Introdução
Syphon Filter é um game de Espionagem/Ação em terceira pessoa, lançado pela 989 Studios, para o Playstation, em 1999.
Apesar de ter lançado games como Running Wild, Cool Boarders 3 e Twisted Metal 3, a 989 Studios não era muito conhecida no mercado consumidor. Foi através do lançamento de Syphon Filter que a empresa pode competir com outras empresas de nome como a Konami, Capcom e Squaresoft (Atualmente Squareenix).
Este game foi um dos maiores sucessos do ano de 1999 tratando-se de jogabilidade e inovação.
Neste mesmo ano, outro grande game do mesmo gênero: Metal Gear Solid havia sido lançado. O seu lançamento foi um grande marco na geração do Playstation pois representava uma qualidade técnica impecável tratando-se de um game de espionagem. Neste contexto Syphon Filter era o único game que conseguia bater de frente com essa poderosa franquia.
Enquanto Metal Gear Solid se foca na espionagem, no verdadeiro sentido da palavra, Syphon Filter mistura a espionagem com diversos gêneros de jogabilidade para se tornar algo inovador.
Junto a Metal Gear Solid e Tenchu : Stealth Assassins, Syphon Filter representa o que existia de melhor tratando-se de games de ação e espionagem para o Playstation.
O aspecto furtivo de Syphon Filter é grandioso. O game chega a desafiar qualquer apreciador de ação e fogo cruzado. A jogabilidade híbrida do jogo é a responsável por manter uma atmosfera frenética e exigir habilidades múltiplas do jogador.
Mesclado à esta jogabilidade híbrida tem-se gráficos e trilha sonora mediana e um enredo digno de filmes policiais.
Assim como outros games do gênero, Syphon Filter exige uma certa competência básica do jogador. Jogadores que não possuem experiência com games de ação encontrarão muita dificuldade em se adaptar, desistindo em pouco tempo de jogo.
Syphon Filter é outro grande clássico do Playstation e devido ao enorme sucesso, outras duas sequências de igual recepção foram lançadas alguns anos depois para o Playstation.
Gráficos
A análise gráfica de Syphon Filter não é das melhores. A falta de cuidado no trabalho da resolução dos personagens e cenários é o principal defeito que pode ser apontado no game. Esta baixa resolução é responsável por dar ao game um visual borrado e muitas vezes serrilhado.
Os gráficos são medianos, tanto da parte dos personagens quanto dos cenários é possível notar um visual bem quadrado. Alguma cenas computadorizadas (CGs), também de padrões medianos, narram os eventos do game.
Apesar das limitações impostas pelo console, o game poderia ter um visual mais bem aproveitado.
Mesmo com estes padrões medianos, a qualidade gráfica pouco ou não incomodará o jogador em nada.
A jogabilidade do game é responsável por prender grande parte do foco do jogador.
Os cenários estão repletos de detalhes com a finalidade de deixar o game com o maior tom de realismo possível. Esta riqueza de detalhes é notória e através dela o jogador pode interagir-se com o cenário com maior liberdade.
A câmera acompanha o jogador por trás, sendo impóssível controla-lá de acordo com a vontade do jogador.
A iluminação de Syphon Filter é excelente. Totalmente planejada planejada para tipo de cenário. O jogo de cores no local certo resulta em efeitos ótimos efeitos luminotécnicos responsáveis por uma iluminação de qualidade durante o game.
Os efeitos gráficos gerados pela jogabilidade merecem destaque: Tiros, explosões e sangramentos são alguns dos efeitos que deixam a ação interna do game super realista, dando mais credibilidade a Syphon Filter.
Sons
As principais músicas possuem características exclusivas que representam com maestria o momento que o jogador se encontra.
Em missões em que o jogador precisa se infiltrar em instalações as músicas adquirem um tom de calmaria, por outro lado elas adquirem características frenéticas quando o jogador esta exposto ao perigo eminente.
Confira no final desta análise parte da trilha sonora de Syphon Filter.
