
Introdução
Devil May Cry é um game do gênero Hack and Slash lançado para o Playstation 2 pela Capcom em 2001. Inicialmente foi planejado para ser um próximo episódio da série Resident Evil. Porém com o avanço da produção do game, o enredo se distanciou muito da tal série, e foi necessário criar uma nova franquia.
Esta nova franquia foi denominada Devil May Cry (DMC), uma mistura do horror da famosa série de monstros e zumbis com uma ação frenética e ininterrupta.
O game possuí um enredo intrigante, gráficos razoáveis, trilha sonora digna e uma jogabilidade excelente, impecável. Com muito estilo, o jogo adaptou completamente a jogabilidade 3D. Com tal adaptação, o jogador consegue executar uma gama de movimentos em ritmo muito acelerado. Esta inovação na jogabilidade foi totalmente revolucionária, denominada Stylish Crazy Action. Todos esses fatores fizeram de Devil May Cry um jogo popular em 2001.
Após o lançamento de DMC, muitos outros games adotaram o estilo dessa jogabilidade, mas vale lembrar que este foi o game pioneiro na expansão e inovação em tal questão.
Apesar deste primeiro título da franquia ter sido improvisado, o game consegue passar tudo o que ele oferece, porém cabe ao jogador julgá-lo com sua maturidade gamística, visto que alguns defeitos podem ser apontados.
Assim como outros jogos da Capcom, Devil May Cry tornou-se um clássico e marcou época no Playstation 2.
Gráficos e Sons
Para o ano de seu lançamento, 2001, os gráficos de Devil May Cry estão totalmente ultrapassados.
Jogos como Silent Hill 2 e Metal Gear Solid 2, lançados na mesma época, possuiam uma qualidade gráfica muito superior a este game.
Personagens e inimigos não possuem texturas bem definidas, e os cenários, em várias localidades, são borrados.
Os efeitos luminosos também não foram bem trabalhados. A luminosidade não foi projetada para gerar sombras e imagens realistas, apenas a sombra do personagem é visível.
Apesar de não possuir um visual muito agradável, o game mantém uma atmosfera gótica muito bem feita. Mesmo com gráficos não adequados à época, o game consegue ainda exibir em algumas partes cenários deslumbrantes
De maneira geral, a qualidade gráfica não incomoda, mas poderia ter sido melhor estruturada, pois Devil May Cry possuía potencial para isto.
Por outro lado, onde a questão gráfica deixa a desejar, a qualidade sonora já é bem estruturada.
O personagem principal (Dante) possui aparência e atitudes de um rockstar, o que encaixa a trilha sonora perfeitamente no game, visto que as músicas são predominantemente compostas aos sons de guitarras e bateria. Em algumas ocasiões há uma alternância dessas músicas para cantos líricos músicas eletrônicas para combinar com o enredo e o cenário apresentado ao jogador.
Os efeitos sonoros como tiros, explosões, espadadas são excelentes. Em quesito sonoro, o game deixa a desejar somente na dublagem, em que não há sincronismo labial.
Sinopse
Dante é um mercenário que passa o seu tempo liquidando demônios e resolvendo casos sobrenaturais os quais seres humanos não conseguem resolver. Ele tem seu próprio escritório chamado Devil May Cry. Dante é filho de Sparda, um poderoso demônio que se apaixonou por Eva, uma humana. Por amor a Eva, Sparda acabou se rebelando contra os demônios e aprisionando a maioria deles no Demon Wolrd (mundo dos demônios).
Apesar de possuir uma aparência humana, Dante herdou de seu pai várias capacidades sobrehumanas, e de sua mãe herdou metade de um colar sobrenatural. A outra metade pertence ao irmão gêmeo de Dante, Vergil. Aquele que possuir as duas partes do colar irá adquirir poderes demoníacos desastrosos, assim como Sparda possuía.
Certo dia em seu escritório, passando por problemas financeiros, Dante recebe a visita de uma misteriosa mulher chamada Trish.
