"Blood, Flesh Woman !"
Introdução
Haunting Ground, conhecido como Demento no Japão, é um game do gênero Survivor Horror lançado pela Capcom em 2005 para o Playstation 2.
Após a consolidação da nova vertente do Survivor Horror, inaugurada por Silent Hill em 1999, o terror psicológico se expandiu tornando-se temas de diversos jogos da nova geração.
Dos mesmos produtores de Clock Tower, Haunting Ground chamou atenção por possuir um bom roteiro e uma jogabilidade funcional.
Em Haunting Ground, o jogador irá se envolver do inicío ao fim em um clima fantasmagórico e de intensa perseguição.
O jogador irá perceber que a melhor forma de sobrevivência é encontrar esconderijos de forma astuta.
Com uma jogabilidade inusitada, o jogador assume o papel de Fiona Belli, uma garota indefesa e incapaz de usar armas, e um cão auxiliar chamado Hewie. A interação entre os dois personagens agradou ao público. Juntos, eles devem resolver enigmas, enfrentar alguns desafios de forma inteligente e principalmente evitar encontros desagradáveis com os inimigos.
Com uma trama bem elaborada aliada à gráficos e sons bem trabalhados, e quatro finais diferentes, o jogador poderá aproveitar o jogo intensamente.
Mesmo não sendo uma franquia de impacto como Resident Evil e Silent Hill, Haunting Ground com certeza agrada qualquer amante do gênero.
Gráficos
Os gráficos vistos neste game são incríveis e inesperados. A tecnologia gráfica do Playstation 2 foi muito bem empregada.
O design dos personagens e dos cenários estão ausentes de falhas e bugs. Todas texturas estão bem codificadas e construidas, resultando em um excelente visual repleto de diversos detalhes.
A personagem Fiona possui um excelente visual, suas roupas e sua pele foram muito bem trabalhadas.
Ao longo do jogo, muitos efeitos visuais, como o vento batendo nas roupas de Fiona, podem ser observados.
A personagem Fiona possui um excelente visual, suas roupas e sua pele foram muito bem trabalhadas.
Ao longo do jogo, muitos efeitos visuais, como o vento batendo nas roupas de Fiona, podem ser observados.
Haunting Ground possui uma das melhores simulações animal já vista no Playstation 2. O cão Hewie é representado tão próximo à realidade, de acordo com as limitações do console.
Todo cenário foi construído de maneira a aproximar o jogador da trama, deixando uma intensa atmosfera de perseguição. Todos esses são repletos de detalhes e reproduzem o ambiente medieval, no qual a trama se passa, com bastante definição. Ambientes luxuosos e sombrios, castelos elegantes e florestas são alguns dos magníficos cenários em que o jogador irá se aventurar.
Sons
Poucas músicas estão presentes em Haunting Ground. Porém, as poucas existentes transmitem a sensação de perigo em que os personagens se encontram. Em algumas ocasiões, tais músicas podem até assustar o jogador.
Momentos de silêncio muitas vezes podem significar diversas maneiras de sustos que estão por vir.
Muitos efeitos sonoros como, ventos, latidos, gritos e outros sons pertubantes, intensificam a atmosfera de terror que a jogabilidade deseja transmitir. O uso do Prologic II foi muito bem trabalhado neste game.
A dublagem dos personagens está agradável e possui sincronia labial mas não chamam atenção.
De maneira geral, a qualidade sonora de Haunting Ground é padrão e não inova e não impressiona em nada.
Sinopse
Após sofrer um grave acidente de carro, Fiona Belli, protagonista do game, acorda nua e enjaulada em um porão sanguináreo de um castelo. Com parte de sua memória afetada, ela consegue lembrar-se apenas do acidente que sofreu. Ao perceber que a sua jaula estava destrancada, Fiona pega um pedaço de pano para se cobrir e segue para a parte superior do castelo. No caminho, ela se assusta com um cachorro branco e segue com mais pressa ainda.
Com parte de suas lembranças retornando à mente, Fiona busca respostas e uma saída do castelo.
