domingo, 1 de março de 2015

Batman: Arkham Asylum



Introdução 

Batman: Arkham Asylum é um game do gênero ação e stealth, lançado em 2009 para o Playstation 3. O título é um trabalho desenvolvido pela Rocksteady Studios e publicado pela Eidos Interactive e Warner Bros.
Grande parte das adaptações relacionadas a super heróis para os videogames é sinônimo de fracasso.Tais adaptações não conseguem transmitir o sucesso nos quadrinhos ou filmes para os videogames. Batman: Arkham Asylum revelou-se uma superprodução de sucesso chegando a romper este conceito. O game já possui registro no Livro dos Recordes (Guiness Book) com o recorde "Jogo envolvendo temática de super heróis mais aclamado da história".
Resultado de uma superprodução, Arkham Asylum possui um roteiro digno de um bom filme, altamente imersivo, responsável por deixar o jogador totalmente envolvido com a trama.
Detentor de uma jogabilidade bem definida, mesclando elementos principais de exploração, combate e stealth, o título e suas sequências representam o melhor estilo de jogabilidade do homem morcego existentes até então.
O enredo e a atmosfera representam a sensação dos quadrinhos de maneira divertida, até mesmo para aqueles não familiarizados. Diversos traços e elementos do universo Batman são exibidos fielmente nesta obra. Não existe, literalmente, nenhum motivo para fãs do super herói não experimentarem este game uma vez que Arkham Asylum foi o ponto de partida para o início dos melhores jogos de temática envolvendo super heróis dos quadrinhos já lançados.





Gráficos 

Arkham Asylum impressiona com o nível de qualidade de representação de personagens e cenários. A atenção aos detalhes é competente,  e em sua época de lançamento (2009) revelou o potencial que o Playstation 3 poderia oferecer.
O enredo do game se passa em Arkham Island, mais especificamente em Arkham Asylum. Sua representação em conjunto com a excelência técnica do jogo de luz, sombras e texturas, garante ao jogador a sensação de realmente estar preso em uma grande zona penitenciária. Os cenários são muito bem elaborados e muitos deles exibem perfeitos detalhes deixando uma atmosfera perturbadora, totalmente em sincronia como sanatório ao qual o jogo se ambienta em sua maior parte.
O design dos personagens é um show a parte. Fãs do universo Batman podem conferir os personagens totalmente bem reformulados de forma adulta, mantendo a originalidade e  garantindo um toque de estilo e modernidade, exclusivo para os videogames.
O dinamismo e fluidez  de movimentos de câmera e personagens estão em completa sincronia e permitem uma experiência satisfatória de envolvimento do personagem com cenários e inimigos.



Sons 

A parte sonora é outro grande show exibido pelo game. O grande destaque vai para a dublagem e diálogos entre os personagens. A dublagem está excelente, diversos dubladores qualificados deixam a atmosfera em Arkham Asylum fantástica. Personagens como Joker, Harley Quinn, The Riddler, Killer Croc, Batman e Poison Ivy tem suas personalidades muito bem representadas com uma dose de humor, deixando a aventura bem divertida e desafiadora. Diversas recordações em forma de áudio, itens coletáveis in-game, revelam com clareza o passado dos atuais grandes vilões da trama. Itens essenciais para aqueles que desejam conhecer a fundo tais personagens.
Um ponto negativo a se apontar é a ausência de uma faixa sonora marcante no game. Apesar da existência de diversas músicas, estas não conseguem transmitir a verdadeira emoção que a trama é capaz de oferecer. Apesar deste ponto negativo apontado, o trabalho sonoro em Arkham Asylum é fantástico, digno de uma superprodução.