Trish ataca Dante ferozmente para verificar se ele é realmente o filho do lendário Sparda. Ao confirmar isso, ela diz a Dante que tem um trabalho para ele na ilha Mallet, onde um demônio poderoso, conhecido como Mundus, pretende reabrir o portal para o mundo dos demônios, fato que colocaria toda a humanidade em risco.
Sem muitas informações, Dante segue para a ilha Mallet e começa a sua procura por Mundus.
Jogabilidade
A jogabilidade é o ponto mais forte deste game: os movimentos e ataques de Dante podem ser facilmente executados e controlados pelo jogador. A sensação é a mesma de jogar um game de Super Nintendo ou Mega Drive, porém em 3D.
Assim como os antigos games da série Resident Evil, o jogador não tem controle sobre a câmera. Em muitas ocasiões os ângulos de visão são péssimos, e não permitem um combate eficaz por não conseguir visualisar os inimigos.
Durante o game o jogador contará com uma gama de controles a serem executados, todos de maneira fácil e simples. O que faz da franquia Devil May Cry jogos difíceis, é a ação frenética. A todo momento o jogador estará enfrentando um grande número de inimigos, alguns difíceis de serem derrotados até na dificuldade mais fácil.
Para complementar o game, e não deixá-lo apenas como um game de ação, a Capcom inseriu elementos de exploração e RPG. A exploração é ao estilo Resident Evil: o jogador terá de procurar e encontrar itens, chaves, e levá-los ao local correto para prosseguir. Ao estilo de games do gênero RPG, o personagem pode evoluir seus ataques e comprar itens para auxiliá-lo. Sempre ao conseguir novas armas no game, outros movimentos estarão disponíveis para o personagem utilizar.
Além de contar com um arsenal de armas brancas e armas de fogo, Dante poderá usar o Devil Trigger e transformar-se em demônio.
Ao entrar em combate e atacar os inimigos, uma barra de Style (Estilo) medirá o seu Ranking. Este é medido pelas letras D, C, B, A, S. A letra D simboliza o pior ranking e a letra S o melhor. Para aumentar este ranking será necessário atacar constantemente o inimigo usando várias combinações de ataques diferentes, além de se esquivar e não levar nenhum golpe. Quanto mais alto o ranking mais alta será a recompensa em Orbs (orbes).Durante o game, ao derrotar os inimigos o jogador receberá algumas Orbs. Elas possuem cores e funções diferentes. Algumas podem ser adquiridas explorando os cenários, outras podem ser compradas no fim ou no início de cada missão, e outras podem ser adquiridas derrotando inimigos.
Confira abaixo quais são essas Orbs, suas respectivas funções e como consegui-las.
Red Orbs: Essas orbs vermelhas são as mais comuns de serem encontradas. O jogador pode conseguir Red Orbs ao derrotar inimigos e ao quebrar vários objetos espalhados nos cenários. Ao terminar uma missão o jogador também receberá uma quantia de Red Orbs dependendo do Ranking obtido na mesma. As Red Orbs servem para comprar itens e habilidades no início ou no final de cada missão: elas funcionam como uma espécie de dinheiro.
Green Orbs: Da mesma maneira que as Red Orbs, as Green Orbs são encontradas ao derrotar inimigos e ao quebrar objetos espalhados no cenário. Elas servem para restaurar a energia vital de Dante. Não são comuns de serem encontradas.
Blue Orb Fragment: É encontrada em vários locais do game e na maioria das vezes está bem escondida. As Blue Orbs Fragments são pedaços de uma Blue Orb. Junte 4 Blue Orbs Fragments para formar uma Blue Orb Original.
Blue Orb: São encontradas em várias partes do game. Algumas Blue Orbs podem ser compradas no início ou no fim de cada missão. Elas servem para extender o limite máximo da energia vital de Dante. São essenciais para garantir um bom progresso durante o jogo e sem elas a energia de Dante ficará miníma, impedindo que o jogador avance no game.