Em meio a esta procura, ela acaba se encontrando com enorme Debilitas, um doente mental, que por sua vez acaba confundindo Fiona com uma de suas pequenas bonecas.
Debilitas, então, a persegue ferozmente pelo castelo, e no meio da fuga, Fiona se vê ajudando o cachorro branco que ficou preso em armadilhas para animais. Após salvar o animal, ela decide nomear o cão de Hewie.
Ao perceber o perigo que Fiona estava correndo, Hewie acaba avançando e mordendo várias vezes Debilitas que, temporariamente, recua. A partir deste momento, Hewie e Fiona se relacionam amigavelmente, aumentando um pouco as chances de sobrevivência.
Ao perceber que as presenças no castelo são ameaçadoras, principalmente a de Debilitas e a de Daniella, Fiona e Hewie continuam a busca pela sobrevivência.
Jogabilidade
A jogabilidade de Haunting Ground segue o mesmo padrão de outros jogos do gênero Survivor Horror.
O grande enfoque do game é testar a habilidade dos jogadores de resolver enigmas, ao mesmo tempo sendo perseguido por inimigos. Não podendo enfrentá-los diretamente, o jogador deve usar sua inteligência e perícia para encontrar os melhores e mais adequados esconderijos a fim de evitar confrontos diretos.
Esta parte da jogabilidade é semelhante aos jogos da série Clock Tower. Este estilo força o jogador a utilizar o racicínio lógico e não enfrentar os inimigos diretamente.
Uma inovação no gênero é o estado da personagem principal. Fiona não possui nenhuma barra de energia vital. Para notar se está próxima da morte, o jogador deve perceber o estado de saúde da mesma. Semelhante a Clock Tower 3, Fiona se assusta ao encontrar-se com inimigos e outras coisas aterrorizantes. Dependendo da intensidade do medo, o estado de saúde da mesma piora, podendo chegar a iniciar uma intensa crise de pânico. Se esta crise não parar, Fiona morrerá.
Quanto mais aterrorizada a personagem ficar, mais a tela da tv adquire tons turvos.
Com a crise de pânico, Fiona terá dificuldade de se movimentar e de respirar, seus batimentos cardíacos aumentarão e, consequentemente, o controle da personagem ficará comprometido, bastando apenas um único ataque para mata-lá.
Para diminuir a crise de pânico, será necessário se esconder ou utilizar alguns itens calmantes como Lavender (Lavanda) e Chamomile (Camomila).
Durante a trama, Fiona encontrará um cachorro chamado Hewie. Este será o companheiro que irá auxiliá-la.
A interação entre Hewie e Fiona agradou ao publico por ser algo inovador no gênero Survivor Horror.
Uma série de comandos podem ser dados a Hewie: sentar, atacar, ficar quieto para receber carinho ou repreensão, entre outros. O modo que Fiona irá tratar o cachorro influenciará diretamente no comportamento e obidiência do mesmo. Se bem tratado, recebendo carinhos, elogios e comida, Hewie irá encontrar passagens alternativas e também defenderá Fiona ferozmente. Por outro lado, se mal tratado, irá deixá-la sem proteção e em muitas ocasiões irá mordê-la.
Em Haunting Ground, existem quatro diferentes opções para finalizar o game. Algumas destas possibilidades
só podem ser executadas de acordo com o envolvimento entre os dois personagens.
Juntos, Fiona e Hewie devem resolver diversos enigmas inteligentes para seguirem adiante. Durante
estes momentos, alguns inimigos, que fazem parte da trama, irão perseguir incansavelmente os personagens, tornando esta tarefa mais complicada de ser executada.
Os personagens Debilitas, Daniella, Riccardo e Lorenzo são os inimigos que exigirão do jogador capacidade de fugir e de procurar locais para se esconder, ganhando, assim, tempo de sobrevivência para resolver enigmas e avançar no game.
Como não podem ser derrotados diretamente, o jogador deverá seguir até o ponto da história em que estes inimigos morrerão.