A dublagem dos personagens também está excelente. A interpretação de vozes é espetacular, e possível identificar vários sotaques diferentes que representam e destacam a personalidade de cada personagem envolvido.
Os efeitos sonoros também seguem o mesmo padrão de qualidade. Explosões e tiros merecem destaque. É possível calcular a distância de uma explosão através do som emitido pela mesma.
Cada armamento do game também emite um som característico. Sendo assim, por exemplo, identificar cada arma que o inimigo está utilizando pelo simples som emitido pelo disparo.
Outro destaque é o som emitido pelo passo do personagem de acordo com o piso em que ele se encontra. Andar por pisos de concreto, madeira ou metal significa emitir sons diferentes para cada tipo de piso.
O cuidado com a parte da sonoplastia em Syphon Filter é visível e serviu de base para vários games de mesmo gênero lançados posteriormente.
Sinopse
Gabriel Logan e Lian Xing são agentes de uma unidade americana anti-terrorismo nomeada de The Agency. Ambos são agentes altamente treinados para missões de de alto risco, incluindo missões furtivas e expostas.
Em uma operação de risco dos narcóticos de Rhoemer em Costa Rica, Ellis, um agente desta unidade de anti-terrorismo, é enviado para infiltrar-se nesta operação. Porém antes que pudesse obter sucesso foi assassinado pela ex-agente KGB (Comitê de Segurança do Estado) Mara Aramov.
Rhoemer sabendo que sua operação estava em risco, decide queimar as platações e esconder as evidências de seu envolvimento com a criação do Syphon Filter, um vírus capaz de provocar a terceira guerra mundial.
Ao receberem uma ameaça de ataque em Washington DC, Gabe e Lian recebem a missão de adquirir mais informações sobre Rhoemer, Mara e o desconhecido vírus até então.
Jogabilidade
Com certeza a jogabilidade é o ponto mais forte e inovador de Syphon Filter. Esta jogabilidade é característica de games em ação em terceira pessoa mesclados com elementos de plataforma.
A mecânica do game foi totalmente inovadora para a data de lançamento e serviu de base para jogos como Splinter Cell, lançado anos depois.Todos os comandos funcionam perfeitamente, e com um pouco de prática, podem ser executados tranquilamente.
Basicamente o game é dividido em missões que possuem certos objetivos e parâmetros para serem cumpridos. Estas missões são responsáveis pelo desafio e pela diversão completa do jogador.Totalmente inovadoras e nada repeptitivas, estas missões mesclam estilos de jogabilidades diferentes como o Stealth, Third Person Shooter, Estratégia e Plataforma.
Pode-se afirmar que o estilo predominante em Syphon Filter é a ação, e toda esta miscelânea proporcionou ao game uma rica experiência como nenhum outro jogo da época havia feito.
Além da variedade de estilos jogáveis o jogador irá presencia também, uma variedade de cenários onde se passam os eventos do game. Cazaquistão, Estados Unidos e Ucrânia são alguns dos locais em que o jogador irá se aventurar. Mêtros, centro de exposições, armazéns, bancos e bases secretas compõem parte desta vasta ambientação.
Como é tradicional em games de ação o personagem poderá correr, andar abaixado, atirar, mirar, mover-se em plataformas, esconder-se em obstáculos entre outros.
Gabe Logan contará com vários movimentos e comandos para proteger-se ou surpreender seus inimigos.
Em Syphon Filtrer os inimigos são numerosos e o jogador deve estar sempre bem posicionado para iniciar ou evitar um possível combate. Para isto o jogador conta com dois sistemas básicos : Ataque e esquiva.
O sistema de mira possui ajuste automático é manual. Com o ajuste automático o jogador deve pressionar o botão . Feito isso, o cursor verde que representa o possível alvo, irá se direcionar automáticamente para o inimigo. Este sistema automático é ineficaz quando o inimigo se encontra à uma longa distância do personagem. Porém utilizando-se a arma Taser, que possui um longo alcance de ataque, este sistema torna-se o melhor para derrotar os inimigos um a um. Já para utilizar o sistema manual o jogador deverá pressionar o botão e direcionar o cursor para onde deseja atirar. Este sistema manual pode ser usado para mirar e atirar na cabeça dos inimigos derrotando-os com apenas um tiro (Headshots).