 

Sinopse

O gabinete do prefeito da cidade de Gotham sofre um ataque liderado por Joker (Coringa). Este é detido por Batman e encaminhado pelo mesmo ao Arkham Asylum. Recentemente a prisão local (Blackgate Prison), sofreu um incêndio e todos perigosos prisioneiros, alguns deles da mesma gangue do Joker, foram transferidos para o Arkham Asylum.
Batman acompanha os guardas encarregados de transportar o vilão para as instalações internas do sanatório. Durante o trajeto, Harley Quinn surpreende a todos tomando as rédeas da segurança do sanatório, permitindo desta forma que Joker escape. Enquanto Joker se reúne com seus antigos companheiros de crimes, Batman percebe que os atuais acontecimentos e os eventos ocorridos em Blackgate Prison estão conectados. Neste momento Joker anuncia ter controle de diversas bombas prontas a explodirem em Gotham caso alguém tentasse entrar nas instalações. 
Sem entender os reais motivos que levaram Joker a se reunir com seus companheiros em Arkham Asylum, Batman e o comissário Gordon, que também se encontrava na instalação no momento do incidente,  precisam trabalhar juntos para restabelecer a ordem em Arkham Asylum.




Jogabilidade 

Batman: Arkham Asylum envolve elementos de ação-aventura e stealth como estilo de jogo.
O jogador controla o personagem Batman através de movimentação, interação com cenário, e combate livre. O personagem possui comandos básicos de stealth como andar, correr, andar abaixado, planar de grandes alturas utilizando sua capa, e comandos básicos de combate como alternação de socos, chutes e esquiva. Batman ainda pode utilizar diversos equipamentos portáteis de alta tecnologia para derrotar seus inimigos e explorar pontos chaves  dos cenários.
Para auxílio no modo de combate e avanço na trama, o jogador conta com o Detective Mode. Modo no qual é possível encontrar e analisar evidências pelos cenários com o intuito de solucionar mistérios, direcionando o personagem para o devido local no game. O Detective Mode serve ainda para que o personagem quantifique e  localize os inimigos no cenário, em visão raio x e, dessa forma, elaborar estratégias para eliminá-los um a um sem despertar a atenção dos demais. Este modo é fundamental para o avanço no . Em diversas situações, ser descoberto por um inimigo pode significar a morte do Batman, sendo necessário retornar ao último ponto em que o game salvou o progresso.
O sistema de evolução do personagem se da através do ganho de experiência, adquirida pela finalização de combate ou itens coletados pelos cenários. No lado superior esquerdo é quantificado esta experiência de acordo com as ações do personagem. Ao acumular uma certa quantidade de experiência pré determinada pelo game, o jogador terá acesso a um menu de Upgrades. Neste menu é possível melhorar as opções de combate e resistência  do personagem bem como melhorar a potência dos equipamentos utilizados pelo mesmo.


Em Arkham Asylum o jogador poderá explorar diversos cenários em diversos momentos do game. Inicialmente não será possível acessar todos os pontos dos cenários na primeira vez em que o jogador tiver acesso. Em muitos pontos serão necessários novos equipamentos ou maximizar a potência dos mesmos para liberar novos pontos de acesso. Para melhor orientação dos cenários o jogador tem acesso a um mapa, indicando a localização próxima de cada objetivo.
A energia vital do personagem é representada juntamente ao medidor de experiência no canto superior esquerdo. Esta é medida através da cor branca que envolve o ícone. Recebendo diversos ataques esta cor desaparecerá e o personagem irá perder a vida. Consequentemente ele poderá utilizar a opção de retornar ao Checkpoint imediatamente anterior. O game salva o progresso do personagem automaticamente em alguns pontos chaves.
Durante a trama, Batman irá se encontrar e se envolver com diversos personagens clássicos. Um destes personagens é Edward Nigma, conhecido como The Riddler.  The Riddler desafia Batman a encontrar e resolver todas suas charadas ao longo do game. Estas charadas são encontradas como verdes troféus em formato de símbolo de ponto de interrogação, bastando coletá-los, ou ainda em marcas verdes pichadas em determinados locais. Assim que se encontra uma marca desta natureza é necessário decifrá-la para resolver a charada, bastando portanto apertar o botão R3.
Encontrar e solucionar todas as charadas impostas por The Riddle é o grande fator responsável pela longevidade e grande desafio do game. Ao todo são 240 charadas e muitas delas exigem uma visão mais sistemática do cenário por parte do jogador. Uma excelente forma de manter a atenção do jogador. Confira no final desta análise a localização de todas as Riddles no final desta análise.