Uma possível falha a ser apontada em Haunting Ground é a escassez de esconderijos. A inteligência artificial dos perseguidores é alta. Se eles encontrarem o jogador em um esconderijo prévio, este será o primeiro local em que eles irão checar em caso de uma nova perseguição no mesmo local.
Em muitas ocasiões, por não existir local para se esconder, o jogador terá que ficar correndo pelos cenários até conseguir distrair o perseguidor. Correr pelos cenários por longos períodos de tempo pode desagradar jogadores impacientes.
Como é típico em games do gênero, o jogador irá encontrar diversos itens de suporte e outros para solucionar enigmas.
Em Haunting Ground, existe a possibilidade de criação de itens para auxilio dos personagens. Estes podem ser criados na sala de síntese. Ao longo do game, o jogador irá encontrar os itens especiais conhecidos como Medalions. Inicialmente, estes não servirão para nada. Mas ao encontrar as salas de síntese, os Medalions podem ser refinados e dar origem a novos itens. O processo de refinaria se dá através de uma máquina ao estilo caça níqueis, consequentemente, dependendo da sorte para o sucesso. Jogadores que não contam com a sorte podem ficar desapontados com este sistema de criação.
Fiona e Hewie possuem acesso a diversos itens equipaveis. Para encontrá-los, será necessária a exploração com cuidado dos cenários. O jogador deverá fazer uso deles para fortalecer ambos os personagens.
Para facilitar um pouco o reconhecimento dos cenários, o jogador terá acesso a um mapa pouco funcional. Em casos de dificuldade de localização, o jogador deverá utilizá-lo.
Em Haunting Ground, os savepoints são relógios verticais espalhados em determinadas localidades no game.
Devido à extensão do game, recomenda-se fazer uso deles sempre que possível.
Longevidade e diversão
Haunting Ground possui uma longevidade considerável. O game consegue render horas consideráveis de divertimento da primeira vez que se joga.
Ao terminar o jogo pela primeira vez, o jogador terá acesso a diversos conteúdos extras.
Dentre eles estão quatro diferentes finais a serem realizados. Realizar todos eles requer dedicação, pois será necessário terminar o game no mínimio quatro vezes. Confira no final desta análise como realizar cada final diferente em Haunting Ground.
Durante a tentativa de liberar novos itens e realizar os diferentes finais, Haunting Ground consegue render dezenas de horas de diversão. Cada nova partida iniciada irá exigir do jogador comportamentos e decisões diferentes da partida anterior. Desta maneira, o jogador não ficará entediado por iniciar novas partidas.
Conclusão
Haunting Ground foi uma tentativa da Capcom em inovar a jogabilidade típica do Survivor Horror.
A temática "garota indefeza e um cachorro valente" foi inovadora para o gênero e cativou o público.
A franquia não pode ser comparada aos grandes clássicos do Surivior Horror, mas mesmo assim surpreendeu pela qualidade apresentada.
As qualidades superam os poucos defeitos existentes no game. Um título que deve ser conferido por qualquer amante do terror psicológico.
Infelizmente, a Capcom anunciou em 2011 que nenhuma sequência para Haunting Ground será produzida, deixando os fãs do game decepcionados.
Nota Final : 8.9
Finais
Finais Diferentes: Haunting Ground conta com quatros diferentes finais A, B, C e D. Confira abaixo como realizar cada um deles.
Final A ( Fortes Fortuna Juvat ) : Quando for enfrentar Debilitas na capela, utilize o lustre para derrotá-lo. Hewie e Fiona devem ter uma boa relação até o término do game. Exagere nos carinhos, elogios e comida para Hewie.
Final B ( Ignis Aurum Probat ) : Quando for enfrentar Debilitas na capela, não utilize o lustre para derrotá-lo.
Hewie e Fiona devem ter uma boa relação até o término do game. Exagere nos carinhos, elogios e comida para Hewie.
Final C ( Dona Nobis Pacem ) : Para realizar este final, é necessário terminar o jogo pelo menos uma vez.
