segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sunset Riders



Introdução 

Sunset Riders é um jogo de plataforma, lançado pela Konami em 1991 para os Arcades. Em 1992 e 1993 o game teve adaptações para o Mega Drive e Super Nintendo respectivamente.
Comparado à versão original, a adaptação para o Super Nintendo é a mais fiél tratando-se de visual e jogabilidade. Por outro lado a versão adaptada para o Mega Drive foi bastante criticada por possuir diversas diferenças em relação a obra original, entre elas a crítica de maior destaque foi a exclusão de dois personagens jogáveis (Steve e Bob).
Devido a política conservadora do ano 1993, referências ligadas ao tabagismo, alcoolismo e prostituição foram retiradas do game. A presença de inimigos do sexo feminino foi outra referência eliminada devido apologias à violência contra a mulher. Em termos de fidelidade ao velho oeste, a adaptação para o Super Nintendo deixou a desejar.
Mesmo com o corte destas referências, o título ainda manteve os elementos clássicos e acrescentou novas melhorias na mecânica e jogabilidade.
Em Sunset Riders o jogador faz parte de um grupo de pistoleiros, caçadores de recompensas, do velho oeste americano. Através de uma simples trama estes caçadores irão em busca de recompensas pela captura de bandidos específicos.
Sunset Riders exibe um gênero misto que combina elementos de plataforma, ao estilo Side-Scrolling, e Shoot'Em-Up.
Juntamente com outros títulos clássicos do Super Nintendo, o game era uma ótima opção em termo de jogabilidade Multiplayer. Um título nostálgico que marcou época no 16-Bits.


Gráficos e Sons

Abusando da tecnologia permitida pelo Super Nintendo, Sunset Riders exibe gráficos adqueados para sua época de lançamento.
O game retrata, de acordo com suas limitações, o ambiente desértico característico do velho oeste norte americano. Diversas tonalidades de marrom, amarelo e azul predominam em grande parte da moldagem dos ambientes.
As texturas e sprites do game são bem definidos e não passam a sensação de tremidos e serrilhados. Os cenários de fundos se mantem fiéis a versão original. Comparado ao Arcade obviamente a qualidade gráfica é inferior, porém muitos detalhes de cenários como barris, baldes, cochos, fenos e alguns efeitos de água mantém se a altura.
O design de personagens sofreu melhoras. Muitos deles foram higienizados graficamente. 
Nesta versão as mulheres usam vestidos longos, comparado aos trajes da versão original, e diversos índios foram removidos e substituídos por cowboys.
Em geral a qualidade gráfica não supera a tecnologia das máquinas Arcade, porém mantém um padrão de visual satisfatório.
A trilha sonora de Sunset Riders foi composta por Motoaki Furukawa. Todas as faixas exibidas se adequam a atmosfera retratada do velho oeste americano.
O trabalho de sons e utilização de vozes é um dos pontos fortes do título. Além da ótima sensação que as músicas do game transmitem, tradição da maioria dos jogos da Konami, os personagens ainda utilizam vozes para garantir uma parcela de humor a jogatina.
Uma gama de efeitos sonoros, entre tiros e explosões, também contribuem para deixar a jogatina ainda mais emocionante. A sonoplastia de Sunset Riders era evidentemente superior aos demais títulos da época.




Jogabilidade 

Sunset Riders exibe o Shoot-'Em-Up como um de seus estilos de jogabilidade. Estilo que se popularizou através de jogos clássicos como Space Invaders e outros de temática semelhante. Com possibilidade de até 2 jogadores simultaneamente através da opção Multiplayer, 4 na versão Arcade, inicialmente os jogadores devem escolher um dos quatro personagens jogáveis : Steve, Billy, Bob e Cormano.
Sunset Riders exibe uma trajetória linear em que o jogador deve seguir por 8 estágios e enfrentar um chefe no fim de cada um destes.
A jogabilidade é simples, poucos comandos estão disponíveis para o jogador. Cada personagem possui as mesmas características básicas de movimentação e controle, o que os difere são suas armas principais.
Dois tipos de armas são disponíveis pistolas, utilizadas por Steve e Billy, e espingardas, utilizadas por Bob e Cormano.
As pistolas possuem tiros mais eficazes porém abrangem uma menor área de alcance. Já as espingardas possuem menor poder de fogo porém abrangem uma área considerável, tornando-as evidentemente superiores as pistolas uma vez que a maioria dos inimigos são abatidos com apenas um único tiro.
Este estilo de jogabilidade assemelha-se aos jogos da franquia Metal Slug e Contra. Um avanço comparado aos Arcades é o fato de poder direcionar os tiros em todas as 8 direções possíveis. Deixando assim a movimentação e os combates mais eficazes.
O game ainda utiliza elementos de plataforma como outra parte de estilo de jogabilidade. Ao longo dos cenários os personagens podem explorar plataformas superiores e inferiores ao segurar o botão direcional no sentido da plataforma que deseja alcançar. Desta forma o jogador tem acesso à sacadas, telhados e outros locais para garantir a sobrevivência dos personagens.
Confira abaixo os principais inimigos encontrados no fim de cada estágio e a reespecitva recompensa adquirida. No modo Multiplayer adquire a recompensa aquele jogador que mais inflingir danos ao chefe.