Yellow Orbs: As Yellow Orbs podem somente ser compradas no início ou no fim de cada missão. Caso Dante morra, a Yellow Orb possibilitará ao jogador continuar o progresso de onde morreu. Caso termine o game uma vez e inicie uma nova partida, cada Blue Orb e Blue Orb Fragment, se transformarão em Yellow Orbs na partida atual.
Purple Orbs: As Purple Orbs podem somente ser compradas no início ou no fim de cada missão. Elas servem para extender o limite máximo do Devil Trigger, permitindo assim que Dante transforme-se em demônio por mais tempo.
Assim como as Orbs, existem outros itens que auxiliarão Dante. Eles são encontrados apenas explorando o cenário ou comprando no início ou no fim de cada missão.
Confira abaixo quais são esses itens e suas respectivas funções.
Devil Stars: Este item tem a capacidade de restaurar 5 slots do Devil Trigger. Ótimo item para ser usado em batalhas contra chefes.
Vital Stars: Este item tem a capacidade de restaurar parcialmente a energia vital de Dante.
Untouchable: Considerado o melhor item, o Untouchable deixará Dante invencível por alguns segundos. Além da invencibilidade, o Devil Trigger também será totalmente restaurado.
-
Holy Water: Este item tem a capacidade de causar danos enormes aos monstros em volta. Excelente para ser usado em chefes.
Missões
Para não ficar enjoativo o game foi dividido em missões e sub-missões secretas. Confira abaixo :
Missão #01: Curse of the Bloody Puppets
Missão #02: Judge of Death
Missão #03: Destroyer of Ardor
Missão #04: Black Knight
Missão #05: Guiding of the Soul
Missão #06: Evil of the Waterways
Missão #07: Holding the Key of Ardor
Missão #08: The Legendary Knight Returns
Missão #09: New Strengh
Missão #10: Canyon of Mist
Missão #11: Fate
Missão #12: Ghost Ship
Missão #13 Abyss
Missão #14: Deep Darkness & Towering Mountains
Missão #15: Wheel of Destiny
Missão #16: Nightmare of Darkness
Missão #17: Parted Memento
Missão #18: Spirit Stone, Elixir
Missão #19: Enter the Corrupted World
Missão #20: Showdown With Nightmare
Missão #21: Living Cave
Missão #22: Legendary Battle
Missão #23: Mother's GuideMissões Secretas
As missões secretas são desafios dentro das missões principais. Algumas delas requerem muita paciência e habilidade para atingir o objetivo requerido. Ao completar cada missão secreta, o jogador receberá um Blue Orb Fragment. Ao completar todas as 12 missões secretas, o jogador conseguirá o item "Bangle of Time", que tem a capacidade de parar o tempo para inimigos comuns.
- Missão Secreta #01: Critical Hit - Após derrotar Phantom pela primeira vez, retorne à ponte e pule na água. Somente disponível ao final da missão #03.
- Missão Secreta #02: Phantom Baby - No início da Missão #04 retorne à catedral.
- Missão Secreta #03: Phantom Baby II - Após completar a Missão Secreta #02, vá até o final do corredor e entre na pequena sala de estudos.
- Missão Secreta #04: The Three Beasts - Na Missão #04 após derrotar o monstro na sala da fonte, vá até o porão localizado abaixo da sala com o grande avião. Pode ser acessado somente na Missão #04.
- Missão Secreta #05: One Eyed Evil - Durante as Missões #07 ou #08, vá até a sala onde você pegou a Rusty Key brilhante na Missão #06. Você precisa pegar a Blue Orb Fragment que está no corredor próximo a esta sala antes de entrar. Caso contrário, a Missão Secreta #05 não estará disponível.
- Missão Secreta #06: Wandering Ghosts - Somente disponível na Missão #11. Após derrotar Nelo Angelo, volte à área onde você enfrentou os Kyklops (as aranhas de olhos verdes fluorecentes).