Derrote Debilitas usando o lustre na capela. Em seguida, siga até a cabana de Debilitas e pegue a chave.
Use esta chave na Castle Restroom e pegue a Castle Key. Use esta última no portão do castelo para realizar o final.
Final D ( Tu Fui , Ego Eris ) : Para realizar este final, a relação entre Hewie e Fiona deve ser a pior possível. Exagere na repreensão, nos chutes, alimente-o com alho e cebola. Quando chegar nas florestas, siga adiante e não vá procurar por Hewie.
Extras
- Roupas alternativas para Fiona : Termine o game realizando o Final A ou B.
- Habilite outro cachorro : Termine o game uma vez.
- Hard Mode : Termine o game uma vez.
- Secret Room (Menu Principal) : Termine o game uma vez.
- Roupas alternativas para os inimigos : Termine o game na dificuldade Hard.
- Roupa Cowboy : Termina o game realizando o Final A.
- Roupa Sapo : Termine o game realizando o Final C.
- Roupa alternativa para Hewie : Termine o game na dificuldade Hard.
Plate Keys : Plate Keys são placas em que o jogador poderá escrever algum nome a fim de desvendar enigmas e truques. Após terminar o game uma vez, vá até a Alchemy Room (Sala que atravessa um buraco). Na máquina desta sala, use as Plate Keys com as palavras abaixo para receber prêmios.
PALAVRA
|
PRÊMIO
|
FUNÇÃO
|
ADAMAS
|
Diamond Chocker
|
Aumenta a regeneração da saúde de Fiona, diminuindo assim as crises de pânico.
|
MORGAN
|
Fairy Earrings
|
Ao ficar parada por quatro segundos, Fiona ficará invisível para os inimigos.
|
POWDER
|
Burst Shoes
|
Os chutes que Fiona der em seus inimigos terão o dobro de força.
|
ALCHYMIA
|
Alchemist Earrings
|
As crises de pânicos acontecerão em poucas ocasiões.
|
• Obsidian Chocker : Logo no início do game, ao encontrar a primeira Plate Key, escreva a palavra "EMETH" e não "METH". Utilize a Plate Key no Golem e colete o Obsidian Chocker. Este item fará com que Fiona passe despercebidamente pelos inimigos Luminessants.
• Dancing Golem : Perto da metade do game, ao chegar no Mausoleum (Mausoléu), escreva a palavra SALTATIO na Plate Key e utilize-a no Golem.
Muito bom...seguindo e recomendando...
ResponderExcluirAbraço.
fantástico este game , já zerei várias vezes adorei , maravilhosa análise parabéns amigo
ResponderExcluirQue beleza duas postagens no mesmo mês =D
ResponderExcluirtem que ter uma terceira com chave de ouro postando um classico como Chrono trigger,zelda,algum ff etc
Não conhecia esse jogo , gostei das dicas....valew!!!!
ResponderExcluirEsse jogo parece ser muito bom...
ResponderExcluirhttp://andyantunes.blogspot.com/
embora não tenha jogado o game, gostei da Fiona. e ainda bem que não vai haver continuação..a garota passa por horrores naquele castelo maldito. e como o jogo não ficou tão famoso,o pessoal da CAPCOM preferiram se focar em Residents.
ResponderExcluire eu ODEIO O LORENZO!!!
ResponderExcluirnão conhecia esse jogo não, mas parece ser bom
ResponderExcluirhttp://rocknrollpost.blogspot.com/
ja conhecia esse jogo mas nunca encontrei pra comprar, mesmo assim vlw pelas dicas.
ResponderExcluirParece ser interessante. Talvez eu compre :)
ResponderExcluirAcho legal jogos com temática de terror psicológico.
ResponderExcluirEsse jogo pareceu-me muito interessante.
ResponderExcluirSou péssimo em salvar jogos. por isso nem me aventuro.
Parece bom!