Outro grande ponto desafiador de Arkham Asylum são os Combat Challenges e os Predator Challenges. Ambos são desafios que são liberados durante através do modo de jogo principal.
Os Combat Challenges testam, em uma arena, a habilidade do jogador em combates de elevada dificuldade. Neste modo o jogador precisa somar pontos executando diversos combos de ataque, ao mesmo tempo em que mantém-se ileso de ataques de inimigos.
Já os Predators Challenges testam as habilidades stealth do jogador em determinados cenários. Neste modo o jogador deve completar determinados objetivos impostos pelo game no menor tempo possível. Concluir todos os desafios com os melhores rankings pode ser uma tarefa árdua para quem ainda não dominou completamente as técnicas de combate e furtividade.





Longevidade e Diversão 

Batman: Arkham Asylum possui uma campanha de duração consideravel. O game possui suporte de sistema de troféus, fator que eleva muito a longevidade e desafio do game para os Trophyhunters (Caçadores de troféus). Para adquiri a tão desejada platina, o jogador precisa entre conseguir outros troféus, encontrar e desvendar todas as 240 Riddles e ainda terminar todos os Combat e Predators Challenges com os melhores Rankings mínimos exigidos pelo game.
O grande desafio que o game proporciona é adquirir o troféu de platina. A história principal em si não oferece grande dificuldade. Completar o game coletando-se todas as Riddles e finalizando todos os Challenges vai exigir muita paciência e habilidade por parte do jogador. Ótimos desafios para um game do gênero.



Conclusão 

Batman: Arkham Asylum representa o início da inclusão do super herói nos games da até então nova geração. Detentor de diversos prêmios e títulos, o game serve de exemplo para confirmar que temáticas envolvendo super heróis de quadrinhos, podem sim ser uma sucesso, desde que façam parte de uma produção de qualidade.
Praticamente tudo em Arkham Asylum, visuais impressionantes, dublagens espetaculares, sistema de combate contundentes, revelam o cuidadosamente como a qualidade do desenvolvimento do game.
O título recebeu diversos prêmios e edições. Para os fãs, existe ainda a Platinum Edition. Nesta edição o jogador pode controlar o personagem Joker com o intuito de ter uma visão alternativa sobre o game.
O game é totalmente indicado para jogadores que curtem o gênero stealth mesclado com ação e aventura. Merecedor de diversos elogios, Arkham Asylum foi o jogo surpresa de 2009, levando o título de melhor do ano.


Notal Final: 9.6




Troféus 

Através dos links  abaixo é possível conferir informações, listas e os melhores guias de troféus referentes  Batman: Arkham Asylum.

Batman: Arkham Asylum - Guia de Troféus
Batman: Arkham Asylum - Guia de Troféus (Inglês)
Batman: Arkham Asylum - Guia de Troféus (Inglês - Alternativo)



Riddles 

Confira abaixo a localização de todas as Riddles do jogo Batman: Arkham Asylum, divida por áreas.

 

6 comentários:

  1. To querendo pegar a série na steam, só esperando uma promo.

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise! Curiosamente, esse primeiro jogo é o melhor da franquia.

    ResponderExcluir
  3. Ola tenho um blog de games e humor é gostaria de fazer parceria com você espero
    tenha enterese.

    Meu blog: http://joystickloko.blogspot.com.br/
    e-mail: lokojoystickcontato@gmail.com

    Espero que possamos fazer parceria obrigado pela atenção. Desculpe não achei luga que para contato depois que você ler caso queria pode apaga esse comentario por que não tem nada a ver com o post

    ResponderExcluir
  4. Promoção do batman, eu dei uma passada por lá na steam e tem algumas, más nunca fui muito fã de batman nos jogos novos, até mesmo nos desenhos mais novos, ele é muito "feio" os desenhos, jogos, e eu não gosto muito de desenho feio, para falar a verdade batman agora esta horroroso de tão feio que esta !!

    ResponderExcluir
  5. Legal, gosto pra caramba desse jogo e já tem uma versão dele para celular. Visita o meu blog, hoje vou colocar o jogo do Batman Arkham para download no celular e talvez possamos fazer uma parceria. http://appdecelular.blogspot.com.br/ - Só pra avisar, não está aparecendo o link para seguir o seu Blog.

    ResponderExcluir
  6. Era problema no meu navegador, já estou seguindo o seu Blog. http://appdecelular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir