    ResponderExcluir
  2. Wow muito boa mesmo '-' jogo clássico eu tinha ele aqui no pc rs' ^^ muito bom mesmo bons tempo que não voltam mais...
    @Fallow!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sou fã do filme Mortal Kombat, queria que tivesse uma versão nova para o filme!
    Jogo não curto tanto, mas ja joguei Mortal Kombat. É massinha!
    \o/

    ResponderExcluir
  5. Caraca eu passava a tarde e boa parte da noite jogando MK. e muito bom!

    cara gostei do blog se tiver afim da parceria manda um comentario la no blog para min por seu banner!
    www.onanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. noosss
    passei minha infancia jogando MK no SNES
    caarai veei, qe nostalgia qe deeu agora haha

    continua com esses jogo mais antigo kkk, mto foda o/
    parabéns ae

    se puder da uma passada la no meu blog

    http://trucoladrao.blogspot.com
    vlw

    Londrina - PR

    ResponderExcluir
  7. veeeei, eu sou fã de mortal combat , sei fazer todos os fatalitys, kkk,

    ResponderExcluir
  8. eu amo esse jogo, para mim a nota é mais alta... 10, beijos

    ResponderExcluir
  9. ahh pra quem gosta de jogos seu blog é um prato cheio hahaha parabéns,mas como eu não entendo nada acho tudo muito legal kk bjs :*

    http://thaynadamascena.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Seguindo a linha do "não jogo" percebi que examinou cada etapa do jogo, vou direcionar isso ao meu sobrinho que ao contrario de mim adoro rs ;)
    Passa lá tbm...
    http://estigmaangel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Minha infancia em todos os consoles esteve nesta matéria...

    ResponderExcluir
  12. Rapaz... Mortal Combat lembra minha infância. Passei bons momentos jogando isto aê.
    Gostei do blog.
    Ótimas análises.

    ResponderExcluir
  13. Não curto muito video game
    mas achei engraçado é que fui na casa de uma amiga hoje e o primo dela veio correndo me dizer que tinha conseguido Mortal Kombat, deve ser bom.
    beijoos

    ResponderExcluir
  14. caraca, mortal kombat do super nintendo ou do mega driver, Seu blog ta irado cara..

    ResponderExcluir
  15. isso é old heim rsssss


    mto bom, gostei mto
    seu blog tmbm é bem interessante
    prometo voltar mais vezes :)
    <>
    visite-nos e comente tmbm
    gostando siga e avise que retribuiremos
    se seguir deixe o aviso no comentário
    deixando o seu link para retribuirmos
    <>
    grato
    <>
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não tenho grande conhecimento em jogos. Mas,lendo o texto, é inegável a relevância de tuas análises pra quem é admirador dos games. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Kameraden, honorável vossa chance de jogar este clássico. Lembro que em meu Nintendo, surrava o controle com minha falta de coordenação-motora. Quem me dera hoje ter um Super Nintendo... Tenho um bom acervo de consoles - Xbox 360, PS 1 e 2, Nintendo 64, GB Collor/Advanced - mas o 64 não trás Mortal Kombat em sua primeira versão. Almejo comprar o Super, ou baixar um emulador para PC, mas é duro achar emulador que rode no meu Linux. Enfim, sua crítica me atiçou. Imagino-me agora ownando (lol) meu adversário, com suas dicas. Mas colega, as imagens não estão carregando, ao menos não aqui; portanto, o post não serviu a mim para nada além de ansiar pelas tais dicas, e encher-me ainda mais de nostalgia.
    Em todo caso, bom texto, você sabe o que fala.

    ResponderExcluir
  18. Olá Monique..
    Provavelmente deve ser a velocidade da sua internet pois as imagens estão carregando normalmente.

    Obrigado pelos elogios
    Volte sempre para conferir novos jogos

    ResponderExcluir
  19. Estou Seguindo Segue-me também ;D

    http://ptc-granananet.blogspot.com/

    Se quiser Ganhar Dinheiro na Internet Fica Avontade no Meu Blog tem Tudo Explicado e Varias Provas dos Pagamentos Que eu Recebo Diariamente!