ResponderExcluir***
Escrevo pro: http://cafedefita.blogspot.com/
(Patrícia Araújo - Colaboradora)
Me interessei muito em jogar esse jogo por causa do post. Muito bom
ResponderExcluirParece um bom game, e pelos prints os gráficos são excelentes =O
ResponderExcluirEu acho bem legal jogos do estilo terror.
ResponderExcluirMe lembra dos velhos (bem velhos) tempos com Clock Tower do PS1. rs
curti o blog
Já te sigo ^^ Retribui com comentário?
www.luliskd.blogspot.com
Vou apresentar seu blog ao outro dono do blog Ricardo.
ResponderExcluirEle tem video game e vai saber conversar com vc melhor do q eu kkkkk
Venha nos visitar
abraços
Renata
http://uaimeu10.blogspot.com/2012/02/coisas-que-passaram-pela-cabeca-de.html
Esse jogo parece-me bastante interessante apesar de ser complexo
ResponderExcluirbibliotecamedieval.blogspot.com
Seguindo ; D http://meeninamulheer.blogspot.com/
ResponderExcluirMeu primo passa horas jogando , eu nunca joguei mas ele disse que é ótimo
ResponderExcluirbeijo
http://helenthaiis.blogspot.com/
rapaz eu gostei da sua análise e o jogo parece ser muito bem realmente, só q não tenho play 2! engraçado é q comentava outro dia mesmo como sentia falta de jogar algo desse gênero!
ResponderExcluirbem eu não entendo muito de games, só de the sims coisa que a maioria de jogadore online desprezam, mas gostei do blog porque explica detalhadamente sobre o jogo. Parabéns
ResponderExcluirObrigado pela visita e elogio ao meu blog.
ResponderExcluirVolte outras vezes.
Retribuo sempre.
seguindo,o seu blog,segue o meu?
ResponderExcluiresse game é um sucesso no mundo todo
ResponderExcluirhttp://rocknrollpost.blogspot.com/
amo games sem comentarios o seu7 blog é show muito maneiro show parabéns
ResponderExcluirseguindo também siga o meu
xirolder.blogspot.com
Essas história são tudo de mentira.
ResponderExcluirduvida sou paulo eu tenho kkkkkkkkkkkkkk
Excluire i eu tanbem tenho
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIncrível análise!
ResponderExcluirFiz os quatro finais e o D foi o pior para mim já que tenho um coração bom quando se fala em jogos. Odeio machucar os personagens, EHUEHUE.
Li bastante em outras análises mas não achei nenhuma nota tão justa como esta! Fantástico, análise bem instruída!
O endereço para entrar em contato se te sobrar tempo, é este: fantasmanomundo.blogspot.com.
Obrigado!
"You lure the man into your filthy body again and again, and you are allowed to do this because you are a princess, precious little princess."
ResponderExcluirÉ por aí não é?
cara eu queria saber o nome de um jogo que eu vi ha muito tempo do PS1. No joguinho la, o personagem lançava bolas de fogo verde que saia das mãos. O heroi parece que usava roupas folgadas tipo jeans. Alguem saberia o nome? Respondam wesleydemoraes@outlook.com
ResponderExcluirNão consigo me livrar da estatua no final... Lourenzo sempre me pega!!! O q eu faço??? Socorro!!
ResponderExcluirnesta hora aperte repetidamente L1 e R1 juntos!! e saia correndo em direção a próxima porta a frente tomando cuidado com o terremoto!!
ExcluirNao consigo me livrar da estatua... O lourenzo em chamas sempre me pega... Ajude me...
ResponderExcluirCida este vídeo abaixo pode te ajudar
Excluirhttp://www.youtube.com/watch?v=osHEfrrw4wo
Qualquer dúvida não deixe de perguntar.
A matéria ficou muito boa, mas só para acrescentar o gênero survivor horror nasceu em alone in the dark, depois tomou popularidade com Resident Evil e depois sim veio o silent hill.
ResponderExcluirConsidero um ótimo jogo, um dos melhores do gênero.
ResponderExcluir