Ao mirar em um oponente a barra Target, simbolizada no canto superior esquerdo pela cor verde, começara a encher. Esta barra mede a precisão do tiros e como eles atingirão o oponente. Quanto maior a barra, maior será o dano e precisão dos tiros. Esta barra impede o uso exagerado da mira automática pois estanto em movimento ou distante do inimigo, a precisão dos tiros é mínima.
Tal artifício deixa o combate mais realista, diferentemente da maioria dos games de ação onde a mira automática é quase sempre infalível.
Quanto ao sistema de esquiva ele se resume a esquiva para direita ou esquerda apertando os botões e Apertando-se o botão o personagem pode rolar pelo cenário desviando de tiros.
A combinação entre estes sistemas (Ataque e Esquiva) é necessário para garantir a sobrevivência do jogador ao longo do game.
Para enfrentar os vários inimigos presentes no game o jogador vai contar com um vasto arsenal de armas.
Várias armas de fogo e de dano não letal estarão disponíveis para o jogador criar estratégias de combate e sobrevivência. É possível trocar de armas em qualquer momento no game para facilitar esta estratégia.
A arma de dano não letal Taser merece destaque por possuir um longo poder de alcance. Com ela é possível derrotar vários inimigos, um a um, estando a distância desejada. Basta selecionar o sistema de mira automática e o cursor de mira já vai dar a direção de personagens presentes no local.
Cada inimigo ao ser derrotado deixará para o jogador munições da arma que estava utilizando. Em alguns casos, quando o inimigo estiver usando algum colete a prova de balas (Flak Jacket), ele deixará o colete intacto caso o jogador derrote-o com um Headshot. Inimigos que utilizam estes coletes são dificéis de serem abatidos da maneira convencional. O Headshot é a melhor opção para eliminá-los.
Para executar um Headshot basta selecionar a mira manual e direcionar o cursor para a cabeça do adversário. Com isso a palavra Headshot será exibida e neste exato instante basta atirar.
O sistema de energia vital foi algo inovador para a época. Gabe Logan (Personagem Principal), possui um colete a prova de balas representado pela barra Armor no canto superior esquerdo da tela. Quanto o jogador fica exposto à tiros, uma barra chamada Danger começa a se preencher. Se esta barra for totalmente preenchida, os tiros começarão a penetrar o colete de Gabe podendo levá-lo à morte. Para fazer com que a barra Danger decresça novamente basta esconder-se ou simplesmente derrotar o inimigo.
Para se orientar durante o game o jogador tem acesso a um mapa disponibilizado no inventário e também possui acesso a um radar, localizado no canto inferior esquerdo da tela, que exibe a localização dos inimigos em tempo real. O acesso a este radar é fundamental para não ser surpreendido por inimigos nas mais incômodas situações.
Confira as missões de Syphon Filter abaixo.
Washington DC
Para se orientar durante o game o jogador tem acesso a um mapa disponibilizado no inventário e também possui acesso a um radar, localizado no canto inferior esquerdo da tela, que exibe a localização dos inimigos em tempo real. O acesso a este radar é fundamental para não ser surpreendido por inimigos nas mais incômodas situações.
Confira as missões de Syphon Filter abaixo.
Washington DC
Georgia Street
Destroyed SubwayMain Subbay Line
Washington Park
Freedom Memorial
New York City
Expo Center Reception
Expo Center Dinorama
Rozovka, Kazakhstan
Rhoemer's Base
Base Bunker
Base Tower
Base Escape
Uzhhord, Ukraine
Rhoemer's Stronghold
Stronghold Lower Level
Stronghold Catacombs
Almaty, Kazakhstan
PHARCOM Warehouses
PHARCOM Elite Guards
Warehouse 76
Silo Acess Tunnels
Tunnel Blackout
Missile Silo
Ao longo destas missões o jogador terá vários locais para explorar em busca de itens de suporte.
Para conseguir avançar no game o jogador terá de seguir alguns parâmetros e cumprir objetivos específicos.
Ao cumprir alguns objetivos específicos o jogador consegue o Checkpoint. O Checkpoint é o ponto ao qual o jogador retornará caso perca a vida. Não mantendo os parâmetros estabelecidos pela missão o jogador retorna ao Checkpoint previamente ativado.
Durante o game o jogador poderá acessar o inventário e obter informações sobre os parâmetros e objetivos das missões, ter acesso ao mapa local, além de informações sobre os equipamentos. Também é no inventário que o jogador tem acesso ao menu Options.
Em alguns momentos do game Gabe receberá auxílio de seus parceiros via rádio, basta apertar o botão quando perceber que o rádio esta emitindo o som característico.
O sistema de savepoints é digno, terminando cada missão a opção para salvar o progresso fica disponível.
Longevidade e Diversão
Tratando-se de diversão Syphon Filter agrada qualquer amante de ação. Mesclando 3 estilos de jogabilidades básicas (Ação, Stealth e Third Person Shooter), o game insere o jogador em uma diversão inovadora a cada momento.
Apesar de explorar o tiroteiro estratégico como prioridade, cada nova missão introduz e exige do jogador novos conceitos e habilidades distintas.
Esta variedade de situações é o fator responsável por garantir o desafio e a diversão certeira.
Por outro lado, onde a diversão é garantida, a longevidade deixa bastante a desejar.
Não existe nada no game que desperte a atenção do jogador para jogá-lo novamente.
A ausência de um possível contéudo extra para Syphon Filter mostrou que a 989 teve empenho 0 neste quesito.
A melhor coisa a se fazer é aproveitar totalmente o game como se fosse a primeira e única vez que estivesse jogando.
Conclusão
Syphon Filter trouxe uma variedade de estilos misturados em um só game. Esta mistura elevou o game ao nível de excelência técnica a um nível não esperado pelos jogadores da época.
Apesar de não ser nada inovador , Syphon Filter reprensenta juntamente com Metal Gear Solid, Tenchu : Stealth Assassins e outros, o que havia de melhor da vida útil do Playstation.
Um título obrigatório para os jogadores que apreciam uma ação mais inteligente em com enfâse em estratégia.
Apesar de ser um excelente game, o jogador deverá aproveitar toda a essência que o game oferece na primeira vez que se joga. A ausência de conteúdo extra faz com que o fator replay seja praticamente nulo.
Embora o game apresente alguns problemas, a experiência não é nada menos que excelente.
Nos dias de hoje Syphon Filter é lembrado por possuir um ótimo enredo, trilha sonora digna de filme e uma mecânica de jogabilidade formidável. Sem sombra de dúvidas Syphon Filter representou o trabalho de uma boa produção da 989 Studios e hoje é lembrado como mais um clássico do Playstation.
Nota Final : 9.4
Truques
- Todas as armas e munição infinita : Aperte Start e selecione a opção Weapons. Em seguida aperte .
- Seleção de Fases : Aperte Start e selecione a opção Select Mission dentro do menu Options. Em seguida aperte Select .
- Dificuldade Hard : Na tela de New Game aperte .
- Um Tiro, uma morte (1 Hit K.O) : Pause o game e deixe a arma Silenced 9mm. Em seguida aperte Select .
- Inimigos mais fracos : Pause o game e deixe a opção Map selecionada. Em seguida aperte .
- Super Munição : Pause o game e deixe a opção Map selecionada. Em seguida aperte .
- Sobreviver ao fogo : Caso o jogador seja atingido por chamas basta apertar Start. Logo em seguida ao retornar ao game, apertar Start novamente. Apesar de ferido o jogador ainda estará vivo.
