domingo, 20 de outubro de 2013

Mighty Morphin Power Rangers : The Movie



Introdução 

Mighty Morphin Power Rangers : The Movie é um game adaptação do filme de mesmo nome, lançado para o Super Nintendo em 1995 pela Bandai.
O game possui características simples do gênero Beat' em Up e juntamente com os jogos da série Final Fight, marcaram época no Super Nintendo.
Infelizmente adaptações de filmes, séries e afins para videogames não possuem um bom histórico de sucesso, e com Mighty Morphin Power Rangers : The Movie não é diferente. 
Tendo a origem em um filme baseado na série de TV de mesmo nome, o título não conseguiu transmitir com fidelidade e qualidade a essência dos mesmos.
Apesar desta grande falha de adaptação, o game conseguiu cativar jogadores por ser divertido e uma ótima pedida para jogar com amigos através da opção Multiplayer.
Os jogadores poderão escolher um dentre os seis possíveis Power Rangers jogáveis para iniciar uma partida em Side Scrolling ao longo de diversas fases.
Semelhante a diversos games da década de 90,  Mighty Morphin Power Rangers : The Movie se destacou por possuir uma jogabilidade desafiadora, em que em muitos casos a presença de um amigo tornava-se necessária para o avanço no game.
O título também foi lançado para outras plataformas da época, mas foi no Super Nintendo que o título marcou época e alcançou o status de mais um clássico do gênero Beat'em Up.

 


Gráficos e Sons 

Os gráficos do game possuem a qualidade habitual em jogos do gênero da década de 90.
Os sprites e texturas do game possuem boas definições. O jogo de cores dos cenários e personagens é excelente para os padrões do SNES.  
Tratando-se do design dos personagens tem se um trabalho bem feito. Os personagens e inimigos do game são parecidos com os encontrados na série original, levando em conta a tecnologia abordada. Porém uma crítica apontada é quando se analisa os personagens transformados em Power Rangers. O visual é o mesmo para todos, mantendo um mesmo porte físico e modificando apenas a cor de cada um.
O design de cenários é formidável. O game se passa em diversos cenários e a configuração gráfica de cada um destes ambientes abusa do potencial do Super Nintendo, fazendo com que o jogador consiga se sentir imerso dentro do ambiente em questão.
Como é típico em jogos, todo o trabalho sonoro, em especial a trilha sonora, desempenha um papel fundamental na maneira com que o jogador é imerso no universo do jogo em questão.
Tratando-se de efeitos sonoros o game é mediano e possui efeitos comuns em jogos de plataforma e passam despercebidos.
Em Mighty Morphin Power Rangers : The Movie a trilha sonora é competente porem de poucas faixas memoráveis. As faixas de destaque vão para o Stage 1 e Stage 5.  Confira no final desta análise parte da trilha sonora de Mighty Morphin Power Rangers : The Movie.





Jogabilidade 

Ao iniciar o game o jogador poderá selecionar a opção 1P Start para iniciar a partida na modalidade solo, ou selecionar a opção 2P Start para jogar com um parceiro. Devido ao nível de dificuldade imposto pelo game é aconselhável jogar com um amigo através da opção 2P Start, uma vez que este nível é o mesmo nas duas modalidade oferecidas.
Após selecionar a modalidade desejada o jogador deverá escolher um dos seis personagens para iniciar a partida. Todos personagens possuem as mesmas características de jogabilidade e se difere apenas nos estilos de combate.
Ao iniciar a partida ao estilo Side Scrolling (Estilo em que a ação de jogo é vista por um ângulo de visão de câmera lateral), o personagem previamente escolhido terá a possibilidade de se deslocar na plataforma inferior e superior do cenário. Para isto ele deve utilizar os botões superiores L e R do joystick do Super Nintendo. Esta deslocabilidade torna-se necessária para evitar ataques inimigos e obstáculos presentes nos cenários.
Os personagens escolhidos possuem apenas comandos básicos de movimento, ataque e pulo, como é habitual em jogos do gênero. A jogabilidade consiste em percorrer fases (Stages) derrotando inimigos e enfrentar chefes, clássicos da série, no fim de cada cenário.
Os inimigos presentes nos cenários podem aparecer em todas as possíveis direções. Ao derrotá-los eles deixarão para o personagem itens em formas de raios. Estes itens também podem ser coletados em cápsulas espalhadas pelos cenários. Quando coletados, estes encherão a barra Power, representada na parte inferior da tela. Estes itens encherão a barra Power de acordo com o tamanho do item coletado. Estando totalmente cheia, esta barra permite ao personagem morfar (Morph) e se transformar em Power Ranger. Esta transformação garante ao personagem novas habilidades e mais resistência de combate.