    ResponderExcluir
  20. Análise muito bem elaborada,
    parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca fui um fã de MK, mas já passei tardes muito boas jogando esse jogo e realmente vale a pena.Não pelo jogo em si, e mais por aquele lance de jogo de luta. Mortal Kombat, King Of Fighters e Tekken são os melhores.
    sua análise foi muito completa e muito bacana também
    Parabéns!

    http://deathecator.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Pode fazer tudo nesse jogo, só não pode escolher o scópion pois é apelação ^^

    http://felipemarggera.blogspot.com/
    siigo quem me segue
    só me deixar recado!
    Faço parcerias...
    Boa noite a todos >.<

    ResponderExcluir
  23. porra mano tomatecru ainda hoje eu jogo MK MK2 MK3 UMK3 tudo no meu querido emulador de MEGA DRIVE

    ResponderExcluir
  24. Muito bom seu post.... bem completo, ótima análise.

    Adoro MK, o melhor jogo de luta de todos os tempos e estou ansioso pelo novo. :)

    ResponderExcluir
  25. caraaaca cara...
    mais uma ótima análise!
    Parabéns cara, sempre subindo de nível.

    ResponderExcluir
  26. Esse game é famoso. Apesar de não ser um especialista no assunto, ao contrário do meu sobrinho, aprecio ver os outros jogarem. Mas confesso não ter paciência. Mas as dicas aí valem a pena para quem curte jogar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  27. Pra quem gosta de games, sem dúvida, um ótimo lugar para se visitar! :D

    ResponderExcluir
  28. Nosssss! Too me sentindo em plena década de 90 lendo a Ação Games! rs

    Estou te seguindo, aguardo retribuição!

    ^^

    http://gibitecalomania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. pow, bons tempos do nintendo, altas partidas de mortal kombat...
    http://ofilosofobrasileiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Eita, mesmo eu que não gosto muito de vídeo game já joguei Mortal Kombate. Pra você ver a força do jogo. Nunca fui um craque nas malícias, mas dava pra jogar com alguém que não sabia... rsrsrs
    Meu personagem preferido era aquele que congela o adversário.
    Suas matérias são ótimas fontes de pesquisa viu???
    Eu não sei se você faz, mas aconselho a usar marcadores para os posts, como : "Mortal Kombate", "jogo", "história", "Origem"... Essas coisas pra que você seja localizado no Google com mais facilidade.

    ResponderExcluir
  31. Que nostalgia enorme agora. Passei minha infância jogando Mortal Kombat. Lembro que até quando eu ia pra a pizzaria (que tinha aquelas máquinas de fliperama) eu jogava até a hora da pizza chegar. Adoraaaaava. Sempre escolhia ou o Scorpion. Bons tempos...
    Ótima matéria, parabéns!

    De:http://nexosereflexos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. acabei de zerar o UMK3 daqui a puco vou jogar o 2 e tentar fazer uns animalities rsrsr
    Abraços

    ResponderExcluir
  33. esse jogo é bem loko viu

    ja estou seguindo

    www.paulstepola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. aff isso me lembra minha infancia pobre, quando eu jogava games na casa do meu vizinho ç.ç

    se tu sacar de jogos atuais entre em contato, to precisando de um autor pra area de games

    http://tabernadoviking2.blogspot.com/2011/01/verdades-sobre-rambo.html

    ResponderExcluir
  35. Isso foi uma viagem no tempo. Lembro-me perfeitamente da minha infância. Apesar de ser menina cresci numa casa com tres irmãos mais velhos e fui influenciada a games, eles logicamente não brincavam de boneca comigo... então me sobrava jogar com eles neh!
    Eu gostava da Sônia.