- Modo Cinema : Após quebrar a janela do Saloon, o jogador avistará um beco à frente. Siga à esquerda para chegar ao fundo. Continue seguindo até o final para avistar um local bloqueado por carros em chamas. O jogador poderá avistar o cinema do outro lado da rua. Vá até a porta e pause o game. Selecione a opção Map e aperte . Se feito corretamente Gabe vai dizer "Got it !" . Saia do menu e recomesse o game. Assim que recomeçar Gabe estará dentro do cinema. Siga adiante até encontrar o auditório e algumas cenas do game serão exibidas. Caso o jogador não tenha terminado o game pelo menos uma vez, esta opção não é recomendada pois algumas destas cenas exibidas contem Spoilers.
Trilha Sonora
- Georgia Street Danger Theme
- Washington Park - Danger Theme
- Expo Center Reception - Danger Theme
- Battle with Anton Girdeux
- Silo Access Tunnels
Já tive, adorava a jogabilidade dele, apesar dos gráficos não serem dos melhores.
ResponderExcluirMuito bom post.
RAPAZ PENSSE NUM JOGO QUE MIN FEZ PASSAR MUITAS MADRUGADAS DE FRENTE PRA TV, KKK,MUITO BOM VIU,SALDADES DO MEU PS1 MIN MARCOU MUITO AS 3 VERSAO DO GAME ZEREI TODAS BJS.
ExcluirNossa Senhora... Se tivesse utilizado essas madrugadas pra estudar, talvez hoje você não seria tão analfabeto! PQP!
ExcluirAdorei o blog, muito bom! =*
ResponderExcluiré um bom jogo, eu como mulher posso dizer q emtendi jogo e consegui jogar. a maioria dos jogos de ação não tem um enredo convincente. este é bom!
ResponderExcluirJa tive a oportunidade de jogar ele é um jogo cheio de ação porem as vezes fica meio sem saber o que fazer e aonde ir, pena que os graficos são meio ruins mas é um bom game
ResponderExcluirAdoro esse jogo...
ResponderExcluirhttp://lollyoliver.wordpress.com/
JOGO MUITO BOM XD
ResponderExcluirFiquei com muuuuuuita vontade de jogar!!
ResponderExcluirplay 1 eterno
ResponderExcluiresse eu nunca joguei, mas parece bem bacana =D
ResponderExcluirParece bom.
ResponderExcluirjogos assim...e muito legal...gostei...
ResponderExcluirEra mt massa jgr esse jogo. rsrsrs Bons tempos.
ResponderExcluirBelo blog de games.
Ja estou seguindo seu blog nos siga se possivel . :D
Abraço
.'- http://valencianf.blogspot.com/
Caaarambaa! Me fizeste viajar carinha...
ResponderExcluirLembrei de quando ficava dia e noite jogando este jogo. Era muito prazeroso... que saudade.
Otimo blog o seu.
www.bilubidu.blogspot.com
os graficos parem ser são ate bons... mas nao é meu estilo de jogoo
ResponderExcluirjogo cheio de ação...
ResponderExcluirja curti muito videogames hoje em dia qase não jogo mas gostei da tematica desse blog.
ResponderExcluirCOMENTA LÁ NO MEU TAMBÉMwww.ligadonatvon.blogspot.com
Mais uma vez sua análise está ótima!
ResponderExcluirjá tive oportunidade de jogar esse jogo...
ResponderExcluirmuito bom, o seu resumo é muito bem trabalhado!!!
besos calientes
Nossa, esse jogo é muito bom!
ResponderExcluirhttp://lollyoliver.wordpress.com/2011/09/05/voce-mudou/
Interessante =D
ResponderExcluirEu nunca joguei esse, mas me parece interessante. Vou procurar! Valeu pela dica *o*
ResponderExcluirhttp://iampurplepineapple.blogspot.com/
ja zerei muito...kkkk!!
ResponderExcluirhttp://eitapreulacampina.blogspot.com/
vlw!
Que saudades desse jogo.