 
Jogando em equipe, caso um jogador morfe, o outro irá morfar automaticamente. Após a transformação em Power Ranger, a barra Power irá retomar a seu estado inicial. Caso o jogador continue coletando os raios, deixados pelos inimigos ou encontrados nos cenários, esta barra irá encher novamente. Neste momento o ataque principal do personagem escolhido será substituído por um ataque mais potente com as respectivas armas de cada personagem. Neste momento a barra Power começará a esvaziar, tendendo a seu estado anterior. Ainda neste momento é possível utilizar um ataque especial, atingindo todos os inimigos da tela. Porém ao fazer isto a barra Power irá esvaziar novamente, necessitando repetir o processo de coleta de raios para realizar novos ataques especiais.
A esquerda da barra Power é representado, em forma de blocos, a energia vital do personagem.
Para restaurá-la basta coletar sanduíches que são entregues por cápsulas nos cenários.
Uma vez que a energia vital chega ao fim o personagem perderá uma vida. O número de vidas é exibido ao lado do rosto do personagem no canto inferior esquerdo.  Perdendo uma vida o personagem irá retornar com uma nova vida do local em que foi morto. Perdendo todas o jogador terá de iniciar novamente o Stage em que parou.
Utilizando todas as vidas, o jogador precisará de Credits (Créditos) para continuar a jogatina. O número de Credits que cada personagem possui vária de acordo com a dificuldade selecionada pelo jogador.
Abaixo da barra Power existe a pontuação (Score) obtida pelo personagem. Esta é obtida derrotando inimigos e coletando itens nos Stages. Tal pontuação existe apenas com o intuito de competição entre os  jogadores.
Confira abaixo os Stages de Mighty Morphin Power Rangers : The Movie e seus respectivos chefes.

 
    
     Stage 1 : Boss - Mirror Maniac

 



  Stage 2 : Boss - Cannon Top 





 Stage 3 : Boss - Skelerena 




  Stage 4 : Boss - Magnet Brain 

 
 


 Stage 5 : Boss - Silver Horn

  



Stage 6 : Boss - Main Frame 



     Stage 7 : Boss - Ivan Ooze 


Longevidade e Diversão 

Mighty Morphin Power Rangers : The Movie possui uma longevidade pequena. Apenas 7 Stages estão presentes para jogar. Quando finalizado o game também não possui adição de conteúdo extra para o jogador. Esse conjunto de fatores fazem de Mighty Morphin Power Rangers : The Movie um jogo para se terminar uma única vez.
Mesmo com uma curta longevidade, Mighty Morphin Power Rangers : The Movie pode ser muito bem aproveitado por possuir um nível de diversão e desafio adequados para o SNES. O game é ainda melhor aproveitado jogando-se com amigos.





Conclusão 

Apesar de não transmitir com fidelidade a essência da obra a qual se refere, Mighty Morphin Power Rangers : The Movie é um game singular responsável por oferecer algumas horas de pura diversão no Super Nintendo.
O título é considerado um bom Beat' em Up devido a jogabilidade fluída, trilha sonora adequada e diversão garantida.
Apesar de consideravelmente curto, possuir pequenas falhas, e a inevitável comparação com a série de TV, o game marcou época no Super Nintendo. Atualmente garante uma ótima seção nostalgia para os fãs dos Power Rangers.



Nota Final : 7




Truques 

  • Comece o jogo com os personagens morfados : Na tela de título aperte os botões na seguinte ordem   .

Trilha Sonora 

Confira abaixo parte da trilha sonora de Mighty Morphin Power Rangers : The Movie.

  • Tema de abertura

  • Shopping Center


  • Frozen Mountains

  • Energy Generator

6 comentários:

  1. Adoro esse tipo de jogo rsrs me senti velha haha

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom relembrar os bons e velhos games clássicos! Parabéns pela análise!

    ResponderExcluir
  3. Você está de parabéns pela análise, o detalhamento. Como disse o colega acima, é sempre bom relembrar os bons e velhos games. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  4. Nossa nem lembro mais quantas vezes eu já zerei este jogo, é inesquecível. Antigamente era mais difícil ter vários jogos por isso agente ficava mais tempo em somente alguns jogos.

    ResponderExcluir
  5. Todos os jogo de mighty morphin power rangers são muito bom só que outro jogo de power rangers zeo não tem nada ver com do seriado

    ResponderExcluir
  6. Para mim esse jogo adapta melhor a série de TV do que o próprio filme da década de 90.
    Fiz uma análise desse jogo também, só que em vídeo. Quem quiser conferir: https://www.youtube.com/watch?v=kvCY_uM_IKI

    ResponderExcluir