- Missão Secreta #07: Water Cell - Após o fim da Missão #13 e início Missão #14, examine o capitão no navio pirata.
- Missão Secreta #08: Treasure of The Reaper - No início da Missão #15 volte até a área com a armadilha de espinhos da Missão #14, e examine a figura do esqueleto.
- Missão Secreta #09 Stairway of Tranquility - Na Missão #16, saia do coliseu e entre novamente.
- Missão Secreta #10 Shadows of Darkness - Na Missão #16 após derrotar Nightmare, volte a sala com o avião.
- Missão Secreta #11 Blue Gem in the Sky - Na Missão #17 utilize a Skill Air Hike para poder cruzar a ponte quebrada.
- Missão Secreta #12 Hiddeen Bangle - No início da Missão #21, volte até encontrar a estátua dourada e examine a parede em frente à mesma.
Conclusão
Devil May Cry é um dos melhores games de ação da nova geração. Muito desafiador, o game exige que o jogador tenha técnicas de combate e um senso de exploração avançado. A cada vez que se termina o jogo, novos conteúdos extras são liberados, forçando o jogador a terminar o game em outras dificuldades para ter acesso aos mesmos.
Apesar de revolucionário, Devil May Cry desapontou em aspectos gráficos, porém o game ostenta uma jogabilidade fantástica, de tirar o fôlego.
Infelizmente este primeiro título da franquia não é muito conhecido aqui no Brasil. O terceiro game da série é considerado o melhor e o mais famoso título, tal popularidade deixou o primeiro DMC de lado.
Para quem curte batalhas frenéticas, com várias opções de ataque, esquiva e poder de destruição, Devil May Cry é um game obrigatório.
Aqueles que jogarem Devil May Cry, não só apenas pela ação contida no mesmo, vão notar a grandiosidade do game e perceber que, se tratando de um universo de demônios, o game é uma obra prima, digna de adoração.
Nota Final : 7
Extras
• Hard Mode : Termine o Normal Mode para liberar o Hard Mode.
• Dante Must Die Mode : Termine o Hard Mode para liberar o Dante Must Die Mode
• Super Dante : Termine o Dante Must Die Mode. Com isto Dante poderá se transformar em demônio e usar magias infinitamente.
• Legendary Knight Sparda Mode : Termine o Hard Mode para iniciar uma nova partida jogando com o Dark Knight Sparda.
• All Star Group Photo : Para visualisar a foto, o jogador precisa tirar Ranking S em todas as missões. Uma tarefa árdua.
Legal!
ResponderExcluirMe amarro em jogos, mas não sou tão bom, e nem sei tanta como quanto você; mas gostei do espaço.
Parabéns!
Achei interessante ele ser originário de Resident Evil e sair para sua própria franquia..
ResponderExcluirNunca joguei, mas gostei da análise!
;D
wooow, parece ser legal :D
ResponderExcluira análise está super completa, legal mesmo.
passa lá: http://picodohimalaia.blogspot.com/
Em relação aos jogos, o seu blog é o melhor.
ResponderExcluirÓtima análise, vou agora mesmo dar uma olhada nesse jogo.
Parabéns pela organização.
Show de bola, muito completo a análise.
ResponderExcluirDeve ser um bom jogo mesmo
Muito boa sua postagem, bem explicativa, falou tudo sobre o game! Parabens!
ResponderExcluirbem legal o blog, gostei do modo com colocou a informações =]
ResponderExcluirbem legal mesmo
voltarei mais vezes
http://bonecozumbie.blogspot.com/
Não conhecia o jogo, mas pela descrição detalhada que fez dele, em relação a obejtivos, jogabilidade, entre outros, deu pra ver queparece ser bom.
ResponderExcluirAcho que ja visitei seu blog, vc faz analises sobres games, eu não jogo nada pra falar a verdade mas se fosse começar viria aqui estudar rsrs...