Stage 01 : Simon Greedwell - $ 10.000
Stage 02 : Hawkeye Hank Hatfield - $ 20.000
Stage 03 : Dark Horse - $ 30.000
Stage 04 : Smith Brothers - $ 40.000
Stage 05 : El Greco - $ 50.000
Stage 06 : Chief Scalpem - $ 60.000
Stage 07 : Paco Loco - $ 70.000
Stage 08 : Sir Richard Rose - $ 100.000





Ao iniciar cada estágio o jogador conta com uma certa quantia de vidas, simbolizadas por pequenos revólveres no canto superior esquerdo. É necessário apenas um único tiro certeiro, ou uma explosão, para o personagem perder uma vida. Perdendo todas as vidas iniciais o jogador poderá utilizar a opção "Continue" e retornar ao início do estágio, necessitando desta maneira enfrentar todos os perigos novamente. Jogando com um amigo, através da opção Multiplayer, é possível utilizar a opção "Continue" instantaneamente e continuar do mesmo local onde o personagem perdeu a última vida. Para adquirir uma nova vida o jogador deve coletar pelos cenários pequenos corações amarelos com a palavra 1Up escrito em seu centro.
Para facilitar o combate para o jogador, existem Power Ups espalhados pelos cenários. Estes são representados por emblemas de xerifes nas cores prata e dourado. A maioria deles podem ser encontrados em portas que podem ser abertas no próprio cenário, bastando apenas apertar o direcional    próximo à porta desejada. 
O emblema prateado representa o Dual Fire. Este garante ao personagem uma segunda arma que é utilizada em conjunto com a primeira, aumentando assim o número de disparos e a área de alcance. Já o emblema dourado representa o Rapid Fire. Ao adquirí-lo os tiros disparados tem sua velocidade aumentada e basta o jogador pressionar o botão de ataque para realizar disparos contínuos. Estes Power Ups podem ser utilizados em conjunto e desta forma deixam o combate bem mais vantajoso para o jogador. Perdendo a vida o personagem também perderá o Power Up que estava utilizando.
Na parte superior da tela existe a contagem de pontos, quantificadas em dólares, que o jogador adquire durante o jogo. Sempre ao derrotar inimigos ou coletar itens diversos e Power Ups espalhados pelos cenários e o jogador adquire pontos. Estes apenas simbolizam uma competição entre os jogadores de forma a definir quem possuirá maior pontuação até o fim do game.



Ao longo dos estágios Sunset Riders exibe uma variedade considerável de inimigos e diversas maneiras de interação. De acordo com o progresso ao longo do jogo, novos obstáculos e desafios surgem para intesificar a jogatina.
Em alguns deles existem sequências de montagens à cavalo para diversificar a jogabilidade típica.
No fim dos Stages 02 e 05 o jogador é submetido a um Bonus Stage com o intuito de aumentar a quantidade de pontos. 
Ao iniciar estes Bonus Stages a perspectiva visual é transferida para 1ª pessoa. O jogador deve direcionar o cursor existente na tela e atirar em bandidos que aparecem por um curto período de tempo. São 50 bandidos no total. Após todos eles aparecerem, terminando assim o Bonus Stage , será exibido na tela a pontuação adquirida pelo jogador quantificada proporcionalmente aos inimigos atingidos.