    Ps: tomar um brutality é uma das piores humilhações no mundos dos games! hsaushau

    ResponderExcluir
  36. nossa
    que elaborado

    minha infância ai? oi

    x]

    http://oarlecrim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Saudade do fliperana

    e da apelação com o Kane. kkkk

    htpp://janioquadrosnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Legal, não curto muito esses jogos mais pra quem gosta está ótimo! =)

    ResponderExcluir
  39. Vi minha infancia passar diante dos meus olhos!

    Jogo ótimo, fez a minha cabeça nos anos 90 e hoje em dia mal tenho tempo pra curtir jogos!

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  40. Quando eu era criança adorava Mortal Kombat e Street Fighter (mais este)!

    ;D

    ResponderExcluir
  41. Eu me lembrei do tempo que eu jogava MK no Fliperama. HOje não curto mais jogos. Mas, foi legal lembrar.

    ResponderExcluir
  42. Cara, muito bom o blog, principalmente a parte ensinando os Fatalyties

    Um Blog pra quem quer aprender a ganhar dinheiro na Net, sem falcatruas ou receitas mágicas!
    http://cascalhonaweb.blogspot.com/
    Leiam com atenção antes de dizerem que não dá certo
    Abraços

    ResponderExcluir
  43. Muito bons esses seus post, e o jogo é ótimo eu joguei ele quando era lekinho!! aushuashaushau

    ResponderExcluir
  44. Mortal Kombat arregassa desde os primórdios.
    Até hoje sou viciadao nesse jogo.
    Também, fala sério quem não urrava e pulava de alegria ao conseguir fazer um fatality e ver aquela sangueira toda?
    ASaHUSaUHSaUHSuhaSuhASuhASUHAUHS

    ResponderExcluir
  45. Mortal Kombat certamente é um jogo que vai ficar pra história dos video games.Muito boa sua análise e as dicas,vlw ae

    ResponderExcluir
  46. Ai, que saudade de quando eu tinha mortal kombat no Mega Drive :/

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Eu jogava Mortal Kombat em uma máquina de fliperama...

    ResponderExcluir
  48. mortal kombat é algo eterno!
    -
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  49. Mortal Kombat é puta clássico. Esperando o novo para o PS3.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  50. Ótima analise desse jogo! Não cheguei a jogar o primeiro MK, comecei a partir do 2.
    Não sabia que tinha Test Your Might nele.. kkkkk
    Pensei que era algo que tinham inventado no Deadly Alliance xD

    ResponderExcluir
  51. Confesso que esse blog me surpreendeu. Clássicos revisitados da melhor forma possível. Tô add aos favoritos e seguindo. Caso queira retribuir:

    http://dinheirodemetal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  52. cara, dizer que o mortal kombat superou street figter 2 é um pecado. naquela época não teve nenhum game capaz de tirar a coroa de street fighter 2.
    mortal kombat não é um jogo divertido, é apenas interessante por causa da violencia, sangue jorrando pra todo lado, arrancar a cabeça dos seu adversários, isso é que era legal.
    pois se tirar aviolencia e os fatalities, mortal kombat perde toda a graça. se a jogabilidade fosse realmente boa o jogo deveria continuar legal mesmo sem sangue e fatalities, mas não é isso o que acontece. ou vai me dizer que nunca ficou frustado quando não conseguio dar um fatalitie e despedaçar a cabeça do seu rival? imagine jogar dois rounds inteirinhos ancioso pra que chegue a tão esperada hora do fatalitie e na hora H errar.

    já com street é diferente vc se divertia sem precizar arrancar a cabeça do m.bison.

    ResponderExcluir
  53. kkkkkkkkkkkkkk que facio

    ResponderExcluir
  54. MK do Super Nes tinha tudo pra ser melhor que no Mega mas faltou o principal...sangue 😞

    ResponderExcluir
  55. Muito bom, sempre gostei de jogar MK, é meu jogo favorito, achei ate uns clones do mortal kombat kkk, quem quiser dar uma olhada o link ta aqui https://www.youtube.com/watch?v=hNMIH4-VhFw

    ResponderExcluir