ResponderExcluir;) Passa lá tbm...
http://estigmaangel.blogspot.com/
Grade fã do desenho e agora deu maior vontade de conhecer o jogo tbm! bom post!
ResponderExcluirparece ser legal :D
ResponderExcluirhttp://mundodasmeninaaas.blogspot.com/
Mais uma vez parabéns, você é ótimo analisando games
ResponderExcluirmuuuito shooow!
ResponderExcluirvc trabalha com jogos tbm? pq sua analise tah pefeita!
vou super jogar esse !!
http://parasempresp.blogspot.com/
te vi na comu e estou te seguindo espero que vc tbm siga meu blog ok.
ResponderExcluirhttp://futuroeletronico.blogspot.com/
esse e o linck do meu blog
e cara seu blog parec de proficional,muito loco cara,faz tempo que naum vejo um blog taum perfeito que nem esse parabens show de bola cara
Hum , leegal pra quem goosta de jogoos .
ResponderExcluirMiguel e Leandro não trabalho com games nao rs
ResponderExcluirApenas jogo prestando atenção nos detalhes rs
leegal
ResponderExcluirhttp://thaa03.blogspot.com/
Acredita que nunca consegui achar esse jogo para comprar?
ResponderExcluir----------------------------------------------
http://xiclique.blogspot.com
Já andei comentando por aqui, neh?!
ResponderExcluirAdicionei seu banner - da forma como expliquei na página de parcerias - em meu blog tmb!
:D
Meu, eu já fim aqui e sei que já disse isso.
ResponderExcluirMas sério... As suas análises são muuuito boas.
Completíssimas. Até me deu vontade de jogar Devil May Cry agora hahaha
Ahh, vc podia fazer uma de FF12 né?
Abraço,
Tomaz Civatti
Claro Thomas, em breve farei muitas análises.
ResponderExcluirIncluindo Final Fantasy, que são meus games de Rpg Favoritos
tenho esse jogo
ResponderExcluirmuito bom ele
aki
tu podia depois fase uma analise do máfia 2
muito bom o jogo
abraxs
http://altasviajeae.blogspot.com/
Velho esse jogo eh muito da hora
ResponderExcluirhistoria maneira dele nem sabia ^^
flw man belo blog
esse jogo é mtooooo massa e parabens pela sua analise ficou bem maneira
ResponderExcluirÓtima a sua análise!
ResponderExcluirSó não me dá muita vontade de jogar pq eu enjoei um pouco de jogos desse gênero xD
PS: Adorei a análise do jogo Tomb Raider II! Eu adorava aquele jogo e a análise ficou ótima, a ponto de eu chegar a instalar o jogo de novo no meu pc , rsrsrs.
Beeijo ;*
Muito informátivo o seu blog, acho que é o melhor blog de jogos que eu já entrei.
ResponderExcluireu quero jogar!ótima análise do jogo.
ResponderExcluirCarai, esse jogo
ResponderExcluirÉ FODA.
pena que acaba rápido..
Great analise.
Wow blog excelente!
ResponderExcluirCurto pacas Devil May Cry! :)
E adorei a resenha digna, muito bem detalhada, tá de parabéns!
Ganhou um follower! =)
o jogo parece ser legal
ResponderExcluirmas já q é pra falar de jogo velho
fala do Diablo II ou Doom 2
abç
http://mikaelmoraes.blogspot.com
muuuito louco
ResponderExcluiresse jogo é sensacional
Parece ser um bom jogo, mas o Resident Evil é insuperável.
ResponderExcluirhttp://poisonmandyfpb.blogspot.com/
Devil May Cry não é um jogão,na minha opinião.Mas tu passa horas fácil jogando ele...se estiver inspirado, hehehe
ResponderExcluirhttp://deathecator.blogspot.com/
Nunca nem ouvi falar. Mais de dez anos longe de vídeo-game...