Longevidade e Diversão 

Tratando-se de entertenimento e longevidade Sunset Riders é uma ótima pedida. Apesar de não ser tão divertido como  Contra III : The Alien Wars (Konami 1992), título de gênero semelhante o game consegue render boas horas de diversão e desafio. 
Sunset Riders é um título díficil, até mesmo para jogadores experientes. Os estágios tem seus níveis de dificuldade aumentado consideravelmente ao decorrer do jogo. 
Concluir Sunset Riders é um desafio emocionante. Nos estágios finais basta apenas um único tiro para que o personagem perca sua vida rapidamente. A inexistência de tática, evasão e perícia impedirão o avanço no game, podendo assim frustar muitos jogadores. Jogar com a presença de um  amigo pode facilitar um pouco o avanço no game, mas mesmo com esta ajuda o jogador deve ficar atento aos projéteis disparados. 
Confira no final desta análise algumas dicas e truques para Sunset Riders. Dicas estas que auxiliarão aqueles que não conseguirem proguedir no jogo.




Conclusão 

Sunset Riders é considerado outro grande clássico do Super Nintendo. O título foi responsável pela renovação do gênero Shoot'Em-Up e foi considerado uma das melhores conversões dos Arcades para o Super Nintendo.
Mesmo com o a censura aplicada a versão adaptada para o SNES manteve-se mais fiel à obra original comparada à versão do Mega Drive.
O game conseguiu misturar e explorar o gênero Side Scrolling ao estagnado Shoot'Em-Up resultando em um gênero misto que serviu de base para a criação de diversos jogos que viriam a ser lançados anos depois.
Utilizando o faroeste, tema de fundo pouco explorado até 1993, o título conseguiu ser uma das melhores opções de Multiplayer da época, tornando-se referência de um jogo desafiador para se jogar com amigos.
Sunset Riders é um jogo único e não possui sequência. O game marcou época nos Arcades e Super Nintendo, combinando humor, desafio e diversão. Sua dificuldade e calibração deixaram jogadores da época anciosos por uma continuação. Um título altamente recomendável aos amantes do Shoot'Em-Up com opção Multiplayer.


 
Nota Final : 8.2




 
Dicas e Truques 

Confira abaixo algumas dicas e truques para Sunset Riders.

Jogar com personagens iguais : Inicie normalmente com o 1º Player apenas. Perca todas as vidas e quando aparecer a tela de "Continues" aperte Start com o 2º Player. Desta forma ao retornar ao jogo, o Player 1 e 2 estarão utilizando o mesmo personagem.

Seleção de Stages e teste de Som : Na tela de seleção de personagem aperte : L,L,L,L,L,R,R,R,R,R. Em seguida selecione algum personagem. A tela de seleção de Stages e teste de som será exibida em seguida.

"Continues" e Vidas Extras em qualquer dificuldade : Na tela de título (1 Player, 2 Players e Options), aperte R,L,R,L,R,L,A,R,L,R,L,R,Y. Em seguida selecione Options e uma nova opção para acrescentar 5 "Continues"  e 5 vidas extras em qualquer dificuldade estará disponível.


Avance diretamente para o último Stage : Entre em Options e aperte ,,, ,, ,,,,.



 

17 comentários:

  1. isso sim que é uma análise completa. Meus parabéns. Nessa Blog'esfera já vi pequenos textos enche linguiça sobre games,mas o seu me surpreendeu.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito de games, mas parabéns pela analise, realmente muito completa.

    ResponderExcluir
  3. Completa demais isso!!! Gostava desse joguinho!!! Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! É o blog de games mais organizado e fácil de entender que já visitei. Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço esse jogo :( , mas parece muito legal. Ótimo blog!
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. pura nostalgia! voltei no tempo agora! =^.^=

    seguindo o blog, segue o meu?

    http://jacbagis.wordpress.com



    aproveite e faça parte da comunidade de comentar e seguir blogs do Google+
    https://plus.google.com/u/0/communities/105487240804539656777

    ResponderExcluir
  7. Legal esse jogo era legal o 5 estágio

    visita o meu site de games

    ilha-dos-games.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tenho que tirar um dia pra treinar isso aí e terminar a versão arcade com 1 credito.

    ResponderExcluir
  9. Mano blog bom e esse jogo tbm é otimo :D MUDANDO DE ASSUNTO KKKK vamo faser parceria ? http://blogdotudodejogos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse eu joguei bastante, fez parte da infância! ^^

    ResponderExcluir
  11. Jogava demais...eu e meu cunhado chegamos ao final várias vezes...muito legal esse jogo.

    ResponderExcluir
  12. Top demais mano, esse jogo é fora de série e digo mais, se colocar ele para a criançada jogar hoje, acho que elas vão gostar do mesmo jeito que eu varios amigos gostavamos nos anos 90 (apesar da mulecada está mais acostumada com os videos games atuais).

    ResponderExcluir