Introdução
Geralmente quando uma continuação de game ou filme é lançada, apenas pelo ponto de vista comercial, é muito provável que esta continuação seja um fiasco, e perca completamente a idéia original. Com Tomb Raider II isto não se aplica: a continuação é perfeita, com inovações na medida certa e mantendo ainda a essência do game anterior.
Em 1997, a existência de uma protagonista feminina já havia deixado de ser um tabu. O sucesso de Lara Croft foi estrondoso e Tomb Raider II, um ano após o seu lançamento, ganhou o Origins Award por ser considerado o melhor jogo de ação lançado em 1997.
Com o avanço da tecnologia 3D, os cenários deste game foram complexamente construídos para ser palco de uma história intensa, com ação do início ao fim. Aliando-se a isto, temos a dificuldade intensificada, o que deixa os menos habilidosos sem conseguir avançar no game, pois, além de exigir uma jogabilidade razoável, será preciso um bom senso aguçado para conseguir resolver os enigmas, que também estão mais difíceis comparados à versão anterior do game.
Todos estes fatores contribuíram para aumentar a longevidade do game. Ao todo são 16 fases muito bem elaboradas e que rendem muitas horas de jogo. Os jogos da série Tomb Raider são os mais longos do gênero de aventura e ação. Isso aumentou ainda mais o sucesso da franquia e tornou Lara Croft a arqueóloga mais conhecida do planeta. Um excelente jogo pra quem é fã de jogos de aventura, uma mistura perfeita de ação e puzzles.
Gráficos e Sons
Estamos analisando gráficos de um Playstation no ano de 1997. Para a época eram gráficos excelentes.
Comparando a versão anterior do game, Tomb Raider II sofreu mudanças nas texturas e correção de alguns bugs, até mesmo o visual da protagonista foi modificado para melhor. Agora Lara possui tranças no cabelo e curvas mais arredondadas, deixando assim o visual mais agradável.
As fases estão muito bem desenhadas, com destaque Veneza e Tibete. As animações exibidas foram muito bem construídas possibilitando entender a história perfeitamente.
A ausência de uma trilha sonora ainda continua presente, porém não tão intensa igual ao game anterior. Quem jogou o Tomb Raider anterior e, em seguida jogou este, com certeza notou alguma mudança: as músicas tocam poucas vezes e os movimentos de Lara fazem mais sons e são mais naturais. A pouca existência de sons durante o game é pouco notado, pois o jogo prende a atenção de uma maneira intensa com a qual grande parte dos jogadores não se importam.Uma jogabilidade um pouco complexa para quem não esta habituado a utilizar vários botões simultaneamente, e mais complexa ainda para quem não consegue executar comandos rápidos em questão de segundos.
Lara possui uma grande quantidade de movimentos: todos simples de serem executados. A combinação destes movimentos são essenciais para sair de armadilhas, algumas vezes mortais. Para se familiarizar com os comandos, existe o Croft Manor, uma fase tutorial sem ligação com a história principal do game.
Todos os comandos do game anterior estão presentes aqui e alguns comandos novos foram adicionados. Agora Lara pode escalar escadas e paredes escaláveis, pode parecer pouco, mas este movimento aumentou de maneira incrível a acessibilidade das fases, tornando as mesmas enormes em questão de tamanho. Outro movimento possível é o giro de 180º durante o pulo e embaixo d'água. Estes movimentos são essenciais para escapar de tiroteios ou auxiliar uma fuga aquática.
Em geral as fases estão bem grandes e recheadas de armadilhas, tornando este Tomb Raider bem mais difícil que o anterior. Os segredos agora são miniaturas de dragões orientais ( característicos da cultura chinesa, visto que a trama se passa na China). Todas as fases, exceto a última e penúltima, possuem 3 segredos: Um dragão branco, um verde e outro amarelo. Junto a alguns destes dragões, ocasionalmente virá munição em abundância.
O sistema de savepoints ficou perfeito. Para salvar o game, basta acessar o inventário e ir até o livro vermelho e salvar o game onde e quando quiser. Em algumas fases será necessário salvar constantemente devido ao alto risco de morte.
O video de abertura mostra a última batalha da China, onde a adaga foi usada pelo imperador e no auge da batalha, os monges do Tibet removeram a adaga do dragão e trouxeram a derrota para o império da China. Após a batalha, a adaga foi devolvida a seu santuário na grande muralha da China e guardada por séculos.
Lara tem o objetivo de encontrar esta adaga, mas ela não é a única. Um milionário da máfia italiana, conhecido como Marco Bartoli, também esta atrás do artefato. E neste contexto, inicia-se uma corrida frenética para impedir o mal uso da adaga.
O enredo do game tem início na grande muralha da China, onde Lara procura o santuário da adaga. No entanto, a chave para a entrada do santuário está desaparecida e a procura desta chave leva Lara até Veneza, Mar Adriático e Tibet, numa aventura repleta de ação.
Fases
• Venice
• Bartoli's Hideout
• Opera House
• Offshore Rig
• Diving Area
• 40 Fathoms
• Wreck of the Maria Doria
• Living Quarters
• The Deck
• Tibetan Foothils
• Barkhang Monastery
• Catacombs of the Talion
• Ice Palace
• Temple of Xian
• Floating Islands
• The Dragon's Lair
• Home Sweet Home
• No total são 48 segredos escondidos pelas fases. Não há segredos somente em The Dragon's Lair e Home Sweet Home. Não há prêmios em coletar todos os segredos, exceto algumas munições que vem junto aos segredos
• Confira no final desta análise a localização de todos os segredos do game separados por fases.
Conclusão
A mistura entre ação e puzzles ficou perfeita e super desafiadora. A dinâmica de exploração conseguiu ficar ainda melhor e grande parte do que faltava e/ou atrapalhava no game anterior, como o enredo, foi bem trabalhado em Tomb Raider II.
Esta segunda versão da série chegou muito perto da perfeição. Apenas alguns poucos bugs e a dificuldade do game são alguns pontos negativos para quem não está acostumado, mas isso é irrelevante perto da grandiosidade do game. Tomb Raider II também é um clássico da década de 90 e tem seu valor registrado na memória de apreciadores de games de aventura, onde os games da franquia Tomb Raider são os melhores do gênero para o Playstation.
Nota Final : 10
Confira também a análise de:
Dicas :
- Os truques abaixo so funcionam na versão americana do game.
- Pular de fase : Em terra firme pressione
, de um passo para
, um passo para
, outro para
, um para
e um para
, solte
e de três voltas 360º em qualquer direção e pule para frente apertando
no meio do pulo. Se você fizer tudo corretamente Lara ficará congelada no alto e a próxima fase será carregada.
- Todas as armas : Em terra firme, pressione
, de um passo para
, um passo para
, outro para
, um para
e um para
, solte
e de três voltas 360º em qualquer direção e pule para tras apertando
no meio do pulo. Um som especial confirmará o truque.
- Explodir Lara : Acenda um Flare e pressione
, de um passo para
, um passo para
, outro para
, um para
,um para
, solte
e de três voltas 360º em qualquer direção e pule para frente apertando
no meio do pulo.
Segredos :
Confira abaixo a localização dos segredos em Tomb Raider II: The Dagger of Xian
- The Great Wall
- Venice
- Bartoli's Hideout
- Opera House
- Offshore Rig
- Diving Area
- 40 Fathoms
- Wreck of the Maria Doria
- Living Quarters
- The Deck
- Tibetan Foothils
- Barkhang Monastery
- Catacombs of the Talion
- Ice Palace
- Temple of Xian
- Floating Islands