ResponderExcluirMuito interessante, eu também nunca tinha ouvido falar. Se eu tivesse tempo até tentaria jogar rsrs
ResponderExcluirSeu blog está ótimo, te espero no meu
http://ivonecordeiro.blogspot.com/
Parabéns pelo blog! Já estou seguindo ok? Segue o meu tbm?
ResponderExcluirhttp://nicolasqueiros.blogspot.com
Pô, jogaço hein... Eu tenho ele aqui em casa, mas nunca joguei. Comprei meu ps2 de um amigo do ensino fundamental, e vieram uns jogos junto, DMC inclusive. Como era de terror e eu tinha medo nunca mexi, tá lá na estante. E é original, capa bonitinha e tal, tá só de enfeite. Acho que vou testar ele, tô sem nada pra fazer por um mês, até voltarem as aulas da faculdade =/
ResponderExcluirEra o jogo mais fera que eu tinha de play 2.. tinha os 3... agora que tenho o play 3 nunca tive a oportunidade de comprar o 4.. mas espero comprar ainda um dia..
ResponderExcluireu adoro games!
ResponderExcluirMe amarrei nesse game, parece ser bem interessante, e o cenário é ótimo.
ResponderExcluirabraço,
www.todososouvidos.blogspot.com
Clássico. Mas não tem como negar, o terceiro é o melhor de todos :)
ResponderExcluirAinda sonho em ver esse jogos nos cinemas, mas com um diretor com a visão de Timur (O Procurado)...
teu link será divulgado
ResponderExcluirvire nosso parceiro por banner
http://www.linkdahora.com.br
A-D-O-R-O, devil may cry, sempre jogo, sempre joguei, é um jogo muito bom. continue assim, seu blog está ótimo.
ResponderExcluirDevil may cry é um bom jogo .
ResponderExcluirNossa, parabéns pelo post, muito bom, ofereceu tudo o que era possível sobre o jogo. Um prato cheio mesmo.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Que análise boa, hein!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, parece atender muito bem o público a que se destina (Y)
Uma ótima semana pra ti =*
Pros fãs, certamente você caprichou no post.
ResponderExcluirComo disseram, você disponibilizou praticamente tudo.
Parabéns
Como não entendo nada de jogos e pretendo não ser repetitiva no meu comentário, não posso deixar de mencionar a excelente organização do seu blog. Parabéns!
ResponderExcluirPorra! Esse é da hora mesmo.
ResponderExcluircomo todo bom nerd, sou gamer viciado...
ResponderExcluirótimo blog...
Concordo que Devil may cry teve gráficos um pouco piores que Sillent hill 2 q saiu na mesma época, mas os tempos de loading são menores e o carregamento de cenário de Sillent hill 2 é um saco... Talvez n seja uma questão de o gráfico de DMC ser "ultrapassado", só escolheram abrir mão de uma coisa em virtude da outra, acho... sei lá...
Se for pra comparar, acho que a superioridade da OST de SH2 sobre a de DMC é maior do que a superioridade dos gráficos. Eu gosto da OST de DMC, mas a de SH2 é perfeita.
Jogo clássico. Com todas as dicas nas mãos quero ver que é que não vai zerar agora.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
T+
www.comdestaque.blogspot.com
Quero jogar esse jogo! É meu estilo *o*
ResponderExcluirmuito bom,eu senti falta dos elementos de rpg no dmc4,sem fala que na minha opinião o jogo só fica realmente foda a parti da missão 12 :/
ResponderExcluirPoxa, mais um jogo clássico. Muito legal.
ResponderExcluirhttp://boomnaweb.blogspot.com/
http://xhdgamersx.blogspot.com
ResponderExcluirmuito legal seu blog parabéns cara olha o meu se for possível vlw
Se eu começar no nível easy automatically e finalizar, poderei jogar no próximo nível, o normal, ou ele continuará no easy auto?
ResponderExcluirVai continuar no Easy Auto
ExcluirNão é o meu estilo de jogo preferido mas não ha como negar sua qualidade
ResponderExcluir