ResponderExcluirMuit bom, realmente a jogabilidade era ótima, acho que vou baixar e jogar de novo rs
esse eu nunca joguei, mas adoro o estilo =D
ResponderExcluirEste nunca joguei. Gosto dos em primeira pessoa. RAWRRRRE
ResponderExcluirCurto esse série no Ps1! Tinha que ganhar um remake o primeiro jogo!
ResponderExcluirPena que as versões posteriores(Ps2 e Psp) não possuem os controles parecidos como os de ps1 ou como uma segunda opção...
Muito bom esse jogo! ;D
ResponderExcluirhttp://lollyoliver.wordpress.com
Na verdade, não gosto de games. O máximo que consegui fazer foram passar alguns estágios do Super Mário. :P
ResponderExcluirEnfim, de qualquer forma, dei uma lindinha no post e parabenizo pelo direcionamento do blog. Tenho certeza que você deve estar ajudando muitos companheiros com suas sinopses e análises.
Forte abraço.
Oi, não curto muito essas coisas de video game, mas vou mostrar para o meu irmão e meu namorado, que são fissurados nisso! Bem, mesmo não gostando, acho legal a iniciativa de fazer um blog voltado a isso, porque com certeza muitas pessoas têm dúvidas em relação a jogos. Beijos
ResponderExcluirhttp://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/
Curta Apaixonadas por Cosméticos no Facebook
@Ap_Cosmeticos
Huumm.. adoreei seeu blog *-*
ResponderExcluirJá te sigo a algum tempoo.. dá uma passadinha lá e segue tbm?! =DD
http://echidellanima.blogspot.com/
Beeijos *-*
Muito interessante sua análise...
ResponderExcluirComentado e seguido faz um bom tempo.
ResponderExcluirSua analise é ótima!
ResponderExcluirhttp://lollyoliver.wordpress.com/
com os truques aqui mostrado fica fácil jogar hem eeee....
ResponderExcluiro único truque q me interessou foi o de nivel dificil, nunca experimentei. Jah zerei varias vezes, acho q vai criar mais emoção hehe
Excluiradoro jogos , mais n jogo muitooo com frequencia , mais é boom que voce ensina os truques e tals os viciados vao adorar
ResponderExcluirparabéns pelo blog!
http://meeninasmulheres.blogspot.com/
O jogo é legal mais os graficos.....
ResponderExcluirjogo muito fera
ResponderExcluirEsses dias joguei e bati o record, record de erros kkkkkkkkkkkkkkkkkkk ficaram todos rindo
ResponderExcluirbjoss
http://oxentegentem.blogspot.com/
Baxei o emulador só para matar a saudade
ResponderExcluirA melhor análise já feita para este jogo, merece pois é um jogaço , amo Syphon filter até o fim XD , ótimo blog ja tá favoritado XD
ResponderExcluirRealmente vc se aprofundou na análise do game, ele com certeza é o segundo melhor dessa categoria perdendo apenas para Metal Gear. Joguei muito a segunda versão tambem, que cá entre nos é excepcional.
ResponderExcluirpra mim ele eh o melhor, pois não joguei Metal Gear
ResponderExcluircomo joga pra dois?
ResponderExcluirEspetacular, muitas lembranças de várias noites e muitas tardes de fim de semana com meu irmão e amigos jogando...Que saudade! Deu vontade de comprar um PS1 só pra jogar de novo. No emulador não ia ser a mesma coisa.
ResponderExcluirOlá, para mim o melhor jogo de Playstation One, joguei varias vezes e ainda sinto vontade de jogar, a trilha sonora é perfeita, pena que no playstation 2 mudaram totalmente o estilo de jogar no controle, acredito eu que isso é que veio acabar com a sua popularidade, mas sem dúvida o melhor jogo que já ví...
ResponderExcluirSim esse game é bem mediano mas era o único a competir com Metal Gear na época. Já sua sequência com melhores gráficos e muito mais missões foi o melhor da franquia
ResponderExcluir